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Entenda como o Big Data e Omni Channel podem trabalhar juntos

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É impressionante como o mercado nos obriga a nos reinventarmos a cada dia. Hoje, quem dita as regras são os clientes, que estão conectados em redes sociais variadas, utilizam aplicativos em seus smartphones para tudo, e têm em mãos a facilidade de fazer compras em e-commerces através de um simples clique.

O setor varejista mundial se adequa a essa forma de comércio que cresce dia após dia e, certamente, mudará o conceito de compras. E por trás de toda essa comodidade, há muito trabalho e empenho das empresas líderes no seguimento, que utilizam gerenciadores para agilizar seu atendimento. Gerenciadores de estoque, de clientes, financeiros… — enfim, utilizar softwares para otimizar seu trabalho é uma das soluções mais rentáveis para aumentar a competitividade e seus lucros.

Nesse sentido, o Omni Channel, do qual já falamos nesta matéria, vinculado à Big Data, tem se mostrado atrativo e eficaz para as empresas — tanto físicas quanto virtuais — de todos os tamanhos e segmentos. E esse “casamento” deixou de ser tendência e já se tornou uma forma concreta de realizar vendas.

Mas, afinal, o que é Big Data e Omni Channel?

Podemos denominar de Big Data todo volume de dados, organizados ou não, que precisa de alguma ferramenta para ser analisado e utilizado para gerar resultados. De forma mais objetiva, Big Data é toda informação detida por uma empresa, que, sozinha, não conseguiria mensurar em tempo hábil para atender ou antecipar uma necessidade do cliente ou dela própria.

Para se ter uma ideia da quantidade de informação que podemos utilizar, imagine quantas pessoas trafegam na internet e buscam algo relacionado ao seu produto ou serviço — pois é, não dá pra imaginar.

Omni Channel é a utilização de vários meios de ponto de contato pelo comércio varejista para ir de encontro ao seu cliente. Esses pontos de contato podem se dar por meio de perfis em redes sociais, aplicativos, pontos físicos, quiosques, etc. Enfim, qualquer canal de comunicação que atenda o cliente e trabalhe de forma sincronizada, buscando em um único banco de dados as informações necessárias, desde cadastros a estoque dos produtos, já que o cliente atual se encontra em vários canais e mescla a compra física e virtual simultaneamente.

A sincronização entre Omni Channel e Big Data resulta, então, em mais agilidade e segurança para a empresa, que poderá rapidamente analisar onde deve retirar ou ampliar determinado canal. Além disso, o consumidor estará cada vez mais “ditando as regras” do comércio, e a adequação a essa realidade fará com que o serviço ou produto ofertado por sua empresa se destaque entre as demais.

Quais vantagens terei em adotar essa metodologia no e-commerce?

As maiores empresas do ramo varejista já utilizam Omni Channel há alguns anos. Um bom exemplo são os e-commerces que vendem produtos esportivos e garantem ao cliente escolher onde irá receber o produto, se será em casa ou no trabalho, e escolher a forma de pagamento; ou os sites de ingresso, que disponibilizam a compra apenas por internet, mas garantem a retirada do produto em um determinado ponto físico.

Qualquer empresário pode tirar vantagens dessa metodologia. Entre elas, o aumento da competitividade já é, sem dúvida, um atrativo e tanto. Sua empresa estará mais acessível e poderá, de forma simples, interagir com seu público alvo, aumentando as chances de concretizar uma venda mais rapidamente. Dessa forma, como o cliente interage com a marca através de vários canais, é possível evitar que a empresa inicie uma venda pela abordagem, otimizando o tempo e outros recursos.

E então, pronto para se reinventar no mercado? Não se esqueça de deixar sua dúvida ou comentário aqui embaixo!

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