Em meio a tantos concorrentes, seu produto ou serviço precisa se destacar e ser reconhecido para atrair o interesse das pessoas, gerar tráfego para seu empreendimento e, com isso, alavancar suas vendas e seu status no mercado.

Uma das estratégias de e-commerce mais conhecidas para atrair audiência é a de tráfego orgânico. Se você não sabe muito bem o que isso significa, não precisa se preocupar, ao longo desse post, explicarei sobre isso.

Mas também existem outros meios e estratégias para atrair público para o seu e-commerce! Por isso, hoje separei um conteúdo rico para você saber tudo sobre tráfego!

Se você quer ficar por dentro de tudo, esse é o lugar certo, continue lendo!

O que é tráfego

Na verdade, é bem simples! Tráfego é como chamamos todo o alcance, visitas e visualizações que você recebe em suas páginas, sites, redes sociais, blogs e outros. É uma métrica baseada nos acessos que o seu conteúdo recebe.

Tipos de tráfego

Tráfego orgânico

Este canal gera audiência de forma não paga para o seu site/blog, ou seja, de modo espontâneo. As pessoas que compõem o público orgânico da sua loja virtual são aquelas que chegaram até suas páginas por meio de pesquisa nos motores de busca, usando palavras-chave relacionadas aos seus produtos e serviços.

O tráfego orgânico com certeza é muito importante para sua loja online. Quanto maior ele for, maiores são as chances de atingir seus objetivos sem precisar desembolsar um alto valor em anúncios. Além disso, um grande volume de acessos naturais geram autoridade para a sua página.

As vantagens de se trabalhar com o tráfego orgânico são muitas. O custo-benefício é muito bom, pois ajuda a reduzir custos de marketing e a aumentar sua margem de lucro. Além disso, quanto mais visitantes você conseguir atrair para o seu site, menos irá gastar!

Com o tráfego orgânico, é possível aumentar a relevância e credibilidade da sua loja virtual. 

A melhor forma de atrair tráfego orgânico de qualidade é usando estratégias de SEO. O SEO para e-commerce é uma das estratégias mais práticas e econômicas para impulsionar as suas vendas na internet. Essa estratégia consiste no conjunto de técnicas que ajudam o seu site a se posicionar nos primeiros resultados apresentados nos buscadores, como o Google.

Mas, para que sua loja virtual tenha muito sucesso fazendo estratégias de SEO, é preciso estar em uma plataforma com SEO amigável.

Sem uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, algumas boas práticas de otimização para buscas não conseguem ser aplicadas, comprometendo o desempenho da loja virtual.

Portanto, para que sua loja siga 100% as boas práticas do SEO, sua plataforma deve adequar-se. Mas, como?

A iSET, por exemplo, é uma plataforma que sempre está na vanguarda das boas práticas de SEO. Muitas das otimizações são automáticas ou semi-automáticas (permitem personalização) enquanto várias outras você possui total controle.

Além disso, a iSET permite a personalização da URL gerada pela loja e a definição de um CSS personalizado para categorias especiais, alterando por completo o layout da loja. Além disso tudo, também é possível personalizar o título, a descrição e as palavras meta para SEO. Legal, né?

Tráfego pago

 tráfego pago é gerado quando você investe em anúncios no Google ou outros canais como Facebook Ads para atrair visitantes. Como o próprio nome sugere, é uma estratégia que exigem um pagamento para que você consiga atingir seu público ideal.

Tráfego direto

Tráfego direto é quando o visitante digita diretamente na barra do navegador a URL do seu site. Ou seja, ele já conhece a sua página online por algum outro meio e não precisa mais ficar procurando informações nos buscadores.

Tráfego de referência

Tráfego de referência é quando um usuário clica em um link disponível em um outro site e é redirecionado para o seu. É o que acontece quando você trabalha com estratégias de link building.

Tráfego social

O tráfego social é aquele que é gerado a partir das redes sociais. Acontece quando você insere o endereço de seu e-commerce em seus posts nas mais diversas redes sociai. Através desse recurso é muito mais fácil realizar vendas nas redes sociais.

Estratégias para aumentar o tráfego

O mundo do e-commerce está em crescente expansão e para seguir nesse caminho, sua loja virtual deve ofertar produtos de qualidade, atender bem seus clientes e estar bem estruturada. Mas, além disso, você deve investir em estratégias para atrair tráfego qualificado!

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia bastante eficaz de como aumentar as vendas em uma loja virtual. Com ele, você pode além de atrair mais clientes para o seu e-commerce, educá-los a respeito de seu produto e com isso gerar ainda mais valor e necessidade por suas soluções.

As estratégias envolvendo a produção de conteúdo consiste basicamente em criar conteúdo relevante em suas plataformas, como blog ou redes sociais. A intenção é conduzir seus potenciais compradores até a realização da compra através de sua jornada como cliente.

Links Patrocinados

Essa estratégia impulsiona os acessos a sua loja e aumenta suas chances de converter o interessado em cliente. Google AdWords é a plataforma mais utilizada para veicular anúncios pago.

Links patrocinados, nos buscadores, são aqueles primeiros resultados que aparecem ao pesquisar sobre determinado assunto e, logo abaixo, são sinalizados como “patrocinados” ou com a palavra “anúncio” ao lado do título.

Esse recurso é muito importante pois, além de destacarem os seus anúncios entre os primeiros lugares do buscador, eles são exibidos para as pessoas certas e nos locais certos!

Ao investir em ferramentas pagas, é possível segmentar para quem os anúncios irão aparecer. Não importa se o seu público-alvo está em uma pequena cidade do interior ou espalhado em uma grande metrópole, as plataformas de anúncios vão encontrá-lo e exibir o seu anúncio!

Por fim, com a mídia digital paga, é possível desenvolver estratégias de remarketing e gerar mais visibilidade para o seu site e, consequentemente, fortalecer a sua marca.

O remarketing é uma funcionalidade muito interessante e que é responsável por fazer muitas pessoas pensarem que estão sendo observadas.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta essencial para quem deseja saber como aumentar as vendas em uma loja virtual. Ele serve para divulgar a sua marca, atrair e converter mais clientes.

Essa estratégia pode ser usada para oferecer conteúdos do seu blog que estejam de acordo com o estágio do funil de vendas em que o potencial cliente se encontra, testes grátis do seu produto e promoções!

Programa de Afiliados

O Programa de Afiliados é um ótimo jeito de receber clientes por indicação. Ele funciona basicamente assim: seu cliente ganha comissão ao indicar uma pessoa para comprar ou contratar seus serviços.

Uma parte importante dessa estratégia é pensar nas comissões. Você pode, por exemplo, oferecer 10% de comissão por mês, durante o período de um ano, de acordo com o valor do produto comprado ou serviço contratado.

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.