Processos estagnam quando as empresas não conseguem analisar eficientemente todos os dados disponíveis. É por isso que, ao compreender o que é analytics, você poderá tomar melhores decisões e impulsionar as vendas na sua organização.

Neste artigo, vamos explicar em que consiste essa solução e quais são as principais vantagens de sua implementação. Boa leitura!

O que é analytics?

Analytics refere-se a um campo abrangente e multidimensional que utiliza matemática, estatística, modelagem preditiva e técnicas de machine learning para identificar padrões significativos em grandes quantidades de dados de negócio.

Atualmente, as organizações utilizam softwares cada vez mais avançados para armazenar informações e executar algoritmos sofisticados. Produzindo insights rápidos para fundamentar os processos de tomada de decisões e para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas.

Confira, a seguir, algumas das vantagens mais importantes que, com a utilização do analytics, podem estar ao alcance de sua empresa.

Quais as vantagens do analytics?

1. Quantificar os valores da empresa

A maioria das empresas possui estratégias para transmitir aos colaboradores os valores que a norteiam. O que muitas organizações não conseguem, no entanto, é quantificar esses valores.

Com o analytics, sua empresa pode mensurar como esses valores são traduzidos em resultados. Usando números quantificáveis. Os objetivos gerais do negócio também podem ser computados. em vez de apenas serem deixados para interpretações subjetivas.

Dessa forma, você pode utilizar os dados para operacionalizar processos que se mantenham em linha com os valores da empresa.

use-analytics-para-tomar-decisoes

2. Tomar decisões mais assertivas

Com mais informações à sua disposição, é possível capacitar eficientemente a equipe de vendas. Agilidade é um elemento essencial para que sua empresa fique à frente da concorrência. Igualmente importante é a consideração cuidadosa de cada escolha a ser feita. Para que o processo de tomada de decisões seja mais assertivo e exija menos tempo.

Com tantos dados em mãos, todos os envolvidos — não apenas os gestores — podem e devem tomar decisões informadas. É por isso que cada departamento precisa de acesso às ferramentas de analytics. Isso deve estar fortemente arraigado na cultura corporativa.

3. Visualizar dados

Reconhecer o poder das imagens não é exatamente uma novidade. No século VI a.C, Confúcio já estabelecia que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Números e letras são ótimos recursos quando você precisa escavar os detalhes. Mas a visualização de dados é uma forma mais rápida e eficaz de distinguir tendências.

A utilização de dados visuais pode tornar sua empresa mais ágil e ajudar a fazer descobertas importantes. A partir de gráficos e diagramas, você pode identificar o que precisa ser feito para melhorar seus processos de vendas.

4. Elaborar previsões de vendas

Hoje em dia, o mundo dos negócios está mais dinâmico do que nunca. Tudo está em constante alteração: a forma como os clientes se comportam, a maneira como as empresas se comunicam e chegam aos clientes, etc. Com tanta mudança acontecendo de uma vez, não é nada fácil — mesmo para grandes corporações — atingir e manter o sucesso empresarial.

Ao conhecer bem o que é analytics e implementar suas soluções, você poderá elaborar previsões de vendas e detectar o impacto das próximas tendências do mercado sobre o seu desempenho de vendas e, assim, abrir caminho para a liberação de novos produtos e/ou serviços.

elabore-previsao-de-vendas-com-analytics

O que é Google analytics

Muito utilizado por gestores de marketing, o Google Analytics é um dos principais  sistemas de monitoramento de tráfego. Gratuito, pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. O principal objetivo da ferramenta é apontar quantos usuários acessam o seu site e de que modo eles se comportam ao navegar pelas páginas e seções. Na verdade, o Google Analytics é um recurso tão robusto que funciona como ferramenta para tomada de decisões gerenciais. Portanto, se você quer mensurar o desempenho do seu site (todos deveriam fazer isso!), vale a pena buscar dicas de como operar monitoramento de tráfego.

E aí, gostou desse conteúdo? Agora que você já sabe o que é analytics, não deixe de conferir as melhores práticas para elaborar relatórios gerenciais de sucesso. Leve o conhecimento adiante e compartilhe com seus amigos!