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Golpes na Black Friday: Como detectar e evitar a Black Fraude

Golpes na Black Friday: Como detectar e evitar a Black Fraude

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores que querem aproveitar os descontos e promoções em diversos produtos e serviços. Porém, também é uma época em que os golpistas se aproveitam da ansiedade e da falta de atenção das pessoas para aplicar fraudes e roubos. 

Portanto, se você está pensando em comprar itens para a sua casa ou empresa com muita economia na Black Friday, é preciso ficar atento. 

Neste artigo você vai conhecer os principais golpes que acontecem nessa data e aprender a se proteger deles. Confira!

Black Friday x Black Fraude

A Black Friday é um evento comercial que surgiu nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. Ela acontece na última sexta-feira de novembro e marca o início das compras de Natal. Nesse dia, as lojas oferecem descontos de até 80% em diversos produtos, atraindo milhões de consumidores.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2010 e desde então vem ganhando cada vez mais espaço e relevância no ecommerce. Segundo dados da Neotrust publicados no Metrópoles, em 2022 as vendas online na Black Friday somaram R$ 3,1 bilhões e as perspectivas para 2023 são otimistas.

A Black Fraude, por outro lado, é o termo usado para se referir aos golpes que são praticados por lojas falsas ou inidôneas, sites maliciosos, hackers e estelionatários que se aproveitam da Black Friday para enganar os consumidores.

Esses golpes podem causar prejuízos financeiros, roubo de dados pessoais, clonagem de cartões, invasão de contas, entre outros problemas graves.

Principais golpes na Black Friday

Vários são os golpes aplicados no maior evento do comércio, tanto nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais. A seguir listamos alguns dos mais comuns:

Tudo pela metade do dobro

Você já ouviu falar dessa expressão? Se não, saiba que esse é um dos golpes mais antigos praticados na Black Friday, principalmente no Brasil. Ele consiste basicamente em aumentar o preço dos produtos antes da última sexta-feira de novembro e depois oferecer um desconto falso, que na verdade mantém o preço original, ou até mais alto, da mercadoria. 

Para evitar esse golpe, não tem jeito. A solução é pesquisar os preços dos produtos que você deseja comprar com antecedência e comparar com outras lojas. Felizmente, existem ferramentas que facilitam essa tarefa, como o Buscapé e o Zoom.

Phishing

Assim como o falso desconto, o phishing também é um golpe muito comum, só que muito mais perigoso do que o primeiro.

Isso porque ele consiste em enviar e-mails, mensagens ou ligações falsas se passando por lojas, bancos ou órgãos oficiais para induzir o consumidor a clicar em links maliciosos, baixar arquivos infectados ou fornecer dados pessoais. 

Para evitar cair nesse golpe, é preciso desconfiar de ofertas muito vantajosas ou pedidos de confirmação de dados. Além disso, é preciso verificar o endereço do remetente e do link antes de clicar, nunca abrir anexos suspeitos e instalar ferramentas anti-phishing no celular e no computador.

Links falsos

Esse é outro golpe muito comum no ecommerce em dia de Black Friday. Nesse caso, os golpistas se aproveitam da divulgação das ofertas das lojas nas redes sociais, aplicativos de mensagens ou sites de busca e criam links falsos que levam para páginas idênticas às das lojas verdadeiras.

Os links falsos funcionam como verdadeiras armadilhas para roubar os dados dos consumidores ou infectar seus dispositivos com vírus.

Para evitar esse golpe, uma dica é verificar se o link corresponde ao site oficial da loja, se possui o cadeado e o “https” na barra de endereço.

Boletos e pix falsos

Se você prefere pagar pelas suas compras à vista através de boletos ou pix, essa dica de segurança da informação é para você.

O golpe acontece basicamente da seguinte maneira: você faz uma compra em um site que julga ser idôneo e confiável. Então, escolhe o método de pagamento à vista, seja por boleto bancário ou pix. Até aí tudo certo, né? Nem sempre.

Isso porque os golpistas podem enviar boletos ou pix falsos com os dados de contas fraudulentas. Ou ainda, podem alterar os códigos de barras ou as chaves pix dos boletos ou pix verdadeiros. 

Como evitar esses golpes? Para evitar essa black fraude, a melhor arma é a atenção redobrada. Sempre que receber um boleto ou chave pix para pagamento, confira todos os dados do beneficiário e verifique se o valor cobrado corresponde ao valor da compra.

Mudança de preço no carrinho de compras

Esse é um golpe que se aproveita principalmente da demora ou da distração dos consumidores na hora de finalizar a compra. Os golpistas ou lojistas pouco idôneos alteram o preço dos produtos no carrinho de compras ou adicionam taxas extras sem o consentimento do consumidor. 

Para evitar esse golpe, mais uma vez é preciso contar com a atenção. Sempre confira o valor final da compra antes de confirmar o pagamento e se há alguma cobrança indevida.

Frete mais caro do que o valor do produto

Juntamente com o golpe do “tudo pela metade do dobro” e do phishing, o golpe do frete também está entre os mais comuns na lista da black fraude.

A bem da verdade, ele diz respeito à falta de transparência das lojas na hora de informar o valor do frete. Na Black Friday, muitas lojas anunciam descontos muito atrativos em diversos produtos, mas cobram um frete muito caro, que acaba anulando a vantagem da oferta. 

Para evitar esse golpe, é preciso verificar o valor do frete antes de colocar o produto no carrinho de compras e comparar o valor da entrega com outras lojas.

Prazo de entrega a perder de vista

Para finalizar, um golpe que se aproveita da alta demanda da Black Friday e da falta de estoque das lojas. Nesse caso, os lojistas oferecem produtos com preços realmente baixos e até fretes em conta, mas não entregam ou demoram muito para entregar o produto, causando transtornos e frustrações aos consumidores.

O problema é que na euforia para aproveitar os descontos, os consumidores acabam não prestando atenção no prazo de entrega. Se você tem pressa em obter um produto e deseja aproveitar a Black Friday para comprá-lo mais barato, fique de olho. Antes de finalizar a compra, verifique o prazo de entrega e acompanhe o rastreamento do pedido.

Como combater os golpes na Black Friday

Para evitar cair nos golpes na Black Friday, é preciso tomar algumas medidas de segurança da informação e do comércio eletrônico, tanto em novembro quanto no ano todo. Algumas dessas medidas incluem:

Verificar a reputação da loja

Antes de comprar, é preciso pesquisar bastante sobre a loja. Nesse sentido, verifique se ela possui CNPJ, endereço físico, telefone, e-mail de contato, selos de segurança e certificação.

Além disso, confira as avaliações e reclamações de outros consumidores nas redes sociais e em sites como Reclame Aqui. E sempre desconfie de lojas totalmente desconhecidas ou com nomes muito parecidos com os de lojas famosas.

Usar cartão virtual

Outra forma de evitar cair em fraudes na última semana de novembro e impedir que os dados do cartão sejam roubados ou clonados é usar um cartão virtual. 

Esse é um serviço oferecido por alguns bancos e aplicativos, que gera um número temporário para cada compra online. Assim, o número real do cartão fica protegido e o consumidor pode cancelar o cartão virtual a qualquer momento.

Usar duplo fator de identificação nos apps

Mais uma ótima dica para aumentar a segurança das compras online na Black Friday: usar o duplo fator de identificação nos aplicativos das lojas, bancos ou carteiras digitais. 

Isso significa que, além da senha, é preciso informar um código enviado por SMS, e-mail ou outro meio para acessar o app. Assim, mesmo que alguém descubra a senha, não conseguirá entrar no app sem o código. 

Não usar redes públicas para fazer compras online

Nem para fazer compras online, nem para acessar o internet banking ou realizar qualquer outra transação financeira. Usar redes públicas ou compartilhadas para realizar essas atividades aumenta consideravelmente as chances de que os seus dados pessoais e financeiros sejam interceptados ou roubados por hackers.

Sendo assim, evite redes wi-fi de shoppings, cafés ou aeroportos para fazer essas atividades. O ideal é usar uma rede privada e segura ou os dados móveis do celular.

Cuidado com promoções milagrosas

Já diz o ditado popular: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Mas o que isso quer dizer, afinal?

Que uma forma de evitar cair em armadilhas na Black Friday é ter cuidado com promoções muito vantajosas, que oferecem produtos com preços muito abaixo do mercado ou brindes muito atrativos. 

Esteja atento, pois essas ofertas “milagrosas” podem ser falsas ou esconder alguma pegadinha. Em outras palavras, sempre desconfie do que parece bom demais para ser verdade.

Como agir caso caia em um golpe na Black Friday

Se mesmo com todas essas dicas de segurança da informação, você infelizmente cair em um golpe na Black Friday, fique calmo e tome as seguintes medidas para minimizar os danos e buscar seus direitos como consumidor:

Entre em contato com a loja

O primeiro passo é tentar resolver o problema diretamente com a loja, por meio dos canais de atendimento disponíveis. Você deve explicar o que aconteceu e exigir seus direitos, como a entrega do produto, o estorno do valor pago ou a troca por outro produto. 

Registre uma reclamação

Se a loja não resolver o problema ou não responder ao contato, registre uma reclamação em sites como o Reclame Aqui ou o consumidor.gov.br. Esses sites permitem que o consumidor exponha sua insatisfação e que a loja ofereça uma solução.

Faça contato com o banco

Agora, se os seus dados foram roubados ou clonados, é indicado entrar em contato com o banco ou com a operadora do cartão imediatamente. Informe as transações que não foram feitas por você e solicite o estorno dos valores cobrados indevidamente. Feito isso, peça o cancelamento do cartão.

Busque ajuda jurídica

Se você não conseguir resolver o problema diretamente com a loja ou o banco, busque ajuda jurídica para defender seus direitos. 

Nesse caso, o melhor caminho é procurar um advogado especializado em direito do consumidor ou recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon ou a Defensoria Pública. 

Esses órgãos podem intermediar a negociação entre você e a loja ou encaminhar o caso para a justiça.

Registre um boletim de ocorrência

Lembre-se: caso você tenha sido vítima de um crime cibernético como roubo, estelionato ou invasão de contas, não deixe de registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou na delegacia virtual da sua região. Esse documento é importante para comprovar a fraude e facilitar a investigação.

Denuncie a Black Fraude

Por fim, uma dica que poucos conhecem, mas que é crucial para evitar os golpes pela internet, principalmente durante a Black Friday. Mesmo que você não tenha sido vítima de fraude, pode denunciar anúncios fraudulentos no site do Procon ou no próprio consumidor.gov.br.

Fazendo isso, você ajuda a inibir a ação de cibercriminosos e impede que várias pessoas sejam prejudicadas por eles. E, claro, pode aproveitar as promoções com mais confiança e segurança.

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