Se você está procurando por um marketplace que não precisa de CNPJ, provavelmente, é porque está começando a fazer vendas online. Estamos certos? 

Essa suposição é bastante fácil de fazer porque, por mais que seja possível vender sem CNPJ,  manter esse tipo de negócio não é sustentável com o aumento natural das vendas.  

Ou seja, conforme as vendas forem aumentando, você vai precisar de um CNPJ. O que é algo bom. Não é verdade?!

Mas, enquanto ainda estamos apenas começando e experimentando, vale a pena ir aos poucos e encontrar um marketplace para vender com CPF.

Logo, para te ajudar a começar a trilhar seu caminho rumo ao sucesso de vendas online, resolvemos falar sobre os marketplaces que não precisam de CNPJ.

Vamos te dar todas as dicas que você precisa para começar e escolher o seu preferido. Ou mesmo utilizar mais de um deles, afinal isso é possível e, em alguns casos, até mesmo recomendado.

O que são marketplaces?

Vamos começar relembrando o que é marketplace? Os marketplaces são um tipo de plataforma online que permite que vendedores e compradores se encontrem e façam negócios. Ela funciona como um shopping online, no qual os vendedores colocam os produtos em exposição para que compradores interessados possam comprar.

Um marketplace pode atender diversas categorias de produtos ou serviços, como roupas, móveis, eletrônicos, ou mesmo se especializar em apenas uma só categoria. Tudo vai depender da plataforma de marketplace utilizada.

Entre os exemplos de marketplaces você vai encontrar lojas como:

Os marketplaces, em sua maioria, cobram comissão em cima de suas vendas ou mesmo taxa para anunciar seus produtos. 

Cada um deles possui suas próprias regras e particularidades. Analise com cuidado e decida qual deles é mais vantajoso para você.

Qual marketplace pode vender com CPF? 

Os principais marketplaces que não precisam de CNPJ permitindo que você venda com CPF são:

  1. Amazon
  2. Enjoei
  3. Facebook Marketplace
  4. Mercado Livre
  5. Shopee
  6. OLX
  7. Elo7

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas

1. Amazon

A Amazon é a gigante americana que chegou ao Brasil com força total em 2012. Apesar de ter demorado um pouco para emplacar, hoje ela concorre como um dos principais marketplaces para vender com CPF.

Nela você pode vender praticamente todo tipo de produtos, desde produtos alimentícios à roupas, informática e muito mais.

O custo da plataforma fica por conta da comissão de suas vendas.

Quer aprender como vender na Amazon com eficiência, agilidade e integração? Conheça a funcionalidade do Bling.

2. Enjoei

O site Enjoei é um marketplace para vender que aceita CPF. E começou exatamente assim: como uma plataforma onde as pessoas teriam a oportunidade de revender suas peças de vestuário usadas, como um brechó online.

Você anuncia suas roupas, sapatos, acessórios, itens de decoração, enfim, o que quiser e a plataforma apenas fica com uma porcentagem sob suas vendas no site.

Hoje a Enjoei cresceu, e mesmo tendo como foco a venda de usados, ela também permite que você tenha sua própria loja com produtos novos.

3. Facebook Marketplace

O Facebook Marketplace é uma área de vendas que fica dentro da rede social. É um marketplace para vender com CPF que funciona de forma prática e fácil para que você possa anunciar e vender todo tipo de mercadoria.

Além da facilidade de divulgar dentro da própria rede social, você ainda pode vender produtos novos ou usados.

Não há taxas sobre as vendas, mas para aumentar e melhorar a divulgação de seus anúncios é preciso pagar.

4. Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos mais antigos marketplaces do Brasil, surgindo antes mesmo do ano 2000.

Seu foco sempre foi em permitir que as pessoas pudessem vender seus produtos a todo o Brasil, seja como empresas ou como pessoas físicas. E é um ótimo marketplace para vender com CPF e começar a sua loja.

Hoje o Mercado Livre continua firme e forte e oferece diversas facilidades para quem quer vender em sua plataforma, como sua rede de entregas. No Mercado Livre você paga comissão pelas suas vendas.

Leia também: Como vender no Mercado Livre: dicas para anunciar seus produtos

5. Shopee

A Shopee chegou recentemente no Brasil e é uma espécie de AliExpress brasileira, facilitando muito a compra de produtos da China por brasileiros. Porém, se engana que só há produtos chineses por lá.

O sistema também permite que você abra a sua loja dentro do canal para vender todo tipo de produto e apenas pagará uma porcentagem sobre suas vendas.

É possível vender com CPF, mas a melhor opção é optar pelo CNPJ, para que você tenha acesso aos seguintes benefícios:

  • evita problemas fiscais, 
  • permite a participação no Programa de Vendedores Indicados que reconhece lojas com alto desempenho;
  • oferece acesso a parceiros logísticos, ampliando as opções de entrega com menores preços para frete; 
  • possibilita o uso da Plataforma de Emissão de Nota Fiscal, da plataforma da Shopee.

Já a venda com CPF não oferece acesso a essas facilidades.

6. Olx

O Olx é outro antigo site atuante no Brasil que todos nós já conhecemos bem. Começou como uma plataforma para facilitar a venda de produtos apenas entre pessoas, mas hoje você também pode ter sua empresa cadastrada lá ou vender com CPF.

7. Elo7

Se você procura um marketplace que não precisa de CNPJ para vender seus produtos artesanais, criativos, autorais ou do gênero, o Elo7 é o site para você.

Lá você pode criar sua loja facilmente, sem custo mensal algum. Só pagará pela comissão de venda dos produtos.

Precisa emitir nota fiscal nos marketplaces?

Por lei, é obrigatório emitir nota fiscal em sua loja dentro de qualquer um dos marketplaces. As plataformas tem meios de te ajudar na emissão dessa nota fiscal, independente de você estar cadastrado por CPF ou ter um CNPJ. 

Fique atento, pois dependendo da plataforma você sequer será cobrado pela emissão da nota fiscal. 

Mas, se muitas vendas forem registradas em seu CPF e você não as estiver declarando, mais pra frente você poderá ter problemas com a Receita Federal.

Quais os prós e os contras de vender sem um CNPJ?

Prós

  • menos burocracia;
  • baixo custo inicial;

Contras

  • maior incidência de imposto;
  • insegurança no comprador;
  • limitação das ferramentas disponíveis de vendas em alguns marketplaces;
  • risco financeiro com a receita federal;
  • informalidade.

Já sabe qual marketplace você irá começar?

Agora que você viu uma lista de marketplaces que não precisam de CNPJ, vai ficar mais fácil saber por onde começar.

Principalmente depois de entender os cuidados que você precisa ter e os prós e os contras que você pode encontrar.

São várias plataformas para marketplaces disponíveis por aí, e uma delas será útil para você.

Para tornar a suas vendas ainda mais eficientes e fáceis de realizar conheça o Bling, um ERP para e-commerce integrado às maiores plataformas e marketplaces do Brasil. 

O Bling é um ERP para e-commerce que permite que você gerencie as suas vendas online de forma centralizada. Tudo isso com planos com preços acessíveis. Conheça mais sobre a integração e surpreenda-se com os benefícios.