Como calcular frete: guia prático para lojas virtuais

16 maio, 2025

Como calcular frete no ecommerce

Saber como calcular frete é fundamental para quem faz vendas pela internet. Isso porque o valor cobrado do cliente pela entrega tem uma forte influência na decisão de compra. Sendo assim, pode fazer com que a pessoa desista de realizar o pedido, caso não esteja dentro das suas expectativas.

Além disso, um cálculo adequado é fundamental para que a própria empresa possa fazer o controle dos seus custos operacionais. Sem falar que possibilita adotar estratégias e campanhas como descontos no envio ou até mesmo a oferta de frete grátis.

Sendo assim, entender como o cálculo é feito é essencial para garantir uma operação saudável, especialmente quando existem muitas variáveis envolvidas. Então, preparamos este material para esclarecer suas dúvidas e mostrar como calcular o frete de uma forma vantajosa para o seu negócio e para o cliente. Continue lendo para saber mais!

Como calcular frete: passo a passo para reduzir custos

O preço de um produto é o mesmo para todos os clientes, mas o valor pago pelo pedido tende a ser diferente em função do frete. Afinal, ele vai depender de uma série de fatores variáveis, por isso é tão importante administrar da maneira correta esse serviço, a fim de não gerar prejuízos para o negócio e nem “espantar” o cliente.

Saber como calcular frete dos Correios e de transportadoras é fundamental para garantir que a operação se mantenha saudável. Quando o frete é mal com calculado, a empresa pode ter prejuízo em função de o valor pago pelo cliente não cobrir todo o custo do serviço de entrega. A margem de lucro reduz.

Mas também pode acontecer de o valor do frete ficar alto demais. Nesse caso, o cliente terá que pagar muito para ter aquele produto, às vezes, até mais do que a precificação encontrada na concorrência. Então, o negócio tem prejuízo em função da perda de competitividade.

Nesse cenário, tende a acontecer, ainda, de a pessoa abandonar o carrinho. Talvez isso já tenha acontecido até mesmo com você, de o valor da entrega de uma mercadoria ser igual ou mais alto do que o preço dela. Por isso, saber como calcular frete é uma etapa fundamental para quem trabalha com vendas pela internet.

Vale ressaltar que o custo de envio tem um peso significativo na decisão de compra, conforme citamos. Então, chegar a um valor que seja justo e acessível para o cliente é fundamental para garantir a venda e a satisfação do público, o que, por sua vez, se converte em mais oportunidades para o negócio.

O que entra no cálculo do valor do frete?

É importante saber como calcular frete porque o valor dele varia de forma significativa. Afinal, existem diversos fatores que precisam ser considerados nesse cálculo para que ele seja realizado com maior precisão. Veja, a seguir, o que influencia esse custo.

Peso real

O peso real de uma mercadoria diz respeito à quantidade de gramas ou quilos que ela tem. Ou seja, trata-se do peso que pode ser medido com facilidade utilizando uma balança. Ele também é chamado de peso físico real.

Peso cúbico

Esse valor tem relação com as dimensões da mercadoria. Para fazer o cálculo do peso cúbico, é preciso multiplicar a altura do objeto, sua largura e comprimento, sempre em centímetros. Esse resultado deve ser dividido por 6.000 para termos o coeficiente que resulta da relação entre o volume e o peso.

Dimensões da embalagem

O tamanho do pacote também precisa entrar nesse cálculo porque, mesmo que a mercadoria não seja muito grande, se a embalagem for, pode fazer com que o preço aumente. Afinal, a tendência é de que ocupe mais espaço no transporte.

Distância entre origem e destino

Não tem como calcular frete dos Correios ou de transportadora sem considerar essa variável. Isso porque o preço tende a ficar maior conforme a distância ou a acessibilidade, principalmente do endereço de destino. Portanto, as informações devem ser preenchidas com muita precisão.

Tipo de serviço

Tem como calcular o frete dos Correios e de transportadoras também conforme o tipo de serviço contratado. Existem as entregas econômicas, a padrão e as opções expressas, como o Sedex, que chegam mais rápido até o destino. Essas costumam ter um valor mais alto em função da agilidade da entrega.

Serviços adicionais

As empresas de entrega também costumam oferecer serviços adicionais, como o seguro, a coleta ou a reentrega. Quando eles são contratados pela loja ou pelo cliente, o frete acaba ficando mais caro.

Como calcular frete em 4 passos

Depois de conferir as informações desse tópico, você verá como calcular frete é muito fácil. Com apenas quatro passos você realiza esse cálculo por conta própria. Mas o processo pode ser facilitado com o uso de ferramentas.

São vários pedidos que precisam ser processados e diferentes produtos para gerenciar. Sendo assim, contar com o uso da tecnologia ajuda a evitar erros e traz mais agilidade e produtividade. De toda forma, veja como fazer esse cálculo sem complicação.

1. Calcule o volume do pacote e o peso

Você viu que as dimensões do pacote, assim como o peso do produto, influenciam o valor do frete. Então, antes de tudo, é preciso ter em mãos o tamanho correto, assim como o peso, para que você possa fazer o cálculo com maior precisão. Use uma balança e uma régua ou trena para obter essas informações.

2. Escolha a empresa de entrega

Não se esqueça de que o serviço de entrega costuma ter um valor diferente em cada empresa fornecedora. Então, escolha uma para ser sua parceira e consulte a tabela de valores e os tipos de serviços oferecidos.

3. Veja qual é o endereço correto

Confira qual é o endereço correto de origem e destino, pois será necessário calcular a distância entre eles para que o frete seja precificado da maneira correta. Tenha bastante cuidado ao conferir essas informações porque um pequeno erro, por exemplo, no CEP, pode causar uma diferença enorme de preço.

4. Escolha o tipo de entrega e os serviços necessários

Para finalizar, escolha o tipo de entrega, se econômica, padrão, expressa ou outras opções, inclusive aquelas personalizadas para lojistas. Também analise a necessidade de contratar serviços adicionais, como aqueles que citamos.

Usar um sistema de gestão ou plataforma de envios

Explicamos que tem como calcular frete de uma forma mais simples utilizando uma ferramenta específica para isso. Dessa forma, em vez de se preocupar com os cálculos manuais, você consegue ter mais precisão nos valores, e ainda a vantagem de obter os preços de diferentes transportadoras.

É isso que o Melhor envio faz para você. Ele é uma plataforma gratuita para fazer a cotação de fretes para e-commerce, assim como a gestão dele. Você pode comparar os preços entre as transportadoras, gerar os fretes, emitir etiquetas e ainda acompanhar cada envio. O melhor de tudo é que não tem mensalidade nem número mínimo de pedidos.

Por isso, é uma ferramenta muito prática para o seu dia a dia, que facilita de forma significativa a gestão dos fretes e ainda ajuda na otimização de custos, por trazer diversas opções de transportadora para o seu negócio e para os clientes.

Quais são os impactos do frete nos custos de uma empresa?

Já falamos um pouco sobre isso, mas é importante reforçar a influência significativa que o frete exerce nos custos da empresa. Ele tende a influenciar a precificação do produto, por exemplo. Afinal, se o serviço de entrega for caro demais, será necessário reduzir a margem de lucro para manter a competitividade.

Porém, com esse tipo de manobra a empresa tem um faturamento mais baixo, o que pode prejudicar as operações e até mesmo levar à inviabilidade do negócio. Além disso, como explicamos, o frete interfere de forma direta na decisão de compra.

Quando ele está alto demais, a tendência é o consumidor procurar por outra loja ou empresa que consiga oferecer condições mais atrativas. Logo, não saber como calcular frete pode dificultar a precificação correta do serviço de envio, a empresa poderá perder oportunidades de vendas e comprometer a saúde financeira.

Dicas para otimizar o cálculo de frete no dia a dia

Para finalizar, fizemos uma seleção de dicas práticas que vão ajudar na otimização do cálculo do frete no dia a dia do seu negócio. Confira!

Prefira embalagens menores e leves

Não se esqueça de que o peso da embalagem e as dimensões dela são consideradas no cálculo do frete. Por isso, é interessante que você dê preferência para pacotes menores e mais leves. Dessa forma, é possível ter uma mercadoria mais compacta para que o valor da entrega fique menor também.

Negocie contratos

Lembra que explicamos que é possível encontrar pacotes de serviços especiais para lojistas? Tanto os Correios quanto as transportadoras trazem a opção de negociar contratos que vão oferecer taxas mais em conta para sua empresa. Vale optar por essa estratégia para ter acesso a esses valores memores e garantir uma boa competitividade.

Teste diferentes transportadoras

Antes de fechar um contrato, é interessante testar algumas transportadoras para você conhecer os serviços delas e a qualidade do trabalho. Assim, poderá observar os prós e os contras de cada uma, o que inclui o valor do frete, para dar preferência àquelas com as melhores condições.

Monitore indicadores logísticos

Os indicadores logísticos permitem avaliar diferentes aspectos, como fluxo de trabalho de uma empresa, agilidade da entrega e performance geral. Dessa forma, você obtém dados para tomar decisões mais estratégicas, identificando quem oferece as opções mais atrativas e quem é mais eficiente.

Aproveite a tecnologia

Como última dica, não se esqueça que você pode aproveitar a tecnologia e utilizá-la como sua aliada para fazer o cálculo do frete, assim como a gestão dos processos logísticos do seu negócio.

Escolha uma boa plataforma, que traga essa possibilidade de gerenciar a entrega em cada uma de suas etapas e disponibilize serviços gratuitos, o que vai ajudar na otimização de custos trazendo uma maior margem de lucro para o seu negócio.

Ficou claro para você como calcular frete do jeito certo? Não se esqueça de que a precisão desse cálculo é fundamental para que o seu negócio seja mais atrativo para o público e tenha uma boa competitividade. A estratégia correta de precificação faz toda a diferença para a saúde financeira da empresa e ainda aumenta as chances de sucesso do seu e-commerce.

Se você também quer simplificar o cálculo de fretes no dia a dia e ainda economizar com as entregas, vale conhecer ferramentas como o Melhor Envio, que automatizam essa etapa sem complicações ou mensalidades.

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