O Dia das Mães é a segunda data mais aguardada pelos lojistas brasileiros, atrás apenas do Natal. Apenas no e-commerce, a expectativa é que em 2017 seja movimentado R$ 1,73 bilhão, aumento de 7% em comparação ao mesmo período no ano passado, de acordo com a Ebit – referência em informações sobre o comércio eletrônico nacional.
Por isso, é preciso se preparar para o aumento no fluxo de vendas e vender mais. Separamos alguns detalhes para você evitar imprevistos e atender clientes de forma mais eficaz. Confira:
O que você verá no artigo:
Dê atenção às formas de pagamento
Para facilitar a negociação, ofereça variedade tanto de produtos quanto de formas de pagamento. Você precisa disponibilizar diversos meios de pagamento, especialmente em lojas virtuais. Lembre-se de que a Páscoa ocorreu há apenas alguns dias, então muitos clientes talvez optem por parcelamento.
Evite problemas com logística
Imagine que transtorno se um cliente comprar o presente da sua mãe e ele não chegar dentro do prazo prometido. É um problema que pode acontecer, mas que você pode evitar.
Como a demanda de pedidos com entrega aumenta no período de Dia das Mães, especialmente no e-commerce, os cuidados com logística precisam ser dobrados. Se trabalha com sistema de cross docking ou drop shipping, a atenção deve ser ainda maior. E não esqueça de considerar imprevistos como sobrecarga de pedidos nas transportadoras.
Não abandone as redes sociais
Muitos clientes em potencial vão te procurar para sanar dúvidas nas redes sociais, portanto esteja lá para orienta-lo e não perder vendas. Aliás, nunca abandone as redes sociais! Se não der conta de administrar as demandas, contrate alguém para gerir suas páginas temporariamente.
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Marketing ajuda a impulsionar vendas no Dia das Mães
Você não é o único querendo vender mais no Dia das Mães, então é preciso ter foco e se diferenciar. Como? Com marketing digital. Mas não faça na correria, planeje-se. Além de peças em mídias sociais e banners organize peças de e-mail marketing de modo que não fiquem “presas” no servidor da empresa que fará o disparo.
Esse também é um período de preços mais altos em links pagos e recursos como AdWords, no Google, e Facebook Ads, então escolha os investimentos com foco mais específico para não gastar dinheiro sem assertividade.
Consulte seu servidor
Principalmente às vésperas do Dia das Mães, o volume de acessos é muito grande, podendo congestionar a banda da internet e também o servidor no qual a loja virtual está hospedada. Não custa verificar com o provedor como funcionará o suporte durante o período.
Simplifique o BackOffice
Seja loja física, seja loja virtual, o seu negócio precisa de um BackOffice eficiente. Se você ainda não utiliza um sistema de gestão online (ERP), é a hora de otimizar o seu negócio.
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Um bom sistema de gestão reduz o tempo gasto com processos administrativos, como emissão de NF-e ou boletos, cadastros e cobranças. Além disso, o ERP acompanha diversos setores, como estoque, financeiro, logística e frente de caixa em um único sistema. No final você ainda pode gerar relatórios gerenciais e ter um panorama do desempenho da empresa, assim a tomada de decisões se torna mais assertiva.
E então, gostou das nossas dicas para vender mais durante o Dia das Mães? Aproveite para conferir o calendário do comércio e prepare-se para as principais datas.