Ter uma presença online, hoje, é um cuidado indispensável para empresas de todos os segmentos. Cada vez mais clientes utilizam a internet para tirar dúvidas, encontrar produtos e fazer compras. E, nesse contexto, o Google Business – ou Google Meu Negócio – é uma das ferramentas mais úteis. 

De acordo com um estudo realizado pela Cuponation, o Brasil é o segundo país que mais gerou tráfego para o Google no último trimestre de 2020, ficando atrás apenas da Índia. No total, 92,58% dos brasileiros utilizaram o buscador para suas pesquisas diárias. 

Temos certeza de que você já sabia da importância dessa ferramenta, mas ver esses números certamente consolida o poder que o Google tem no mercado nacional, não acha? 

Sendo a principal ferramenta de busca do Brasil, é evidente que o seu potencial para empresas também é gigantesco. Não é à toa, o Google Business tornou-se uma das ferramentas mais populares entre lojistas do atacado e varejo. 

Por isso, neste artigo, nós, do Ecommerce na Prática, vamos te ensinar como fazer o seu perfil no Google Business e colocar a sua marca no mapa digital de uma vez por todas. 

Vamos começar? 

O que é o Google Business? 

O Google Business é uma plataforma criada pelo Google para ajudar empresas a divulgarem os seus negócios dentro do buscador de maneira orgânica. Os resultados do Google Business aparecem na página de resultados de pesquisa e no Google Maps. 

Também chamado de Google my Business, ou apenas Google Meu Negócio, a ferramenta – que foi criada em 2014 – tem o intuito de diminuir as distâncias entre empresas e clientes, oferecendo mais um canal para troca de informações. 

Empresas que têm um perfil no Google Meu Negócio são capazes de compartilhar informações como: 

  • Endereço de suas lojas, ou site – no caso dos Ecommerces;
  • Telefone de contato ou WhatsApp;
  • Horário de atendimento e funcionamento;
  • Perguntas e respostas; 
  • Eventos que acontecerão;
  • Dentre muitas outras informações. 

Se você já usou o Google para buscar informações sobre empresas, é provável que já tenha visto algum resultado do Google Business. Dentro da página de resultados, ele aparece assim: 

https://enp.vc/google-business-CTA-1

Existe diferença entre o Google Business para atacado e varejo? 

Em termos práticos, não. A ferramenta oferece as mesmas funcionalidades para empresas que vendem no atacado, assim como para as empresas que vendem no varejo. 

O que vai diferenciar uma companhia da outra dentro do Google Meu Negócio são as informações do perfil, que devem ser inseridas pelo próprio empreendedor ou gerente do empreendimento. 

Sendo assim, é possível dizer que o Google Business pode ser usado tanto por empresas que vendem para o consumidor final (B2C), quanto para empresas que vendem para outras empresas (B2B). 

Quais as vantagens do Google Business? 

Quando falamos de Google Business, estamos falando de uma poderosa ferramenta para lojistas de todos os portes – seja no digital ou no físico. A plataforma aproxima a empresa de seu público de maneira natural e pode, acima de tudo, ajudar com as conversões. 

Essas, no entanto, não são as únicas vantagens que a plataforma tem a proporcionar. A seguir, listamos os 4 principais benefícios de se ter um perfil no Google Meu Negócio. Vamos conhecer alguns deles agora? 

1. Aumenta o alcance da sua empresa

Um dos principais objetivos de toda empresa que tem uma presença no digital é chegar à primeira página do Google, certo? Isso porque é nela que estão as maiores possibilidades de cliques e conversões. 

Esse processo, no entanto, não é rápido, nem fácil. Existem diversas técnicas utilizadas para chegar a este objetivo e até uma área do marketing totalmente especializada na atividade – o SEO. 

Mas, com um perfil no Google Business, você é capaz de levar informações relevantes da sua empresa para a primeira página. Isso porque os resultados mostram esses dados na barra lateral da página de resultados. Aqui vai um exemplo… 

2. Torna a sua empresa mais relevante para clientes que estão perto de você

De acordo com dados divulgados pelo Google, pesquisas que contam com o termo “perto de mim agora” cresceram 150% em dispositivos móveis. Isso mostra a força que a pesquisa local tem ganhado com o consumidor. 

E como a sua empresa pode se aproximar ainda mais desses clientes que estão geograficamente próximos? Bom, o perfil no Google Meu Negócio é uma boa alternativa. 

Dentro deste perfil, estão informações importantes como telefone de contato, rotas para chegar à loja ou o endereço do site. Todas essas são informações que aumentam muito as chances de que o seu cliente vá até a loja… 

Esse é um recurso muito útil para o dia a dia, mas pode ser ainda mais importante em datas sazonais, como o Dia das Mães ou a Black Friday, por exemplo. Veja, por exemplo, como a tendência de pesquisa pelo termo “aberto agora” se comportou nos últimos 5 anos: 

3. Incentiva a interação com o público

Outro ponto importante sobre o Google Meu Negócio é o fato de que ele permite a interação com o público.

Uma das primeiras formas de interação são as perguntas. Qualquer pessoa, seja ela um cliente ou não, é capaz de deixar uma dúvida, que pode ser respondida pela empresa, ou algum outro usuário que tenha as informações. 

Isso cria um ambiente colaborativo em torno da sua companhia, permitindo que dúvidas sejam tiradas e, possivelmente, objeções de clientes sejam quebradas. 

A segunda forma de interação são as avaliações – e esse quesito merece uma atenção especial. Um estudo recente da BrightLocal mostra que 88% dos consumidores confiam em avaliações online tanto quanto indicações pessoais. Sendo assim, essa pode ser uma poderosa ferramenta de conversão! 

As avaliações ficam disponíveis na página principal do Google Meu Negócio e podem ser filtradas pelas mais recentes, positivas ou negativas. Isso dá ao cliente um grande poder de escolha, além de destacar o melhor da sua empresa. 

Veja agora um exemplo de página de avaliações no Google Business: 

4. Gera insights importantes para o seu negócio 

Por último, mas não menos importante, o Google Business também é uma rica fonte de informações para o empreendedor. Por meio das avaliações, por exemplo, é possível checar se a experiência do cliente está satisfatória, ou se existem processos que precisam de melhoria. 

Além disso, a plataforma também conta com recursos de mensuração muito úteis, que permitem entender informações como: 

  • Qual a localização dos clientes que pesquisaram pela sua empresa; 
  • Quantas pessoas ligaram para o seu negócio, por meio do Google Business;
  • Quantas vezes um cliente checou a rota até o seu estabelecimento; 
  • Quantas pessoas clicaram no site por meio da plataforma. 

Passo a passo para cadastrar sua empresa no Google Business

As vantagens de se ter um perfil no Google Meu Negócio são interessantes, não concorda? Por isso, se você se interessou pela ferramenta e quer que a sua empresa também faça parte, siga o passo a passo abaixo para criar o seu perfil. 

A primeira boa notícia é a seguinte: cadastrar a sua empresa no Google Business é gratuito! Veja como completar o processo… 

1. Acesse o site do serviço

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site do Google Business e clicar em “Gerenciar agora”.

2. Vá até a aba  “Adicionar seu negócio” e preencha as informações solicitadas

Você será redirecionado para uma página onde deverá adicionar o nome do seu negócio, assim como a categoria de atuação da empresa. Em seguida, você terá a oportunidade de oferecer um endereço físico – uma funcionalidade que não é utilizada por lojas virtuais.

Seja a sua empresa um Ecommerce, ou não, você precisará informar uma área de atuação, que pode ser um bairro, uma cidade, um estado ou todo o País. Essa é uma informação que ajuda clientes a entenderem a área de cobertura dos seus serviços e é especialmente útil para empresas que fazem entregas mais concentradas. 

Então, você poderá informar o telefone de contato da sua empresa, assim como o seu site, se ele existir. 

3. Confirme os dados de sua empresa

Por fim, você será redirecionado para uma página onde será necessário confirmar todos os dados informados. Essa é uma etapa importante, por isso, complete-a com atenção. Verifique, por exemplo, se o número do seu telefone está correto ou se o raio de atuação da sua empresa é realmente o informado. 

Quando o cliente chega à página do Google Business da sua empresa, ele procura uma forma facilitada de conseguir o produto ou serviço que precisa. Por isso, lidar com informações erradas pode ser uma grande fonte de frustração. 

4. Torne a sua página o mais completa possível

Depois de completar o cadastro da sua empresa, é hora de aperfeiçoar o seu perfil, colocando fotos, horários de funcionamento, uma descrição da empresa e demais informações que possam ser relevantes. 

Lembre-se de se colocar no lugar do seu cliente e entender o que ele gostaria de ver no perfil da sua empresa. Essa é a chave para criar um perfil realmente completo no Google Meu Negócio. 

Se você quer saber como tirar o melhor proveito do seu perfil na plataforma, o próximo tópico com certeza será muito útil. Continue acompanhando o artigo! 

3 dicas para tirar o máximo do Google Business

Criar um perfil no Google Business é um processo muito intuitivo, que pode ser feito em apenas alguns cliques. Manter esse espaço otimizado, no entanto, é um trabalho constante.

Sua empresa é, afinal de contas, dinâmica e está sempre melhorando. Sendo assim, o seu perfil no Google Business deve refletir isso. Quer saber como fazer isso? Vamos às dicas… 

1. Mantenha o perfil sempre atualizado

A primeira dica é a mais clichê, mas ainda assim ela precisa ser mencionada. O seu perfil no Google Business precisa sempre refletir o momento atual da sua empresa e, por isso, atualizações constantes são necessárias. 

Se, por exemplo, a sua empresa mudar os horários de funcionamento – de maneira temporária ou permanente – isso precisa ser alterado no perfil. O mesmo vale para mudanças de endereço.

Imagine a frustração de um cliente que se programa para visitar a sua loja durante um feriado, mas se depara com as portas fechadas. É uma situação que tiraria qualquer um do sério, não é mesmo? 

Ou, ainda, pense que uma pessoa precisa de informações para fazer uma compra rápida, mas não consegue entrar em contato pois o número informado no perfil não é mais utilizado pela empresa. Esse é o tipo de experiência que pode custar mais do que uma merda venda, mas a fidelidade de um cliente. 

2. Responda às perguntas e avaliações 

Cada vez mais clientes se preocupam com o posicionamento de empresas. E,nesse sentido, o Google Business pode ser uma ferramenta muito rica. A plataforma permite que clientes façam uma avaliação – negativa ou positiva – e dá o espaço de resposta para a sua empresa.

Essa é uma oportunidade valiosa para trazer os clientes satisfeitos mais para perto ou resolver os problemas daqueles que não tiveram uma boa experiência. Por isso, reforçamos: sempre responda às avaliações, e não somente as que falam positivamente do seu negócio. 

3. Utilize as ferramentas de criação de conteúdo 

O Google Business tem uma ferramenta muito interessante, o Google Postagens, que permite que empresas criem conteúdos em sua página. Os formatos são variados e podem ser desde fotos e vídeos até eventos.

Para fazer uma publicação, siga os seguintes passos:

  • Vá até o seu perfil;
  • Clique na caixa “Publicar no Google;
  • Escolha o formato de postagem;
  • Visualize como a sua postagem ficará; 
  • Clique em publicar. 

Qualquer postagem pode ser editada e excluída a qualquer momento. Elas também podem ser programadas. Todas as publicações ficam visíveis por até 14 dias. 

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Neste artigo nós mostramos como criar um perfil no Google Business, quais as vantagens dessa ferramenta e otimizar esse espaço para atrair mais clientes. Mas, quando falamos em gerenciar uma empresa… esse é apenas o começo. 

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