O consumidor moderno não precisa mais ir até a loja, e nem mesmo visitar o site da empresa para adquirir um produto – agora, as compras podem ser feitas diretamente na rede onde o produto foi encontrado. Ou, ainda, através de algum aplicativo de chat, como Facebook Messenger, Direct do Instagram, WhatsApp, Telegram, etc.

Você sabia que isso já tem até nome? “Venda conversacional” é o termo que tem sido usado para descrever esse tipo de comércio, que acontece através de uma conversa. Quando você vende (ou compra) algo através de aplicativos de bate-papo, isso é uma venda conversacional.

E a tecnologia já avançou para acompanhar esse fenômeno, com a introdução da utilização do chatbot de vendas – ferramenta fundamental para oferecer maior agilidade de atendimento e resolver tarefas que facilitam o cotidiano das empresas.

Com os chatbots, sua empresa pode conversar com os possíveis clientes, responder perguntas, mostrar produtos – e até mesmo fechar um negócio -, facilitando a vida do empreendedor bem como a do consumidor.

Continue a leitura e entenda tudo sobre como um chatbot pode ajudar a transformar conversas em oportunidades de venda para o seu negócio.

O que é o Chatbot do Bling?

O chatbot é uma ferramenta desenvolvida pela equipe do Bling para permitir que você operacionalize um canal de venda conversacional automatizado em várias plataformas: Messenger, Instagram e WhatsApp.

Isso significa que você pode transformar esses canais em lojas virtuais para seu negócio, contando com mais uma possibilidade para diversificar seus canais de venda.

Ao invés de um vendedor conversar com os clientes para fechar a venda, o bot poderá fazer isso. O próprio chatbot é o vendedor. E também é a vitrine da loja, o gateway de logística e o operador do pagamento.

O chatbot faz tudo para seu negócio, de forma automatizada e completamente independente.

Quais são os benefícios em usar o Chatbot do Bling?

Existem muitos benefícios atrelados às vendas conversacionais e ao Chatbot do Bling. Destacamos aqui alguns dos mais importantes:

  • Mais um canal de venda, para expandir o alcance e o volume de vendas da sua empresa
  • Venda 100% automatizada, sem necessidade de intermediação – parecido com vender em marketplace, onde o consumidor e o marketplace resolvem tudo entre si (vitrine, escolha do produto, frete, pagamento, etc)
  • Não há comissão envolvida com a venda, afinal não é um marketplace
  • Oportunidade de fechar negócios a qualquer momento
  • Cliente é atendido em tempo real, em qualquer horário, com respostas imediatas, pois o bot trabalha 24 horas por dia
  • Economia: um vendedor automatizado dessa forma reduzir significativamente custo e tempo na operação de vendas
  • Integração com as principais plataformas de bate-papo: WhatsApp, Instagram e Messenger
  • Tecnologia moderna agrada os consumidores modernos, melhorando a experiência deles com sua empresa

Além disso, a venda conversacional está estreitamente conectada ao fenômeno do Social Commerce. Então, todos os benefícios pertinentes a essa modalidade de comércio também se aplicam ao Chatbot do Bling.

Por exemplo, no social commerce, a interação dos comerciantes com os consumidores deve ser amigável, como se estivessem conversando pessoalmente, assim fica mais fácil construir um laço de confiança e aprofundar o relacionamento com o cliente. Quando bem administrada, essa relação aumenta a probabilidade de sua loja receber avaliações positivas e influenciar os clientes a seu favor.

E o chatbot é o tipo de ferramenta criada especialmente para você alcançar esses objetivos.

Como vender mais com o Chatbot do Bling?

Com o Chatbot do Bling, você agrega uma ferramenta poderosa ao seu time de vendas. Mas como exatamente esse tipo de tecnologia ajuda a vender mais? Entenda algumas das vantagens ligadas a esse canal de vendas.

Preços competitivos

Quando você vende no marketplace, você precisa pagar comissão por cada venda, certo? Com o Chatbot do Bling, não há nenhum tipo de comissão envolvida – o bot trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você não paga comissão pelas vendas realizadas. 

Por isso você tem a possibilidade de praticar preços menores nesse canal de vendas, e isso pode se tornar o grande diferencial da sua empresa frente à concorrência.

Personalização

O Chatbot do Bling é personalizável – você pode configurar as mensagens que o bot dispara. Dessa forma, você garante que o seu cliente estará recebendo uma experiência criada especialmente para o seu público, fazendo com que sintam-se bem-vindos, confortáveis e seguros em finalizar uma compra neste tipo de canal.

Divulgação própria

Como o bot opera numa rede social da sua escolha (WhatsApp, Instagram, Messenger), toda e qualquer divulgação fica a seu critério – você não precisa pagar para um marketplace divulgar sua loja, você pode fazer isso no seu próprio Instagram, por exemplo. Se você já faz a divulgação da sua loja nas redes, nada muda: o chatbot só ficará aguardando para receber os possíveis clientes que já estão sendo impactados pela sua marca.

Análise de dados

Outra vantagem de usar o Chatbot do Bling é que ele está conectado com todo o ecossistema do Bling. Você pode usar os dados provenientes das conversas para ajudar a identificar tendências e padrões de comportamento, que podem ser usados para melhorar a estratégia de vendas da empresa

Além disso, os relatórios do sistema poderão ajudar a identificar como e onde melhorar ainda mais a experiência do cliente com o seu bot. Por exemplo, você pode analisar quais produtos são mais (e menos!) vendidos através dessa ferramenta, e então ajustar o catálogo disponível.

Experiência do cliente

Como já comentamos anteriormente, a tecnologia mudou a forma como as pessoas se relacionam com o comércio, especialmente com o comércio eletrônico. Oferecer a experiência de compra por chatbot para os seus clientes passa a impressão de que seu negócio é moderno e está em dia com as novidades do momento.

O chatbot informa o prazo de entrega, quando o cliente recebe o código de rastreio, quais as formas de pagamento… Além de ser projetado para ser fácil de entender e intuitivo, afinal, o objetivo é que o bot consiga fechar uma venda por conta própria.

Com todas essas vantagens, é fácil ver por que muitas empresas estão adotando chatbots para melhorar sua presença online e aumentar as vendas. Você também já pode colocar seus conhecimentos em prática e começar a transformar as conversas com seus clientes em oportunidades de vendas automatizadas!

Como o Chatbot funciona no Bling?

A partir das configurações feitas no Bling, o Chatbot irá conversar com o seu cliente, exibir o seu catálogo e finalizar a venda – do pagamento até seleção da forma de envio. Autônomo, sem necessidade de interação alguma da sua parte.

Você escolhe quais dos seus produtos o bot poderá vender, além do preço que será praticado nesse canal. Você também define quais serviços logísticos o cliente pode escolher na hora da compra, bem como quais formas de pagamento serão oferecidas (entre Pix, boleto ou cartão de crédito).

Ou seja, um comprador vai iniciar a conversa com o bot dentro da plataforma de bate-papo e o bot vai exibir os seus produtos. Então o cliente navega pelo catálogo e escolhe o que deseja adquirir. Por fim, o chatbot começa o processo de checkout e finalização do pedido: exibe as opções de frete e de pagamento, a pessoa decide a melhor opção para ela e confirma o pedido.

Automaticamente essa venda é registrada no Bling, para que você possa dar andamento no despacho (gerar objeto/etiqueta de logística, emitir NF, separar produtos, etc). E o pagamento? Os valores já caem na Bling Conta, que também está integrada ao resto do sistema.

Confira o vídeo abaixo para entender melhor o funcionamento do Chatbot do Bling: