Para que uma empresa prospere, não basta apenas ampliar os negócios, ou investir sem antes pensar em como reduzir os custos operacionais, afinal, eles sempre contarão pontos contra os resultados positivos no final de cada período. Já parou pra fazer essa avaliação?
Gastando menos em processos simples, se otimiza tempo e ainda se obtém mais lucros. Parece óbvio, mas muitas vezes por costume, falta de pesquisa e até mesmo resistência as mudanças, muitos negócios deixam de lucrar e até podem cair em crises financeiras.
Principalmente no mundo do e-commerce, conquistar uma boa taxa de conversão é o principal objetivo. Mas para esse objetivo ser alcançado, é preciso otimizar todos os processos. Confira algumas dicas:
– Fale sobre os custos: Antes de sair cortando gastos, nada melhor do que colocar as cartas na mesa e fazer uma avaliação do que é realmente necessário e das coisas que podem ser repensadas, substituídas ou reestruturadas. É conhecendo as suas despesas que se pode pensar em seus lucros reais.
– Negocie, sempre: Um bom vendedor deve ser também um bom comprador. Negociar preços e condições de pagamento é importante para fazer o mercado girar e as contas serem pagas com mais tranquilidade. Uma compra bem feita pode gerar, além de redução de gastos, uma oportunidade para vender a um preço melhor e fidelizar clientes.
– Faça parcerias: Avaliar se alguns processos podem ser terceirizados é uma solução inteligente que pode reduzir custos administrativos e operacionais. Encare como oportunidades de fazer os processos serem mais independentes e rápidos também para o cliente. Terceirizar a logística é um exemplo. De acordo com a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, realizada pela Fundação Dom Cabral, a malha rodoviária utilizada para o escoamento da produção no País é de 75%, por isso é tão demorada e ineficiente.
– Analise uma mudança de estrutura e local: Estude o valor do aluguel do imóvel, distância em deslocamentos e veja outras possibilidades. Para este passo é preciso muito planejamento e precisão, pois uma mudança é sempre complicada, mas se for pelo melhor da empresa, faça!
– Não deixe estoque parado: Quanto mais vendas forem efetivadas, maior o fluxo de caixa e menor a necessidade de financiamentos. Faça promoções para chamar a atenção do cliente nas peças em estoque, garantindo giro de caixa mais rápido.
– Tenha um bom sistema de gestão: Organizar é controlar melhor e realizar o trabalho em menos tempo. Ter à disposição um sistema de gestão como o Bling faz toda a diferença, pois controla estoque, vendas e logística de forma simples e eficiente. Além disso, seu negócio estará integrado alguns dos maiores marketplaces, além de apresentar opções estratégicas de logística como armazenamento fullfilment com diversos parceiros, como Amazon, B2W e Mercado Livre. Teste o Bling por 90 dias grátis e confira.
O que você verá no artigo:
A logística em foco
Pelo fato de a logística ser um processo tão custoso, estudar a melhor forma de realizá-la é uma questão importante para reduzir custos operacionais e também otimizar tempo. A mudança no formato de armazenamento, hoje com as opções fulfillment, que vai desde a separação no estoque até a entrega do produto ao cliente final, é um serviço que tem alta relevância e pode ser executado muito melhor com terceirização. Isso gera também melhores resultados.
Consolidar os volumes reduz em média 20% do valor dos fretes. Ou seja, as medidas e os pesos dos produtos são somados e o cálculo do frete é realizado como um embrulho com todos os produtos dentro. Lembrando sempre que a ideia de reduzir custo logístico também está muito ligada a conseguir dar mais vantagens ao cliente na hora da compra. Já é realidade que o consumidor prefere pagar um pouco mais na compra e ter o frete grátis.
O cliente sente-se satisfeito quando consegue calcular o custo estimado do frete, inserindo seu CEP no site e também quando consegue rastrear a sua compra. Atente para dispor dessas modalidades em seu site. Após a compra, a expectativa é totalmente voltada para a chegada da mercadoria, e nesse momento também é importante não falhar.
Uma vitória a cada venda
Manter um negócio funcionando é um teste contínuo de aprendizados, desafios a serem superados e metas a serem cumpridas. Reduzir os custos é importante para a empresa ganhar mais fôlego e investir em mais tecnologia, melhores preços e experiências ao cliente. Cada venda é uma vitória e a representação que os lucros derivam de uma soma de esforços conjuntos.