A familiaridade dos consumidores com as compras virtuais impulsionou as vendas on-line e, com isso, surgiram novos canais de compra e ferramentas para criar lojas virtuais. O Mercado Shops é uma delas.

Criada em 2010, a plataforma faz parte do ecossistema do Mercado Livre, facilitando a ativação para quem vende pelo marketplace. Porém, qualquer pessoa que queira ter um e-commerce próprio pode utilizar a solução.

Segundo dados do site Store Leads, o Mercado Shops fechou o primeiro trimestre de 2024 com 48.697 lojas ativas. O Brasil é o país com mais lojas ativas (28.154!) dentro da plataforma, seguida por Argentina, México e Chile. 

Aliás, a popularidade do Mercado Livre e de suas soluções é tão grande que muitas pessoas não sabem que a empresa foi fundada na Argentina com operação em toda a América Latina.

Você quer ampliar os seus canais de venda on-line e ter um e-commerce ativo com o nome da sua marca? Então, leia na íntegra o nosso guia. 

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona o Mercado Shops, a diferença para o Mercado Livre, as taxas cobradas, os passos para começar  a vender, as vantagens e desvantagens da plataforma, além de dicas para vender mais e de gerenciamento de loja.

Continue e boa leitura!

O que é Mercado Shops?

O Mercado Shops é uma plataforma de vendas digital para criação de loja virtual com domínio próprio, ferramentas de personalização da identidade visual e integração com as ferramentas do Mercado Livre. O serviço é gratuito e facilita a construção de sites por meio de uma estrutura pré-programada.

Isso significa que não é necessário ter um programador para criar os códigos para o site entrar no ar ou fazer manutenções no sistema. 

O objetivo de plataformas como o Mercado Shops é simplificar o processo, principalmente para quem não possui tantos recursos financeiros para investir, mas deseja ter uma loja on-line com URL personalizada (ex: minhaloja.com.br).

Leia também: Como montar uma loja virtual do zero em 11 passos.

Qual a diferença entre Mercado Livre e Mercado Shops?

A diferença entre os canais é que o Mercado Livre é um marketplace, site que reúne vários vendedores, criando um shopping on-line com inúmeras opções de produtos. Já o Mercado Shops é uma ferramenta para criar uma loja virtual própria, ou seja, um e-commerce no qual só você vende.

Geralmente, os vendedores usam os marketplaces, como o Mercado Livre, para testar o potencial de vendas dos produtos que desejam comercializar on-line. Isso porque esse tipo de site tem um volume grande de acessos, ajudando a ser encontrado pelos consumidores.

Se o potencial de vendas se concretiza, muitos vendedores escolhem ter uma loja própria. Ou seja, um canal de venda que reúne apenas os seus produtos, entram em cena as plataformas, como o Mercado Shops.

Com essa ferramenta, a criação do e-commerce é mais simples, pois a estrutura é criada por passos, ajudando os vendedores a personalizarem todos os detalhes do seu site, da URL a cor do site.

O Mercado Shops ainda agrega a vantagem de poder utilizar todas as soluções do Mercado Livre, como Mercado Pago, Mercado Envios e outras, para estruturar os meios de pagamentos e a logística de entrega. Muito prático, concorda?

Como o Mercado Shops funciona?

O Mercado Shops funciona dentro do ecossistema do Mercado Livre. Então, os usuários que possuem conta no marketplace precisam apenas clicar no nome da plataforma no menu para ser redirecionado ao site principal.

A segunda opção é acessar diretamente a página oficial mercadoshops.com.br e clicar em ‘Criar meu Shop grátis’ para começar. O processo possui três etapas principais: 

  • Configurações
  • Seus objetivos
  • Personalizar

Entenda o que é feito em cada etapa

Configurações

Na parte de configurações ficam os detalhes técnicos da loja virtual, como personalização do domínio, inclusão dos dados da loja virtual (fiscais, contato e redes sociais), definição do valor mínimo para frete grátis e inclusão de WhatsApp para contato comercial. 

As configurações são feitas no esquema de passo a passo, então você mesmo pode fazer tudo com facilidade. 

Seu objetivos

Na sessão ‘Seus objetivos’ estão diversas configurações, algumas predefinidas pelo sistema e outras que podem ser personalizadas, como criação de cupons automáticos (ex: carrinho abandonado, cadastro de visitantes) e criação de promoções (ex: desconto no preço final da compra, oferta por quantidade, cupom de desconto ou boleto).

Além disso, após finalizar a criação da loja, você pode atualizar os recursos disponíveis em ‘Conseguir mais visitas’, que fica dentro de ‘Seus objetivos’. Essa função serve para configurar anúncios no Mercado Ads e atrair tráfego para o seu site. 

Personalização

A personalização é a etapa na qual o vendedor começa a montar a identidade da loja virtual, inserindo o logotipo da empresa, o banner da página inicial, o tipo de fonte, as cores, entre outros detalhes. Assim, as características visuais são totalmente personalizáveis.

Após concluir as três etapas acima, sua loja virtual estará pronta para funcionar. 

Quais taxas são cobradas no Mercado Shops?

O Mercado Shops não cobra nenhuma taxa de ativação ou manutenção dos usuários da plataforma. Isso significa que, para criar sua loja virtual, você precisa apenas de um e-mail válido, número de telefone ou usuário do Mercado Livre (se já for vendedor no marketplace).

Na tabela a seguir, mostramos o que é gratuito e as taxas relacionadas a algumas condições de pagamento específicas e serviços:

Taxa do Mercado Shops
Serviços e condiçõesTaxa 
Custos fixos por uso da plataformaGrátis
Custo por transação efetuada na plataformaGrátis
Custos por pagamento ou parcelamento com acréscimo por plataformaGrátis
Custo por parcelamento de até 3x sem juros por plataforma5,99%
Custo por parcelamento de até 12x sem juros por plataforma11,99%
Custo para frete grátis em 24 horasAté 50% de desconto em anúncios premium
Acesso ao canal de publicidade exclusivo do Mercado AdsTráfego do Mercado Livre para seu Shop
Fonte: mercadoshops.com.br

Leia mais >>> Taxas e comissões de Marketplace: como ter controle dos seus ganhos?

Como vender no Mercado Shops?

Agora que você sabe como o Mercado Shops funciona e em quais operações incidem taxas, falta aprender como vender, certo? O passo a passo a seguir é realizado no menu ‘Vendas’ (fica no painel lateral na página principal).

1. Organize seu estoque 

Antes de cadastrar os produtos no sistema, é fundamental fazer uma organização e revisão do estoque disponível. Se necessário, faça a reposição de itens com volume baixo para garantir a disponibilidade em todos os canais de venda ativos. 

Observação: anuncie apenas o que tiver em estoque. Despachar o pedido em até 24 horas impacta positivamente a reputação da sua loja no Mercado Shops.

2. Cadastre os produtos no sistema

O próximo passo é cadastrar os produtos no sistema. É possível fazer isso individualmente ou de forma massiva (subir vários produtos ao mesmo tempo).

A primeira opção é indicada se você tiver poucos itens no catálogo do produto. Caso venda um portfólio variado e grande, a publicação massiva ajuda a poupar bastante tempo.

Para começar, clique no menu Vendas na barra lateral e, depois, selecione o que você vai publicar (produtos, serviços, imóveis ou veículos).

Em seguida, defina em qual canal de venda seu produto será exibido. O sistema permite selecionar apenas o Mercado Shops ou incluir o seu perfil no Mercado Livre, anunciando em ambos.

3. Detalhe as características de cada produto

Um ponto fundamental para vender no Mercado Shops e em qualquer canal de venda on-line é detalhar as características dos produtos vendidos. Por isso, preencha os seguintes campos:

  • nome do produto;
  • modelo/ano do produto;
  • descrição geral;
  • fotos de vários ângulos e boa qualidade;
  • vídeos;
  • quantidade disponível em estoque.

Esses detalhes são fundamentais para a avaliação do cliente no momento da compra. Capriche!

4. Informe preço e condições de venda. 

O próximo passo para publicar um produto e vendê-lo no Mercado Shops é especificar o preço e as condições de venda, ou seja, quantidade de parcelas do item. 

Outra informação importante é a forma de envio. O Mercado Envios é a solução mais prática, pois faz parte do ecossistema do Mercado Livre, facilitando a integração e o gerenciamento das condições de frete grátis.

Observação: o preço do frete varia conforme o cor da reputação da loja (verde, amarela ou vermelha) e as características (tamanho e peso) do pacote. Em geral, o desconto para os anúncios Premium é o seguinte:

  • 50% de desconto para lojas com reputação verde;
  • 40% de desconto para lojas com reputação amarela;
  • Sem desconto para lojas com reputação vermelha.

Leia também >>> Mercado Envios: o que é, como funciona + ativação [GUIA]

5. Selecione o tipo de anúncio e publique

O último passo para começar a vender é selecionar o tipo de anúncio. As opções disponíveis são: o Clássico, grátis, e o Premium, cujo valor é pago apenas quando a venda é concluída.

No Mercado Shops, é possível configurar frete grátis em todos os anúncios ou naqueles acima de um valor mínimo. O custo do frete nos anúncios ‘Clássicos’ é pago totalmente pelo dono da loja virtual. Os anúncios ‘Premium’ tem até 50% de desconto para produtos acima de R$ 79.

Após essa etapa, clique em ‘Publicar’ para colocar o anúncio no ar e pronto!

Vale a pena vender no Mercado Shops?

O passo a passo para vender é fácil, mas será que vale a pena usar o Mercado Shops para criar seu e-commerce? Para te ajudar a decidir, listamos os prós e contras da plataforma. Confira!

Vantagens

As principais vantagens ter uma loja on-line própria são:

  • fortalecer e valorizar a marca da empresa no mercado;
  • ter um site com domínio próprio na internet, demonstrando profissionalismo e confiança para os consumidores
  • criar uma base de clientes e fortalecer o relacionamento com eles por meio de ações exclusivas focadas na fidelização, mas também a atração;
  • produzir e-mail marketing para criar ações personalizadas e exclusivas para esse canal de marketing;
  • integrar os serviços do Mercado Livre a loja virtual para otimizar a gestão diária das vendas;
  • ter o controle total da estratégia de vendas, criar cupons de desconto, promoções e descontos.

Desvantagens

Entre as desvantagens, destacam-se:

  • ter poucas bandeiras de cartão habilitadas no meio de pagamento
  • não ter pouco alcance nos anúncios gratuitos
  • pagar taxas altas para disponibilizar mais opções de parcelamentos
  • não ter a possibilidade de alterar o formato do checkout.

Use os pontos acima para comparar com as outras opções de plataforma disponíveis no mercado. Assim, você poderá escolher a melhor solução para criar sua loja virtual.   

Como divulgar minha loja no Mercado Shops? 

A divulgação da sua loja virtual do Mercado Shops é fundamental para que sua marca seja conhecida pelos consumidores e gere efetivamente mais vendas. Confira as dicas:

  • Divulgue sua loja nas redes sociais: crie perfis no Instagram e no Facebook, por exemplo, para ter referências oficiais do negócio nas redes e divulgar produtos, promoções e campanhas.
  • Mostre os produtos de formas diferentes: além de fotos de vários ângulos, inclua vídeos do produto em uso, se conseguir, para o cliente saber mais. Esse material ainda pode ser usado em campanhas e nas redes sociais.
  • Seja criativo ao descrever os produtos: crie textos cativantes para que o seu site seja atrativo e ofereça todas as informações (utilização, composição, quantidade, entre outras) que o consumidor deseja saber para tomar sua decisão de compra.
  • Tenha preços competitivos: pesquise a média de preços dos produtos para que a sua precificação seja atrativa. Lembre-se de considerar os custos, como o frete, para não ter prejuízos.  
  • Ofereça cupons e realize promoções sazonais: disponibilize cupons de primeira compra, para carrinho abandonado e também crie promoções sazonais (Dia Das Mães, Pais, Namorados e outros) que também podem ter cupons especiais para atrair clientes.

O que vender no Mercado Shops? 

É possível vender qualquer tipo de produto no Mercado Shops. As únicas proibições que a plataforma estabelece são: fazer envio internacional (o sistema só permite fechar vendas nacionais) e comercializar produtos das categorias Veículos, Imóveis e Serviços (VIS) e Adulto.

Leia também: Lista com 7 ideias de coisas para vender e fazer renda extra.

Integre a gestão dos seus canais de venda

Agora que você conhece a fundo o Mercado Shops, pode começar o planejamento para a abertura do seu e-commerce usando a plataforma.

Para ter sucesso como empreendedor, além de uma plataforma de vendas confiável, é importante implementar um sistema de gestão eficiente para gerenciar os seus canais de vendas, como o Bling.

Isso porque o sistema ERP Bling possui recursos de gestão de pagamentos, emissão de notas, controle de estoque e ainda a integração com Mercado Shops para centralizar todos os processos em apenas uma plataforma.

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