O setor de vestuário sempre foi um importante motor de vendas no varejo. Por isso, é uma alternativa para quem busca iniciar seu próprio negócio. Contudo, abrir uma empresa pode ser um desafio e gerar muitas dúvidas, não é mesmo? Pensando em te ajudar, criamos este artigo, com um passo a passo completo de como abrir uma loja de roupas física ou virtual

Como você já deve saber, as vendas no comércio eletrônico não param de crescer e se mostram uma boa oportunidade para alcançar clientes e apresentar seus produtos.

Diante dessas diferentes possibilidades do mercado, vamos começar apresentando um guia completo sobre como abrir uma loja de roupas.

A seguir, organizamos algumas dicas especiais para quem deseja optar pelas vendas online. 

Independente da sua escolha, esse guia servirá como um importante checklist para colocar em prática o seu sonho de abrir uma loja de roupas. 

Como abrir uma loja de roupas: 10 dicas para física e virtual

Confira a seguir, todas as etapas para abrir uma loja de roupas, incluindo os documentos que serão necessários e o custo de todo esse processo: 

  1. Defina o tipo de produto
  2. Estabeleça para quem você vai vender
  3. Escolha uma localização ou o canal de vendas
  4. Registre-se 
  5. Faça um planejamento financeiro
  6. Procure bons fornecedores 
  7. Invista em marketing
  8. Controle o estoque
  9. Faça a emissão de documentos fiscais
  10. Acompanhe os resultados gerais

#1 Defina o tipo de produto

O primeiro passo para abrir uma loja de roupas é estabelecer o que será vendido. Afinal, o setor de vestuário é muito amplo e inclui peças:

  • femininas;
  • masculinas;
  • infantis;
  • moda praia;
  • roupas para festas, formaturas e casamentos, e mais. 

Definir o ramo que você deseja atender vai te ajudar a direcionar a comunicação da empresa, escolher os produtos que estarão em estoque e construir a sua marca.

Na prática, antes de definir o nome e a logomarca da loja, é importante que você conheça um pouco sobre o tipo de produto que será comercializado. 

#2 Estabeleça para quem você vai vender

Assim como o nicho de mercado dentro do setor de vestuários, saber para quem você vai vender também é indispensável para a definição do tipo de produto que estará em suas prateleiras. 

Vamos imaginar que você optou por abrir uma loja de roupas femininas. Não é difícil pensar que existem centenas de opções de mercadorias dentro desse setor, não é mesmo? 

Roupas básicas, esportivas, casuais, sofisticadas, com preços acessíveis ou marcas de luxo.

Cada tipo de roupa se comunica com um perfil de cliente diferente e com necessidades variadas. 

Aqui você pode pensar “mas uma mesma cliente pode comprar roupas esportivas, casuais e sofisticadas”. Sem dúvidas! Entretanto, se posicionar como uma marca que oferece tudo isso em um único lugar pode sair muito caro. 

Isso acontece porque você vai precisar criar um estoque muito variado de mercadorias e investir em campanhas de marketing com menos direcionamento. 

Logo, a sugestão é que, pelo menos no início das suas operações, você escolha um tipo de produto para se concentrar e vá adicionando mais variedade ao longo do tempo, conforme as vendas forem acontecendo. 

Isso vale para todos os setores, incluindo as etapas necessárias para abrir uma loja de roupas infantil, masculina, de moda praia e mais. 

Dicas para abrir uma loja de roupas pensando no seu público

Conhecer o perfil ideal do seu comprador vai te ajudar a se comunicar com ele, criando ações de marketing (sobre as quais falaremos adiante), que se conectam melhor. 

Além disso, entender o comportamento da persona também vai direcionar outras decisões estratégicas como:

  • local em que a loja será aberta;
  • o tipo de produto que deve ser comprado; 
  • as ações de marketing;
  • o que cada anúncio deve dizer. 

Na prática, a partir da definição sobre o público-alvo da sua empresa você irá tomar todas as decisões do negócio, em busca de apresentar os produtos ideais às pessoas certas. 

Ao fazer isso, você aumenta as suas chances de vender mais.  

#3 Escolha uma localização ou o canal de vendas

Citamos brevemente acima, mas é preciso destacar essa etapa indispensável de um processo de abertura de loja de roupas que é a definição da localização. 

O lugar em que a sua loja fica diz muito sobre o tipo de cliente que você vai atrair. 

É claro que com as vendas online bombando, você amplia o seu raio de ação.

Isso acontece mesmo que você não tenha uma loja virtual, mas use a internet para atender aos clientes da sua cidade usando o Instagram, por exemplo. 

Nesses casos, mesmo um cliente que não frequenta o bairro em que a sua loja está, pode conhecer a marca e consumí-la.

Contudo, ainda assim, a localidade impacta no movimento de vendas que você terá. 

Pense em um exemplo básico: você tem uma marca de roupas de luxo e abre uma loja em um shopping popular. É provável que o público que visita o local, em sua maioria, não seja comprador da sua marca. 

Por outro lado, uma marca de luxo que fica em um shopping de alto padrão, têm mais chances de atrair compradores que estão passeando pelo local. 

Em outras palavras, já que é para pagar aluguel, investir em reforma e em funcionários, escolha um lugar que irá te ajudar a atrair mais clientes. 

Ou seja, a localização da sua loja é importante, sim, para o tráfego de compradores e o sucesso do negócio. 

Lembre-se também de considerar outros fatores como:

  • tamanho da loja;
  • custo do aluguel;
  • tráfego de pedestres;
  • acesso a estacionamentos e mais.

#4 Registre-se 

Agora é a hora da documentação e da burocracia! Não tem como escapar! 

Você vai precisar se registar para abrir a sua loja de roupas e se manter em dia com suas obrigações, como pessoa jurídica e pessoa física. 

Caso você abra uma empresa como MEI, basta acessar o site do Portal do Empreendedor, clicar em quero ser MEI e seguir o passo a passo indicado no sistema.

Se todos os documentos estiverem corretos, em poucos minutos você terá o seu CNPJ em mãos, e poderá aproveitar todos os benefícios que isso oferece. 

Se você ainda não sabe muito bem o que é MEI nem conhece os benefícios de se tornar um microempreendedor individual, nossa sugestão é que leia o artigo,GUIA DO MEI: Tudo que você precisa saber!”. Nele explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa que é a forma mais econômica de regularizar a sua empresa no Brasil.

Documentos necessários para abrir uma loja de roupas

Caso você não opte pelo MEI, a sugestão é que procure um contador. Na realidade você vai precisar de um para garantir o pagamento de suas obrigações fiscais e o cumprimento da Lei. Logo, já pode aproveitar para cumprir as etapas de abertura da loja com ele. 

Na lista de documentos necessários para abrir uma loja de roupas está:

  • inscrição estadual;
  • contrato social;
  • registro na Junta Comercial;
  • alvará de funcionamento;
  • licença do Corpo de Bombeiros;
  • licença da Vigilância Sanitária;
  • registro na Previdência Social.

A etapa de registro pode acontecer antes da escolha do local e montagem da infraestrutura. 

Além disso, verifique as leis e regulamentações da sua cidade para obter todas as licenças e autorizações necessárias para abrir e operar uma loja de roupas. 

#5 Faça um planejamento financeiro

Quanto preciso para abrir uma loja de roupas? Essa é uma pergunta muito comum para quem está dando esse passo em busca de iniciar um novo negócio. 

Contudo, a resposta a ela vai depender de diferentes fatores que devem ser considerados e organizados por você, entre eles:

  • gastos com registro;
  • aluguel;
  • reformas e decoração;
  • estoque inicial;
  • salários;
  • água, luz, telefone e internet;
  • capital de giro;
  • marketing.

Fazer um planejamento financeiro básico exige que você coloque tudo isso na ponta do lápis. 

Some todos os custos e investimentos listados acima e descubra quanto você vai gastar. 

Lembre-se que o capital de giro é o valor que mantém a sua empresa funcionando mesmo que você não faça vendas. 

Ele paga pelas despesas fixas evitando que a organização pare de funcionar em momentos em que as receitas não estão como você desejava ou precisava.

Para negócios que estão começando, é imprescindível considerar que o lucro não virá imediatamente, por isso, ter um capital de giro suficiente para arcar com as contas, é fundamental para a sobrevivência. 

Entenda melhor no artigo: Capital de giro: tudo o que você precisa saber”. 

Vale a pena destacar que uma loja virtual, geralmente, tem alguns cursos reduzidos, porque pode ser gerenciada em ambientes que oneram menos a empresa, como galpões ou mesmo dentro de casa.  

Afinal, você não vai receber clientes ali, apenas organizar seu estoque e fazer as vendas usando um computador conectado à internet. 

#6 Procure bons fornecedores 

Você vai precisar de bons fornecedores, seja de matéria prima ou do produto final para revenda. Por isso, pesquise bem antes de fazer suas parcerias.

A qualidade do que o seu fornecedor entrega será repassada para o seu cliente. E isso pode refletir na imagem que os compradores têm da sua loja. 

Como encontrar os melhores fornecedores de roupas?

O passo a passo para encontrar os melhores fornecedores de roupas:

  • Faça uma pesquisa online: existem muitos sites de comércio eletrônico que permitem que você pesquise por fornecedores de roupas e conheça a sua reputação;
  • Participe de feiras de negócios: essa é uma ótima oportunidade para encontrar fornecedores e ver os produtos de perto;
  • Peça recomendações: pergunte a outros empresários ou lojistas, eles podem ter informações valiosas sobre fornecedores confiáveis e de qualidade;
  • Verifique a qualidade dos produtos: solicite amostras ou visite o local de produção do fornecedor, antes de fechar negócio;
  • Considere o preço: é importante encontrar um equilíbrio entre preço e qualidade. Procure por fornecedores que ofereçam produtos de qualidade a preços competitivos;
  • Negocie condições de pagamento e prazos de entrega antes de fechar qualquer negócio. Isso pode ajudar a garantir que sua empresa esteja em uma posição financeira e estratégica saudável.

Considere fazer parcerias com fornecedores e fabricantes para obter os melhores preços e agilidade na reposição de estoque, isso fará toda a diferença na gestão da sua empresa. 

#7 Invista em marketing

O marketing é indispensável para lojas de todos os nichos e modelos de venda.

Em um mercado altamente competitivo, você precisa fazer com que a sua marca se mantenha presente na mente dos compradores, apresente seus diferenciais e estimule os clientes a comprar.

Especialmente o marketing digital precisa estar em seu plano de ação e investimento, para que o mercado – e seus potenciais compradores – conheçam a sua empresa e seus produtos. 

Algumas das estratégias marketing mais importantes são: 

  • redes sociais;
  • anúncios pagos;
  • influenciadores digitais;
  • e-mail marketing e mais. 

#8 Controle o estoque

Você vai precisar ter produtos em sua loja para vender aos consumidores que chegarem até você. 

Logo, montar um estoque deve estar em seu checklist de como abrir uma loja de roupas. 

Além de abrir as portas do negócio com os produtos disponíveis, é vital a manutenção das informações sobre a movimentação de vendas, bem como a reposição de itens que estão acabando e a aquisição e disponibilização de novos produtos. 

A gestão de estoque, entretanto, costuma gerar muitas dúvidas e, por isso, indicamos que assista ao vídeo abaixo, em que mostramos como usar a tecnologia para torná-la mais simples. Essa é uma excelente solução, mesmo para empresas de pequeno porte e que estão apenas começando suas operações. Confira!

#9 Faça a emissão de documentos fiscais

A emissão de notas e cupons fiscais não pode ser esquecida por quem está abrindo uma loja de roupas, afinal, essa é parte das obrigações exigidas por lei. 

Lembre-se de ter ao seu lado um sistema para emissão desses documentos, que agora são eletrônicos.

A partir desses documentos grande parte dos impostos e tributos são calculados. 

#10 Acompanhe os resultados gerais

Por último, mas não menos importante, ao abrir uma loja de roupas, tenha certeza de ter recursos para acompanhar as vendas e os resultados do negócio, entre eles:

  • fluxo de caixa;
  • controle do giro de estoque;
  • dados sobre os produtos que mais vendem;
  • gestão de clientes;
  • acompanhamento logístico;
  • métricas sobre reclamação;
  • metas de faturamento e mais. 

É o acompanhamento no dia a dia e a realização de ajustes, que fará com que a sua loja tenha sucesso. Ao contrário, sem ele, muitas empresas tendem a falir. 

Como abrir uma loja virtual de roupas?

Aprender como montar uma loja online de roupas exige que você fique atento a algumas particularidades em relação a um negócio físico. Destacamos as principais elas, a seguir: 

  • escolha a plataforma de venda em que você irá construir o seu e-commerce, por exemplo, a Nuvemshop;
  • escolha o modelo de negócio, que pode ser, venda em marketplace, dropshipping ou e-commerce próprio;
  • monte uma logística de entrega, que inclua cálculo de fretes, prazos, preços e políticas de devolução e trocas;
  • invista em segurança de dados;
  • ofereça assistência aos compradores por chat, telefone e e-mail.

Além dessas etapas, é importante que você também siga as dicas para abrir uma loja de roupas que já destacamos acima. Assim, terá um processo seguro e eficiente na criação do seu negócio. 

O que preciso para começar minha loja de roupas?

Para começar uma loja de roupas você vai precisar de bons produtos e fornecedores alinhados ao perfil de cliente da marca, um canal ou ponto de venda (físico, virtual ou ambos), logística de entrega, capital financeiro para que a operação de vendas aconteça, estratégias de marketing e registro da empresa. 

Além disso, seu negócio tem muito a ganhar com a implementação de um sistema de gestão de lojas que oferece recursos para:

  • acompanhar o fluxo de caixa;
  • gerir e atualizar o estoque automaticamente;
  • registrar vendas;
  • cadastrar clientes;
  • organizar a logística;
  • amitis documentos fiscais;
  • integrar loja física e virtual e mais. 

Ficou perdido? Relembre os principais pontos com o nosso infográfico:

como abrir uma loja de roupas

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