O empreendedor precisa estar atento a gestão e controle de vendas do seu negócio, para poder definir estratégias e ações com relação aos rumos da empresa. Não se trata apenas de monitorar uma área específica do negócio, mas sim, gerir de forma unificada e trabalhar através de um sistema de gestão ERP para ter ampla visão do negócio. Confere nosso conteúdo e tire suas dúvidas com relação ao tema:

O que faz o controle de vendas? Conheça as vantagens

O empreendedor que passa a ter controle de vendas e estoque passa a ter uma simplificação na gestão financeira, facilita o fluxo de caixa, e aumenta o desempenho da equipe de vendas e marketing, por terem maior conhecimento dos dados. Confira mais vantagens:

  • Gerenciar vendas e equipe comerciais: centralizar as vendas realizadas e as propostas comerciais em um único lugar;
  • Ter o controle integrado de suas vendas: com um controle de vendas é possível acompanhar o status dos pedidos de vendas e serviços e consultar relatórios gerenciais a qualquer momento;
  • Centralizar sua carteira de pedido: seja em loja física, virtual, em ambas ou em venda em múltiplos canais, é possível centralizar os pedidos de venda através de um sistema ERP. 
  • Otimizar o trabalho da sua equipe de vendas: com um sistema unificado, cada membro da equipe pode registrar suas vendas de qualquer lugar e se torna possível elaborar propostas comerciais rapidamente;
  • Emitir notas fiscais e comprovantes de venda: com tudo organizado, fica fácil emitir notas fiscais e comprovantes de vendas. 

Como fazer o controle de vendas?

Algumas empresas em modelos mais antigos ainda fazem o controle de estoque e vendas através de cadernetas ou planilhas. É um sistema que funciona, porém gera muito trabalho e se torna pouco efetivo no caso de a equipe precisar buscar algum dado comercial imediato. 

O controle de vendas com ERP, torna o trabalho unificado e mais facilitado, que que todos os dados cadastrados no sistema se encontram e ficam centralizados, para a equipe precisa aplicar o controle de vendas e também para a gerenciar que faz o controle de vendas. 

Com um sistema de gestão ERP também é possível:

  • Integrar suas vendas a sistemas de logística: realizar entrega de pedidos através dos Correios ou outras soluções logísticas. 
  • Armazenar dados dos clientes: guardar os dados pessoais dos clientes e informações para otimizar o atendimento e também emitir notas fiscais e comprovantes de venda;
  • Acompanhar seus pedidos do início ao fim: toda a negociação fica registrada no sistema, desde a proposta até a venda final. 

Qual melhor programa para controle de vendas e estoque?

As empresas são diferentes e dependendo do tipo do negócio, sistemas diferentes de controle de vendas e estoque podem se adaptar melhor, mas com um sistema de gestão ERP você pode fazer integrações que facilitam a compreensão de fluxo de vendas e também o controle do seu estoque. Além disso, ter informações centralizadas em um sistema único também é importante para a integração das informações, seja de loja física, virtual ou múltiplos canais, evitando erros de processo. Confira outras vantagens e benefícios de dispor de um sistema de gestão ERP para gerir o seu negócio: 

Controle financeiro:

Com um ERP também é possível acompanhar as movimentações financeiras realizadas no caixa e bancos e organizar por categorias de receitas e despesas, conforme for necessário para facilitar o seu acompanhamento. Além disso, com o fluxo de caixa e o balancete, é possível garantir a documentação de entradas e saídas e saber com antecedência se há recursos disponíveis para garantir a saúde financeira do seu negócio. 

Emissão de notas fiscais:

É possível emitir boletos registrados, manter um controle integrado de compras, vendas e prestação de serviços e acompanhar os resultados através de relatórios. 

Controle de estoque:

na gestão do estoque é possível gerenciar seu catálogo de produtos, sincronizar seu estoque em múltiplos canais de venda e automatizar os lançamentos de estoque através das notas fiscais de compra e venda. 

Um ERP auxilia nos processos de gestão, desde cadastros de produtos e clientes até a sincronização de estoque, logística e ainda oferece integração aos maiores marketplaces do mercado. Com o Bling é possível sincronizar seu estoque em múltiplos canais de venda e automatizar os lançamentos de estoque através das notas fiscais de compra e venda. Conte com o Bling para vender mais e melhor!