O mercado pet no Brasil é um setor de negócios aquecido e cheio de oportunidades de inovação. Para saber em qual nicho investir, é fundamental pesquisar sobre as possibilidades e o que está em alta na área. 

Segundo dados do Sebrae, existem 285 mil empresas no país, o que coloca o Brasil na terceira posição do ranking dos maiores mercados pet do mundo.

Em 2023, o setor faturou R$ 68,7 bilhões, um aumento de 14% comparado a 2022 e recorde do segmento, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Quer montar um pet shop, mas antes gostaria de conhecer os nichos, tendências e oportunidades? Continue no artigo e saiba mais sobre esse mercado.

Boa leitura!

3 nichos de mercado pet

O mercado pet é um setor do agronegócio ligado às atividades de criação, produção e comercialização de animais de estimação, criação de produtos e prestação de serviços de saúde e cuidados.

A escolha do nicho de mercado na hora de abrir um pet shop depende de experiência e conhecimento para garantir um atendimento de alto padrão como os clientes esperam.

Confira a seguir os três grandes áreas desse mercado:

Pet Vet

O nicho de produtos e serviços veterinários (pet vet) é essencial, pois está relacionado diretamente com a saúde dos bichinhos de estimação. 

Como são substâncias químicas, um negócio especializado nessa área exige mais experiência e conhecimento sobre a função e uso dos produtos, requisitos cruciais para um bom atendimento ao cliente. 

O crescimento do nicho de pet vet cresceu 18% de 2022 para 2023, segundo a Abinpet

Pet Care

Outro nicho do mercado pet no Brasil que chama a atenção é o de pet care, que reúne produtos e serviços de higiene, beleza, equipamentos e utilidades para animais de estimação.

O carinho dos donos com seus pets contribui para o crescimento do setor. Por isso, oferecer um serviço de alta qualidade e novidades, seja uma nova marca ou uma tecnologia para cuidar melhor dos animais, é um diferencial. No balanço da Abinpet, o nicho de pet care cresceu 18%

Leia também >>> Como criar + 37 ideias de nomes criativos para pet shop.

Pet Food

O maior segmento e faturamento do mercado pet no Brasil é o de pet food. Afinal, comida é um item básico não só para a sobrevivência, mas também para a saúde dos animais.

Em 2023, segundo dados da Abinpet, o nicho de alimentos para animais de estimação faturou R$ 38,1 bilhões, o que corresponde a 55,5% do faturamento total do mercado no ano.

Por isso, um negócio com um catálogo de marcas bem selecionadas e produtos variados que atendem às diferentes necessidades dos animais pode conquistar uma clientela fiel.

Leia também >>> Como criar um catálogo de produtos? Dicas + ferramentas.

Quais são as tendências do mercado pet?

As estatísticas brasileiras são animadoras, mas o que está em alta no mercado de pet? Confira quais são as tendências para ficar de olho.

1. Hotéis e pousadas pet friendly

O conceito de espaço pet friendly (que aceita animais de estimação) não é novo. Os estabelecimentos com essa indicação ganham pontos com os tutores que gostam de sair ou viajar com seus bichinhos.

Porém, a evolução desse conceito vai além de receber os pets. A proposta é oferecer hospedagem completa para os animais, com acomodações adaptadas e alimentação personalizada. 

Uma tendência para restaurantes, hotéis e pousadas que já são pet friendly ficarem de olho.

2. Condomínios pet place

Outra tendência do mercado pet são os condomínios pet place. A proposta é criar espaços seguros dentro do local de residência dos tutores para os bichinhos brincarem e socializarem tranquilamente 

A ideia beneficia pessoas que têm uma rotina corrida e buscam comodidade na hora de passear com o pet. Além de um play no qual os bichinhos podem interagir, um centro de pet care para cuidados com a higiene, como banho e tosa, é outra oportunidade de negócio nesses espaços.

3. Coworking com creche para pets

Alguns tutores não gostam deixar o animal sozinho em casa durante o expediente de trabalho. Por isso, uma tendência para coworkings, espaços de trabalho compartilhados, é fornecer o serviço de creche para pets.

A proposta envolve a contratação de uma equipe com recreadores e adestradores para os animais fazerem atividades enquanto o tutor trabalha nas salas executivas ou de reunião.

4. Pets com sobrenome do tutor

Os pets com sobrenome do tutor é uma tendência do mercado pet no Brasil viabilizada pela criação da certidão PetLegal, um serviço disponível em cartórios de Registro de Títulos e Documentos. No documento, constam os seguintes dados:

  • nome;
  • raça;
  • quadro de vacinas;
  • alergias;
  • características;
  • fotos;
  • dados do microchip (se houver).

A função da certidão é facilitar a identificação em caso de furto. Porém, é útil para comprovar qual tutor de um casal tem a guarda do pet em caso de separação.

5. Crematório pet

A despedida de um animal de estimação é um momento difícil. Por isso, serviços, como o crematório pet, são uma tendência.

Os trabalhos  oferecidos são: preparação, cremação em forno adequado, pulverização das cinzas e entrega ao dono na urna escolhida. 

Além da cremação, o local pode oferecer serviços extras, como cerimônias de despedidas para que os tutores tenham um tratamento digno e respeitoso para si e para o pet que se foi.

Leia também >>> 7 dicas que vão elevar o nível da satisfação dos seus clientes.

Oportunidades do mercado pet no Brasil

Para aproveitar as oportunidades do mercado pet no Brasil, explore as categorias a seguir:

  • E-commerce: as vendas on-line estão em alta no mercado de pet desde a pandemia. Em 2023, o faturamento foi de R$ 4,6 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). A comodidade de comprar sem sair de casa é valorizada pelos tutores. Por isso, sites com processo de compra simples e ágil tem chances de se destacar no mercado. 
  • Saúde e bem-estar: a área traz boas oportunidades de negócio, como marmitas de ração natural e personalizada, serviços que já existem e possuem demanda no mercado. 
  • Serviços itinerantes: levar o serviço até o cliente é outra oportunidade de negócio. Os pet trucks de banho e tosa, alimentos, produtos de higiene e segurança e atendimento veterinário, são formas de ampliar a área de atendimento e ter uma cartela de clientes maior.  

Leia também >>> Controle de estoque em pet shop: aprenda como fazer e faturar mais!  

Invista em um ERP para seu negócio pet

Agora que você está por dentro das tendências e oportunidades do mercado pet no Brasil, pode planejar a abertura da sua empresa no nicho certo e favorável para as vendas.

Para garantir o sucesso do negócio, use um software ERP, como o Bling, para organizar todos os processos. O sistema auxilia na rotina de negócios físicos e virtuais. Assim, você gerencia cada operação de perto.

Aproveite o teste de 30 dias grátis e descomplique a gestão do seu negócio com o Bling!