O marketplace das Casas Bahia está entre os maiores players do e-commerce brasileiro. Já são mais de 350 milhões de visitas todos os meses e 95 milhões de consumidores ativos.
Achou os números interessantes? Pois saiba que vender na plataforma é mais fácil do que parece. Basta um passo a passo simples para começar a lucrar.
É exatamente para te ajudar a vender pelo site que elaboramos este artigo. Nos próximos parágrafos, você vai descobrir quais são os requisitos para ser um seller no marketplace das Casas Bahia e conseguir expor seus produtos em uma ampla vitrine digital, que movimenta mais de 250 milhões de buscas. Vale lembrar, ainda, que um diferencial interessante é que o cadastro permite, ainda, que o usuário venda para o Ponto Frio e Extra.
Acompanhe a leitura até o fim para saber como se registrar, as regras, quanto custa vender no marketplace das Casas Bahia e boas práticas para que a sua loja seja bem-sucedida!
Principais aprendizados deste artigo
- O marketplace das Casas Bahia oferece grande alcance, já que um único cadastro garante visibilidade também nas plataformas do Ponto Frio e Extra. O site não cobra nenhuma taxa para cadastro da loja, mas são aplicadas comissões sobre as vendas, que variam conforme a categoria do produto.
- É obrigatório ter CNPJ, emitir nota fiscal e seguir as regras de preenchimento do formulário de inscrição para começar a vender.
- Integrar a loja online a um software de gestão é uma ótima opção para otimizar a operação, reduzir erros e melhorar a experiência do cliente. Essas práticas contribuem para melhorar a reputação do vendedor e, consequentemente, trazem resultados mais consistentes.
- Bling é um sistema de gestão completo para administrar e acompanhar suas vendas. É possível sincronizar pedidos, emitir notas fiscais e monitorar o estoque. Teste grátis por 30 dias.
O que é o marketplace das Casas Bahia?
É a antiga plataforma de e-commerce chamada Via Varejo. Foi criada em 2013 e ganhou novo nome em 2023. O objetivo é permitir que terceiros anunciem seus produtos e utilizem o tráfego do site para acessar clientes de três marcas: Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. Basta um único cadastro.
Recentemente, o Grupo Casas Bahia divulgou melhorias expressivas para seus empreendedores. Por meio da adoção de ferramentas de IA (inteligência artificial) generativa, foi possível reduzir tarefas manuais em até 50%. Entre os benefícios citados pela empresa, está a possibilidade de cadastrar até 300 mil novas mercadorias diariamente, com incidência mínima de erros.
Estes avanços demonstram o comprometimento com o aprimoramento da experiência de vendedores e consumidores. Afinal, os novos recursos garantem consistência e qualidade das informações, que são fatores essenciais para conquistar o público.
E para criar uma loja e usufruir dessas vantagens, o empresário precisa cumprir alguns critérios. É sobre esses pontos que você vai ler adiante.
Quanto custa vender no marketplace das Casas Bahia?
O e-commerce não cobra uma taxa para cadastro do produto. No entanto, existem comissões sobre as vendas. Os percentuais variam conforme a categoria e vão de 18,5% até 21%. Periodicamente, esses valores podem ser reduzidos por meio de campanhas especiais ou de acordo com o desempenho do vendedor.
Confira abaixo uma tabela com as principais classificações e os respectivos percentuais adotados.
| 18,5% | Ar e ventilação, áudio, eletrodomésticos, eletroportáteis, informática, tablets, telefones e celulares, TV e vídeo. |
| 19% | Acessórios, inovações e automotivo. |
| 19,5% | Gift Card, serviços e viagens. |
| 20% | Agro, indústria e comércio, bebidas. |
| 21% | Alameda de serviços, alimentos, artesanato, artigos para festas, bebês, beleza e saúde, brinquedos, calçados, cama, mesa e banho, casa e construção, decoração, DVDs e Blu-ray, esporte e lazer, ferramentas, flores, games, instrumentos musicais, joias e bijuterias, livros, malas e mochilas, marketplace, moda, móveis, Natal, papelaria, perfumaria e cosméticos, pet shop, produtos de limpeza, relógios, utilidades domésticas. |
Outro ponto relevante ao estudar sobre como vender no marketplace das Casas Bahia é que compras acima de R$ 69,90 geram frete grátis para os clientes. Então, quem arca com o envio neste caso é a loja.
Por fim, caso o consumidor desista da compra dentro do prazo legal de sete dias, a plataforma cobra metade da comissão sobre o valor do pedido.
Quais são os requisitos para ser um seller no marketplace das Casas Bahia?
Para começar a vender na plataforma, é preciso atender às seguintes exigências:
- ter CNPJ ativo;
- ser uma empresa cadastrada nas modalidades de MEI, lojas virtuais, lojas físicas, distribuidoras, indústrias ou ME;
- emitir nota fiscal;
- ter uma conta bancária atrelada ao CNPJ informado durante o preenchimento dos dados.
Ou seja, ao contrário de outras opções de marketplace, pessoas físicas não podem se cadastrar. É importante também verificar a lista de categorias de mercadorias proibidas pelas Casas Bahia. Em geral, a própria legislação, órgãos reguladores ou a política interna do site impedem a comercialização desses itens.
Após entender o que é o marketplace das Casas Bahia e checar esses aspectos, basta seguir para a próxima etapa: o cadastro da sua loja! O passo a passo é muito simples e, em pouco tempo, você já poderá faturar.
Como vender no marketplace das Casas Bahia?
Siga os procedimentos abaixo:
- Acesse o site do marketplace;
- Clique em “cadastrar agora”;
- Preencha o formulário;
- Aceite os termos e informe uma conta bancária para recebimento;
- Faça a integração do seu catálogo e escolha as opções de frete;
- Confirme e aguarde o retorno da plataforma;
- A resposta chegará por e-mail.
Confira sua caixa de spam para não perder o resultado da sua análise. O processo leva, em média, dois dias úteis, mas pode demorar mais. Após aprovado, inicie suas operações e prepare-se para despachar seus primeiros pedidos. Antes desse momento chegar, tenha atenção aos métodos logísticos que o site oferece.
Quais são as opções de frete no marketplace das Casas Bahia?
Há três modalidades de logística disponíveis:
- Envvias: o vendedor imprime a etiqueta fornecida pelas Casas Bahia e leva o pacote até uma unidade dos Correios;
- Coleta: a transportadora parceira retira o pacote diretamente no endereço informado pelo vendedor;
- Fulfillment: a plataforma assume o processo de armazenagem e expedição dos produtos.
O principal atrativo do Envvias é o custo reduzido para o consumidor final, já que o valor do frete segue a tabela firmada no contrato entre Casas Bahia e Correios.
No modelo de Fulfillment, o lojista praticamente não tem trabalho: os itens ficam estocados em centros de distribuição da empresa, que se encarrega de embalar, etiquetar e despachar os pedidos. Porém, essa modalidade só está disponível em São Paulo ou Minas Gerais até o momento.
É importante considerar também que existem restrições de tamanho e categoria dos produtos. Mercadorias como medicamentos e pesticidas, por exemplo, não são aceitas.
Esteja atento às normas e lembre-se de garantir um atendimento ágil e de qualidade para seus consumidores. Respeitar o prazo de envio é essencial para construir uma boa nota, que é a sua “reputação”.
Esta pontuação ajudará você a ganhar visibilidade e a pagar menos frete. É importante conhecer esses pontos para calcular adequadamente quanto custa vender no marketplace das Casas Bahia.
Como funciona a reputação no marketplace das Casas Bahia?
A plataforma considera quatro aspectos para mensurar a qualidade dos serviços prestados pelo lojista:
- Tempo para despachar os produtos;
- Quantidade de reclamações recebidas;
- Total de pedidos cancelados;
- Por fim, é dada uma nota de 1 a 5 para cada um destes critérios e a média dos pontos resulta na reputação.
No caso do frete, vendedores com reputação entre 1 e 3 arcam com 100% do valor nas vendas acima de R$ 69,90. Já quem alcança nota 4 recebe um desconto de 40%. Com nota 5, o abatimento sobe para 50%.
E as lojas que utilizam o Fulfillment conseguem reduzir o custo em até 80%. A tabela completa com exemplos de valores, considerando as dimensões dos produtos, pode ser consultada aqui.
Por isso, é fundamental cumprir o prazo de até 24 horas para concluir a expedição, garantir uma experiência positiva para o usuário e manter o estoque sempre atualizado para evitar cancelamentos por indisponibilidade de produtos.
Gerenciar esses pontos fica mais fácil quando todo o acompanhamento é feito de forma automática, com o uso de um ERP (Sistema Integrado de Gestão).
Por que usar uma plataforma de gestão integrada às Casas Bahia?
Porque a tecnologia traz uma série de vantagens para o empreendedor, especialmente no que diz respeito à organização e controle das transações. Centralizar dados em um único sistema contribui para reduzir erros manuais, garante mais precisão no acompanhamento das vendas e evita problemas, como pedidos fechados para itens indisponíveis.
Adotar uma plataforma assim traz mais facilidade e segurança de informações. Evita erros no cadastro dos itens ou na atualização de preços e ainda fornece relatórios de performance atualizados em tempo real. Assim, o lojista pode tomar decisões mais embasadas e identificar eventuais quedas nas vendas, por exemplo.
A conexão de um ERP também possibilita classificação ágil das mercadorias, o que acelera a publicação de produtos novos da loja. Todas essas funcionalidades impactam positivamente a reputação do vendedor. Como consequência, seu negócio ganhará altos índices de confiança e terá mais chances de ser exibido nas buscas feitas pelo público.
Como fazer a integração do seu ERP com o marketplace?
O procedimento é simples e segue o fluxo abaixo:
- Conclua seu cadastro na plataforma;
- Acesse as configurações de integração e solicite o token;
- Este token é a chave para atrelar o sistema de gestão à loja online;
- Insira o código no painel do ERP para permitir a circulação dos dados.
Depois, é só sincronizar o catálogo de produtos e garantir que títulos, descrições, imagens, preços e variações sejam enviados de forma padronizada. Configure as regras de preço, prazos e modalidades de frete, que também passarão a ser monitoradas pelo próprio ERP. Por fim, seu sistema está apto para gerenciar os pedidos, emitir notas fiscais, atualizar o estoque e apresentar mudanças de status das vendas.
Foi possível esclarecer por que usar uma plataforma de gestão integrada às Casas Bahia? Agora, você vai conhecer uma excelente opção de software que vai ajudar você a escalar suas vendas com precisão e velocidade. Estamos falando do Bling, o ERP mais amado do Brasil.
Por que o Bling ajuda você a vender mais?
Bling executa tarefas cotidianas como emissão de notas fiscais, separação e conferência dos pedidos de forma automática. Desta forma, fica muito mais fácil monitorar as transações e garantir que a jornada do cliente ocorra sem imprevistos. É mais tranquilidade para o empreendedor e satisfação para os clientes.
Com Bling, é possível:
- ter visibilidade da evolução do estoque, conforme ocorrem os pedidos;
- preencher dados como preço, peso, descrição, medidas e variações somente uma vez e aplicar em quantas plataformas quiser. Assim, a loja segue o mesmo padrão para inserção das informações no marketplace das Casas Bahia e demais sites;
- gerar relatórios de performance para apoiar a operação da empresa e ter uma gestão financeira mais efetiva.
Bling oferece mais de 250 integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces e logística sem custo extra! Confira agora todas as possibilidades e descomplique seu negócio.
FAQ
É necessário ter um CNPJ para vender no marketplace das Casas Bahia?
Sim. A plataforma não permite cadastros de pessoas físicas, pois exige emissão de nota fiscal e comprovação formal. O CNPJ garante que o seller cumpra normas fiscais e opere com segurança, transparência e profissionalismo. É necessário estar enquadrado nas categorias de MEI, lojas virtuais, lojas físicas, distribuidoras, indústrias ou ME.
É obrigatório emitir nota fiscal eletrônica para vender nas Casas Bahia?
Sim. A emissão de nota fiscal eletrônica é obrigatória em todas as vendas realizadas no marketplace das Casas Bahia. O documento comprova a transação, assegura conformidade legal e dá transparência ao consumidor. Sem a nota, a plataforma impede pedidos, pagamentos e envios, ou seja, impossibilita qualquer operação.
MEI pode ser um seller no marketplace das Casas Bahia?
Sim. Basta que o CNPJ esteja ativo e em conformidade com as obrigações fiscais. A plataforma aceita microempreendedores individuais normalmente. Ou seja, permite o cadastro de produtos, expedição dos pedidos e integração com sistemas, se for o caso. Portanto, um MEI atua como qualquer outra empresa devidamente regularizada.
Onde faço meu cadastro para vender no marketplace das Casas Bahia?
Para vender no marketplace das Casas Bahia, basta acessar o site oficial da plataforma e clicar em “Cadastrar agora”. Em seguida, preencha o formulário, aceite os termos e informe a conta bancária. A análise costuma levar poucos dias úteis, e o resultado é enviado diretamente para seu e-mail cadastrado.
Minha loja também aparecerá nos sites do Ponto Frio e do Extra?
Sim, pois todas essas marcas pertencem ao mesmo grupo. Com uma única conta, o seller amplia sua visibilidade, alcança mais consumidores e aumenta o potencial de vendas em diferentes canais digitais integrados. Esta abrangência é um dos principais diferenciais competitivos do marketplace das Casas Bahia.






