Disponibilizar seus produtos em canais de venda de grandes varejistas como a Americanas Marketplace é uma das principais oportunidades apresentadas atualmente pelo comércio digital. 

Contudo, é comum encontrarmos empreendedores com muitas dúvidas sobre essa opção. 

Afinal quais são os melhores canais de venda, como eles funcionam e quais as principais vantagens das transações feitas usando essas plataformas?

Neste artigo, vamos responder todas essas e outras perguntas sobre um marketplace em especial: a plataforma da Americanas.

O que é a Americanas Marketplace?

A Americanas Marketplace é a plataforma que abre as portas para o lojista vender em lojas virtuais como a Americanas, Submarino e Shoptime. Conhecida como B2W, após a fusão entre a Lojas Americanas e a B2W Digital, foi rebatizada, mas continua possibilitando que parceiros vendam nas maiores marcas da internet.

Considerado um dos maiores marketplaces do Brasil, a Americanas conta, atualmente, com mais de 940 pontos comerciais no Brasil.

Assim como outros grupos como a Magalu Marketplace, a Americanas Marketplace é confiável e atende segmentos diversos, como eletrodomésticos, eletrônicos, livros, decoração, entre outros nichos. 

Por que vender na Americanas Marketplace?

Alguns motivos são relevantes para fazer o lojista integrar a sua loja a um canal como a Americanas Marketplace, como: 

  • Aumento de vendas em larga escala: os sites que fazem parte da Americanas Marketplace recebem mais de 1 bilhão de visitas e tem mais de 52 milhões de clientes ativos.
  • Alcance abrangente: a visibilidade são duas das principais vantagens de lojas como a Americanas, especialmente para pequenos e microempreendedores, que não têm sua marca ainda tão consolidada no mercado digital. 
  • Diversidade de público: com um único cadastro, o parceiro passa a vender ao mesmo tempo na Americanas, no Submarino e no Shoptime, sites que atendem a universos diferentes de clientes, multiplicando as possibilidades de comércio.
  • Os parceiros contam com soluções completas e para todos os objetivos: a Americanas Marketplace oferece crédito, publicidade, capacitação, tecnologia e logística para transformar objetivos em resultados.
  • Zero investimento inicial: o empreendedor não tem nenhuma mensalidade ou taxa de ingresso, só paga comissão se vender.
  • Uma plataforma segura, conceituada e já conhecida pelo público: a Americanas Marketplace destina boa parte dos seus investimentos em suas plataformas backoffice e frontoffice.

E, se você ainda tem dúvidas sobre o papel do marketplace e do e-commerce em uma estratégia de vendas online e não entende como eles podem trabalhar juntos para te levar ao sucesso, a nossa indicação é que assista ao vídeo abaixo, que dá um panorama sobre cada um deles. 

Quem pode vender na Americanas Marketplace?

Pode vender na Americanas Marketplace qualquer empresa com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE de varejista e inscrição no Sintegra para emissão de nota fiscal eletrônica. Isso inclui MEI, distribuidores, indústrias, lojas físicas, microempresas, lojas virtuais, que vendem diferentes tipos e categorias de mercadorias.

Na lista de itens que possuem mais busca dentro dos canais da Americanas Marketplace estão: 

  • beleza;
  • saúde;
  • esporte;
  • livros;
  • papelaria;
  • informática;
  • automotivo;
  • artesanato;
  • malas e acessórios;
  • câmeras;
  • cama, mesa e banho;
  • mod;
  • pet shop, entre outros. 

Leia também: Tudo sobre Marketplace: dicas, vantagens e como funciona!

Taxa de venda americanas Marketplace

Como dissemos acima, todo mundo que tem um CNPJ com CNAE de varejo pode começar a vender na Americanas Marketplace. Isso é ótimo e superdemocrático, não é mesmo?

Mas será que o custo da comissão e das taxas também cabem no bolso de todo empreendedor, mesmo de quem está começando? 

Esta é sempre uma questão importante de o lojista observar antes de se cadastrar em algum canal de vendas, observando tanto as taxas de cadastro (que não existem na Americanas Marketplace) quanto o valor de comissão sobre as vendas. 

Taxas

No caso da Americanas Marketplace, não é cobrada nenhuma taxa de cadastro, apenas é cobrada uma comissão fixa por venda do lojista. 

Comissão

Então, afinal, quanto custa vender na Americanas? A comissão vai de 16% a 19%, de acordo com o segmento do produto vendido. Confira a tabela completa aqui.

Americanas marketplace: como funciona?

O primeiro passo para vender na Americanas Marketplace é ter os documentos adequados para isso e cumprir alguns critérios, entre eles: 

  • CNPJ ativo e sem restrições.
  • CNAE de varejista.
  • Inscrição no Sintegra (exceto MEI).
  • Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a).
  • Capital social igual ou superior a R$1 mil.
  • Conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrado.

Como vender na Americanas?

O passo a passo para vender na Americanas Marketplace inclui:

  1. Organizar os documentos necessários, entre eles o CNPJ;
  2. Fazer o cadastro no site, clicando em “quero vender”;
  3. Logar e aceitar os termos de uso;
  4. Preencher as informações do negócio que são solicitadas pela plataforma;
  5. Cadastre os produtos e crie descrições completas;
  6. Use das campanhas do canal para alcançar mais clientes.

Entenda cada etapa, a seguir.

Fazer o cadastro

Para que sua loja seja uma loja parceira na Americanas Marketplace, é preciso acessar o site e iniciar com um cadastro descomplicado. 

A equipe vai analisar as informações e, rapidamente, retornará no e-mail informado por você.

Logar e aceitar os termos

Assim que o cadastro for aprovado, o lojista recebe um login e senha para o acesso e o vendedor informa seus dados bancários para receber pelas vendas na Americanas Marketplace, anexa seu contrato social e assina digitalmente o “Termo de aceite”.

Preencha as informações sobre o seu negócio

Cadastre seus produtos, ajuste valores de frete e outros detalhes e pronto! Seus itens já estarão disponíveis nas maiores marcas da internet.

Aí, é só acompanhar as vendas e todo o trâmite logístico de acordo com os novos pedidos.

Como anunciar na Americanas?

Mesmo o canal de vendas sendo bastante acessado, como é o caso da Americanas Marketplace e outros grandes canais como o Shafa Marketplace e a Shopee Marketplace, é preciso criar estratégias através de anúncios para destacar os seus produtos entre concorrência e vender mais. 

Para isso, algumas dicas são importantes: 

Capriche nas informações dos cadastros dos produtos

É preciso fornecer informações suficientes para que o cliente não fique com dúvidas com relação a compra que ele está fazendo. 

Quando o item é buscado através da pesquisa também é importante que se utilize palavras-chave para descrever o produto para que ele seja reconhecido pelo mecanismo de busca. 

Todas as características são relevantes e as imagens são cruciais para que o consumidor tenha a real dimensão do produto. 

Planeje as ações de marketing

É preciso planejar as ações de venda para que a performance seja melhor. 

Saiba que vender em um grande canal de vendas como a Americanas Marketplace requer planejamento, desde:

  • estratégias de frete grátis;
  • combos;
  • ações promocionais em datas específicas;
  • promoção surpresa para queimar alguns produtos em estoque e mais. 

Para isso acontecer de forma fluida, é também importante fazer uma análise externa do mercado, e entender o comportamento de compra do consumidor. 

Leia também: Dicas para melhorar a experiência de compra do consumidor

Faça uso de ferramentas do canal

O B2W Analytics é uma ferramenta que os vendedores da Americanas Marketplace tem disponível gratuitamente na plataforma, e com ela é possível:

  • verificar quais os produtos mais desejados da sua loja;
  • visualizar as ofertas que os concorrentes estão fazendo;
  • acompanhar a quantidade de vendas fechadas. 

Isso ajuda a criar novas estratégias para o seu negócio. 

Vantagens de vender em um marketplace

Estar integrado a um canal de vendas como um marketplace é uma vantagem importante para o lojista aumentar as chances de venda. Mas algumas outras vantagens são importantes, confira:

  • Tráfego consolidado: a loja que inicia o trabalho em marketplaces aproveita do tráfego do player para destacar os seus produtos. Não há necessidade de criar demanda, mas sim aproveitar a base de acessos que o canal já dispõe. 
  • Familiaridade ao cliente: os consumidores buscam mais segurança e confiabilidade na hora de comprar online. Por isso, é importante vender em canais já conhecidos pelo público. 
  • Venda imediata: assim que fizer o cadastro e for aprovado pelo marketplace, o lojista já pode iniciar suas vendas. Não é preciso criar uma plataforma e buscar retorno aos poucos, as chances de vender imediatamente são reais pois os clientes já frequentam o canal. 
  • Economia: a plataforma tecnológica já disponível também economiza o investimento de manter um canal virtual para as suas vendas, sem desprender do investimento inicial. 
  • Suporte e segurança de dados: a maioria dos marketplaces dispõe de um suporte para os lojistas e clientes, que respondem as perguntas sobre as vendas e os produtos. Outra vantagem é a segurança no sistema de pagamento que assegura os dados do cliente e os pagamentos e estornos são feitos corretamente. 
  • Acompanhamento da entrega: muitos marketplaces possuem o gerenciamento da entrega, que garantem a organização e a segurança dos pedidos. 

Benefícios extras de vender na Americanas Marketplace

Além dos benefícios citados que o lojista tem por estar integrado a um marketplace, também é importante frisar que o vendedor da Americanas Marketplace também pode investir em campanhas para aumentar o engajamento dos usuários. 

É possível oferecer descontos diretos no preço e anunciá-lo, ou criar cupons promocionais. 

A Americanas Marketplace ajuda a bancar uma parte do desconto oferecido pelo lojista. 

Além disso, outra vantagem clara é o fato do marketplace Americanas ser confiável tanto para o lojista como para o consumidor. O que impulsiona a atração de clientes e gera mais tranquilidade para o comerciante.

Por último, mas não menos importante, existem diversas opções de serviços que a Americanas marketplace oferece e que contribuem diretamente para o sucesso das suas vendas. 

Americanas Advertising (Ads)

A ferramenta Ads é uma estratégia de CPC (custo por clique), em que o lojista só paga quando um cliente clica no produto anunciado. 

Ao fazer esse anúncio, seus itens aparecem com mais destaque dentro e fora da Americanas, do Submarino e do Shoptime, ganhando mais visibilidade e chances de vender. 

Na prática, funciona da seguinte forma: sempre que o usuário ingressa no canal de vendas da Americanas, ocorre um leilão virtual e automático dos produtos anunciados que atendem ao perfil do consumidor que acabou de chegar à página. 

Para alavancar as vendas, é recomendado anunciar aqueles produtos que têm bom desempenho orgânico. 

Outras ofertas podem ser patrocinadas de acordo com a sazonalidade ou a estratégia. 

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funcionam os anúncios da Americanas marketplace.

Americanas Entrega

A Americanas Marketplace fornece a seus parceiros a solução gratuita Americanas Entrega, para que todos os lojistas aproveitem o contrato desta grande marca com os Correios e a transportadora Direct.

Isso permite que eles ofereçam fretes mais baratos e ágeis aos seus consumidores. 

Por meio da Americanas Entrega, os empreendedores parceiros do marketplace também conseguem aumentar exponencialmente a satisfação dos seus compradores, devido à menor incidência de problemas relacionados ao tempo de entrega. 

Por fim, ao solicitar integração com o programa de gestão logística da Americanas Marketplace, o lojista fica responsável apenas pela emissão da nota fiscal e postagem nos Correios, ponto de coleta, ou por solicitar a retirada em sua operação. 

Integração do Marketplace da Americanas com o seu ERP

Vender em marketplaces é sempre uma grande oportunidade para o lojista, mas também um desafio, já que passa a administrar vendas, estoque e entregas em canais variados. 

Para isso, é importante contar com um sistema ERP de gestão como o Bling!, que integra e-commerces e marketplaces e ainda contribui para a gestão das empresas estar centralizada em uma ferramenta única e descomplicada. 

O Bling permite a integração de pedidos e produtos com a Americanas Marketplace, e ajuda a organizar os departamentos financeiro, logístico e jurídico para se desenvolver sempre mais. 

Para entender como funciona essa parceria, gravamos um treinamento completo sobre o assunto e compartilhamos a seguir.

Lembre-se, que o Bling é uma ferramenta completa, que vai facilitar a gestão, tornando seus dias mais produtivos e eficientes e ampliando a inteligência do negócio. 

Por isso, faça agora mesmo o teste grátis e alavanque seus resultados financeiros e de vendas.