O mercado de e-commerce está sempre com novos canais de vendas para criar mais oportunidades aos lojistas. As vendas no e-commerce dependem de uma série de fatores, incluindo estratégias como vender em marketplaces a fim de criar maior presença digital e expandir seus canais de venda. 

Neste artigo, vamos abordar informações sobre o Marketplace Americanas, como funciona e vantagens para o lojista que pensa nesta integração de vendas. 

O que é Marketplace Americanas?

Considerado um dos maiores marketplaces do Brasil, a Americanas é integrante do grupo B2W Marketplace. Atualmente a empresa conta com mais de 940 pontos comerciais no Brasil, com sede da loja em Niterói, no Rio de Janeiro. 

Foi fundada em 2009, pelo autríaco Max Landesmann e pelos norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, como uma loja de departamentos e há alguns anos iniciou a operação online como marketplace, ganhando capilaridade e sendo visado por lojistas de diversos segmentos. 

Assim como outros grupos como a Magalu Marketplace, o Marketplace Americanas é confiável e atende segmentos diversos, como eletrodomésticos, eletrônicos, livros, decoração, entre outros nichos. 

Por que vender na Americanas.com?

Alguns motivos são relevantes para fazer o lojista integrar a sua loja a um canal como o Marketplace Americanas, como por exemplo: 

  • Aumento de venda em larga escala: Mais de 65 milhões de visitantes por mês.
  • Alcance abrangente: A visibilidade é uma das principais vantagens de lojas como a Americanas, especialmente para pequenos e microempreendedores, que não têm sua marca ainda tão consolidada no mercado digital.
  • Não precisa de investimento inicial: o empreendedor não tem nenhuma mensalidade ou taxa de ingresso, só paga comissão se vender.
  • Uma plataforma conceituada e já conhecida pelo público:  o B2W destina boa parte dos seus investimentos em suas plataformas backoffice e frontoffice
  • Sem risco de fraudes. 

Quem pode vender no Marketplace Americanas?

Pode vender no Marketplace Americanas qualquer empresa com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE de varejista e inscrição no Sintegra para emissão de NF. 

Assim como outros grandes players do mercado, é possível vender produtos de categorias variadas, desde beleza, saúde, esporte, livros, papelaria, informática, automotivo, artesanato, malas e acessórios, câmeras, cama, mesa e banho, moda, pet shop entre outros. Entre as categorias de profissionais que podem vender no Americanas Marketplace estão:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Distribuidores;
  • Indústrias;
  • Lojas físicas;
  • Microempresas (ME);
  • Lojas virtuais.

<h2>Quando custa ao lojista vender no marketplace da Americanas?</h2>

Esta é sempre uma questão importante de o lojista observar antes de se cadastrar em algum canal de vendas, tanto as taxas de cadastro quanto o valor de comissão sobre as vendas. 

Taxas

No caso do Marketplace Americanas, não é cobrada nenhuma taxa de cadastro, apenas é cobrada uma comissão fixa por venda do lojista. 

Comissão

No Marketplace Americanas a taxa é de 16% de comissão sobre a venda realizada. 

Como entrar no Marketplace Americanas

Para saber como entrar no Marketplace Americanas é simples. Antes de tudo é preciso possuir a seguinte documentação e se encaixar nos critérios básicos: 

  • Possuir um CNPJ ativo e sem restrições.
  • CNAE de varejista.
  • Inscrição no Sintegra (exceto MEI).
  • Emitir nota fiscal (NF-e ou NF-a).
  • Capital social igual ou superior a R$1 mil.
  • Conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrado.

Passo a passo para cadastro Marketplace Americanas

  1. Fazer o cadastro:  Para que sua loja seja uma loja parceira no Marketplace Americanas, é preciso iniciar com um cadastro, preenchendo o formulário do site. Após isso, é preciso aguardar o retorno por e-mail da equipe do marketplace. 
  2. Logar e aceitar os termos: Assim que o cadastro for aprovado, o lojista recebe um login e senha para o acesso e o vendedor informa seus dados bancários, anexa seu contrato social e assina digitalmente o “Termo de aceite”.
  3. Preencha as informações sobre o seu negócio: cadastrar, ajustar valores de frete e outros detalhes;

Pronto, basta acompanhar as vendas e todo o trâmite logístico de acordo com os novos pedidos.

Como montar anuncios para vender mais dentro do marketplace

Mesmo o canal de vendas sendo bastante acessado, como é o caso do Marketplace Americanas e outros grandes canais como o Shafa Marketplace e a Shopee Marketplace, é preciso criar estratégias através de anúncios para destacar os seus produtos e vender mais. Para isso, algumas dicas são importantes: 

  1. Capriche nas informações dos cadastros dos produtos: É preciso fornecer informações suficientes para que o cliente não fique com dúvidas com relação a compra que ele está fazendo. Quando o item é buscado através da pesquisa também é importante que se utilize palavras-chave para descrever o produto para que ele seja reconhecido pelo mecanismo de busca. Todas as características são relevantes, e as imagens são cruciais para que o consumidor tenha a real dimensão do produto. 
  2. Planeje as ações de marketing: É preciso planejar as ações de venda para que a performance seja melhor. Saiba que vender em um grande canal de vendas como o Marketplace Americanas requer planejamento, desde estratégias de frete grátis, combos e ações promocionais em datas específicas, até uma promoção surpresa para queimar alguns produtos em estoque. Para isso acontecer de forma fluida, é também importante fazer uma análise externa do mercado, e entender o comportamento de compra do consumidor. 
  3. Faça uso de ferramentas do canal: O B2W Analytics é uma ferramenta que os vendedores do Americanas Marketplace tem disponível gratuitamente na plataforma, e com ela é possível verificar quais os produtos mais desejados da sua loja, visualizar as ofertas os concorrentes estão fazendo e a quantidade de vendas fechadas. Isso ajuda a criar novas estratégias para o seu negócio. 

Vantagens de vender em um marketplace

Estar integrado a um canal de vendas como um marketplace é uma vantagem importante para o lojista aumentar as chances de venda. Mas algumas outras vantagens são importantes, confira:

Tráfego consolidado: A loja que inicia o trabalho em marketplaces aproveita do tráfego do player para destacar os seus produtos. Não há necessidade de criar demanda, mas sim aproveitar a base de acessos que o canal já dispõe. 

Familiaridade ao cliente: Os consumidores buscam mais por segurança e confiabilidade na hora de comprar online. Por isso, é importante vender em canais já conhecidos pelo público. 

Venda imediata: Assim que fizer o cadastro e for aprovado pelo marketplace, o lojista já pode iniciar suas vendas. Não é preciso criar uma plataforma e buscar retorno aos poucos, as chances de vender imediatamente são reais pois os clientes já frequentam o canal. 

Economia: A plataforma tecnológica já disponível também economiza o investimento de mantar um canal virtual para as suas vendas, sem desprender de investimento inicial. 

Suporte e segurança de dados: A maioria dos marketplaces dispõe de um suporte para os lojistas e clientes, que respondem as perguntas sobre as vendas e os produtos. Outra vantagem é a segurança no sistema de pagamento que assegura os dados do cliente e os pagamentos e estornos são feitos corretamente. 

Acompanhamento da entrega: muitos marketplaces possuem o gerenciamento da entrega, que garantem a organização e a segurança dos pedidos. 

Benefícios extras de vender na Americanas Marketplace

Além dos benefícios citados que o lojista tem por estar integrado a um marketplace, também é importante frisar que o vendedor do Marketplace Americanas também pode investir em campanhas para aumentar o engajamento dos usuários. É possível oferecer descontos diretos no preço e anunciá-lo, ou criar cupons promocionais. A Americanas ajuda a bancar uma parte do desconto oferecido pelo lojista. Outros benefícios são: 

B2W ADS

A ferramenta B2W Ads é uma estratégia de CPC (custo por clique), o lojista só paga quando um cliente clica no produto. Sempre que o usuário ingressa em alguma loja B2W, ocorre um leilão automático dos produtos anunciados que atendem o perfil desse consumidor. Para alavancar as vendas, sempre é recomendado anunciar aqueles produtos que já têm bom desempenho orgânico. Outras ofertas podem ser patrocinadas de acordo com a sazonalidade ou a estratégia. 

B2W ENTREGA

O B2W fornece a seus parceiros o programa B2W Entregas, para que todos os lojistas aproveitem a barganha desta grande marca com os Correios para oferecer fretes mais baratos aos seus consumidores. 

Por meio do B2W Entregas, os empreendedores parceiros do marketplace também conseguem aumentar exponencialmente a satisfação dos seus compradores, devido à menor incidência de problemas relacionados ao tempo de entrega. 

Por fim, ao solicitar integração com o programa de gestão logística do B2W, o lojista fica responsável apenas pela emissão da nota fiscal e postagem nos Correios. 

Integração do Marketplace da Americanas com o seu ERP

Vender em marketplaces é sempre uma grande oportunidade para o lojista, mas também um desafio, já que passa a administrar vendas, estoque e entregas em canais variados. Para isso, é importante contar com um sistema de gestão como o Bling!, que integra os maiores marketplaces do mercado e ainda contribui para a gestão das empresas estar centralizada em uma ferramenta única e descomplicada. 

O Bling permite a integração de pedidos e produtos com o Marketplace Americanas, e ajuda a organizar os departamentos financeiro, logístico e jurídico para se desenvolver sempre mais. 

Pronto para começar a anunciar no Marketplace Americanas?

Se ainda não está cadastrado no Marketplace Americanas, o Bling! é um aliado para a integração do seu negócio ao marketplace e ampliar ainda mais as suas vendas.