Se você tem um negócio online e quer crescer, é essencial destacar seus produtos nos canais digitais onde estão seus clientes em potencial. Nesse cenário, o Mercado Livre Ads é um aliado fundamental.
Criada pelo Mercado Livre, maior marketplace da América Latina, essa ferramenta de anúncios ajuda micro e pequenas empresas a promover mercadorias para o público-alvo, ampliar a visibilidade da marca e aumentar as vendas.
A expansão do e-commerce no Brasil reforça a importância de investir em estratégias digitais. Segundo o 50º Webshoppers, estudo realizado pela NIQ Ebit, o setor faturou R$ 160,3 bilhões no primeiro semestre de 2024, o que representa uma ampliação de 18,7% em relação ao ano anterior.
Além disso, a pesquisa revelou um crescimento de 25,7% no número de consumidores ativos, percentual que corresponde a 66,6 milhões de compradores no mesmo período.
Esses dados evidenciam a crescente adesão do brasileiro ao mercado digital e a necessidade de empreendedores usarem táticas online, como anúncios, para ficarem em evidência e estenderem seu alcance.
Neste artigo, mostramos como funciona o Mercado Livre Ads, como criar campanhas eficazes e as vantagens de utilizar esse recurso para conquistar mais clientes e faturar mais.
O que é o Mercado Livre Ads?
O Mercado Livre Ads é uma ferramenta de anúncios do Mercado Livre para divulgar seus produtos na plataforma e elevar as vendas. Ao patrocinar uma campanha, você pode exibi-la em posições relevantes no marketplace, melhorar o posicionamento das mercadorias nos mecanismos de busca e ampliar a visibilidade da marca.
Com essa solução estratégica, os vendedores conseguem distribuir suas propagandas no canal por meio da análise de comportamento do consumidor. Assim, é possível promover os itens com mais potencial de compra e atingir o público-alvo com mais facilidade.
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Imagine que um atleta acesse o site do e-commerce para pesquisar um tênis para a sua próxima competição de corrida de rua. Da próxima vez que ele entrar na plataforma, os anúncios referentes a sua última busca vão aparecer em destaque na página.
Isto significa que qualquer empreendedor que tenha uma loja virtual com produtos que as pessoas procuram, o uso do Mercado Livre Ads pode ajudar a aumentar o alcance dos artigos para o seu público de interesse.
Leia também: O que é e quais os benefícios de vender em um marketplace?
Por que é importante utilizar o Mercado Livre Ads?
Os lojistas e as marcas que vendem mercadorias online e desejam destacá-las para intensificar suas vendas não podem deixar de utilizar o Mercado Livre Ads. Afinal, essa ferramenta permite que os vendedores patrocinem seus anúncios ativos na plataforma, aumentem as visitas e o número de conversões.
É importante destacar que esse recurso faz parte de um marketplace com milhares de acessos de usuários, que podem se tornar compradores dos itens que você vende.
Segundo o relatório Setores do E-commerce no Brasil 2024 da Conversion, o Mercado Livre detém 28,9% de todo o tráfego da categoria. Em seguida, surge a Amazon com 24,4% e, em terceiro, está a Shopee com 15,8%. Esses números representam 69,1% do Share of Traffic (em português, participação de tráfego) de acessos web.
Na prática, significa que ao anunciar na empresa líder de tráfego do setor de Marketplace, existe a possibilidade de divulgar seus produtos e sua organização para uma audiência enorme, diversificada e cheia de vontade de comprar.
Aproveite para ler: Tráfego pago para e-commerce: alcance clientes e venda mais
Como funciona o Mercado Livre Ads?
Ao investir no Mercado Livre Ads, você terá suas campanhas divulgadas em diferentes espaços no canal:
- página principal de categorias;
- lista de produtos;
- páginas de resultados de buscas;
- itens recomendados;
- mercadorias no final da página.
Existem dois tipos de anúncios, Product Ads e Display Ads, que vamos explicar no próximo tópico.
Após definir o modelo que atende o seu negócio, o marketplace tem até 24 horas para liberar a propaganda para os clientes visualizarem nos locais citados.
Porém, antes de desenvolver uma campanha, é indispensável definir os objetivos comerciais, como aumentar a rentabilidade, crescer na plataforma ou ampliar a visibilidade. Além disso, é fundamental estabelecer um orçamento por dia de custo por clique (CPC). Só assim, poderá medir seus resultados e entender o impacto gerado nas suas vendas.
Ao atingir o limite diário de gastos preestabelecidos, a publicidade deixa de aparecer para o público e só volta a rodar no dia seguinte. Para controlar as finanças, o vendedor pode pausar a propaganda a qualquer hora.
Para divulgar os anúncios patrocinados, você deve ter uma conta ativa no Mercado Livre. Após criar as peças, o site as avalia diariamente para definir quais priorizar para garantir os melhores resultados.
Como fazer ads no Mercado Livre?
Para saber como fazer ads no Mercado Livre, é necessário entender as características dos dois tipos de anúncios que apontamos anteriormente e seguir alguns passos práticos. Veja!
Product Ads
O Product Ads permite desenvolver campanhas com textos e imagens a partir de seus produtos. Para obter resultados eficientes, é importante incluir foto, título e preço na descrição.
Esse modelo de anúncio pode aparecer em destaque de três formas na plataforma:
- no topo dos resultados de busca do público;
- na parte inferior dos resultados de pesquisa;
- em uma página dedicada ao produto.
É perfeito para empresas de pequeno e médio porte anunciarem diferentes mercadorias. Contudo, grandes organizações também podem utilizar esse recurso.
Para usufruir da ferramenta, escolha um dos quatro planos oferecidos pelo marketplace!
- Plano 1: até R$ 18,00 (valor diário). Impacta até 25 consumidores por dia;
- Plano 2: até R$ 30,00 (valor diário). Atinge até 50 pessoas por dia;
- Plano 3: até R$ 60,00 (valor diário). Alcança até 120 potenciais clientes por dia;
- Plano 4: até R$ 110,00 (valor diário). Chega até 300 possíveis compradores por dia.
Após selecionar uma dessas opções, o Mercado Livre gera, automaticamente, a publicidade para exibir no dia seguinte.
Display Ads
É uma alternativa de anúncio para grandes marcas e anunciantes, já que exige investimento mais elevado.
Vale mencionar que o Display Ads não se restringe à exibição em páginas de busca de produtos e pode aparecer em diferentes partes da plataforma e do Mercado Pago. Desse modo, alcança os usuários em vários pontos da jornada de navegação.
Esse tipo de propaganda valoriza o visual e possibilita a segmentação de público-alvo, o que facilita que sua mensagem chegue às pessoas que deseja impactar.
Veja os principais benefícios da modalidade:
- anunciar mercadorias específicas exibidas em uma landing page ou página especial do marketplace;
- veicular mais de um produto em cada anúncio;
- acessar espaços privilegiados no Mercado Livre, como a seção “imperdíveis” na página principal;
- inserir o nome da sua empresa nos anúncios e banners do site.
Passo a passo do Mercado Livre Ads
Agora que você aprendeu os tipos de anúncios, siga o passo a passo para começar a anunciar no Mercado Livre Ads!
- Faça o login na sua conta do Mercado Livre. Caso ainda não tenha, crie uma.
- Clique em “Vendas” e, em seguida, em “Publicidade”.
- Pressione “Criar campanha”.
- Selecione o objetivo da sua campanha.
- Defina o orçamento diário máximo do seu anúncio.
- Estabeleça a segmentação com critérios, como localização geográfica, idade, gênero e interesses dos compradores.
- Defina o ACOS objetivo da sua campanha. O ACOS (em inglês, advertising cost of sales. Em português, custo de publicidade das vendas) é a despesa por aquisição de clientes. Isto é, o valor que você está disposto a gastar para adquirir um novo comprador.
- Escolha os produtos cadastrados na sua loja que deseja promover.
- Crie o conteúdo do anúncio e inclua: título, descrição do item, imagens atrativas e de qualidade e um link para a página da mercadoria.
- Revise a sua campanha e clique em “Criar campanha”.
Conheça os requisitos para anunciar no Mercado Livre Ads
Para investir em anúncios patrocinados, você deve atender a certos requisitos.
- Ter cadastro no marketplace há mais de 7 dias;
- Contar com reputação amarela ou superior no site. Essa exigência permite analisar a qualidade no atendimento com base nas reclamações do público, vendas canceladas e despachos atrasados;
- Somar pelo menos 20 vendas no momento da busca do usuário;
- Não ter nenhuma fatura vencida;
- Ser Mercado Líder: significa atingir o nível máximo de melhor desempenho entre os vendedores da plataforma por oferecer um serviço de qualidade, ter muitas vendas e proporcionar uma ótima experiência de compra ao público.
Aproveite para se aprofundar no assunto: Estratégias de atendimento para fidelização de clientes
Como impulsionar as vendas no Mercado Livre?
Como mostramos, anunciar na plataforma aumenta a exposição dos produtos e das empresas. No entanto, para ter bons resultados, é importante seguir algumas dicas.
Tenha objetivos definidos
Ter objetivos claros possibilita atingir as estratégias traçadas para o seu negócio. Logo, se você pretende aumentar suas vendas, por exemplo, concentre seus esforços em converter em comprador cada usuário que clicar no seu anúncio patrocinado. Para isso, defina a sua intenção e o investimento que precisa para alcançá-la.
Caso a sua finalidade seja desenvolver e promover a sua marca, foque na quantidade de visualizações que seu anúncio recebe das pessoas.
Escolha os produtos certos para promover
Para atrair o público para a sua publicidade, você deve divulgar mercadorias que sejam atrativas para os compradores. Portanto, escolha itens que tenham fotos de qualidade, comentários relevantes e positivos, boas vendas e ótimo prazo de entrega.
Com esses elementos alinhados, o e-commerce dará mais visibilidade para o anúncio e, consequentemente, vai proporcionar mais vendas para o seu estabelecimento.
Tenha em mente que um produto que não desperta tanto interesse gera custo e poucas vendas.
Otimize seus anúncios
Antes de aplicar o seu dinheiro em propaganda no Mercado Livre Ads, garanta que sua campanha esteja redondinha. Ou seja, é imprescindível que as informações do artigo estejam corretas e completas, assim como as fotos devem ser atrativas, como citamos. Dessa maneira, as chances de conversão aumentam a cada clique de um potencial cliente.
Anote os pontos abaixo para revisar na sua publicidade:
- verifique se o título está claro, descritivo e preciso;
- analise se as fotos valorizam a mercadoria e se têm boa qualidade e alta resolução. Lembre-se de incluir algumas imagens do item sozinho e outras em contexto;
- divulgue dados importantes do produto;
- use palavras-chave relevantes no título, na descrição e na imagem do seu anúncio para aparecer nas buscas dos usuários;
- ofereça descontos ou promoções para incentivar os compradores.
Como funciona o pagamento do anúncio do Mercado Livre?
O pagamento do anúncio do Mercado Livre acontece por meio de custo por clique.
A cada clique que sua publicidade recebe, a plataforma cobra um valor. O cálculo do CPC tem como base o preço e a categoria do produto. A quantia a pagar sai do orçamento diário da campanha.
É válido ressaltar que a publicidade para de rodar quando atinge o limite diário de verba estipulada para o período, e só volta a aparecer no dia seguinte, assim que o dinheiro for liberado.
Vale a pena anunciar no Mercado Livre?
Investir no Mercado Livre Ads pode ser uma estratégia valiosa para micro e pequenas empresas que desejam aumentar as vendas e colocar seus produtos em evidência.
Entretanto, é importante avaliar as vantagens e desvantagens para saber se vale a pena aplicar no seu negócio. Confira!
Vantagens
- Amplia o alcance: a plataforma é uma das maiores do mercado de e-commerce e recebe muitas visitas diárias, o que garante que seus artigos se destaquem para milhões de consumidores;
- Melhora o posicionamento nos resultados de busca: ao anunciar no marketplace, suas publicações têm mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca. Assim, seus produtos ganham visibilidade, o que favorece a conversão;
- Atinge o público certo: a segmentação dos ads permite que suas mercadorias apareçam para potenciais consumidores que buscam itens semelhantes para comprar;
- Fortalece a marca: ter uma publicidade consistente ajuda a construir uma presença sólida no site e aumentar a confiança dos clientes.
Desvantagens
- Cobra taxas dos anunciantes: as tarifas cobradas pelo canal podem ser altas, especialmente em categorias competitivas ou produtos de baixo valor. Essa cobrança reduz a margem de lucro e exige uma análise cuidadosa para garantir que o investimento compense;
- Tem alta concorrência: a disputa pela atenção das pessoas pode exigir mais investimento em ads dos vendedores para destacarem seus produtos, o que gera mais custos;
- Dificulta a fidelização: a dificuldade de estabelecer um relacionamento direto com os clientes limita as vendas futuras fora da plataforma.
Diante dos pontos positivos e negativos, anunciar no marketplace oferece um bom custo-benefício para quem busca potencializar as vendas de forma estratégica.
A segmentação precisa e a possibilidade de investir conforme o orçamento disponível tornam o recurso acessível para diferentes tipos de vendedores. Porém, é fundamental atentar para os gastos, já que os investimentos podem ser mais elevados devido à concorrência e à categoria das mercadorias.
No geral, para os empreendedores com loja consolidada no Mercado Livre, produtos competitivos e que desejam ampliar sua exposição, o retorno de publicidade patrocinada é positivo, uma vez que o aumento nas vendas pode compensar o pagamento dos anúncios e os desafios da ferramenta.
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Como mostramos, o Mercado Livre Ads é uma poderosa ferramenta de anúncios da plataforma de e-commerce mais acessada da América Latina. Esse recurso ajuda vendedores a ampliar a visibilidade dos produtos, melhorar o posicionamento nas buscas e impulsionar as vendas.
Mais do que utilizar a solução para destacar sua marca, é essencial compreender seu funcionamento e escolher entre os formatos disponíveis, como Product Ads ou Display Ads. Essa abordagem é crucial para atingir o público certo e aumentar a relevância dos seus produtos no marketplace.
Além disso, destacamos estratégias importantes, como definir objetivos claros e otimizar campanhas, que podem fazer toda a diferença nos resultados.
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