O plano de marketing é importante para o sucesso das pequenas e médias empresas, as PME’s, especialmente se analisarmos a atual situação do nosso mercado, muito mais competitivo e saturado de novos concorrentes.
A falta de planejamento é o principal motivo para o fracasso de algumas instituições. Não se pode mais contar apenas com o bom e velho feeling para a tomada de boas decisões. É por isso que um planejamento bem desenvolvido e estruturado, que leve em consideração as variáveis do ambiente externo, se transforma em uma ferramenta indispensável dentro do cenário mercadológico.
Seguindo essa linha, confira um simples passo a passo que fizemos para você desenvolver um plano de marketing eficiente.
O que você verá no artigo:
Plano de marketing: defina um objetivo relevante
O primeiro passo é entender qual objetivo a empresa pretende atingir com a implementação do plano. Existem muitas metas possíveis: aumentar as vendas, fidelizar clientes, agregar maior valor à marca, desenvolver novos produtos e estratégias de comunicação interna, etc.
É importante que esse objetivo seja relevante, mensurável e bem definido. Um bom exemplo seria: “aumentar as vendas em 12% no ano de 2017, contando com ações de atração e retenção de clientes”.
Além disso, também é possível contar com a ajuda de um bom software de gestão empresarial (ERP) para otimização dos processos internos e busca de dados do negócio, assim as informações serão as mais precisas possíveis — um excelente início para seu plano de marketing.
Analise o ambiente externo e interno da empresa
Antes de tomar qualquer decisão, é importante fazer uma análise sistêmica das diversas variáveis que podem afetar seu plano, de modo positivo ou negativo. Essa análise deve ser desenvolvida levando em consideração o ambiente interno e externo da empresa. Por isso, no segundo passo, pergunte-se: quais são as variáveis externas e internas que podem afetar meu plano?
Uma ótima ferramenta para isso é a análise FOFA (Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças). Essa técnica contempla os aspectos internos (pontos fortes e fracos) e externos (ameaças e oportunidades) do empreendimento.
Elabore um plano de ações para atingir o objetivo definido
Após a definição do objetivo principal e análise das variáveis que podem afetar o plano, é o momento certo de pensar nas ações necessárias para alcançar os resultados pretendidos. Afinal, nada cai do céu. Esse plano deve conter o passo a passo para mudar o status quo da sua empresa.
Aqui, podemos usar a ferramenta 5W2H para desenvolver o plano. O mecanismo leva em consideração sete perguntas principais. São elas:
- O que (what) deve ser feito?
- Por que (why) deve ser implementado?
- Quem (who) é o responsável?
- Onde (where) deve ser executado?
- Quando (when) deve ser implementado?
- Como (how) deve ser conduzido?
- Quanto (how much) vai custar a implementação?
Defina métricas para avaliação dos resultados
O último passo é definir procedimentos que possam auxiliar na avaliação dos resultados finais. Para isso, é importante usar os indicadores-chave de desempenho ou KPI’s (Key Performance Indicator), que contribuem na classificação dos tópicos mais essenciais para a empresa, deixando de lado dados que não teriam relevância.
E então, agora que você já sabe como elaborar um plano de marketing eficiente, compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais e contribua para que outras pessoas também possam entender sobre o assunto!