Pode não parecer, mas compreender como negociar e fechar parcerias com influencers faz total diferença na forma como os negócios operam, independentemente de nicho, porte ou localização. Em parte, o motivo para esse fenômeno está no aumento de influenciadores, mas também há o fator dos hábitos de navegação online do brasileiro.
Um relatório do Data Reportal identificou que, em 2024, o Brasil contava com 114 milhões de usuários de redes sociais — cerca de 66,3% do total da população! Esses números, associados aos marketplaces de plataformas como Instagram, TikTok e Facebook, resultam em uma nova tendência de compra.
Com essa oportunidade, surge uma chance de ouro de associar influenciadores à sua marca para melhorar as vendas. Ao criar um link entre uma pessoa famosa e o seu produto ou serviço, as chances de atrair, converter e fidelizar clientes aumentam exponencialmente — e é sobre essa estratégia que falamos neste material!
Hoje, vamos te mostrar:
- como negociar e fechar parcerias com influencers;
- quais os tipos de parcerias com influencers que você pode contatar;
- como funciona uma divulgação;
- qual a média de preço de influenciadores;
- um modelo de texto pronto para pedir parceria;
- como monitorar e avaliar os resultados das suas parcerias com influencers.
Vamos lá? Boa leitura!
Marketing de influência: o que é e quais os impactos nas vendas?
O marketing de influência é uma estratégia que utiliza figuras influentes e relevantes das redes sociais para promover marcas, produtos ou serviços. Esses influenciadores podem ser celebridades, especialistas ou criadores de conteúdo sobre determinado nicho, com um público já segmentado, definido e engajado.
O objetivo do marketing de influência é divulgar uma marca a um novo grupo de pessoas com potencial de consumi-la. Para esta finalidade, a empresa propõe sorteios, postagens patrocinadas, vídeos, reviews e outros conteúdos associados ao influenciador. Assim, o público estende sua confiança e interesse, inicialmente focada no influencer, para um produto ou serviço.
Para esclarecer o quão valioso é saber como negociar e fechar parcerias com influencers, você precisa conhecer alguns dados da Opinion Box em parceria com a Influency:
- 69% dos entrevistados revelaram já ter comprado algo recomendado por influenciadores;
- 75% afirmaram que consideram provável realizar novas compras baseadas em recomendações.
Ou seja: a parceria com influencers é uma excelente forma de ampliar o seu público e melhorar as suas chances de venda! Porém, lembre-se: é essencial compreender os tipos, funcionamento e particularidades antes da contratação.
Como negociar e fechar parcerias com influencers: passo a passo + exemplo de negociação
Para saber como negociar e fechar parcerias com influencers, você pode seguir esses 7 passos:
- defina seus objetivos;
- escolha o tipo de influenciador;
- pesquise e selecione o melhor influencer;
- entre em contato de forma profissional;
- negocie termos, valores e tempo de parceria;
- formalize a parceria;
- acompanhe a campanha e monitore os resultados.
Entenda melhor cada um deles a seguir.
1. Defina seus objetivos
Antes de buscar uma pessoa para representar sua marca nas redes sociais, é crucial que você compreenda seus objetivos. Pergunte-se:
- você quer aumentar o reconhecimento da marca?
- quer mais engajamento nas redes?
- busca impulsionar as vendas de um produto ou serviço em específico?
- deseja direcionar o tráfego para um e-commerce ou outro site?
Ter clareza nessa primeira etapa te ajuda muito nas próximas fases, como você vai compreender em breve.
2. Escolha o tipo de influenciador
Como existem muitos influenciadores atualmente, é mais fácil você selecioná-los de acordo com o número de seguidores e engajamento. Essa medida ajuda, inclusive, a definir o orçamento para a parceria. Os principais tipos são:
- nano influenciadores (até 10k seguidores): engajamento alto, ótimo para nichos específicos;
- micro influenciadores (10k-100k seguidores): boa conexão com o público e conversões;
- macro influenciadores (100k-1M seguidores): maior visibilidade, porém menor taxa de engajamento;
- mega influenciadores (+1M seguidores): ideal para campanhas massivas e branding.
Lembre-se: quanto maior o alcance e engajamento do influenciador, mais caros serão seus trabalhos!
3. Pesquise e selecione o melhor influencer
Atualmente, existem vários sites para fechar parceria com influencers, como o Influu, Influency.me, HypeAuditor ou BuzzSumo. Nessas páginas, você analisa métricas como:
- compatibilidade entre o público-alvo do influenciador e o seu;
- taxa de engajamento;
- qualidade do conteúdo e autenticidade;
- histórico de parceria com outras marcas.
Assim, você garante que sua colaboração será com alguém que se conecta à sua marca.
4. Entre em contato de forma profissional
É muito importante transmitir os valores e a seriedade da sua empresa nas comunicações com os influencers — mesmo em linguagens mais acessíveis e joviais!
Para isso, capriche na escrita, apresente brevemente o histórico do seu negócio e deixe claro o tipo de parceria que você busca. Além disso, evidencie que valoriza o trabalho do influenciador e oferece uma troca justa.
5. Negocie termos e valores
Com base nos seus objetivos, você vai definir a forma de trabalho com o influenciador e, juntos, vão chegar a um preço que contemple o que você deseja. Para definir um valor justo, você precisa:
- analisar o mídia kit do influenciador para entender suas métricas e engajamento;
- negociar pacotes, ao invés de postagens individuais;
- oferecer benefícios, como participação em eventos ou envio de produtos.
Mas tenha cuidado: não valorizar o trabalho alheio pode ser muito prejudicial para o seu negócio.
6. Formalize a parceria
Uma vez definidos os detalhes, formalize a parceria via contrato. Garanta que o documento contemple todas as informações do acordo, como:
- formato e quantidade das postagens;
- prazos e cronograma;
- forma de pagamento e valores;
- uso de imagem;
- cláusula de exclusividade.
Assim, você evita mal-entendidos e protege ambas as partes.
7. Acompanhe a campanha e monitore os resultados
Por fim, este é o momento de colher os frutos do seu trabalho! Após a postagem dos conteúdos, colete informações (tanto das suas redes quanto das do influencer) para analisar os resultados da campanha.
Aqui, faz total diferença utilizar um sistema de gestão de negócios que te ajude a monitorar os dados — como o Bling!
Exemplos de Negociação: Texto pronto para pedir parceria
Como mencionamos, bons exemplos de negociação incluem boa escrita, histórico do negócio e, se possível, o tipo de parceria que você busca. É importante oferecer uma troca justa pelo trabalho do influenciador.
Um modelo de proposta de parceria pode seguir o seguinte texto:
“Oi [Nome do Influenciador], tudo bem?
Adoramos o seu conteúdo e acreditamos que seu material tem sinergia com nossa marca, [Nome da Empresa]. Planejamos uma campanha [tipo de campanha] e gostaríamos de explorar uma parceria com você.
Podemos conversar sobre como podemos trabalhar juntos? Aguardo seu retorno!
Atenciosamente, [Seu Nome] [Seu Contato]”
Seja direto, mas sem parecer genérico ou robótico. Se precisar, adapte este texto pronto para pedir parcerias com mais detalhes, tanto sobre o que você espera, quanto sobre o que oferece.
Lembre-se de que, assim como você, o influenciador também tem interesses em métricas e ganhos online, então, a união deve ser benéfica para os dois lados.
Quais os tipos de parcerias com influencers que posso escolher?
Certo, agora que você já sabe como negociar e fechar parcerias com influencers, vamos te ensinar os principais tipos de colaboração, que são:
- permuta;
- post patrocinado;
- comissionamento;
- presença em eventos.
Veja como funciona a parceria de divulgação, as vantagens e desvantagens de cada um na tabela.
Tipo de parceria | Vantagens | Desvantagens |
Permuta (recebidos e unboxing) | • baixo custo para a marca; • pode gerar conteúdo orgânico; • boa estratégia para pequenos negócios. | • sem garantia de publicação ou engajamento; • influenciadores maiores podem recusar; • difícil mensurar o retorno. |
Post patrocinado | • alcance mais rápido e amplo; • a marca tem mais controle sobre o conteúdo; • possibilidade de segmentação do público. | • pode ser caro, a depender do influenciador; • público pode perceber como “publicidade forçada”; • engajamento pode não converter. |
Comissionamento (afiliado) | • pagamento baseado em resultados; • influenciador se esforça mais para vender; • ideal para e-commerces e negócios digitais. | • influenciadores podem preferir pagamentos fixos; • pode demorar para gerar resultados; • exige acompanhamento e controle. |
Eventos (experiência VIP) | • gera credibilidade e desejo; • conteúdo espontâneo e diferenciado; • aumenta o relacionamento entre marca e influencer. | • custo alto (viagens, logística, brindes); • nem sempre há conversão em vendas; • resultados podem ser difíceis de mensurar. |
Cada tipo de parceria tem seu propósito, bem como seus benefícios e desafios. Por este motivo, é importante seguir bons exemplos de negociação para contornar os pontos de objeção e garantir uma colaboração interessante para os dois lados.
Tabela de preços de digital influencer: quanto custa o trabalho de cada um?
Assim como na prestação de qualquer tipo de serviço, um influenciador cobra mais ou menos a depender da complexidade do trabalho, do seu nível de engajamento e experiência e outros fatores, como:
- número de seguidores;
- nicho de atuação;
- tipo de conteúdo;
- plataforma;
- duração da parceria.
Para esclarecer a média desses valores, veja a tabela de preços de digital influencer, baseada em pesquisa da Influency.
Tipo de influenciador | Valor |
Nano influenciador (até 10k seguidores) | R$ 50,00 e R$ 500,00 |
Micro influenciador (entre 11k e 100k seguidores) | R$ 500,00 a R$5.00,00 |
Macro influenciador (entre 101k e 1M seguidores) | R$ 5.000,00 a R$ 50.000,00 |
Mega influenciador (acima de 1M seguidores) | a partir de R$ 50.000,00 |
É claro que essas informações são apenas uma base. Como mencionamos, o valor é variável e, para obter bons acordos, você deve negociar com cuidado e responsabilidade, com cuidado para evitar termos abusivos (tanto para você quanto para a outra parte).
Também é importante ressaltar que a tabela de preços para blogueiras iniciantes é bastante flexível, uma vez que a parceria pode ser benéfica principalmente para quem está no início da carreira.
Quais as melhores redes para investir em marketing de influência?
Saber como negociar e fechar parcerias com influencer passa também pela escolha da rede certa. Essa decisão depende do objetivo da divulgação, afinal, cada plataforma atrai determinado público. Ou seja: você deve estabelecer o que busca, para escolher em qual canal investir seu orçamento para marketing de influência.
Por exemplo: de acordo com o relatório da Data Reportal, o Instagram é uma plataforma excelente para pessoas entre 18 e 34 anos, com altas taxas de engajamento e variedade de formatos disponíveis para postagem; por outro lado, o TikTok tem um público mais amplo, de 13 a 35 anos, também com alta taxa de engajamento, mas com menos possibilidade de explorar diferentes conteúdos.
Em outras palavras: definir a rede social para investir em marketing exige um estudo mais aprofundado, não apenas da plataforma em si, como uma compreensão profunda sobre suas metas e objetivos.
Como o Bling te ajuda a mensurar os resultados do marketing de influência?
Chegamos ao fim do guia sobre como negociar e fechar parcerias com influencers! Agora, o próximo passo é colocar seus aprendizados em prática e começar a monitorar os resultados. E quer jeito mais fácil de acompanhar as métricas do que com o Bling?
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