Você sabe o que acontece quando se reúne alguns dos maiores entendedores de e-commerce do país?

Muitas dicas e novidades sobre o cenário atual do comércio digital e as tendências para o ano que está ainda começando. No mês de fevereiro o Bling convidou para palestrar, em um evento comemorativo de dez anos da empresa, os parceiros e especialistas da área Alexandre Nogueira (CEO Universidade Mercadonautas), Sérgio Chi (Grupo Foco em Vendas), Geferson Alencar (Gerente de E-Commerce da CPAP Care), Gilmar Theobald (CEO Academia do E-Commerce), Alex Moro (CEO Efeito Empreendedor) e Mateus Toledo (CEO MT Soluções).

Para compartilhar com todos o conteúdo, reunimos as cinco principais dicas citadas pelos especialistas que são as grandes tendências para 2019 na área do e-commerce.

O Marketplace como protagonista

Para construir um negócio com crescimento contínuo o desafio é estar em um ambiente propício que tenha no Marketplace seu foco principal. Alexandre Nogueira defende que são passos importantes para a criação de um e-commerce de sucesso: a construção da audiência, a produção de conteúdos relevantes, o aumento de trafego para a conversão em vendas e o suporte ao cliente.

Outra dica importante é nichar seu público e focar nele, para não concorrer com grandes players.

Criar conexões

Para Sergio Chi, a aposta está em cada vez mais criar conexões com o público.

E de nada adianta um bom conteúdo se ele não for compartilhado e disseminado entre as pessoas. O profissional que conecta outros sellers a soluções do ecossistema de e-commerce, destaca o consumidor 4.0 como quem quer conteúdo de qualidade e interconexão entre as plataformas.

Geferson Alencar, que lida diretamente com o cliente através de grupos em redes sociais, também enfatiza a presença e a conexão para bons resultados no meio e destaca o acompanhamento da usuabilidade e a disposição de integração a fim de acompanhar a jornada do cliente.

Ecossistema multicanal

Outro ponto bastante citado entre os especialistas foi a venda em multicanais.

Estar presente para ser lembrado como referência. É preciso conhecer bem o seu público para dominar os canais de venda, desde o tráfego, o anúncio, o preço e o prazo até a reputação. “As pessoas se conectam com pessoas”, enfatiza Gilmar Theobald, e esta talvez seja a grande sacada de um comércio virtual mas que não deve perder a interação pessoal com seu público. Isso vale tanto para redes sociais quanto para aplicativos como o WhatsApp, que se tornaram canais diretos de interação e venda.

Ele alerta também sobre a importância da atenção pós venda, e como a automatização de mensagens com código de entrega e agradecimento são importantes para o cliente se sentir seguro na compra feita.

Qualidade dos anúncios

“O Marketplace não é o fim, é o meio”, provoca Alex Moro no início da sua fala.

Ele defende que a vitrine criada para atrair clientes são os anúncios, que devem ser ‘padrão Fifa’, como ele cita. Um bom anúncio impressiona pela qualidade e cuidado nos detalhes, por isso, é importante destinar atenção e tempo nesse processo para passar ao cliente a impressão também da qualidade do produto vendido. Um bom anúncio gera resultados.

Planejamento

A venda online nada mais é do que resultado de um bom planejamento. Desde o estudo do mercado e persona, até a logística de entrega.

Nada funciona sem planejamento. Mateus Toledo destaca a importância de um ERP como o Bling para organizar o negócio, para o lojista ter controle de todos os processos. “Cada processo tem seu tempo de execução e todos são desafiadores”, enfatiza.

Outra dica citada pelo especialista que já atuou em grandes operações de e-commerce, é também um bom cadastro para mensurar resultados e poder se projetar ainda mais no mercado.

Viu só como são dicas simples mas super importantes?

Os palestrantes convidados detém autoridade no assunto e estão neste meio há muitos anos, acompanhando a evolução do mercado e do consumidor.

Todos eles são parceiros e recomendam o Bling como uma ferramenta fundamental para a organização do seu negócio. Faça um teste grátis por 30 dias para ver como o Bling pode fazer a diferença, e claro, não deixe de se informar para oferecer experiências cada vez melhores para o seu cliente.