Seja qual for a área de atuação, toda empresa deve considerar o marketing digital — mesmo aquelas que não comercializam seus produtos ou serviços no meio virtual. Isso porque seus consumidores não estão restritos ao mundo físico: mais de 50% dos usuários da internet acessam exclusivamente por meio de dispositivos móveis.
Outra razão para direcionar seus investimentos em ações de marketing digital são os baixos custos, uma vez que ações e ferramentas digitais custam bem menos do que o marketing tradicional. Com ferramentas de marketing digital para lojas virtuais é possível abordar o seu cliente 24h de forma permissiva.
Não acredita? Continue lendo e veja algumas práticas que você pode adotar!
O que você verá no artigo:
Mídias sociais: o alicerce do marketing digital para lojas virtuais
É impossível falar de marketing digital para lojas virtuais sem citar as mídias sociais. Qualquer um de seus clientes faz parte de pelo menos uma delas. Ter um perfil nas mídias sociais é fundamental para a estratégia de marketing da sua empresa.
Para iniciantes, é recomendado começar pela criação de conteúdos baseados na identidade e cultura da sua marca. Evite “atirar para todos os lados”. Seu conteúdo deve ser estratégico e relevante, pensado nos interesses e gostos de seus clientes.
É necessário encontrar o equilíbrio perfeito entre conteúdo relevante e promocional. De acordo com um levantamento feito pela Sprout Social, 46% dos usuários dizem que não seguem marcas que divulgam apenas promoções; e 41% afirmam que não seguem marcas que compartilham conteúdos irrelevantes.
E-mail marketing: comunicação direta com o cliente
O e-mail marketing é uma importante ferramenta de marketing digital, podendo ser usado tanto em estratégias de captação quanto de retenção. Com uma lista de clientes, sua empresa pode enviar e-mails automáticos baseados no comportamento deles e enviar ofertas relacionadas ao padrão de compra observado.
Essa é uma das estratégias de marketing digital para lojas virtuais mais tradicionais e mais eficazes. É utilizada por todos os segmentos e seus resultados são impressionantes. Coloque essa estratégia no topo da sua lista e veja os números crescerem!
Inbound marketing: motor de busca orgânica
O inbound marketing é o trabalho de criação e divulgação de conteúdo rico, relevante e substancioso para captar e reter um público definido de acordo com sua estratégia de marketing digital para lojas virtuais. Com isso, ele impulsiona o crescimento da empresa de forma orgânica.
Diferentemente da publicidade paga, o inbound marketing não se concentra nos resultados a curto prazo. Os resultados iniciais tendem a ser baixos, mas o aumento sustentável a longo prazo dos acessos, telefonemas e contatos de novos clientes podem movimentar sozinhos um negócio.
Para funcionar bem, todos os elementos necessários devem ser feitos corretamente:
- criação e promoção de conteúdo de qualidade;
- tópicos relevantes;
- otimização do SEO;
- escaneabilidade para leitores.
O marketing digital para lojas virtuais não pode ser ignorado e é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. A hora para aproveitar isso é agora. Caso sua empresa não tenha o histórico de ações de marketing digital, contrate alguém agora mesmo ou você ficará atrás dos seus concorrentes.
Quais ações de marketing foram testadas e aprovadas pela sua loja virtual? Conte nos comentários!