Aqui no Bling estamos sempre pensando como podemos descomplicar a rotina dos nossos usuários. Muitas vezes isso envolve trazer novos recursos para o sistema. Já, em outras, revisar as funções existentes para aperfeiçoar a usabilidade das ferramentas disponíveis. 

Por isso, hoje estamos apresentando a nova interface para as telas de Produtos do Bling!

Nova tela de Cadastro de Produto

Com a atualização da interface de Produtos do Bling, a tela de cadastro de produtos ficou bem diferente. Ao dar o comando de Incluir Cadastro, você vai se deparar com apenas alguns poucos campos.

Captura de tela da primeira etapa no novo Cadastro de Produtos do Bling

O resto das informações serão exibidas em etapas – são 6 partes no total.

Estas etapas agrupam os dados do produto de acordo com a função deles: temos um passo reservado aos dados de estoque e fornecedor, um para dados fiscais, outro para informações e características usadas no e-commerce, criação de variações, etc.

Conjunto de capturas de tela das 6 etapas da nova Criação de Produtos do Bling

Os campos que aparecem durante estas etapas são os mesmos que você já conhece e já usa. Eles só estão organizados de uma maneira muito mais clara e prática para você preenchê-los.

Mas, caso você prefira a visão de cadastro com todos os detalhes na mesma tela (e não em etapas separadas), você pode clicar em “Ir para detalhe do produto”, e assim você poderá preencher os campos em uma interface bem similar à que você já conhece.

Nova tela de Edição de Produto

Ao clicar no botão de “Avançar” na tela de criação de produto o item é salvo no sistema. E agora você tem dois caminhos: você pode seguir avançando pelas seis etapas para preencher todos os dados, ou então pode clicar em “Ir para detalhe do produto”, encontrando assim a nova tela de edição de produtos.

Sempre que entrar em algum produto que já está cadastrado, é essa a tela que você vai ver agora.

Captura de tela da nova Edição de Produtos do Bling

Aqui, mantemos a interface com as abas que todos já estão acostumados. Mas organizamos os campos para reforçar a função de cada um deles, proporcionando uma “visão rápida” de tudo que é importante sobre o produto: foto, nome, SKU, preço, etc.

Por exemplo, na aba inicial “Características”, você encontra todos os dados importantes para sua integração com marketplace ou loja virtual.

Novo Cadastro de Variações

Outra novidade é que a nova interface de Produtos permite a criação de variações de duas formas, então você pode escolher aquela que achar mais conveniente.

A primeira opção para criar variações aparece durante aqueles passos iniciais de criação de produto.

Ao chegar na etapa 6, o sistema libera a nova interface para criar novas variações.

Captura de tela do novo Cadastro de Variações do Bling

O processo é bem parecido com o que você está acostumado: digite o atributo desejado (Cor, Tamanho, Sabor, Voltagem…) e insira as opções (Azul, Verde, P, M, G, 37, 38, 39…). Após inserir todas as opções, clique em “Adicionar variação” para cadastrá-las.

As variações registradas aparecem logo abaixo, e você pode clicar em cima delas para complementar o cadastro com todos os campos que você conhece e que já existem dentro das variações no Bling. Quem trabalha com e-commerce sabe que não pode esquecer de adicionar o SKU de cada uma delas!

Captura de tela da nova Edição de Variações do Bling

E o segundo jeito de criar variações é através da tela de edição de produtos. Basta selecionar o “Formato” de produto “Com variações” e a aba “Variações” vai aparecer. Entrando nela, você segue o mesmo processo que explicamos acima.

Nesta mesma tela você pode também editar produtos que já possuem variações cadastradas.

Captura de tela da nova Edição de Produtos do Bling, com círculos destacando onde criar uma variação

Interface antiga

As novas telas já estão disponíveis para todos os usuários do Bling.

Como entendemos a correria do dia-a-dia, criamos uma opção para quem não está com tempo para aprender a usar a nova tela e quiser continuar usando a interface antiga.

No topo direito das novas telas você encontrará um botão que permite ativar ou desativar a nova interface.

Porém, reforçamos que esta opção só ficará disponível por um tempo limitado.

Em breve, todos os usuários serão migrados para a nova versão e não poderão mais voltar para a antiga.

Próximos passos

Essa nova interface já está no ar, mas isso não significa que as melhorias acabaram.

Nossa equipe segue trabalhando para trazer ainda mais praticidade e clareza nas informações do módulo de Produtos e você é parte integral desse processo.

No canto inferior direito da tela de Produtos adicionamos um espaço para você enviar seu feedback direto para a equipe responsável. Compartilhe com a gente sua opinião sobre essas mudanças!

Atualizações do Bling

O Bling passa por atualizações quinzenais, e você pode conferir todas as novidades diretamente dentro do sistema, ou acompanhar as nossas atualizações aqui no Blog.

Acesse seu cadastro de Produtos, confira a nova interface e nos conte aqui nos comentários o que você achou!