O sucesso da sua empresa está diretamente ligado à sua capacidade de se adaptar e inovar sua gestão. E o uso de dispositivos e aplicativos de mobilidade empresarial na gestão do negócio está cada vez mais em alta no mercado. Eles são responsáveis por oferecer soluções inteligentes e práticas para muitos processos corporativos, desburocratizando-os e tornando-os mais eficientes.
Na esfera das PMEs, segundo a pesquisa Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview, cerca de 30% dos pequenos empreendedores e 48% dos médios, acreditam que investir no mundo digital é fundamental para se manter competitivo, independente do setor. Além disso, o mesmo estudo indica que os investimentos em tecnologia das PMEs brasileiras chegarão a US$ 63 bilhões em 2020.
Aderir à mobilidade ajuda as pequenas e médias empresas a aumentarem a produtividade de seus funcionários, além de conseguir oferecer melhores experiências aos seus clientes. É nesse sentido que depõe-se a favor do uso dessas tecnologias como sendo uma das melhores estratégias a se investir no processo de crescimento empresarial.
Pensando em te ajudar a melhorar sua relação com a tecnologia, a equipe do VExpenses preparou este material para te deixar melhor informado sobre o assunto e te mostrar todos os benefícios dessa prática. Confira!

O que é mobilidade digital empresarial?

De forma simples, a mobilidade é uma tecnologia que permite a movimentação do usuário durante sua utilização, e que o acompanha para qualquer lugar. Mais especificamente, a mobilidade corporativa permite que os colaboradores consigam acessar dados e sistemas hospedados na internet e realizar tarefas a partir de qualquer lugar e horário, com uma abordagem mais voltada para o trabalho que pode ser executado de forma remota.
Os dispositivos e aplicativos de mobilidade empresarial permitem integrar as ações realizadas pelos profissionais que prestam serviços externos às do restante da empresa, e tudo em tempo real. O que torna a execução de tarefas do negócio mais ágeis e dinamizadas.
Alguns dos usos práticos da mobilidade digital envolvem ferramentas como aplicativos de bancos, que possibilitam a realização de transações de qualquer lugar, ou mesmo apps de gestão financeira empresarial, que permitem lançamentos em tempo real de despesas para reembolso, por exemplo.

Quais os benefícios de se investir em dispositivos e aplicativos de mobilidade empresarial?

A mobilidade empresarial faz parte de uma mudança maior: a transformação digital. Qualquer empreendedor que deseja expandir sua atuação e conquistar novos territórios, deve estar aberto às novas tecnologias. Afinal, é mais eficaz e mais barato investir em uma única solução que reúna todos os recursos necessários para que a empresa funcione, do que fazer offline e manualmente.
Hoje em dia, a mobilidade tornou-se um desafio que todas as PMEs precisam enfrentar para se destacar no mercado e conseguirem competir com as grandes empresas. Isso acontece como consequências dos benefícios que os dispositivos e aplicativos de mobilidade empresarial trazem ao seu negócio. A seguir exploramos mais detalhadamente alguns deles:

Maior agilidade na troca de informações

Uma das principais características da mobilidade é poder acessar, transmitir e alterar quaisquer dados em tempo real. Essa facilidade no fluxo de informações favoreceu a velocidade com que ocorrem as comunicações na empresa, tornando-as mais fluidas e assertivas.
Além de permitir uma maior integração entre equipes e trazer mais rapidez na resolução de problemas e falhas, PMEs que utilizam a mobilidade corporativa conseguem tomar decisões estratégicas de forma mais adequadas e eficientes, de acordo com as vastas e valiosas informações disponíveis. É a agilidade no intercâmbio de informações que proporciona aos gestores uma maior confiabilidade e segurança em relação à atualização dos dados acessados. Essa flexibilidade é o principal componente que consistirá o diferencial do seu pequeno ou médio negócio na hora de encarar o mercado e as grandes empresas.

Aumento da produtividade

A mobilidade permite um melhor aproveitamento do tempo, assim, é possível ser produtivo em qualquer momento ou lugar. Assim, além de gerar economia de tempo, essas tecnologias também possibilitam o aumento da produtividade, que refletirá diretamente no desempenho da sua empresa.
O uso de dispositivos e aplicativos de mobilidade empresarial, principalmente em atividades mais repetitivas, cria rotinas automatizadas, gerando uma “sobra de tempo”, permitindo que os funcionários a aproveitem na realização de tarefas que exigem mais da criatividade e raciocínio humano. Essa particularidade das tecnologias mobile é a principal responsável por gerar mais valor à empresa, aumentar a produtividade e gerar economia no médio e longo prazo.

Redução de custos

Além do aumento da produtividade, otimização dos processos e economia de tempo, a tecnologia mobile também proporciona a economia de recursos financeiros da sua empresa. Não é à toa que, como dissemos anteriormente, muitos pequenos e médios empresários tem a tecnologia como aliada, ao fazerem as contas do custo-benefício que elas proporcionam.
Ao proporcionar uma distribuição inteligente da mão de obra, redução dos deslocamentos e agilidade na localização de informações, as tecnologias mobile de gestão corporativa proporcionam não só um menor investimento direto, mas também melhores decisões estratégicas embasadas nos centros de custos da empresa.
Duas funções principais são responsáveis por gerar esse benefício: O investimento para utilizar essas soluções costumam ser baixos, e essas ferramentas normalmente oferecem relatórios detalhados dos dados lançados nele, permitindo uma melhor visão dos gastos reais.
Desta forma, ocorre uma redução de custos, na medida que informações podem ser trocadas diretamente através de dispositivo móvel, agilizando tarefas.
Além disso, outra grande vantagem da mobilidade é a redução do uso de papel, tinta de impressora etc., reduzindo os custos de manutenção da empresa.

Otimização de processos

Diversos procedimentos corporativos demandam muito tempo dos colaboradores. Isso porque a burocracia que os envolve é tamanha, que dificultam a eficiência do processo.
Nesse cenário, a tecnologia mobile surgiu como a solução perfeita. Ela automatiza os processos administrativos da sua empresa, desburocratizando-os e acelerando-os, além de conseguir se adaptar às necessidades específicas do seu negócio, garantindo a otimização dos processos.
Aliás, os processos feitos na forma digital estão menos propensos a erros. Isso porque os dispositivos e aplicativos de mobilidade empresarial possuem diversos sistemas de checagem, que evita o retrabalho dos gestores.
Outro benefício dessa tecnologia é a melhora na organização dos departamentos da sua empresa. Essas ferramentas tornam muito mais fácil a criação de fluxos de trabalho, coordenação de projetos, criação e avaliação de centros de custo etc. Assim, diminui a probabilidade de que seus colaboradores se esqueçam de alguma tarefa.

Serviços de alta qualidade para os clientes

Os benefícios da rapidez e autonomia proporcionadas pelos dispositivos e aplicativos de mobilidade empresarial, impactam não somente os processos em si, como seus respectivos resultados. A adoção destas ferramentas transmite aos clientes a ideia de maior profissionalismo e preocupação com a qualidade dos serviços prestados, principalmente no que se refere ao atendimento, depondo a favor da sua empresa no momento em que o consumidor precisa escolher entre você e a concorrência.


Esse guest post foi escrito por Carolina Crumo, do time de marketing do VExpenses, plataforma de gestão de reembolso de despesas que já ajuda empresas no Brasil e América Latina a reduzirem em até 88% o custo e tempo gastos no processo de reembolso de despesas de funcionários.