O aumento das tentativas de golpes através de dispositivos eletrônicos,  especialmente celulares e tablets, vem aumentando vertiginosamente. Desde ataques e roubos de perfis em redes sociais, prejuízos financeiros e muito mais.

Os bandidos estão cada vez mais atentos, percebendo qualquer brecha que seja possível dar um golpe.

No entanto, existem alguns recursos e hábitos que você pode adotar a fim de aumentar a segurança e a privacidade em seus dispositivos móveis.

O post de hoje vai ajudá-lo nessa tarefa! Vamos abordar os principais golpes, trazer dicas de como proteger seus dispositivos móveis, providências a se tomar em caso de roubo e muito mais. Tudo para evitar prejuízos e incômodos causados por pessoas mal-intencionadas.

Informações na palma da mão: para você e para os golpistas

Infelizmente, se formos pensar quantos dados confidenciais estão salvos hoje em nosso smartphones e tablets, a frase acima faz todo sentido! Isso faz com que a preocupação com a segurança dos dispositivos móveis seja tópico de importância.

Ou seja, quando se trata de segurança da informação e proteção dos seus dados pessoais, o cuidado nunca é demais. 

Riscos e golpes mais comuns em dispositivos móveis

Confira a seguir as principais ameaças a que se deve estar atento.

Golpes de vírus pelo celular

Um dos golpes mais comuns em dispositivos móveis, que, na maioria das vezes, a infecção ocorre com um falso alerta de uma ameaça no celular, “avisando” que um agente malicioso foi detectado.

O senso de urgência do alerta leva os usuários a clicarem nele para a instalação de um “antivírus”, que, na verdade, é a própria ameaça: pode ser tanto um malware ou spyware roubando dados do dispositivo.

Vishing, o golpe da chamada telefônica

Esse termo vem da junção de “voice” e “phishing”, pois esse golpe envolve chamadas fraudulentas que incitam a vítima, passando-se por uma pessoa ou organização para ganhar a confiança e na conversa eles tentam convencer a vítima de algum problema no serviço, necessitando de dados pessoais ou dinheiro para regularizar a situação.

O vishing também tenta despertar um senso de urgência na vítima, para que ela não pense direito, pois eles sempre exigem que as ações sejam feitas durante a chamada e não após o encerramento da conversa.

Phishing via SMS

Este é o golpe pelo celular mais antigo encarado por usuários de aparelhos móveis. No phishing, os criminosos enviam mensagens se passando por serviços oficiais, apontando algum problema, ou débito e pede para que a vítima clique no link fornecido para regularizar a situação.

O link pode levar a sites falsos, que roubarão credenciais de bancos, ou mesmo baixar ameaças virtuais nos aparelhos.

O golpe de um toque

São chamadas feitas através de um número desconhecido (geralmente internacional) que tocam somente uma vez – para que usuário, curioso, retorne a ligação.

Caso a vítima retorne o telefonema, terá que arcar com cobranças de taxa – em que os valores são enviados ao golpista.

Golpes de engenharia social e golpe do número novo

Além das tentativas de invasão, são cada vez mais comuns os golpes por mensagem ou ligação, quando um desconhecido entra em contato passando-se por uma pessoa da família ou representante de uma instituição em que você possui conta bancária.

A isso chamamos engenharia social. Existem quadrilhas se passando inclusive por atendentes de bancos e cartões de crédito, colocando música de espera – tudo com o propósito de fazer a vítima acreditar que a situação é real e não um golpe.

Existe ainda o golpe do número novo, no qual o golpista alega ser “você”, mas com número novo. É comum nesses casos,  pedirem para bloquear o número antigo – por estar “clonado”  e utilizam a foto da pessoa e o nome para se passarem por um familiar ou amigo e extorquir valores financeiros.

Afinal, ninguém fica trocando de número de telefone e Whatsapp a toda hora, não é mesmo?

Dicas para proteger seu celular e/ou tablet

Adotando algumas medidas simples, você consegue aumentar a segurança dos seus dispositivos móveis – confira essas dicas:

Mantenha o sistema operacional e os aplicativos atualizados

O sistema operacional é onde rodam os processos e funções do celular e os aplicativos instalados. As atualizações do sistema operacional e dos aplicativos incorrem em:

  • Acesso a novos recursos e funcionalidades;
  • Melhora na performance;
  • Diminuição da lentidão nos processos;
  • Integração com novos apps;
  • Otimização da bateria;
  • Reparo de bugs;
  • Falhas de compatibilidade e funcionamento;
  • Segurança geral do aparelho;
  • Proteção aos dados do usuário reparando brechas para possíveis invasões.

Ou seja, manter o sistema operacional atualizado protege o dispositivo e os seus dados.

Escolha senhas fortes, mas não anote no celular

Evite repetir a mesma senha nos aplicativos e redes sociais e opte por trocar as senhas periodicamente, escolhendo senhas fortes e seguras – que incluam letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

Jamais anote as senhas em qualquer local do celular com fácil acesso, muito menos num papel dentro da carteira, pois em caso de assalto, o ladrão leva o aparelho e as suas senhas. Se possível utilize um gerenciador de senhas.

Para bancos, cartões de crédito e apps de pagamento, busque variar o código, e não repetir a senha de acesso nos serviços ou aplicativos.

Use proteções integradas de segurança e autenticação de dois fatores

Ative as proteções integradas para que terceiros, mesmo com seu login e senha, não consigam acessar suas contas – Android como iOS disponibilizam esse recurso.

Também tenha ativado a autenticação de dois fatores – uma camada extra de proteção para o e-mail, redes sociais e acesso a apps. Isso pode ser feito pela biometria, e-mail (de preferência um que você não tenha instalado no dispositivo), mensagem SMS, dispositivos token e autenticadores.

Não clique em links desconhecidos ou instale apps que não são de lojas oficiais

Nunca  instale apps de sites ou links desconhecidos, busque a versão oficial nas lojas (Google Play Store, App Store), olhe os comentários e verifique o desenvolvedor antes de baixar qualquer aplicativo.

Não clique em links suspeitos, enviados por SMS ou e-mail ou anúncios de promoção. Não hesite em conferir se o site acessado tem o cadeado no cantinho, pois essa é uma segurança a mais.

Falando em apps, você já conhece o BlingUp? Com ele você controla e organiza suas vendas de forma simplificada em um só lugar. Ele ajuda empreendedores informais ou MEI a fazer o controle completo de vendas e finanças. Baixe já via Android ou IOS.

Proteja-se contra golpes de engenharia social

Nunca passe dados pessoais, bancários ou número de cartões em ligações recebidas e se perceber qualquer problema – encerre a chamada e ligue para o atendimento oficial da instituição.

Acorde com amigos e familiares de fazer uma ligação ou chamada de vídeo quando receber mensagens suspeitas ou solicitação de dados e valores (mesmo que os bandidos estejam usando seu nome e sua foto) para garantir que não seja um golpe.

Alerte pais, amigos e familiares, principalmente idosos, para que não caiam nesses golpes e que caso suspeitam, façam um print da tela e usem o recurso de Denunciar no Whatsapp.

Como proteger seus dispositivos móveis em várias situações

Seja antes ou depois de ser roubado, ao comprar ou repassar algum tablet ou celular, você deve tomar certas medidas que visam a segurança dos seus dados para cada caso. Confira.

Protegendo seu tablet ou celular preventivamente contra perda ou roubo:

Essas dicas rápidas ajudam você a se proteger de forma preventiva:

  • Use sempre o bloqueio automático da tela, com a opção mais rápida disponível;
  • Utilize as ferramentas de segurança do aparelho (leitor de digital, reconhecimento facial, dupla autenticação);
  • Desative as notificações exibidas na tela inicial quando o celular estiver bloqueado;
  • Nos dispositivos Android, coloque apps de pagamento e de bancos na Pasta Segura;
  • Use senhas fortes e não repita códigos – especialmente em apps financeiros;
  • Evite deixar salvo o cartão de crédito em apps de delivery e compras;
  • Prefira usar um cartão virtual, que pode ser bloqueado rapidamente;
  • Coloque um PIN no chip do celular – assim será pedido o código sempre que o aparelho for reiniciado;
  • Decore a senha do iCloud (iOS) e do Google (Android), para acessar o site do sistema e bloquear o aparelho, caso este seja furtado ou perdido.

Protegendo seus dados após um furto, roubo ou perda:

Caso ocorra furto ou perda de algum dispositivo móvel você deve:

  • Ative os recursos de rastreamento geográfico, mas não use-os para ir atrás do dispositivo sozinho – Android e IOS oferecem esses recursos;
  • Registrar um boletim de ocorrência – pode ser on-line, possui o mesmo valor de um B.O. registrado presencialmente;
  • Rastrear o celular e apagar os dados pelo computador ou por outro smartphone;
  • Mudar a senha da conta associada ao celular;
  • Sair de todos os apps importantes. Ė possível realizar este procedimento de maneira remota;
  • Bloquear o IMEI e a linha telefônica para impedir o dispositivo de se conectar à rede de telefonia e de ser habilitado em uma nova linha;
  • Entrar em contato com a operadora imediatamente e solicitar o bloqueio do aparelho e da linha telefônica – após o registro do B.O.;
  • Contatar os canais oficiais do seguro – caso tenha tal serviço contratado. Aqui também é necessário apresentar o B.O. para solicitar cobertura do dispositivo.

Protegendo-se ao comprar um novo dispositivo

Quando adquirir um novo aparelho (seja zero km ou usado), tome os seguintes cuidados:

  • Observe o ano de lançamento ou de fabricação do dispositivo;
  • Avalie a versão do sistema operacional e evite modelos mais defasados;
  • Alguns dispositivos antigos deixam de receber atualizações e correções de falhas fornecidas pelos fabricantes, deixando o aparelho desprotegido e as informações vulneráveis;
  • Ative a atualização automática, sempre que possível;
  • Se puder, opte por modelos mais novos;
  • Evite ter muitos apps instalados – apague o que você não usa;
  • Configure um método de autenticação na tela inicial;
  • Use senhas longas, se possível alfanuméricas;
  • Evite usar padrão de desbloqueio com poucos pontos ou desenhos muito simples;
  • Desabilite as opções em tela bloqueada;
  • Verifique as opções de segurança e privacidade do dispositivo e ajuste-as às suas necessidades;
  • Pesquise sobre os recursos de segurança oferecidos no dispositivo;
  • Instale aplicativos extras de segurança;
  • Verifique a situação do aparelho e tenha certeza de que ele está desvinculado da conta do dono anterior;
  • Solicite o código IMEI do aparelho ao vendedor – no caso de dispositivos usados;
  • Restaure as configurações originais (“de fábrica”), antes de começar a usá-lo.

Protegendo-se ao vender ou repassar um dispositivo

Se for trocar de celular ou tablet, não se esqueça da segurança da informação e tome as seguintes medidas:

  • Faça cópias periódicas de seus dados;
  • Tenha suas informações salvas na nuvem, em outro equipamento ou pen drives específicos;
  • Quando vender ou repassar um dispositivo “limpe” todas as informações e deixe este zerado;
  • Restaure as configurações originais de fábrica antes de entregá-lo ao comprador;
  • Programe seus backups para serem feitos automaticamente;
  • Desconecte o ID de sistema para que o aparelho seja desvinculado da sua conta e o próximo dono possa usá-lo;
  • Remova o dispositivo da lista de dispositivos confiáveis em sua conta ID de sistema;
  •  Remover das contas e dos acessórios as autorizações relacionadas ao celular antigo e também das suas contas de aplicativos os acessos concedidos ao celular que vai repassar;
  • Remova seus acessórios autorizados ou pareados associados ao celular antigo.

Como escolher um software de segurança para seu tablet ou celular

  • Escolha o tipo de proteção que você precisa de acordo com o sistema operacional utilizado: Windows, Android ou iOs;
  • Compare os custos e benefícios das opções do software antivírus;
  • Se optar pela proteção antivírus gratuita fique atento, pois o software free pode não incluir todos os recursos necessários oferecidos pelo aplicativo de segurança pago;
  • Faça o download de uma avaliação de segurança confiável e isenta de riscos, pois o acesso a serviços de suporte pode fazer toda a diferença caso seja preciso reparos após uma violação;
  • Fique atento aos golpistas e seus softwares antivírus falsos que depois de baixados, fingem ter encontrado malware e pedem pagamentos para que o dispositivo seja limpo, mas ao ser efetivado o pagamento as informações do seu cartão de crédito ficarão expostas.

O golpe tá aí… cai quem quer!

Isso é verdade, mas você pode sim investir na segurança dos seus dispositivos, para evitar problemas ou ao menos dificultar a vida dos golpistas e o acesso aos seus dados.

Proteger seus aplicativos com senha, ativar apps antivírus e antimalwares, manter ativos os serviços de rastreamento remoto são algumas possibilidades para aumentar a segurança do seu celular ou tablet – pois mesmo que o seu celular caia em mãos erradas, seus dados não poderão ser acessados e poderão ser apagados remotamente.