No mundo dos marketplaces e das lojas virtuais, a concorrência é mais acirrada do que nunca. Os anúncios de vendas estão sempre concorrendo entre si e disputando atenção em todos os pontos de contato com o consumidor. Neste cenário, é imprescindível que as suas ofertas se destaquem no meio de tantas outras.
Alguns vendedores acabam apostando na diminuição do preço para atrair compradores, porém essa é uma prática delicada e que só ela, pode não ser capaz de efetivar a venda. O consumidor pode desconfiar de um preço baixo se, ao criar o anúncio, o vendedor não pensar em detalhes como: imagens, descrição precisa, informações de qualidade e a preocupação em passar segurança no anúncio.
Por isso, agora que esclarecemos que não é só o preço que tem importância, e para ajudar você a criar anúncios de vendas de sucesso, preparamos algumas dicas essenciais para quem deseja se destacar online, seja em sua loja virtual própria ou para vender em marketplaces.
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Vamos para as dicas?
O que você verá no artigo:
Criando anúncios de vendas
O consumidor está cada vez mais informado e exigente, e, apesar do e-commerce ser parte da nossa vida, muitas pessoas ainda têm um certo receio em comprar online. Um anúncio completo traz muito mais segurança na hora de fechar o negócio.
Portanto, um anúncio de vendas eficiente deve trazer o máximo de informações possíveis sobre o produto, de forma clara e concisa, em todos os campos disponíveis pelo marketplace ou loja virtual. Isso inclui o título, a descrição, as informações técnicas, as fotos e a categorização.
Primeiro passo: avaliação da concorrência
O empreendedor que não tem concorrência, que atire a primeira pedra. Afinal, com a digitalização das empresas, é muito difícil não ter um concorrente vendendo o mesmo produto ou um semelhante.
Busque os anúncios deste concorrente e tire proveito dele como base de informações. Mas lembre-se, o seu anúncio de vendas não deve ser igual e sim, muito melhor.
O título do anúncio precisa ser perfeito
Você já parou para pensar que muitas pessoas compram um livro apenas pelo título? Considerando isso, consegue perceber o poder que ele tem?
Sem dúvidas, o título é o primeiro contato do consumidor com a sua oferta, por isso ele deve ser muito bem pensado e planejado, considerando 3 características:
- Informativo: identificando o que é o produto ou o que está sendo anunciado;
- Bem pensado: para que corresponda a forma exata que o comprador pesquisa, sendo assim identificado pelas ferramentas de busca.
- Comercial: mesmo sem entrar no anúncio o cliente deve poder entender as características do produto.
Ou seja, o título deve conter uma quantidade significativa de informações sobre o produto, para seguir estas características. Porém, ao mesmo tempo, o título deve ser simples, conciso e, principalmente, atraente – afinal, é através dele que o consumidor vai decidir se vale a pena entrar no anúncio ou não.
Em algumas plataformas para lojas online ou marketplaces, o sistema do site cortará o título do anúncio depois de uma quantidade padrão de caracteres. Se for o caso da sua plataforma, é de extrema importância que você consiga criar um título que se encaixe dentro deste limite.
Por exemplo, para vender no marketplace da B2W a limitação é de 60 caracteres. Já para anunciar no Mercado Livre não há este tipo de corte.
Imagens para anúncios de venda: a importância na compra online
Na hora de fazer uma compra online, o cliente não poderá tocar no produto e ter a real percepção do item, por isso, a imagem do anúncio é tão importante. Ela deixará explícito para o consumidor o que ele vai receber em casa e, por isso, é um item de grande relevância na hora de decidir pela compra.
Uma boa foto deve representar fielmente as características do produto que está sendo colocado à venda e não precisa ser feita com uma câmera profissional. Atualmente os smartphones já possuem boas câmeras com boa resolução e qualidade, sendo suficiente para imagens que serão disponibilizadas online.
Para quem vende em marketplaces, saiba que algumas plataformas possuem limite de imagens no cadastro do produto, por isso concentre-se na primeira imagem. Ela é a mais importante e requer um investimento de tempo e recurso maior para chamar a atenção do consumidor.
Dicas para fotos com ar profissional:
- Boa resolução e qualidade;
- Tamanho conforme o padrão da sua loja virtual ou dos marketplaces;
- O produto deve estar bem iluminado;
- Enquadre o produto corretamente na cena, ocupando no mínimo 80% do espaço da imagem;
- O fundo deve ser neutro ou branco;
- Evite incluir acessórios e outros itens junto ao produto, a não ser que o acompanhem.
Descrição do anúncio de vendas: por que o consumidor deve comprar?
Uma boa descrição deve trazer, além das características do produto, os benefícios que oferece para o comprador e a força da marca. O campo da descrição é uma oportunidade que traz diversas informações, cabe a você decidir quais são as mais importantes para o seu comprador.
Criar uma lista de tópicos é uma boa estratégia para garantir que a descrição aborda todas as informações indispensáveis. Cada produto terá as suas informações específicas, mas alguns exemplos genéricos que devem estar nesta lista, são: características, atributos e qualidades do produto, garantias e validade, origem do produto, itens inclusos na venda, informações de segurança, etc.
Lembre-se de colocar os argumentos de venda que respondem porque alguém gostaria de comprar o seu produto, qual é o benefício de uso, quais experiências o comprador poderia vivenciar ao ter o item e que problema ele resolve.
Revise a descrição dos anúncios de vendas quantas vezes for necessário. Erros de ortografia ou gramática não passam segurança ao comprador, podendo dar a impressão de que é um anúncio fake.
A descrição do anúncio é um momento de conexão entre o vendedor e o comprador, e é por isso que as informações precisam instigar confiança, ao mesmo tempo que estimulam a efetivar a compra.
É hora de colocar a mão na massa!
Como vimos, além de aumentar a performance do seu anúncio de vendas, disponibilizar o máximo de informações é algo que vai facilitar a finalização da compra, já que o consumidor encontrará todas as informações necessárias para tomar sua decisão.
Para quem optar por vender em marketplaces, saiba que a maioria trabalha com certos padrões e exigências nos anúncios justamente para forçar o vendedor a fornecer aos consumidores o máximo de dados possíveis sobre aquele produto.
E, como esse assunto não é uma ciência exata, ainda não existe uma receita pronta e perfeita – por isso cada marketplace tem suas próprias características e particularidades, trazendo diferentes informações que julgam mais ou menos importantes para o consumidor.
Um anúncio bem feito será efetivo na atração dos clientes. Depois disso, é só você focar nas demais áreas da empresa, garantindo que todo o processo de venda será rápido e descomplicado.