O Dia das Mães é a segunda data mais aguardada pelos lojistas brasileiros, atrás apenas do Natal. Apenas no e-commerce, a expectativa é que em 2017 seja movimentado R$ 1,73 bilhão, aumento de 7% em comparação ao mesmo período no ano passado, de acordo com a Ebit – referência em informações sobre o comércio eletrônico nacional.

Por isso, é preciso se preparar para o aumento no fluxo de vendas e vender mais. Separamos alguns detalhes para você evitar imprevistos e atender clientes de forma mais eficaz. Confira:

Dê atenção às formas de pagamento

Para facilitar a negociação, ofereça variedade tanto de produtos quanto de formas de pagamento. Você precisa disponibilizar diversos meios de pagamento, especialmente em lojas virtuais. Lembre-se de que a Páscoa ocorreu há apenas alguns dias, então muitos clientes talvez optem por parcelamento.

Evite problemas com logística

Imagine que transtorno se um cliente comprar o presente da sua mãe e ele não chegar dentro do prazo prometido. É um problema que pode acontecer, mas que você pode evitar.

Como a demanda de pedidos com entrega aumenta no período de Dia das Mães, especialmente no e-commerce, os cuidados com logística precisam ser dobrados. Se trabalha com sistema de cross docking ou drop shipping, a atenção deve ser ainda maior. E não esqueça de considerar imprevistos como sobrecarga de pedidos nas transportadoras.

evite-problemas-com-logistica-no-dia-das-maes

Não abandone as redes sociais

Muitos clientes em potencial vão te procurar para sanar dúvidas nas redes sociais, portanto esteja lá para orienta-lo e não perder vendas. Aliás, nunca abandone as redes sociais! Se não der conta de administrar as demandas, contrate alguém para gerir suas páginas temporariamente.

Leia também: Social commerce: o que é e como praticar

Marketing ajuda a impulsionar vendas no Dia das Mães

Você não é o único querendo vender mais no Dia das Mães, então é preciso ter foco e se diferenciar. Como? Com marketing digital. Mas não faça na correria, planeje-se. Além de peças em mídias sociais e banners organize peças de e-mail marketing de modo que não fiquem “presas” no servidor da empresa que fará o disparo.

Esse também é um período de preços mais altos em links pagos e recursos como AdWords, no Google, e Facebook Ads, então escolha os investimentos com foco mais específico para não gastar dinheiro sem assertividade.

Consulte seu servidor

Principalmente às vésperas do Dia das Mães, o volume de acessos é muito grande, podendo congestionar a banda da internet e também o servidor no qual a loja virtual está hospedada. Não custa verificar com o provedor como funcionará o suporte durante o período.

bling-otimiza-a-gestao-empresarial

Simplifique o BackOffice

Seja loja física, seja loja virtual, o seu negócio precisa de um BackOffice eficiente. Se você ainda não utiliza um sistema de gestão online (ERP), é a hora de otimizar o seu negócio.

Leia também: Software de gestão ajuda a reduzir custos operacionais

Um bom sistema de gestão reduz o tempo gasto com processos administrativos, como emissão de NF-e ou boletos, cadastros e cobranças. Além disso, o ERP acompanha diversos setores, como estoque, financeiro, logística e frente de caixa em um único sistema. No final você ainda pode gerar relatórios gerenciais e ter um panorama do desempenho da empresa, assim a tomada de decisões se torna mais assertiva.

E então, gostou das nossas dicas para vender mais durante o Dia das Mães? Aproveite para conferir o calendário do comércio e prepare-se para as principais datas.