Como ser ponto de coleta da Shein? Guia completo

02 junho, 2025

(como ser) ponto de coleta Shein

A Shein, varejista online de moda, está em plena expansão. Segundo relatório da Global Data, em 2024, a marca alcançou participação de 1,53% no setor, um crescimento mundial de 0,24 pontos percentuais em comparação a 2023. Esse avanço posicionou a empresa à frente de gigantes como Nike (0,15 pontos percentuais) e Gucci (0,17 pontos percentuais). 

No Brasil, a popularidade da plataforma chinesa também não para de crescer, com mais de 50 milhões de consumidores, conforme dados internos.

Diante desse cenário, muitos empreendedores buscam oportunidades para se destacar. Uma dessas possibilidades é entender como ser ponto de coleta da Shein, iniciativa que visa simplificar a logística e as devoluções de produtos de clientes.

Neste artigo, você aprenderá o que são os pontos de coleta da Shein, como se cadastrar para se tornar um, os benefícios envolvidos e o potencial de ganhos ao aderir a essa prática.

Continue a leitura para descobrir como transformar seu espaço em uma fonte de renda extra com os pontos de coleta da Shein!

O que são os pontos de coleta da Shein?

Os pontos de coleta da Shein são estabelecimentos físicos que disponibilizam um espaço para receber as devoluções das mercadorias compradas no marketplace. Com esses locais autorizados, os clientes têm mais facilidade de entregar os produtos para a logística da gigante chinesa, enquanto a empresa reduz os custos de manuseio e envio.

Na prática, os compradores que querem devolver uma encomenda levam os pacotes até o ponto de coleta mais próximo de onde moram, enquanto o parceiro é responsável por receber e armazenar os itens.

O dono da loja não tem custos com a manutenção dos artigos, se beneficia com o recebimento de comissões pelo compartilhamento do ambiente e atrai potenciais compradores para seu comércio.

No caso da Shein, os pontos de coleta desempenham um papel estratégico em relação ao gerenciamento das devoluções, uma vez que oferecem diversos benefícios para a organização. Veja!

  • Redução de custos: a terceirização da coleta de produtos possibilita que a marca reduza custos operacionais, como armazenamento de produtos devolvidos e transporte;
  • Otimização da logística: ter parceiros autorizados ajuda a fazer uma gestão de logística de devoluções mais eficaz, já que o marketplace consegue organizar todo o processo com precisão e agilidade;
  • Parcerias estratégicas: os pontos de coleta proporcionam que a varejista online defina parcerias estratégicas com lojas comerciais, o que melhora a visibilidade da empresa e gera benefícios para ambos;
  • Ampliação da rede logística: ao investir em locais de coleta, aumenta a chance da Shein expandir sua rede logística de forma mais rápida e eficiente, inclusive em áreas onde não tem estrutura.

Quais são os benefícios de ser um ponto de coleta da Shein?

Ser um ponto de coleta da Shein gera algumas vantagens para os estabelecimentos comerciais. Confira as principais!

  • Aumento do fluxo de clientes: as lojas físicas que se tornam locais de coleta atraem muitas pessoas para devolver produtos. Lembre-se que a base de clientes da Shein é ampla, o que pode gerar mais vendas para os comércios;
  • Diferencial competitivo para o negócio: ser parceiro de um marketplace de moda popular contribui para fortalecer pequenos negócios nas regiões nas quais atuam, além de trazer credibilidade;
  • Possibilidade de pagamentos: os pontos de coleta podem receber incentivos ou pagamentos por cada produto recebido para devolução ou troca;
  • Isenção de custos fixos: normalmente, não há taxa de mensalidade, divulgação ou tráfego para ser ponto de coleta.

Para conhecer os pontos de coleta no Brasil, acesse a seção “Mapa” no site da Shein.

Como ser ponto de coleta da Shein?

Embora a Shein não tenha um programa público amplamente divulgado para ser um ponto de coleta, existem algumas condições que os donos de estabelecimentos comerciais devem atender para se tornar um parceiro do marketplace. Confira as exigências básicas:

  • disponibilizar um local físico acessível;
  • ter capacidade de armazenar temporariamente;
  • oferecer um horário de funcionamento flexível;
  • garantir segurança e organização do ambiente.

Conheça os detalhes de cada item!

1. Disponibilizar um local físico acessível

O ponto de coleta deve ter uma boa localização e estrutura física para receber e armazenar os produtos devolvidos pelos clientes da varejista de moda.

2. Ter capacidade de armazenar temporariamente

Os pacotes devem permanecer na loja parceira, sem comprometer o espaço, até que as empresas de coleta da Shein recolham e levem para a central da marca.

3. Oferecer horário de funcionamento e acesso flexíveis

Os estabelecimentos precisam atender às pessoas e recolher os itens em horários comerciais.

A proposta é simplificar a devolução e evitar que o público precise enviar as encomendas para um centro de distribuição da Shein ou pelos Correios.

Oferecer um bom atendimento garante uma boa experiência ao usuário, o que influencia a satisfação e contribui para a fidelização dos clientes.

Além do horário de funcionamento, outra exigência é que o acesso à loja seja direto — ou seja, os espaços não podem estar em centros comerciais, prédios ou condomínios.

4. Garantir segurança e organização do ambiente

Os clientes precisam se sentir seguros para deixar os artigos temporariamente nos pontos de coleta. Por isso, os comércios devem oferecer um local protegido e organizado para armazenar as devoluções.

Para reforçar a segurança, vale destacar que as mercadorias contam com cobertura de seguro. Caso ocorra algum problema com as encomendas, as plataformas prestam suporte aos pontos de coleta por telefone, e-mail ou FAQ.

Como se cadastrar para ser um ponto de coleta da Shein?

Agora que você aprendeu como ser ponto de coleta da Shein, é fundamental compreender como se inscrever para se tornar um parceiro da marca.

Acompanhe o passo a passo para saber como se cadastrar para ser um ponto de coleta da Shein.

1. Entre em contato com a Shein

  • Acesse o site da Shein e vá na seção “suporte” no rodapé da página.
  • Em seguida, procure as opções de contato.
  • Envie uma mensagem e explique seu interesse em se cadastrar na plataforma para ser um ponto de coleta.
  • Verifique as condições da Shein. A empresa fornecerá informações sobre o programa de parceiros e os requisitos (se houver) para se tornar um local de coleta.

2. Verifique se existem empresas intermediárias

Empresas, como a Pegaki, também cadastram lojas comerciais como ponto de coleta. O processo é simples:

  • baixe o aplicativo;
  • preencha alguns dados, como nome, e-mail, telefone, endereço, tipo de estabelecimento e dias e horário de funcionamento;
  • envie fotos da fachada, do interior do espaço e da rua.

3. Faça seu cadastro em marketplaces logísticos

Algumas plataformas, como Mercado Envios (do Mercado Livre) e Loggi, oferecem serviços de pontos de retirada e coleta. Mesmo que essas redes não sejam exclusivas da Shein, podem facilitar o contato com grandes marcas.

4. Invista na visibilidade do seu negócio

Os donos de lojas físicas devem fortalecer a presença digital dos empreendimentos. Afinal, a Shein procura por estabelecimentos de confiança e com bom alcance.

Outra alternativa para ter visibilidade é cadastrar o ponto comercial no Google Perfil de Empresas (ex-Google Meu Negócio) e em redes sociais.

Quanto ganha um ponto de coleta da Shein?

Para saber quanto ganha um ponto de coleta da Shein, é necessário entender o modelo de parceria entre o estabelecimento e a empresa. A remuneração pode ocorrer por meio de pagamentos fixos por pacote recebido ou incentivos diretos, gerados pelo aumento da visibilidade e do fluxo de clientes na loja física.

A Shein não divulga os valores pagos aos pontos de coleta. No entanto, outros programas de marketplaces concorrentes oferecem entre R$1,00 e R$5,00 por pacote.

Para estimar a renda mensal de um parceiro autorizado, imagine uma loja que receba 40 devoluções por dia. Nesse cenário, o faturamento pode variar de R$1.200,00 a R$6.000,00.

Além desse valor, também existe a possibilidade de atrair novos clientes — um benefício direto de atuar como ponto de coleta da maior varejista de moda do mercado.

Afinal, vale a pena ser ponto de coleta da Shein?

Entender como ser ponto de coleta da Shein é o primeiro passo para aproveitar uma oportunidade real de crescimento. Ao oferecer um espaço físico para retirada e devolução de pedidos, seu negócio pode ganhar visibilidade, atrair novos clientes e gerar uma renda extra sem precisar arcar com custos fixos.

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