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Chatbot para vendas: Saiba como usar essa estratégia

O que é e para que serve um chatbot de vendas

A transformação digital mudou muitas coisas no mundo, inclusive nosso jeito de comprar e lidar com as questões cotidianas, tornando-nos muito mais exigentes e até mesmo imediatistas. Com a velocidade de informações e inovações, os setores de vendas das empresas também precisaram se adequar para atender as expectativas do seu público.

E aqui entrou a utilização do chatbot de vendas – tecnologia que se tornou fundamental para oferecer maior agilidade de atendimento e resolver tarefas que facilitam o cotidiano das empresas.

Nos últimos anos, os chatbots tomaram seu espaço nos meios de venda digital, sendo aperfeiçoados e ganhando novas funções que os colocaram como parte das tarefas cotidianas relacionadas ao atendimento de clientes. 

Eles realizam perguntas, respondem questionamentos e até mesmo conversam com o cliente para facilitar a vida tanto da empresa quanto do consumidor, ajudando, inclusive, as empresas a fecharem negócios.

Se você busca mais informações sobre chatbots, como utilizá-los nas estratégias de venda e outras questões, acompanhe nosso post de hoje, pois trazemos dicas bem especiais.

O que é um chatbot e para que serve?

Você pode nunca ter ouvido falar de chatbots, mas é muito provável que já tenha conversado com um, já que esses robôs são softwares de resposta automática, programas especializados em comunicação, cujo objetivo é chegar o mais próximo possível da linguagem humana através de:

Tudo isso torna possível o desenvolvimento de diálogos em tempo real com uma máquina, mas sem parecer que você está falando com uma, já que muitos chatbot fazem uso de Inteligência Artificial (IA), e são capazes de manter uma conversa em tempo real, tanto por texto quanto por voz. 

Parece mágica… mas não é! É pura ciência!  Os chatbots são programados para interpretar o contexto da conversa, respondendo às perguntas por meio de determinadas ferramentas de Inteligência Artificial, como: Processamento da Linguagem Natural (PLN), que permite que o robô nos entenda; ou o Machine Learning, que faz com que os chatbots sejam capazes de aprender e melhorar as respostas, de forma automática a partir das interações que já ocorreram.

Por que devo usar um chatbot no meu negócio?

Várias empresas têm aderido aos chatbots para automatizar seus atendimentos, realizando maior número de vendas e fornecendo respostas para dúvidas de clientes. Afinal, nada mais enriquecedor para uma empresa do que proporcionar um atendimento eficiente, ágil e personalizado para seus consumidores.

A jornada de compra está mudando, o cliente já se mostra mais confiante em fazer compras on-line, e contar com esse tipo de  solução confere mais profissionalismo e agilidade ao seu negócio.

Com os smartphones colocando muitas informações e opções na palma da mão, os clientes preferem buscar no meio on-line e, depois de se inteirar sobre seu objeto de interesse, partir para a etapa da compra.

É comum que as pessoas queiram interagir com as marcas nas mídias sociais após a certeza de que elas oferecem aquilo que o consumidor está em busca. Então, se o consumidor mudou seu jeito de comprar, as marcas também devem abraçar essa mudança para não ficarem obsoletas.

Como os consumidores estão na internet grande parte do dia, é óbvio que eles querem resolver seus problemas, realizar compras, e se comunicar com as empresas e sanar dúvidas por esse mesmo veículo.


Ao colocar um chatbot na sua empresa, você atende seus consumidores com excelência, amplia o número de vendas e muito mais.

Usos e aplicações dos chatbots para vendas

Os chatbots são programados para interpretar o motivo central da conversa e responder perguntas, mantendo uma conversa em tempo real. 

Para ilustrar esse conceito, destacamos os chatbots de atendimento ao cliente encontrados em:

Independentemente do caso, ambos os chatbots são capazes de aprender automaticamente a partir de cada uma de suas interações. No entanto, essa tecnologia ainda possui subdivisões. Entenda mais a seguir.

Tipos de chatbots

Dependendo do uso que fazem da Inteligência Artificial, os chatbots podem ser divididos em três tipos:

Chatbot conversacional linear

Baseados numa arquitetura de árvore de decisão, sendo pouco inteligentes, com um fluxo de respostas determinado por um encadeamento de etapas de caráter linear. Esses chatbots dão respostas pré-programadas sem conseguir estabelecer uma conversa fluida.

Chatbot conversacional não linear

Graças às tecnologias de Machine Learning e PNL, esses chatbots tornam-se capazes de interpretar as intenções do usuário e o contexto da conversa, assim oferecem uma resposta precisa. Quando o usuário faz um pedido, o robô compreende a solicitação da pessoa e na sequência responde com opções especialmente adaptadas para essa conversa.

Chatbot conversacional híbrido

É uma combinação dos dois tipos anteriores. Esse chatbot permite manter uma conversa de forma fluida e personalizada, usando uma mescla de respostas pré-programadas e respostas baseadas em IA. Se o robô não souber a resposta, ele também permite adicionar uma resposta satisfatória a seu banco de dados.

Vantagens e benefícios de utilizar um chatbot para vendas

A inteligência artificial voltada para o processo de vendas permite:

Tudo isso de forma ágil, em questão de segundos.

Porém, vale destacar que a ideia não é a substituição da relação humana, mas a facilitação da comunicação, de forma a tirar proveito dessa facilidade para ajudar o visitante do site a tomar uma decisão de compra com mais rapidez.

Quando bem implementado, um chatbot para vendas pode trazer resultados muito expressivos para:

Então, o investimento em um robô de vendas é muito interessante, oferecendo vantagens das mais variadas, das quais destacamos:

Ainda, os chatbots conseguem atuar em diversos canais:

Com um chatbot, sua marca alcança um público maior, já que um mesmo bot pode falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, essa tecnologia oferece amplos benefícios para o empreendedor! Confira abaixo os que consideramos mais impactantes:

Maior eficiência para o time de vendas

Nem sempre os colaboradores da equipe de vendas conseguem trabalhar com excelência todo o fluxo de leads que entra no negócio – especialmente se a equipe é pequena. Desta forma, o chatbot se torna um valioso funcionário extra que atua de forma prática e rápida, evitando deixar os clientes no vácuo.

Seleção mais assertiva de clientes em potencial

Em vez de um representante atender o contato que está na primeira etapa do funil de vendas – que ainda não possui chances expressivas de conversão – o chatbot opera o primeiro contato e direciona para os vendedores somente os “leads quentes”, mais propensos a finalizar uma venda.

Maior entrada de leads

Ainda falando sobre leads, entre as funcionalidades dos chatbots de vendas, destacamos a coleta de informações de pessoas interessadas no produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Com esses dados em mãos, é possível iniciar um relacionamento com seus clientes e até educá-los, pois toda vez que um usuário interage com o robô de vendas, a ferramenta pode ser programada para armazenamento dos dados coletados de forma estratégica para uma futura venda. 

Por meio do Marketing para chatbots, seu negócio consegue alimentar os leads com conteúdos que sejam de caráter relevante, gerando engajamento e conduzindo-o até a base do funil de vendas.

Essa estratégia potencializa a geração de leads pelo chatbot e auxilia no aumento das taxas de conversão.  

Resolução de dúvidas de forma mais ágil

Outro uso muito frequente do chatbot é para atendimentos, suportes, dúvidas. Com um chatbot bem programado, qualquer dúvida do consumidor, inclusive sobre produtos da empresa que ele já possui, pode ser resolvido rapidamente pela ferramenta.

Maior tempo on-line

Contrariamente a nós, seres humanos, o chatbot não precisa de descanso e não tem problemas de saúde, isso permite que o recurso opere de forma ininterrupta, prestando atendimento a quem acessar sua página em qualquer dia e horário, dia ou noite, feriados e fins de semana. A integração com chatbots permite que as marcas estejam presentes onde seus consumidores estão.

Oferecer uma experiência personalizada ao cliente

Quanto mais personalização você oferecer aos seus clientes, maior será a chance de converter a visita para uma venda. Há a possibilidade de fazer isso de diferentes formas:

O consumidor se sente feliz e atendido, sua empresa alcança leads que poderiam não ser captados de outras formas, e os colaboradores de vendas ganham mais tempo para focar nos negócios que oferecem maiores chances de concretizar uma venda.

Enviar lembretes de abandono de carrinho

Donos de e-commerces estão, de certa forma, acostumados com abandonos de carrinho. 

Isso ocorre quando um potencial cliente entra na página da loja virtual, escolhe seus produtos, mas quando chega o momento de finalizar a compra, desiste e deixa a página sem comprar os produtos do carrinho, por um ou outro motivo.

Essa prática é bastante comum. No Brasil, a média de abandono de carrinhos em e-commerces possui taxa superior a 80%.

O chatbot atua nessa questão enviando lembretes e interagindo com os clientes que estão prestes a abandonar o carrinho ou até mesmo os que já fizeram isso. Para que a ação seja efetiva nesse sentido, oferece descontos nos produtos que o cliente mostrou interesse, envia ofertas ou condições diferenciadas.

Coleta e análise do feedback dos clientes

O feedback dos clientes é uma ferramenta de negócios muitíssimo valiosa e o chatbot auxilia nessa questão. Ao fazer avaliações, coletando dados e registrando reclamações ou sugestões.

Esses feedbacks podem ser analisados e registrados em uma plataforma de chatbots que permite a extração de relatórios e análise dos dados obtidos, facilitando saber as ações que precisam ser feitas para melhora de produtos, processos, estratégias de marketing e vendas.

Aprimorando o processo de vendas com os chatbots

Além de usá-lo em outros processos, como vendas, recursos humanos, financeiro e marketing, o chatbot também interage enviando mensagens automáticas alinhadas ao interesse dos usuários, vinculado ao histórico salvo na base de dados.

Os recursos do chatbot de vendas permitem ao negócio personalizar o contato, enviando mensagens a grandes grupos de forma ágil, economizando tempo e atingindo um público maior de consumidores.

Como essa ferramenta é importante para identificação de perfis de clientes e aproximar a empresa do seu público-alvo,  corrobora no aprimoramento do processo de vendas e cria novas abordagens, que culminam no fechamento de vendas.

Ao possibilitar uma nova forma de contato através dos chatbots para vendas, as empresas alcançam os consumidores multicanal, que além de aumentar as conversões, fortalece o relacionamento com esse público.

Sua empresa já conta com um chatbot?

Os chatbots apresentam um grande potencial para que as empresas possam alavancar suas vendas, ao mesmo tempo que reduzem os custos com atendimento.

Ao implementar um robô de vendas, seu negócio conhecerá melhor seu público e realizará ações direcionadas no oferecimento de produtos ou serviços, aumentando os números do seu negócio.

Agora que você percebeu como o chatbot para vendas oferece muitos benefícios para sua empresa, não hesite em implementar essa ferramenta para impulsionar seus negócios.

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