Entre as tantas estratégias de venda online, as redes sociais certamente vieram para ficar no ramo do consumo e shop, já que, além de criar o desejo nos consumidores, elas também passam a contar com ferramentas para a venda direta ao consumidor.
Neste artigo, vamos falar em específico sobre o catálogo do Facebook e como criar suas estratégias de venda a partir dele.
O que você verá no artigo:
Primeiramente, precisamos falar do Gerenciador de Comércio
Para gerenciar o catálogo e as vendas no Facebook e no Instagram se utiliza o Gerenciador de Comércio. Com ele, se pode criar e gerenciar um catálogo de vendas.
É importante destacar que não é necessário ter uma loja para o usar o Gerenciador de Comércio, mas com a loja, você ganha uma conta de comércio e o acesso a ferramentas adicionais no Gerenciador de Comércio.
Ao configurar uma loja você define onde o cliente finaliza a compra:
- No seu site;
- No Facebook ou no Instagram;
- Com uma mensagem direta.
Se a sua empresa tiver ativado a finalização da compra no Facebook ou no Instagram, o Gerenciador de Comércio também será necessário para visualizar pagamentos, gerenciar finanças, atender a pedidos e processar devoluções e oferecer a Proteção de Compra para os clientes, além de analisar o desempenho da entrega de produtos.
Agora sim, o que é o Catálogo do Facebook?
Um catálogo nada mais é do que onde estão catalogados os produtos disponíveis para a venda. É possível criar catálogos de diferentes tipos e gerenciar os produtos sempre através do Gerenciador de Comércio.
Quando um catálogo é criado é possível adicionar e gerenciar informações de cada item, criar coleções especiais e até atribuir permissões para que outras empresas possam trabalhar o seu catálogo.
Para anunciar os itens do seu catálogo é possível pensar em anúncios dinâmicos, anúncios de coleção, anúncios em carrossel ou anúncios com etiquetas de produtos.
Como criar uma catálogo no Facebook: passo a passo
O Primeiro passo para criar um catálogo no Facebook é criar uma Página na rede social, e criar uma conta do Gerenciador de Negócios para que possa atribuir o catálogo à empresa. Confira o passo a passo para criar o seu catálogo no Facebook:
- Crie o catálogo: Através do Gerenciador de Comércio, inicie criando o primeiro catálogo no botão Começar e caso já possuir um catálogo selecione o sinal de mais (+) para adicionar um novo.
- Selecione clicando em avançar conforme o tipo de inventário que você anuncia. Escolha também como deseja adicionar itens ao catálogo:
- Carregar informações do produto se você planeja adicionar itens no Gerenciador de Comércio;
- Conectar uma plataforma de parceiro se pretende organizar itens em uma plataforma de parceiro que tem uma integração com o Facebook. Após isso, basta selecione uma plataforma e clique no link para o site dela. Conclua a configuração e importe os itens para o Facebook.
- Selecione a conta do Gerenciador de Negócios à qual o catálogo pertence. Para selecionar uma conta do Gerenciador de Negócios, você deve ser um administrador da empresa.
- Digite um nome para o catálogo e clique em Criar.
Pronto! Agora você já está com seu catálogo no ar para cadastrar os produtos.
Após criar o catálogo no Facebook, o que pode ser feito?
Com o catálogo criado, é preciso mais algumas etapas:
- Adicionar e gerenciar os itens: títulos, imagens, descrições, preços, variantes e outros detalhes. É possível carregar itens individualmente ou em massa.
- Criar conjuntos ou coleções: são os subgrupos de itens dentro do seu catálogo que você deseja destacar.
- Configurar detalhes: Também é possível atribuir permissões para outras pessoas trabalharem o seu catálogo, além de carregar informações de outros idiomas para que todos possam ver os preços corretos.
Quais são as formas de anunciar itens do seu Catálogo do Facebook?
Existem diferentes formas de anunciar os itens do seu catálogo do Facebook, confira:
- Anúncios dinâmicos: exibem itens relevantes do seu catálogo automaticamente para pessoas que já demonstraram interesse. Eles são associados a itens do seu catálogo usando eventos provenientes de um SDK ou de um pixel do Facebook.
- Anúncios de coleção: este é um formato de anúncio que exibe quatro itens do seu catálogo sob uma hero image ou hero video. Ao tocar neles podem conseguir mais informações ou itens semelhantes.
- Anúncios em carrossel: formato de anúncio que exibe múltiplas imagens ou vídeos para rolar pela tela, cada um com seu próprio link.
- Anúncios com etiquetas de produto: indicado para promover itens específicos no seu catálogo, o cliente pode clicar nessas etiquetas nos anúncios para ir diretamente para a página de detalhes de um produto.
- Anúncios colaborativos: quando a marca vende itens por meio de um comerciante participante, esses anúncios permitirão veicular campanhas de vendas diretas.
Quais as vantagens de criar um catálogo no Facebook?
Com um catálogo no Facebook o seu negócio tem mais chances de ser visto e melhor avaliado pelo cliente que busca negócios com presença digital ampla. Com um catálogo bem feito é possível conectar o catálogo a diferentes tipos de anúncios e canais de venda para promover os seus produtos.
Dicas para vender mais com catálogo de produtos no Facebook?
Algumas dicas são importantes para quem deseja vender mais a partir do catálogo do facebook, pensando sempre em estratégias mais assertivas para o cliente converter a pesquisa em compra:
- Utilize o mesmo catálogo para anúncios e para vendas: Isso facilita a unificação da gestão e cria um público ideal para os anúncios. Outro detalhe é que se configurar as Lojas do Facebook, você deverá selecionar apenas um catálogo para ser conectado.
- Preços e disponibilidade sempre atualizados: As informações do catálogo devem estar sempre atualizadas para que o cliente tenha uma melhor experiência de compra.
- Capriche nos títulos e descrições: Assim como nos marketplaces, os títulos e descrições devem ser completos, sem erros de ortografia para não complicar a busca pelo consumidor. Além disso também inclua informações sobre a categoria do produto.
- Imagens de qualidade são fundamentais: para exibir os seus itens, use imagens de alta resolução com pelo menos 500 x 500 pixels e mostre os itens de forma precisa.
- Confira se os links: Importante que os links apontem sempre para o caminho correto para o cliente ver mais informações sobre ele ou comprá-lo sem problemas. Também ajuste as variantes de cada item (cor, tamanhos, quando tiver).
- Crie conjuntos de anúncios: Os conjuntos de anúncios dentro do catálogo serão como coleções de destaques para os clientes da sua loja no Facebook.
- Revise as informações finais: Antes de colocar no ar, verifique se os itens seguem as Políticas de Publicidade ou as Políticas Comerciais aparecem como rejeitados no seu catálogo e não são exibidos nos seus anúncios e na sua loja. Também analise se possui as permissões corretas para realizar ações em um catálogo, como adicionar itens ou criar conjuntos. Há dois níveis de permissão para catálogos: Gerenciar catálogo ou Criar anúncios.
Por que diversificar suas vendas em canais como Facebook catálogo?
Ampliar a capilaridade do negócio é sempre o objetivo para quem vende online. Seja através de marketplaces diversos ou redes sociais como é o caso dos catálogos do Facebook e Instagram, a venda está disponível e com um canal funcionando é sempre um encontro a mais com o consumidor.
Atualmente, cada vez mais, o cliente busca por opções de compra em canais diversos.
Estar engessado em um único meio de venda não é uma estratégia inteligente para quem vende no e-commerce. Com canais variados, também é possível fazer comparativos de onde o público do seu negócio prefere comprar e quais as métricas de venda de cada canal.
O e-commerce rompe a barreira do comércio físico com relação ao acesso. É possível fazer compras 24h por dia, todos os dias da semana, e com uma logística de entrega, acaba sendo possível fazer entregas além das fronteiras regionais e se abre um novo universo de novos clientes.
Resumo: Catálogo Facebook
O catálogo do Facebook é mais uma ferramenta que auxilia o empreendedor de e-commerce a vender mais e melhor. Com ele é possível:
- Criar estratégias de venda através de anúncios diferentes;
- Catalogar e divulgar os produtos disponíveis para a venda;
- Gerenciar os itens à venda e criar conjuntos ou coleções dentro do catálogo.
Esperamos que o artigo tenha sido útil para entender como criar um catálogo no Facebook e quais os benefícios que o seu negócio tem ao fazer uma ação dessas.