Com o intuito de entender um pouco mais sobre a realidade do comércio eletrônico brasileiro, na manhã de quinta-feira, 17 de novembro, a Nuvem Shop e o Bling promoveram o encontro “Papel do e-commerce e os empreendedores no meio da crise de 2016”, no qual os palestrantes Alejandro Vázquez (Nuvem Shop) e Sidney Zynger (Bling) puderam dividir suas percepções e perspectivas do setor.

Para Zynger, o e-commerce tem se mostrado uma tendência cada vez mais aceita pelos empresários brasileiros, inclusive os clientes do Bling. “Cerca de 60% dos usuários Bling estão ligados ao e-commerce. São empresas de diversos segmentos, em sua maioria negócios de pequeno e médio porte e que apostam no e-commerce como impulso para sobreviver à crise econômica e crescer no mercado”, assinala.

Em sua fala, Vázquez destacou a capacidade de reinvenção dos empresários. “O que a gente viu é que muitas pessoas que perderam o emprego e que precisaram desenvolver novos negócios focaram ainda mais no empreendedorismo” ressaltou o CCO da Nuvem Shop. “O e-commerce é uma boa alternativa por causa das baixas barreiras para começar e baixos custos, o que faz esse caminho mais atraente para quem tem dinheiro guardado e pronto para arriscar um novo caminho”, completou.

Mercado promissor

A 34ª edição do relatório WebShoppers, principal estudo sobre o setor de e-commerce no Brasil, indica que as vendas pela internet tiveram faturamento de R$ 19,6 bilhões no primeiro semestre de 2016, valor que representa um crescimento nominal de 5,2% na comparação com o mesmo período no ano passado. A face positiva desses dados se refletiu no encontro, que reuniu empresários e jornalistas no escritório da Nuvem Shop, na capital paulista, pois o evento encerrou com o sentimento de otimismo para o setor em 2017.

perspectivas para o ecommerce

Expectativas para o e-commerce

Segundo um levantamento realizado pelo instituto estadunidense eMarketer, a expectativa para o comércio eletrônico nos próximos anos é de crescimento. O estudo aponta, por exemplo, que o Brasil aparece em 10º lugar na relação de maiores vendedores online do mundo, além de ser o único país representante da América Latina.

Sobre o Bling

O Bling é um sistema de gestão acessível, que não exige investimentos em hardware e pode ser acessado de qualquer lugar via internet. O ERP automatiza diversos processos, como recebimento de pedido; emissão de notas fiscais eletrônicas, boletos bancários e etiquetas; expedição de encomendas e acompanhamento dos pedidos.

Na integração com o Sigep Web dos Correios, o Bling envia a Pré-Lista de Postagem (PLP) pelas informações que já constam no sistema, imprime as etiquetas por meio dos pedidos e notas, gera o código de rastreio para acompanhamento, envia por e-mail e atualiza o status automaticamente. Assim, o empresário vai até a agência dos Correios apenas para despachar a encomenda, evitando longas filas de espera.

A partir do plano Cobalto (R$ 50 por mês) já é possível integrar o sistema com a plataforma de da Nuvem Shop. E quem já é cliente Bling ganha 20% de desconto na primeira mensalidade da Nuvem Shop utilizando o código NUVEMBLING16 (cadastre-se).

Sidney Zynger

Sócio e CMO do Bling, Sidney Zynger é formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM. Já trabalhou na implantação de vários e-commerces, área com a qual tem muita afinidade.

Há três anos atuando no Bling, acredita na perspectiva de crescimento do mercado virtual, setor ávido por inovação e dinamismo. Nesse sentido, defende que um software ERP como o Bling pode auxiliar os empreendedores a otimizarem a gestão de suas empresas por meio da redução custos, da economia de tempo e de soluções integradas que oportunizam negócios em diversos canais.nuvem shop e bling

Sobre a Nuvem Shop

A plataforma da Nuvem Shop permite que micro, pequenos, médios e grandes empreendedores criem e gerenciem sua própria loja virtual em minutos, possibilitando que eles alavanquem suas vendas pela internet através de treinamento, aplicativos e ferramentas de marketing online integradas com suas respectivas lojas. As lojas são desenhadas de acordo com a preferência do empreendedor e autogerenciáveis desde o início.

A Nuvem Shop desenvolve continuamente novas funcionalidades e integrações para que os empreendedores possam impulsionar suas vendas e melhorar a experiência de compra de seus consumidores.

Alejandro Vázquez

CCO da Nuvem Shop, o argentino Alejandro Vázquez é um dos principais nomes no mercado empreendedor da América Latina na atualidade. O jovem de 28 anos conta com uma extensa experiência na área, o que lhe gabarita como referência nas áreas de tecnologia e e-commerce.

Vázquez tem passagens em grandes empresas do setor, como a gigante de hardware Dell. Ele trabalhou na companhia liderando uma unidade de negócios para o segmento de pequenas e médias empresas na América Latina, focado no negócio de e-commerce. Foi essa experiência que lhe deu as bases para ajudar a fundar, na Argentina, em 2010, a Nuvem Shop.