√Č aut√īnomo, algu√©m que precisa de renda extra ou quer empreender na internet? Os canais de m√≠dias sociais evolu√≠ram e agora oferecem fun√ß√Ķes exclusivas para criadores de conte√ļdo. Isso explica bastante o interesse das pessoas em aprender como monetizar o Instagram

De 2010, quando o aplicativo foi criado, até hoje, o Instagram foi de uma rede para compartilhamento de fotos para um canal de marketing poderoso para marcas, empresas e influenciadores digitais.

A rede social n√£o deixou para tr√°s a fun√ß√£o para a qual foi criada, pois o conte√ļdo visual ainda √© o ativo principal. As mudan√ßas mais relevantes foram a inclus√£o de novos formatos e ferramentas que adequaram o Instagram √†s demandas atuais dos usu√°rios.

Dessa forma, quem deseja usar a plataforma e os recursos disponíveis para ganhar dinheiro na internet pode aproveitar a popularidade do Instagram para empreender.

Neste artigo, explicamos como funciona a monetiza√ß√£o, ideias de a√ß√Ķes para gerar dinheiro com o seu perfil e dicas para que o seu conte√ļdo chegue a mais pessoas e aumente as chances de voc√™ obter um bom retorno do investimento.

Continue a leitura e confira todos os detalhes!

O que é monetização no Instagram?

A monetiza√ß√£o do Instagram √© o conjunto de recursos nativos da rede social dispon√≠vel para os usu√°rios promoverem a√ß√Ķes em seus perfis e ganharem dinheiro. As ferramentas atuais s√£o: cria√ß√£o de loja virtual, parceria com marcas e influenciadores e ativa√ß√£o de Live Badges nos v√≠deos ao vivo.

As inova√ß√Ķes na rede social s√£o resultados da evolu√ß√£o do pr√≥prio canal como um meio para promover marcas e pessoas.

Se antes eram os blogs que dominavam a internet, o principal desejo da geração atual é se tornar um influenciador digital. Uma pesquisa da consultoria Nielsen, divulgada pela revista Veja, destaca que o Brasil é o país dos digitais influencers (o termo em inglês).

Entre as diversas plataformas, existem mais de 500 mil contas com 10 mil seguidores, cujos donos s√£o chamados de nano influencers. Pessoas comuns, que formam uma comunidade forte, engajada e influenciada pelo seu posicionamento.

No Instagram, o estudo aponta que existem 10,5 milh√Ķes de perfis com ao menos mil seguidores. N√ļmero que √© maior entre os pa√≠ses analisados. Por√©m, voc√™ deve estar pensando: ‚ÄúE tem gente para consumir tanto conte√ļdo de influenciador?‚ÄĚ.

A Veja traz outra pesquisa, agora das plataformas Hootsuite e We Are Social, para provar que sim. Segundo o levantamento, o Brasil é o segundo (44,3%) país no ranking dos que mais seguem influenciadores, atrás apenas das Filipinas.

O Instagram, assim como outras plataformas, √© uma rede social que permite o posicionamento em primeira pessoa. 

Resumindo, n√£o existe intermedi√°rio entre o criador da conta e um potencial cliente ou seguidor. Basta abrir a c√Ęmera do celular para fazer a divulga√ß√£o de uma ideia, promover uma a√ß√£o ou gerar conversas.

Leia também >>> O que é SMO e como usar a estratégia no seu negócio?

Como funciona a monetização do Instagram?

Para monetizar o Instagram, √© importante entender quais s√£o os passos para ter acesso aos recursos nativos que permitem ganhar dinheiro com seu conte√ļdo na plataforma. A rede social exige os seguintes requisitos:

  • ter, no m√≠nimo, 18 anos;
  • usar o perfil no modo ‚ÄėConta profissional‚Äô;
  • criar uma base de seguidores org√Ęnica, com crescimento natural e sem v√≠nculos com rob√īs de curtidas ou compra de seguidores;
  • gerar intera√ß√Ķes com os conte√ļdos, obtendo engajamento, coment√°rios, compartilhamentos e mais;
  • cumprir todas as diretrizes de comunidade, monetiza√ß√£o para parceiros e conte√ļdo, termos de uso, termos de pagamento e de direito autoral do Instagram.

Verificando se a conta est√° habilitada para monetizar

A dedicação ao seu perfil para conquistar seguidores e engajamento é o caminho para monetizar o Instagram. Para acompanhar e saber se o recurso está liberado, siga as etapas abaixo:

  • Acesse o menu Configura√ß√Ķes do seu perfil (no canto superior direito da tela) e clique em ‚ÄúConfigura√ß√Ķes e privacidade‚ÄĚ; 
  • Clique na op√ß√£o ‚ÄúFerramentas e controles para criadores de conte√ļdo‚ÄĚ; 
  • Clique em ‚ÄúStatus de monetiza√ß√£o‚ÄĚ; 
  • Caso seu perfil esteja aprovado aparecer√° a mensagem ‚ÄėVoc√™ est√° liberado para monetizar‚Äô.

Portanto, basta seguir com o trabalho e verificar constantemente a liberação do perfil.

Quantos seguidores preciso ter para monetizar o Instagram?

O Instagram n√£o exige um n√ļmero m√≠nimo de seguidores para liberar a monetiza√ß√£o da conta. Uma avalia√ß√£o positiva da plataforma em rela√ß√£o ao desempenho conforme os itens descritos acima √© o que permitir√° o acesso. Para liberar alguns recursos, entretanto, √© necess√°rio ter 10 mil seguidores ou mais (como √© o caso das Assinaturas).

Como monetizar o Instagram?

As ferramentas nativas s√£o uma conquista importante para os criadores que usam o Instagram, mas n√£o s√£o a √ļnica maneira. Afinal, a estrat√©gia e a qualidade do conte√ļdo que voc√™ cria s√£o os principais diferenciais para ganhar relev√Ęncia e dinheiro por meio da rede social.

Para te inspirar, selecionamos onze dicas para monetizar o Instagram, tendo ou n√£o os recursos nativos liberados. Confira!

1. Criar uma loja online

Quer come√ßar a vender produtos de forma descomplicada, mesmo sem ter um site? Crie uma loja no seu perfil, op√ß√£o dispon√≠vel para as contas profissionais. 

A cria√ß√£o √© feita por meio do Gerenciador de Com√©rcio, ferramenta na qual voc√™ cadastra o cat√°logo de produtos, cria cole√ß√Ķes e personaliza o layout da loja. 

O pagamento não é processado pelo Instagram, mas é permitido incluir um meio de finalização de compra em outro site, por exemplo, gerando um link de pagamento e enviando para o cliente.

Ao criar a loja, você ganha uma aba exclusiva no perfil e você pode divulgar os itens nos Stories, incluindo stickers de produtos, além de poder marcá-los em postagens no feed, facilitando a compra.

Leia mais: Saiba por que incluir o Instagram Stories em sua estratégia.

2. Utilizar o marketing de influência

Outra alternativa de como monetizar o Instagram é usando o marketing de influência

O posicionamento como influenciador na rede √© positivo, pois as contas de criadores de conte√ļdo t√™m um engajamento 6,8% maior que as contas de empresas, segundo o Relat√≥rio de Engajamento Instagram 2023 da mLabs.

Esse alcance √© interessante para as marcas. O segredo √© escolher um nicho pelo qual voc√™ tem interesse para criar conte√ļdo, aproveitando seu conhecimento e experi√™ncias na √°rea.

Os nano e micro influenciadores, perfis com contas entre mil e 10 mil seguidores, est√£o chamando a aten√ß√£o do mercado, ent√£o, foque na constru√ß√£o de uma comunidade engajada e n√£o em altos n√ļmeros de seguidores. 

3. Entrar em programas de afiliados

Os programas de afiliados também podem ser um meio para monetizar o Instagram. Por exemplo, se você tem um perfil sobre organização financeira, pode divulgar cursos relacionados a esse tema no seu perfil, ganhando comissão das plataformas.

Nesse caso, o Instagram ser√° o meio de venda. Para que o seu conte√ļdo n√£o seja apenas o repasse de links, planeje as postagens oferecendo conte√ļdo rico e encaixando as indica√ß√Ķes.

Uma dica √© fazer uma curadoria das indica√ß√Ķes na plataforma de afiliados para que voc√™ n√£o indique cursos ou treinamentos mal avaliados. Seja criterioso!

4. Vender infoprodutos

Voc√™ tem seus pr√≥prios infoprodutos? Aproveite que todos os perfis podem incluir links nos Stories e divulgue seus itens, ofertas e promo√ß√Ķes.

Por exemplo, fot√≥grafos e designers especializados em edi√ß√£o de fotos est√£o desenvolvendo presets ‚ÄĒ pacotes de efeitos para as pessoas aplicarem sozinhas nas pr√≥prias fotos ‚ÄĒ e vendendo on-line.

Voc√™ pode utilizar uma plataforma de cria√ß√£o de infoprodutos para desenvolver sua p√°gina com baix√≠ssimo custo e pagamento j√° integrado. Estude as demandas do seu nicho, pense em um diferencial, crie um infoproduto atrativo e invista na divulga√ß√£o!     

Leia também >>> Como vender pelo Instagram? Guia completo com 10 estratégias.

5. Ativar a opção de assinatura

Essa dica para monetizar o Instagram √© ideal se voc√™ est√° se posicionando como influenciador na rede. Como o nome d√° a entender, a assinatura √© um recurso que d√° acesso a conte√ļdos exclusivos produzidos pelo criador do perfil. 

Os principais benefícios são:

  • selo de assinante ao lado do nome de usu√°rio;
  • stories e lives para assinantes;
  • v√≠deos do Reels e publica√ß√Ķes exclusivas;
  • canais sociais apenas para assinantes (criado pelo influenciador via aplicativo do Messenger);
  • canais de transmiss√£o apenas para assinantes.

Para usar o recurso Assinaturas √© necess√°rio ser maior de 18 anos, ter, no m√≠nimo, 10 mil seguidores e seguir as Pol√≠ticas de Monetiza√ß√£o para Parceiros e as Pol√≠ticas de Monetiza√ß√£o de Conte√ļdo.

6. Oferecer serviços, como edição de Reels

O Reels √© um formato de conte√ļdo bastante popular no Instagram. Se voc√™ sabe criar e editar v√≠deos nesse formato, pode oferecer seus servi√ßos de edi√ß√£o no seu perfil.

Para mostrar suas habilidades, você pode criar vídeos para divulgar seu próprio trabalho e chamar a atenção de potenciais clientes.

Voc√™ pode planejar o conte√ļdo do perfil focando na import√Ęncia do conte√ļdo em v√≠deo, tend√™ncias de edi√ß√£o em altas, dicas do que n√£o fazer, como obter mais engajamento por meio da edi√ß√£o, etc. 

7. Fazer parcerias com empresas 

Outra dica para monetizar o Instagram é fazer parcerias com marcas. A prospecção de potenciais empresas acontece na própria rede social.

No ‚ÄėMarketplace de criadores do Instagram‚Äô, voc√™ adiciona quais s√£o seus nichos de mercado de interesse para entrar no radar das marcas. Isso facilita o envio de mensagens de parceria pelas empresas, que aparecem diretamente na aba Principal. 

As marcas enviam a proposta de parceria com todos os requisitos e valores para o criador analisar e negociar. Para chamar a aten√ß√£o, seu trabalho precisa ter qualidade e o seu p√ļblico se encaixar com o perfil do parceiro.

Ent√£o, seja estrat√©gico ao marcar suas op√ß√Ķes de interesse. 

8. Criar merchans criativos da sua marca

Toda pessoa que está no Instagram é uma marca, portanto, você pode apostar na criação de merchans, os famosos brindes, para monetizar sua rede e obter uma renda extra.

Planeje os brindes conforme o interesse do p√ļblico. Voc√™ pode, inclusive, criar enquetes nos Stories para que seus seguidores escolham os itens mais desejados.

Ent√£o, capriche na pesquisa de op√ß√Ķes, levante fornecedores e valores para oferecer op√ß√Ķes realmente vi√°veis. 

Para facilitar o fechamento das vendas, crie um perfil em um marketplace e, depois, monte um cat√°logo com as op√ß√Ķes de merchans na loja do seu perfil. Assim, voc√™ pode marcar os produtos tanto nas publica√ß√Ķes do feed quanto nos Stories. 

9. Fazer lives com recurso ‚ÄėLive Badges‚Äô

Quando o Instagram libera a monetiza√ß√£o do perfil, um dos recursos ativados √© o ‚ÄėLive Badges‚Äô, selos de apoio que os seguidores podem comprar durante uma live como forma de apoio ao criador de conte√ļdo.

Ao comprar o badge, o seguidor recebe um √≠cone de cora√ß√£o ao lado do seu nome, seus coment√°rios aparecem em destaque e seu nome entra na lista de apoiadores, visualizada pelo criador. 

√Č um recurso simples, mas que estreita o relacionamento com os seguidores, o que pode estimular ainda mais o engajamento deles com o seu trabalho. 

10. Produzir conte√ļdos UGC

O UGC (User Generated Content), em portugu√™s, conte√ļdo gerado pelo usu√°rio, √© uma estrat√©gia adotada por empresas que pagam pessoas para que elas criem conte√ļdo sobre seus produtos.

O objetivo para as marcas √© criar conte√ļdos de qualidade e espont√Ęneos, mesmo que existam orienta√ß√Ķes do que fazer por tr√°s. 

Quem publica o conte√ļdo √© a pr√≥pria marca em seus canais, mas voc√™ pode trabalhar o conte√ļdo do seu perfil, mostrando que domina o tema do parceiro, se comunica bem e entende o prop√≥sito do UGC. 

A prospecção de marcas para esse trabalho também acontecem fora do Instagram, aumentando as chances de conseguir uma oportunidade.

11. Criar canais de transmiss√£o

Fechando a lista de ideias de como monetizar o Instagram, temos a cria√ß√£o de canais de transmiss√£o. Essa √© uma op√ß√£o que voc√™ pode oferecer, caso n√£o tenha o recurso de ‚ÄėAssinatura‚Äô dispon√≠vel.

O canal de transmiss√£o √© aberto e qualquer seguidor pode participar, mas por meio dele voc√™ pode promover a√ß√Ķes exclusivas, como ofertas rel√Ęmpago, enquetes para decidir temas de publica√ß√£o ou saber uma prefer√™ncia entre os seguidores.

Al√©m disso, voc√™ pode propor discuss√Ķes focadas, ajudando de forma mais pr√≥xima os seus seguidores. 

Como ganhar dinheiro com o Instagram? 5 dicas 

Agora que você tem dicas valiosas para monetizar o Instagram, atente-se às cinco dicas abaixo para ter um perfil forte na rede social:

  1. produza conte√ļdo autoral e relevante: aproveite as trends, mas seja original sempre;
  2. crie um planejamento de postagens: consistência e frequência = mais seguidores);
  3. conhe√ßa o perfil de p√ļblico que deseja alcan√ßar: fique de olho nos ‚ÄúInsights‚ÄĚ para garantir que o p√ļblico-alvo desejado est√° chegando ao perfil;
  4. interaja com os seguidores: nunca deixe coment√°rios sem resposta;
  5. utilize hashtags e localiza√ß√£o nas postagens: √© uma forma de categorizar os conte√ļdos e marcar conte√ļdo local.

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Gostou das dicas de como monetizar o Instagram? Então, organize-se e defina quais serão as estratégias que você vai aplicar para que seu perfil seja uma fonte de renda consistente e atraia boas oportunidades.

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