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Conheça as principais tendências de e-commerce para 2019

Homem abrindo uma encomenda adquirida no e-commerce

O brasileiro já se acostumou em fazer compras na internet e tudo indica que esse mercado continuará em ascensão nos próximos anos.

Somente na primeira metade de 2018, 27,4 milhões de consumidores compraram algum produto online no país, de acordo com a 38ª edição do levantamento da Ebit.

No entanto, embora promissor, cresce em igual velocidade a concorrência desse mercado. Todos os dias novas lojas virtuais são lançadas com o objetivo de aproveitar esse bom momento do e-commerce mundial e atingir novos clientes para além das barreiras geográficas.

Assim, quem deseja se diferenciar em meio à multidão precisa estar sempre atento às transformações desse cenário. Para ajudar você nisso, nós separamos 5 tendências de e-commerce para 2019. Confira!

1. Consolidação do omnichannel

Essa é uma tendência que tem sido falada há muito tempo, mas que agora deixou de ser novidade e tornou-se uma necessidade para quem deseja se manter competitivo em um mercado cada vez mais difícil.

Muito mais do que adotar multicanais, é ter uma estratégia integrada que promova uma experiência única para os clientes entre os diferentes pontos de contato com a marca. Segundo estudo da Harvard Business Review, 73% dos consumidores utilizam múltiplos canais em sua jornada de compras.

Dentro disso, entram integração de estoque das lojas física e online, precificação única, políticas de incentivo para mudar a cultura dos vendedores e fazer com que eles deixem de ver a loja virtual como uma concorrente e fonte de perda de comissões, campanhas promocionais e descontos cruzados entre diferentes canais, etc.

2. Predominância do mobile

As compras feitas por computador ainda são a maioria, mas esse cenário está mudando pouco a pouco. Tudo indica um futuro em que a maior parte das transações acontecerão em dispositivos móveis.

Segundo o 37º Webshoppers da Ebit, 27,3% das compras realizadas pela internet no Brasil são mobile. No entanto, já é fato que aparelhos como celulares e tablets participam ativamente de pelo menos alguma das etapas da jornada de compra — inclusive no e-commerce voltado para empresas. De acordo com uma pesquisa do Google, 42% dos entrevistados usam dispositivos móveis durante o processo de compras B2B.

Assim, é fundamental estar preparado para essa transformação. Sites responsivos, banners adaptados para mobile, compartilhamento de checkout entre a sessão no celular e no computador: essas são apenas algumas das ações essenciais para se manter competitivo nesse cenário.

3. Personalização da experiência de compra

As pessoas estão procurando cada vez mais experiências personalizadas de compra online. Sem a figura do vendedor para entender as necessidades do cliente e sugerir produtos a partir de feedbacks instantâneos, no e-commerce esse papel é cumprido pela análise de dados e comportamento dos usuários.

Mais do que nunca, é preciso entender quem é o seu consumidor e o que ele deseja. Com o surgimento crescente de novas lojas virtuais todos os dias, sai na frente quem conseguir compreender e atender a essas necessidades e desejos da melhor forma possível.

Para isso, é importante aplicar desde ferramentas como sistemas de recomendação até um atendimento empático e humanizado. É em situações de suporte, como em dúvidas, problemas nos pedidos e devoluções, que normalmente é consolidada a impressão do cliente sobre a marca.

Nesse sentido, um suporte de qualidade reflete diretamente na satisfação do consumidor e na sua futura fidelização. Com a evolução da tecnologia, é possível fazer isso até mesmo com chatbots, cada vez mais treinados em oferecer um atendimento personalizado. No entanto, é importante nunca se esquecer de que é preciso de contato humano nas situações mais delicadas.

Do outro lado, funcionalidades que enriquecem a experiência de consumo, como listas de compras, combos de “compre junto”, assinaturas de carrinho, sugestão de produtos, etc., ajudam os clientes na hora de se decidir e antecipam necessidades, aumentando as chances de conversão.

4. Explosão do e-commerce B2B

Por muito tempo em estado embrionário no Brasil, o e-commerce B2B passa por uma forte expansão que tem fortalecido esse mercado. De acordo com a consultoria Frost & Sullivan, a previsão é de que as vendas online B2B atinjam a marca de U$ 6,7 trilhões no mundo todo até 2020.

Com um cenário tão promissor, quem não pensar na expansão para o mercado virtual provavelmente vai ficar de fora. Entre os principais benefícios do e-commerce B2B estão a redução da figura dos representantes comerciais, possibilidade de atingir novos clientes e localidades de atuação e simplificação da jornada de compra.

Essa também é uma oportunidade para quem deseja dar um passo adiante e comercializar produtos diretamente com o consumidor final. Muitas indústrias já têm adotado esse modelo, fazendo um comércio híbrido entre distribuidores varejistas e pessoas físicas em seu site.

5. Expansão dos clubes de assinatura

Os clubes de assinatura são uma excelente opção para quem pretende explorar a receita recorrente e aumentar o lifetime value dos consumidores.

Praticamente todos os segmentos do varejo podem explorar a modalidade, desde que haja uma compreensão aprofundada das necessidades do seu público-alvo. De cervejas artesanais até alimentos e brinquedos para pets, esse é um mercado promissor que promete continuar em ascensão. Estima-se que esse setor movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano no Brasil.

De modo geral, o comércio eletrônico promete continuar crescendo nos próximos anos e, por isso, é importante ficar de olho nessas tendências.

No entanto, para explorar ao máximo o potencial dessas oportunidades, é fundamental contar com uma plataforma de e-commerce robusta e escalável, que permita que o seu empreendimento explore novas possibilidades e aprimore a experiência oferecida para seus clientes.

Para saber mais sobre de que modo esse sistema impacta os resultados da sua loja virtual, confira um guia completo sobre o assunto!

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