Com micro e pequenas empresas buscando expandir suas operações para a internet, o mercado brasileiro de e-commerce não para de crescer. Nesse mesmo sentido, grandes varejistas do mercado digital, como o grupo B2W Marketplace, também ganham destaque.

Afinal, a B2W oferece uma oportunidade incrível para que lojistas aproveitem o alto tráfego de consumidores que sites como Americanas.com, Shoptime e Submarino, permitindo que eles façam vendas dentro desses canais de venda.

O resultado para o pequeno empresário é a possibilidade de anunciar seus produtos a milhares de compradores em potencial, aumentar sua visibilidade e gerar mais receita. 

Essa é a grande vantagem dos marketplaces: canais de venda importantes, que permitem que outros lojistas apresentem seus produtos e façam vendas, pagando apenas uma comissão a cada transação concluída.

Nesse cenário, a B2W é um dos maiores shoppings online brasileiros, chamando a atenção tanto de quem deseja vender, quanto de quem deseja comprar mercadorias de diferentes nichos. 

Mas, como fazer parte desses canais? Afinal, como vender seus produtos em canais como a Americanas.com? Se essas são perguntas que você deseja responder, continue lendo e descubra como vender no na B2W marketplace.

Quais são as empresas da B2W marketplace?

A lista de empresas da B2W inclui: 

  • Americanas;
  • Submarino;
  • Shoptime;
  • SouBarato;
  • Digital Finance;
  • Submarino Finance; 
  • e B2W Services. 

Hoje, o grupo representa o maior comércio eletrônico da América Latina, atraindo milhares de consumidores todos os dias para seus canais de venda.

Tudo isso chama a atenção de lojistas que desejam ganhar uma fatia do comércio digital, mas dificilmente conseguiriam levar o mesmo volume de compradores para suas lojas.

Por isso, usam a possibilidade de vendas em marketplaces para apresentar seus produtos e fazer mais vendas, aumentar a receita e converter mais clientes.

Em troca pagam comissões para a BW2, arcando com esse custo apenas a cada transação concluída. 

Quanto custa vender na B2W?

A taxa da B2W varia de 12% a 19%, de acordo com o departamento dos itens vendidos. Para conferir as porcentagens de cada categoria, confira a página de comissões da empresa.

Vale a pena lembrar que o grupo B2W ainda investe pesado em soluções logísticas, de tecnologia e comunicação, para alcançar a satisfação de clientes e parceiros, que fazem seu negócio ser o que é hoje. 

Quem pode vender na B2W Marketplace?

Além de não oferecer grandes barreiras de entrada para novos parceiros, as lojas que compõem a B2W Marketplace contam com mais de 30 categorias de produtos e serviços.

Logicamente, o e-commerce tem seus destaques nos departamentos mais buscados por todo o mercado consumidor. Entre eles:

  • informática;
  • eletrodomésticos;
  • celulares;
  • móveis;
  • televisores.

Entretanto, todas as lojas atuam como multivarejistas, assim como no GPA Marketplace

Por isso, também é possível encontrar produtos diversos, como:

  • ferramentas de construção;
  • autopeças;
  • livros;
  • filmes;
  • itens decorativos e muito mais. 

Resumidamente, não importa o tamanho nem o nicho de atuação do comércio em questão – todos podem se tornar parceiros da B2W.

Vantagens exclusivas de vender nas empresas B2W 

Além de expor seus produtos em algumas das maiores marcas digitais do país, o lojista parceiro Americanas conta com vantagens exclusivas.

Abaixo estão listadas os principais benefícios de vender no marketplace da Americanas:

  • Sem investimento inicial
  • Alta escalabilidade de vendas
  • Recebimento à vista
  • Referência tecnológica 
  • Treinamentos e materiais especiais
  • Venda em atacado
  • Frete Grátis
  • Comissão Fixa

Sem investimento inicial

Se enganam aqueles que pensam que precisarão fazer algum investimento para ingressar no marketplace. Alocar produtos nas principais lojas da é totalmente gratuito.

Nesse sentido, o empreendedor, sem nenhuma mensalidade ou taxa de ingresso, só paga comissão à B2W se (e quando) vender.

Alta escalabilidade de vendas

A visibilidade é uma das principais vantagens de vender em marketplaces, especialmente para pequenos e microempreendedores, que não têm sua marca ainda tão consolidada no mercado digital.

Afinal, ao utilizar um grande marketplace como canal de venda, o lojista, fora o aumento expressivo da exposição de seus produtos, ganha a confiança do cliente, uma vez que utiliza a imagem de um e-commerce reconhecido por todo o mercado.

Recebimento à vista

O crescimento da B2W está diretamente relacionado ao sucesso de seus parceiros. Não à toa, o grupo também se preocupa com a saúde financeira dos lojistas que anunciam em seu e-commerce.

Na prática, todas as compras, mesmo que parceladas, são entregues à vista para os lojistas parceiros. 

Dessa forma, eles podem ter melhor controle sobre fluxo de caixa, o que os ajuda a se desenvolver sustentavelmente. 

Referência tecnológica 

O grupo composto por Americanas.com, Shoptime e Submarino também não tornou-se o maior comércio da América Latina à toa. 

Além de uma gestão eficaz, a B2W destina boa parte dos seus investimentos em suas plataformas backoffice e frontoffice. 

Ou seja, tanto o painel administrativo para lojistas, quanto as lojas acessadas pelos clientes finais, buscam seguir as melhores práticas digitais de busca, segurança, atendimento e praticidade, a fim de melhorar a experiência de todos.

Treinamentos e materiais especiais

A empresa também possui um canal exclusivo e gratuito para educar todos os seus lojistas. A Universidade Americanas Marketplace, como é chamada, visa ajudar os parceiros em todos níveis de maturidade. 

Assim, por meio de artigos para blogs, webinars, vídeos, eventos e até através da incubadora Americanas, a marca ensina desde como cadastrar um produto até estratégias avançadas, para que alavanque suas vendas.

Venda em atacado

Por último, mas não menos importante, a Americanas Marketplace também conta com a loja Americanas Empresas, para que os lojistas vendem atacado para outros CNPJs

A empresa, portanto, torna-se um dos poucos grupos que oferecem oportunidades tanto para o parceiro varejista quanto atacadista.

Frete Grátis

Vendendo noS marketplaces da B2W, você como lojista tem a possibilidade de oferecer frete grátis ao consumidor caso atenda aos seguintes requisitos:

  • usar a Americanas Entrega ou a Americanas Fulfillment como parceiro logístico;
  • ter itens expedidos a partir das regiões Sul e Sudeste;
  • o valor do item vendido for igual ou maior que R$100.

É possível, inclusive, integrar o Americanas Entrega ao Bling, um sistema de gestão para lojas virtuais e marketplaces completo, cheio de opções de integração e automação. 

Como vender na B2W: passo a passo

Vender nas empresas do grupo B2W é muito simples. Abaixo está o passo a passo para quem deseja se tornar um parceiro do principal marketplace do país.

1. Acesse o link da Americanas e clique em “Cadastre agora mesmo sua loja”.

O cadastro é simples. Nele, o lojista apenas incluirá alguns dados de contato, financeiros e sobre sua loja. 

Contudo, vale ressaltar que todos os varejistas e atacadistas precisam cumprir os seguintes critérios básicos:

Leia também: Saiba como emitir Nota Fiscal MEI

2. Após enviado, o lojista deverá esperar a avaliação da empresa para prosseguir.

3. Uma vez aprovado, o lojista poderá acessar a página de login para ter acesso ao backoffice. Lá, ele receberá todas as instruções para configurar sua loja, cadastrar produtos e gerenciar preços, estoque e promoções.

4. Finalmente, o novo parceiro está preparado para vender. Agora, é só acompanhar as vendas e todo o trâmite logístico de acordo com novos pedidos.

Tudo pronto! Ao seguir esse passo a passo, qualquer um pode se tornar um lojista parceiro da Americanas.

4 dicas para vender mais e melhor na Americanas Marketplace

Uma pergunta que permanece na cabeça de muitos empreendedores é sobre como vencer a concorrência, que também escolhe os marketplaces da B2W como canal de venda. 

Algumas dicas vão te ajudar, confira!

Atenção à página do produto

A Americanas, bem como os outros principais marketplaces do mercado, possui uma enorme quantidade de parceiros de todos os tamanhos. 

Superar a concorrência, nesse sentido, não é tão simples, e o primeiro passo deve ser promover qualidade em suas ofertas para isso, melhorar a página do produto é fundamental, incluindo:

  • imagens e vídeos de alta resolução;
  • descrições explicativas e organizadas.

É verdade que o melhor preço é sempre um grande destaque. Contudo, com tantos produtos parecidos, as diferenças na margem de lucro costumam ser tão pequenas que as ofertas com melhores descrições, imagens e até comentários de avaliação oferecem mais confiança ao cliente, mesmo que o preço de venda esteja um pouco superior ao concorrente.

Essa dica também vale para quem quer vender mais no marketplace KaBum.

Utilize os anúncios patrocinados

Se a otimização da página do produto é uma ótima maneira orgânica de atrair a atenção de novos consumidores, os anúncios são formas pagas, mas que destacam ainda mais as ofertas dos lojistas que optam por essa estratégia. 

E, nas empresas B2W, todos os parceiros podem usufruir das vantagens de anunciar de Americanas Ads, uma plataforma de publicidade nativa, ou seja, criada e veiculada nos próprios e-commerces que compõem o grupo. 

Os anunciantes que utilizam o Americanas Ads conseguem destacar seus produtos em vitrines exclusivas da página principal, de busca, departamento, etc.

Além disso, o investimento para utilizar essa ferramenta também é flexível: o lojista só paga quando um cliente clica em seu produto. Trata-se de uma estratégia de lances CPC (custo por clique). 

Na prática, sempre que o usuário ingressa em alguma das lojas Americanas ocorre um leilão automático dos produtos anunciados que atendem o perfil desse consumidor. Logicamente, o vencedor é aquele com maior lance. 

Abaixo há três dicas para que todos possam ter melhores resultados com anúncios.

  • Definir um orçamento diário realista, a fim de manter os investimentos em publicidade sob controle.
  • Criar grupos de anúncio identificando o CPC pago neles. Os valores também podem ser alterados manualmente para concentrar investimentos naqueles com melhor desempenho.
  • Escolher os produtos veiculados. 

Para alavancar as vendas, é recomendado anunciar aqueles produtos que já têm bom desempenho orgânico. 

Outras ofertas podem ser patrocinadas de acordo com a sazonalidade ou a estratégia. 

Melhore a logística no marketplace

O sucesso de um e-commerce está associado à satisfação dos clientes com todas as etapas que envolvem as vendas digitais.

Nesse sentido, os processos logísticos adotados pelo lojista interferem diretamente na sua popularidade dentro dos marketplaces.

AB2W fornece a seus parceiros o programa Americanas Entregas, para que todos os lojistas aproveitem a barganha desta grande marca com os Correios para oferecer fretes mais baratos aos seus consumidores. 

Por meio da Americanas Entregas, os empreendedores parceiros do marketplace também conseguem aumentar exponencialmente a satisfação dos seus compradores, devido à menor incidência de problemas relacionados ao tempo de entrega. 

Por fim, ao solicitar integração com o programa de gestão logística da Americanas, o lojista fica responsável apenas pela emissão da nota fiscal e postagem nos Correios. 

Contrate um ERP 

Os sistemas ERPs são sistemas de gestão empresarial que contribuem para que as empresas centralizem todas as informações em um único local e melhorem o controle da empresa, a execução das atividades e tome decisões mais assertivas.

Companhias que vendem na internet, portanto, devem utilizá-los para integrar produtos, estoque e preços nos diferentes canais de venda. 

O Bling!, por exemplo, é um ERP na nuvem voltado para micro e pequenos empreendedores. 

Sem a necessidade de contratar uma infraestrutura para utilizá-lo e com uma plataforma muito intuitiva, ele contribui para que seus usuários agilizem seu ingresso nos principais marketplaces do mercado. 

Na prática, além de ajudar a aumentar as vendas, através de marketplaces, os empresários que utilizam o Bling! conseguirão organizar seu departamento financeiro, logístico e jurídico, para se desenvolver sustentavelmente. 

O sistema ainda conta com vários módulos, para acompanhar:

  • fluxo de caixa;
  • pagamentos e recebimentos;
  • emitir nota fiscal;
  • fazer todo o acompanhamento logístico.

O Bling! ainda oferece uma funcionalidade de integração de e-commerce e marketplace que torna ainda mais fácil a gestão de vendas, especialmente se você tem produtos em mais de uma plataforma comercial.  

Acesse agora nosso site e faça o teste gratuito do Bling!. Entenda o que podemos fazer por você e alavanque seus resultados.