Entre os incontáveis serviços que hoje podemos contratar pela internet, agora, existem formas de captar recursos financeiros para empresas por meio de empréstimos de instituições exclusivamente situadas nas plataformas digitais. Mas, a pergunta que fica é: empréstimo online é seguro?

A transformação digital trouxe um número incontável de vantagens para o nosso dia a dia, seja para a vida pessoal como para a profissional. Entretanto, constantemente somos lembrados que é preciso ter cuidado com as informações que compartilhamos.

Esse receio e atenção devem ser redobrados quando estamos falando de informações financeiras.

A cada ano o comércio online ganha mais consumidores, que trocam a rotina de compra em lojas físicas pelo conforto de receber tudo em casa.

Mas, e quando o assunto é empréstimo. Será que empréstimo online é seguro?

Empréstimo online é seguro? Entenda porque a resposta é: sim!

A ideia de que você está assumindo um risco toda vez que compartilha informações confidenciais sobre você ou sobre suas finanças, não é mais exatamente a mesma de alguns anos atrás.

Atualmente sites que solicitam informações diversas dos clientes, contam com políticas e sistemas de segurança que garantem a confidencialidade dos dados compartilhados.

Por isso, se você me perguntar se empréstimo online é seguro, vou te responder que sim, desde que você saiba escolher a plataforma com a qual vai se relacionar.

Sites que oferecem empréstimos pela Internet são como todos os outros tipos de sites, o que significa que alguns são seguros e outros não.

Você só precisa se armar com as informações certas para saber como identificar sites confiáveis.

Os sites sérios, onde fazer empréstimo online é seguro, além de não aplicarem nenhum tipo de golpe, também utilizam tecnologia de ponta para proteger os seus dados de outras pessoas que possam tentar acessá-los.

Por essas razões, é importante que você saiba quando e a quem pedir um empréstimo online.

Neste artigo, separamos alguns tópicos que julgamos muito importantes para o empreendedor que está em busca de uma forma de aumentar o capital de giro do negócio ou para quem precisa se reorganizar financeiramente.

Dessa forma, nos parágrafos seguintes você vai encontrar um conteúdo simples e direto sobre:

  • como proteger suas informações;
  • dicas para identificar um site que não é seguro;
  • sugestão de site de empréstimo 100% confiável.

O que avaliar na plataforma antes de pedir o aporte

Você deve sempre ter cuidado antes de compartilhar suas informações pessoais, esteja você online ou offline. Existem maneiras de proteger suas informações enquanto navega na Internet ou faz negócios com serviços online.

Aprenda a prestar atenção em sites fraudulentos

Você deve sempre se certificar de saber com quem você está compartilhando suas informações antes de começar a distribuir seus números e contatos. Para isso precisa se familiarizar com os diferentes sinais de sites respeitáveis ​​e sites fraudulentos.

Por exemplo, um site respeitável e confiável não vai pedir para você pagar uma taxa antecipadamente, para depois te dar o empréstimo.

As taxas são cobradas após a realização do empréstimo – ou seja, após a plataforma transferir o dinheiro para a sua conta – e você inicia o pagamento, em geral, mensalmente, em uma data previamente escolhida por você antes de fechar o negócio.

Confira as informações de contato da plataforma

Mesmo que a sua relação com a empresa seja toda mediada por plataformas digitais, seus credores devem disponibilizar informações físicas como endereço com CEP brasileiro.

Revire o site em busca de informações sobre a empresa.

Jogue o endereço no Google para verificar se ele é real e está no Brasil.

Sites de empréstimo online seguro usam a criptografia de nível alto

Um empréstimo online é seguro quando você está em um site que usa sistemas de criptografia avançados. Isso protege as informações da transação. Em conjunto com o protocolo TLS (Transport Layer Security) garante que tudo seja enviado com segurança.

Para saber se o site atende a essa característica, verifique se o URL começa com “https”, não apenas “http”. O “s” significa que é um site seguro.

Dados criptografados

Você também pode usar a criptografia em seu computador, se julgar necessário.

Verifique se o seu navegador está seguro. Para proteger transações online ainda mais, você pode usar um software de criptografia. Isso basicamente embaralhará qualquer informação que você enviar pela Internet.

Preste atenção nos sites para os quais você está solicitando um empréstimo e verifique sempre a barra de status para um ícone de “bloqueio”. Isso informa que o site é seguro e que suas informações podem ser transmitidas com segurança.

Proteja suas senhas

Sempre crie uma senha forte, especialmente para sites nos quais você lida com negócios financeiros, incluindo sites em que solicita um empréstimo online.

Uma senha forte pode ajudar a proteger suas informações de serem roubadas.Agora que você compreendeu como analisar se um site de empréstimo online é seguro, é importante ter em mente 3 fatores principais antes de realizar a solicitação do aporte financeiro:

  1. Conheça qual é o verdadeiro custo do empréstimo. O que parece ser uma taxa de juros de 10% poderia facilmente ser muito maior e custar muito mais ao tomador durante o prazo do empréstimo. Busque a informação do custo efetivo total da negociação.  
  2. Saiba quais são os termos e formas de pagamento. Embora seu empréstimo possa durar vários meses, um ano ou mais, alguns credores online esperam receber pagamentos em uma base semanal ou até diária. O comum, entretanto, é o pagamento de um valor mensal, fixo e previamente combinado. É extremamente importante entender completamente quais são as opções de pagamento do empréstimo feito.
  3. Faça as contas com atenção e saiba o que você pode pagar. Antes dos documentos do empréstimo serem assinados, você deve reservar um tempo para revisar sua situação de fluxo de caixa e certificar-se de que você pode arcar com o valor do pagamento.

Pensamentos finais

Empréstimos online tornaram mais fácil do que nunca obter o dinheiro que você precisa para o seu negócio. Em geral, por meio de uma análise simples de crédito você conseguirá capital para sua organização.

Existem outros tipos de empréstimos para empresas, então é interessante que você conheça as demais opções.

Entre as vantagens do empréstimo online seguro é a proposta de democratizar o acesso a financiamento, para empresas que muitas vezes são incapazes de cumprir a pilha de exigências de um banco tradicional.

Embora esses empréstimos sejam ótimos para obter financiamento rápido, é importante que você dedique um tempo para entender o processo de empréstimo e analisar completamente todas as ofertas que recebeu.

Embora não haja problemas em assumir pagamentos adicionais para impulsionar seus negócios, assumir dívidas que você não precisa ou não pode pagar pode prejudicar seu planejamento a longo prazo.

Se você ainda não tem certeza de que é o momento para fazer o empréstimo, mas gostou das vantagens desse tipo de aporte para pequenas empresas, sugerimos que continue sua leitura no artigo;Quando fazer um empréstimo? 4 situações em que vale a pena”

Este post foi escrito pela Gyra+, uma empresa que realiza financiamentos online com taxas de 2% a 5,5% ao mês, para empreendedores digitais em busca de capital de giro. Faça uma avaliação no simulador de empréstimo empresarial e descubra o crédito que cabe no seu negócio.