Para quem não sabe, vamos começar este artigo deixando claro quem é a geração z: é a geração nascida após anos 2000, e que cresceram em contato com tecnologia como smartphones, redes sociais, etc.

Já deu pra identificar que é um consumidor exigente e que lida diariamente com e-commerce, busca facilidades e acesso às coisas através, principalmente, das telas mobile, não é mesmo?! De acordo com uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), neste ano a geração z representará 32% da população mundial.

Essa nova geração desenvolveu habilidades e necessidades em função das facilidades da conexão, e a forma de consumo também está totalmente ligada a isso. Um exemplo são os influenciadores digitais, que literalmente ditam regras para seguidores segmentados.

Esteja presente no mundo virtual

Se tomarmos como base o ano de 2018, o comércio eletrônico teve alta de 10,6% no Brasil, mesmo com instabilidade econômica e política. Ou seja, mais de 70 milhões de compradores digitais. O mobile tornou-se uma realidade, tomando mais de 53% das vendas feitas por dispositivos móveis.

Para 2019, uma das grandes tendências quando o assunto é vendas pela internet será o vídeo marketing, que já vem com força faz um tempo, através do marketing de influência. Nessa abordagem, o influencer recomenda produtos, e recebe ‘amostras’ para testar e mostrar como funciona, como veste, como usar ou comer determinado produto.

Os influenciadores digitais agem tanto em vídeos no Youtube, através de canais próprios, quanto nas redes sociais. Para acompanhar o ritmo da geração z, é preciso estar presente nos canais e nos vídeos, identificando necessidades e mostrando (de forma visual) como o produto é na prática.

O consumidor hiperconectado

Levando em conta o perfil do consumidor 4.0 e geração z, vale ressaltar que ele é omnichannel, ou seja, ele busca estar conectado em todos os canais e espera atendimento integrado.

É um consumidor que entende que seu perfil é próprio e busca recomendações, como já são sistemas do Spotify, Youtube e Netflix. Isso filtra e facilita as escolhas conforme o perfil de cada pessoa. Outra tendência para atender este consumidor é a utilização de Inteligência Artificial também no atendimento.

Segundo a Adobe, a partir de 2019, 31% das empresas irão investir em automação, seja por assistentes virtuais, a exemplo da Cortana (Microsoft) ou da Siri (Apple), ou seja por bots que solucionam dúvidas simples dos clientes e filtram a informação para otimizar o atendimento.

Outro indício que o atendimento é cada vez mais online e automatizado é que as buscas no Google já não são feitas por palavras aleatórias, e sim questionamentos individuais. Neste contexto, ter um e-commerce integrado a grandes Marketplaces e com processos facilitados de compra, interfere diretamente nas vendas, pois está muito mais conectado a essa geração. Teste o Bling grátis por 30 dias e sinta a diferença.

Dicas para vender mais para a Geração Z:

1) Aposte na venda pelas redes sociais

Cada vez mais esta é uma forma de consolidar vendas: estar presente nas redes sociais, redirecionar trafego para as lojas virtuais e efetivar mais vendas. Basicamente este é o caminho.

O Instagram, por exemplo, em 2018 lançou o Instagram shopping, e foi responsável por 59% das vendas realizadas através de redes sociais, seguido pelo Facebook com 37%, Youtube com 3% e Pinterest 1%. Fica claro que para alcançar mais conversões no e-commerce é preciso apostar nas redes sociais, tanto de forma orgânica, quanto de forma paga. Recursos de IA (Inteligência Artificial) pelas redes sociais também já estão sendo testados, assim como direcionamento de produtos através dos interesses demonstrados na rede.

Com estes dados, não é uma surpresa o aumento de vendas mobile, já que o Instagram é utilizado via dispositivos móveis.

2) Garanta repercussão para ter engajamento

Apesar de ainda ser um público adolescente, ele tem grande poder de influência nas decisões de compra dos pais, além das próprias escolhas. São exigentes e inquietos e relacionam consumo também com o propósito das marcas.

Ou seja, o que é engajado em sustentabilidade e transparência de marca ganha mais repercussão nessa geração. Por serem acostumados a fazer múltiplas tarefas, eles também não são tão fiéis a marcas específicas, gostam de conhecer novas possibilidades e estão sempre buscando novidades. Conforme pesquisa da revista Exame, o que a geração z mais consome são artigos relacionados a moda e a tecnologia.

Incentive seus clientes a compartilhar sua experiência online para gerar mais repercussão positiva. Quanto mais focada a comunicação, mais atingirá esse público visual e que acredita na confiança da indicação.

3) Disponibilize conteúdo

O velho formato de publicidade que visa apenas vender não funciona com este público. Criar laços é fundamental, e a estratégia de embutir a venda num conteúdo relevante e aumentará o fluxo de vendas.

Isso é a base do Marketing de Conteúdo, que objetiva falar sobre as necessidades do público, e não diretamente vender um produto. Por exemplo, se o seu negócio é uma loja de produtos naturais, a forma de interagir com o público alvo é garantindo informações sobre vida saudável, exercícios físicos, qualidade de vida, etc, não falar diretamente sobre o produto vendido na loja. O cliente quer encontrar informações que vão além do consumo, e isso já é algo esperado pela Geração Z.

Entender as diferenças entre as gerações é importante para formular novas estratégias para atingir todos os tipos de consumidores. A geração z é a aposta das grandes marcas, pois é um cliente em potencial, que mesmo muito jovem já sabe o que quer e constrói suas preferências com base no que é consumido, divulgado e apresentado para ele no mundo virtual.