O movimento da sua loja anda baixo? Não sabe como atrair clientes para sua loja física? Com o sucesso do e-commerce, as vendas por meio de lojas virtuais ganharam força, o que pode deixar donos de comércio de rua preocupados. Mas calma! Os consumidores ainda gostam de comprar pessoalmente.
A boa notícia é que após a pandemia do Coronavírus, as vendas presenciais subiram, principalmente em datas comemorativas. É o que aponta a pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Em 2024, no Dia dos Namorados, por exemplo, o fluxo de consumidores aumentou em 12% em lojas físicas comparado a 2023.
Os dados mostram que mesmo com a comodidade das compras on-line, a forma tradicional ainda aquece o mercado. Mas é preciso aplicar estratégias para driblar a concorrência e se destacar. Quer saber como fazer isso? Confira as melhores ideias para movimentar a loja e impulsionar suas vendas.
O que você verá no artigo:
Como atrair clientes para loja física?
Existem várias estratégias eficientes para atrair clientes para loja física, entre as que mais funcionam estão:
- organize sua loja;
- crie promoções e descontos;
- trabalhe com marketing sensorial;
- ofereça programas de fidelização;
- explore a internet e as redes sociais;
- eleve a experiência de compra;
- acompanhe as tendências;
- treine sua equipe.
8 ideias para movimentar a loja
Aprender como melhorar o movimento da loja é fundamental para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Sendo assim, confira dicas infalíveis e as aplique agora mesmo para alavancar o seu negócio.
1. Organize sua loja
Certamente você conhece a expressão: “a primeira impressão é a que fica”. Um estabelecimento esteticamente bonito, limpo e organizado traz a sensação de segurança e confiabilidade. Portanto, mantenha a sua loja impecável para atrair novos clientes e preservar os antigos.
A vitrine é o cartão de visita de qualquer negócio, então organize-a por sessões para os clientes encontrem facilmente o que procuram. Além disso, exponha os itens em alta, pois os consumidores adoram novidades.
2. Crie promoções e descontos
Dar descontos e lançar promoções são ótimas formas de atrair clientes para loja física. Muitas vezes, as pessoas não têm necessidade de comprar um produto, mas aproveitam quando o valor está mais acessível.
Uma das estratégias é reduzir o preço de itens com baixa performance de vendas. Colocá-los em promoção reduz potenciais prejuízos e aumenta a possibilidade de vendê-los. Outra tática inteligente é oferecer desconto ao adquirir um segundo item. Afinal, os clientes adoram sentir que fecharam um bom negócio.
3. Trabalhe com marketing sensorial
Nesse método, o empreendedor aplica estratégias para aguçar algumas sensações nos clientes e estimular o desejo de compra por meio dos sentidos. Esse recurso pode ser feito de forma visual, mas também funciona ao despertar a audição ou olfato, por exemplo.
Muitas pessoas se atraem pela estética de uma loja e entram sem a intenção de comprar. No entanto, ao se sentirem bem no ambiente, a tendência é que se interessem mais pelos produtos e criem uma conexão com a loja. O mesmo acontece quando sentem um cheiro agradável ou escutam uma música.
4. Ofereça programas de fidelização
Os programas de fidelização são ferramentas poderosas para atrair clientes para loja física. Conforme a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), os consumidores brasileiros preferem comprar de marcas que oferecem esses benefícios.
Então, seja criativo e ofereça cupons promocionais, cashback e acúmulo de pontos para receber desconto nas próximas compras. Escolha o programa conforme o perfil dos seus clientes e não se esqueça de divulgá-lo em sua loja e em canais na internet.
5. Explore a internet e as redes sociais
A internet influencia muito o comportamento e hábitos das pessoas. Logo, é um meio eficiente de divulgar a sua loja física. Você pode investir em estratégias de marketing de atração e criar conteúdos relevantes para site, blog e nas redes sociais.
Por meio desses canais, é possível divulgar seus produtos e serviços de forma criativa a fim de alcançar seu público-alvo. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, grave vídeos mostrando looks para determinadas ocasiões. Ou então, escreva sobre os tipos de calça tendência para a próxima estação e poste no blog da loja.
6. Eleve a experiência de compra
Mais do que suprir as necessidades do seu público é superar suas expectativas. Estudos apontam que 88% dos consumidores se sentem mais seguros em comprar com indicações de conhecidos. Ou seja, um cliente bem atendido em todas as etapas de compra classifica sua loja como confiável e pode recomendá-la para outras pessoas.
Mas o que é atender o cliente em todas as etapas de compra? É sanar dúvidas, sugerir produtos para solucionar seus problemas e, principalmente, estar disposto a ajudá-lo mesmo após fechar negócio. Então preste um atendimento humanizado e ofereça soluções rápidas, especialmente se a experiência de compra não foi tão satisfatória.
7. Acompanhe as tendências
Independentemente de seu segmento, é preciso saber o que há de novo no mercado para inovar sempre. Então pesquise quais os produtos e serviços estão em alta em seu nicho de atuação conforme as preferências do seu público.
Observe o mercado e o comportamento dos seus clientes e traga soluções inovadoras que estão dando certo no momento. Afinal, os desejos e necessidades das pessoas mudam constantemente, então é preciso compreendê-las para satisfazê-las.
8. Treine sua equipe
Os funcionários transmitem a imagem e os valores da loja, portanto é fundamental que sejam orientados para prestar um atendimento diferenciado. Uma equipe bem treinada trata os clientes com cordialidade, está apta a identificar suas necessidades e a atendê-las.
Desse modo, ofereça treinamento contínuo sobre técnicas de vendas e atendimento ao cliente para manter os colaboradores alinhados à cultura da empresa. Afinal, as pessoas gostam de se sentir únicas e acolhidas.
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