O Dia do Cliente, celebrado no dia 15 de setembro, faz parte do calendário comercial brasileiro desde 2003, e é uma ótima data para estreitar suas relações com seus atuais compradores ou, é claro, conquistar novos.
As datas sazonais são excelentes para aquecer as vendas, e o Dia do Cliente tem um gostinho especial, já que celebra justamente aquele que faz a economia girar: o comprador.
Entretanto, como aproveitar essa data? Essa é a pergunta que vamos responder ao longo deste guia, e junto com isso, dividimos o conteúdo da seguinte forma:
- História do Dia do Cliente
- Objetivo do Dia do Cliente
- Qual a diferença entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor?
- Exemplos de ações para o Dia do Cliente: ideias para você se inspirar
- Dicas para aproveitar bem o Dia do Cliente
- A importância de comemorar o Dia do Cliente
Siga com a gente e acompanhe tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo o Dia do Cliente em sua empresa.
O que você verá no artigo:
História do Dia do Cliente
O Dia do Cliente foi criado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, que teve a ideia de criar uma data especial para homenagear e valorizar os consumidores.
Em suas entrevistas, ele conta que estava em um momento delicado em sua carreira, com dificuldades para conseguir emprego, e precisava de uma ideia para se destacar.
Nesse cenário, ao ler um calendário com uma lista de datas comemorativas, ele se deu conta que havia uma oportunidade ali.
Afinal, havia muitas celebrações das quais ele nunca sequer tinha ouvido falar, como Dia do Fusca, Dia do Canhoto, Dia do Mau Humor, e por aí vai!
Foi então que ele se deu conta que não havia sequer uma data para o principal “patrimônio das empresas”: o cliente.
Com muito trabalho, aos poucos a data foi se oficializando pelo Brasil, tendo sido primeiramente regulamentada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), seguida do Estado do Rio Grande do Sul, o primeiro estado brasileiro a sancionar a data.
Com o tempo, ela foi incorporada pelos outros estados brasileiros e se tornou amplamente conhecida.
Enquanto lê este artigo, você já deve ter se lembrado do Dia do Consumidor e se perguntado o motivo de existir também um Dia do Cliente.
Qual a diferença entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor?
Segundo o próprio criador do Dia do Cliente, um dos principais pontos de diferença entre estas duas datas comemorativas pode ser encontrada na própria definição de cada uma das palavras.
Enquanto “consumidor” é aquele que compra um produto ou serviço para seu próprio uso, um cliente pode ser também aquele que compra para revender.
Dessa forma, podemos dizer que o Dia do Cliente é uma data mais abrangente, que busca estreitar as relações entre comprador e vendedor em todas as camadas do mercado, inclusive no cenário B2B.
Outro ponto interessante é que a data do Dia do Consumidor tem origem em movimentos de defesa dos direitos do consumidor, e não em sua relação positiva com a empresa.
Portanto, por mais parecidas que as duas datas possam parecer, elas apresentam histórias e conceitos muito diferentes.
Exemplos de ações para o Dia do Cliente: ideias para você se inspirar
O principal objetivo do Dia do Cliente é criar uma data para estreitar e fortalecer a relação comercial entre cliente e empresas, sendo essa uma oportunidade que a indústria e o comércio têm de agradecer a seus clientes e o momento perfeito para criar ações que demonstrem o seu agradecimento.
Há diversas campanhas que você pode utilizar em sua empresa, de acordo com o seu nicho , ou mesmo com sua estratégia comercial.
Trouxemos, a seguir, os principais exemplos de ações que você pode utilizar em sua empresa para aproveitar o Dia do Cliente e fazer aquele agrado, estreitando o seu relacionamento.
- Promoções no Dia do Cliente
- Lembrancinhas no Dia do Cliente
- Campanha do Dia do Cliente
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Promoções no Dia do Cliente
Fazer promoções no Dia do Cliente é a forma mais simples de oferecer benefícios para quem compra de você.
Promoções especiais são muito versáteis e podem se aplicar a praticamente qualquer tipo de empresa. Independentemente se sua empresa oferece produtos ou serviços, atende o consumidor final ou fornece para outras empresas.
Além disso, uma promoção especial do Dia do Cliente pode te ser útil para lidar com alguns produtos com estoque muito alto, para bater metas ou mesmo trazer novos clientes para sua empresa.
Uma promoção pode ser feita de diversas formas:
- frete grátis;
- descontos em produtos e serviços;
- cupons de desconto para compras futuras;
- promoções do tipo compre um e leve outro, entre outras.
Organize-se e planeje aquilo que melhor se encaixa no momento de sua empresa e na necessidade que você enxerga em seus clientes. Afinal, o foco é agradá-los.
Lembrancinhas no Dia do Cliente
Lembrancinhas no Dia do Cliente podem até parecer um recurso antigo e pouco utilizado, mas não se engane! A chance de ganhar algum “mimo” é um grande fator de decisão na hora da compra e pode ter certeza que trará uma boa imagem a sua empresa, principalmente em uma data como essa.
As lembrancinhas no Dia do Cliente, ou brindes, podem ser feitas de acordo com o seu tipo de negócio. Alguns exemplos:
- em uma empresa de produtos pet: petiscos especiais;
- loja de informática: um mousepad;
- empresas de contabilidade: agenda ou um bloco de notas;
- seguradoras: canecas personalizadas;
- entre vários outros exemplos.
Os brindes podem ser condicionados a regras, como um mínimo de compras, ou mesmo um upgrade nos serviços contratados.
Campanha do Dia do Cliente
Além destes exemplos anteriores, você também pode criar uma campanha do Dia do Cliente focando diversos esforços em conjunto para oferecer benefícios em várias frentes.
Uma campanha do Dia do Cliente demanda um bom planejamento de marketing e vendas para que você tenha tempo e consiga garantir o sucesso em sua execução.
Um bom exemplo de campanha de Dia do Cliente é oferecer benefícios especiais diferentes para cada um dos dias que antecedem a data, como uma espécie de contagem regressiva, até que no dia propriamente dito, você oferece o grande benefício.
É uma boa forma de englobar diferentes ações, ampliando os dias de promoção e as oportunidades de comunicação com seus clientes.
Dicas para aproveitar bem o Dia do Cliente
Para aproveitar bem esta data e garantir que tudo saia conforme o esperado, você precisa levar em consideração alguns cuidados importantes.
Separamos aqui, uma lista de dicas que você pode seguir para implementar ações voltadas para o Dia do Cliente:
- Conheça o seu cliente
- Defina seus objetivos
- Faça o planejamento
- Utilize mais de um canal de comunicação
- Faça a mensuração dos resultados
Vamos entender um pouco mais sobre cada um dos tópicos.
Conheça o seu cliente
Conhecer o seu cliente, é claro, precisa estar logo no início de qualquer ação que você vá tomar em sua empresa.
É a partir do conhecimento que você tem de seus próprios clientes que você poderá lançar promoções que realmente impactam positivamente.
Se você possui uma pequena empresa, é mais fácil conhecer mais a fundo e entender seus clientes. Porém, dependendo do tamanho de sua marca, ou do seu ramo de atuação, pode ser necessário realizar pesquisas, ou mesmo analisar dados que possam te dar uma “luz” sobre quem são seus clientes.
Essa dica vale para diversos momentos de sua empresa, portanto não encare-o como uma ação isolada apenas para o Dia do Cliente.
Defina seus objetivos
Toda ação tem um objetivo, e esse objetivo pode ser determinado pela condição atual de sua empresa e da sua relação com seus clientes.
Como está sua comunicação com seus clientes?
Como está a sua relação com eles?
Você sente que pode aproveitar este momento?
Como andam seus estoques?
Perguntas como essas podem te ajudar a definir um objetivo para suas ações.
Faça o planejamento
Toda ação precisa ser precedida de planejamento. Apenas com planejamento você pode minimizar contratempos e problemas na execução de suas ações.
Organize tudo o que você quer fazer, começando pela preparação inicial, passando pela execução e finalizando com a mensuração dos resultados.
Tenha todos os seus passos bem descritos para que você evite qualquer surpresa.
Leia também: Como elaborar um plano de marketing eficiente para PMEs
Utilize mais de um canal de comunicação
Com todas as suas ações planejadas, é importante se comunicar bem com seus clientes.
Para isso, utilize mais de um canal de comunicação, de forma que você possa garantir que sua mensagem seja não só recebida, mas também assimilada e registrada por seus clientes.
Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo sobre omnichannel!
A comunicação é parte importantíssima no sucesso de uma campanha. Portanto, não deixe de comunicar suas ações de marketing para este dia.
Faça a mensuração dos resultados
Toda e qualquer campanha e ações que você faz com sua empresa precisam ser mensuradas.
A mensuração dos resultados vai te ajudar a entender tudo aquilo que deu certo ou errado em suas ações.
De forma que você consiga repetir o sucesso desta campanha em outros momentos e polir aquilo que não tenha funcionado tão bem como o esperado.
Avaliar o desempenho de suas campanhas é importantíssimo para refinar cada vez mais as ações de sua empresa e como elas são recebidas por seus clientes.
A importância de comemorar o Dia do Cliente
O Dia do Cliente pode ser um ótimo momento para você demonstrar ao seu cliente o quanto ele é importante para você e sua empresa.
Pode até parecer algo trivial, ou sem muita novidade, mas datas comemorativas que trabalham o marketing emocional possuem um grande apelo.
Um estudo realizado pela Nielsen e divulgado na Forbes, demonstrou que anúncios com maior apelo emocional podem aumentar as vendas em 23%, em comparação a outros .
Além disso, a criação de um vínculo emocional com uma marca pode trazer fidelidade e aumentar a confiança.
Esta data comemorativa é uma ótima oportunidade para demonstrar para seu cliente que você se preocupa com ele. E com isso, além de fidelizar antigos clientes, também atrair novos.
Preparado para aproveitar esta data tão especial?
Agora que você aprendeu qual é o dia do cliente, sua história e diversas ideias e dicas de ações e campanhas promocionais que você pode criar, vai ficar mais fácil aproveitar essa data.
Como você também viu aqui, é importante demonstrar ao seu cliente que ele é reconhecido e valorizado por você e sua empresa. O Dia do Cliente é um ótimo momento para estreitar estes laços e fortalecer o relacionamento.
Além é claro, de possibilitar um aumento das vendas com ações e estratégias específicas que beneficiam tanto empresa como cliente.
Para tornar a gestão da sua empresa, seja do marketing de vendas e outros setores mais eficiente, contar com a tecnologia é indispensável.
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