O mercado pet no Brasil é um setor de negócios aquecido e cheio de oportunidades de inovação. Para saber em qual nicho investir, é fundamental pesquisar sobre as possibilidades e o que está em alta na área.
Segundo dados do Sebrae, existem 285 mil empresas no país, o que coloca o Brasil na terceira posição do ranking dos maiores mercados pet do mundo.
Em 2023, o setor faturou R$ 68,7 bilhões, um aumento de 14% comparado a 2022 e recorde do segmento, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Quer montar um pet shop, mas antes gostaria de conhecer os nichos, tendências e oportunidades? Continue no artigo e saiba mais sobre esse mercado.
Boa leitura!
O que você verá no artigo:
3 nichos de mercado pet
O mercado pet é um setor do agronegócio ligado às atividades de criação, produção e comercialização de animais de estimação, criação de produtos e prestação de serviços de saúde e cuidados.
A escolha do nicho de mercado na hora de abrir um pet shop depende de experiência e conhecimento para garantir um atendimento de alto padrão como os clientes esperam.
Confira a seguir os três grandes áreas desse mercado:
Pet Vet
O nicho de produtos e serviços veterinários (pet vet) é essencial, pois está relacionado diretamente com a saúde dos bichinhos de estimação.
Como são substâncias químicas, um negócio especializado nessa área exige mais experiência e conhecimento sobre a função e uso dos produtos, requisitos cruciais para um bom atendimento ao cliente.
O crescimento do nicho de pet vet cresceu 18% de 2022 para 2023, segundo a Abinpet.
Pet Care
Outro nicho do mercado pet no Brasil que chama a atenção é o de pet care, que reúne produtos e serviços de higiene, beleza, equipamentos e utilidades para animais de estimação.
O carinho dos donos com seus pets contribui para o crescimento do setor. Por isso, oferecer um serviço de alta qualidade e novidades, seja uma nova marca ou uma tecnologia para cuidar melhor dos animais, é um diferencial. No balanço da Abinpet, o nicho de pet care cresceu 18%.
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Pet Food
O maior segmento e faturamento do mercado pet no Brasil é o de pet food. Afinal, comida é um item básico não só para a sobrevivência, mas também para a saúde dos animais.
Em 2023, segundo dados da Abinpet, o nicho de alimentos para animais de estimação faturou R$ 38,1 bilhões, o que corresponde a 55,5% do faturamento total do mercado no ano.
Por isso, um negócio com um catálogo de marcas bem selecionadas e produtos variados que atendem às diferentes necessidades dos animais pode conquistar uma clientela fiel.
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Quais são as tendências do mercado pet?
As estatísticas brasileiras são animadoras, mas o que está em alta no mercado de pet? Confira quais são as tendências para ficar de olho.
1. Hotéis e pousadas pet friendly
O conceito de espaço pet friendly (que aceita animais de estimação) não é novo. Os estabelecimentos com essa indicação ganham pontos com os tutores que gostam de sair ou viajar com seus bichinhos.
Porém, a evolução desse conceito vai além de receber os pets. A proposta é oferecer hospedagem completa para os animais, com acomodações adaptadas e alimentação personalizada.
Uma tendência para restaurantes, hotéis e pousadas que já são pet friendly ficarem de olho.
2. Condomínios pet place
Outra tendência do mercado pet são os condomínios pet place. A proposta é criar espaços seguros dentro do local de residência dos tutores para os bichinhos brincarem e socializarem tranquilamente
A ideia beneficia pessoas que têm uma rotina corrida e buscam comodidade na hora de passear com o pet. Além de um play no qual os bichinhos podem interagir, um centro de pet care para cuidados com a higiene, como banho e tosa, é outra oportunidade de negócio nesses espaços.
3. Coworking com creche para pets
Alguns tutores não gostam deixar o animal sozinho em casa durante o expediente de trabalho. Por isso, uma tendência para coworkings, espaços de trabalho compartilhados, é fornecer o serviço de creche para pets.
A proposta envolve a contratação de uma equipe com recreadores e adestradores para os animais fazerem atividades enquanto o tutor trabalha nas salas executivas ou de reunião.
4. Pets com sobrenome do tutor
Os pets com sobrenome do tutor é uma tendência do mercado pet no Brasil viabilizada pela criação da certidão PetLegal, um serviço disponível em cartórios de Registro de Títulos e Documentos. No documento, constam os seguintes dados:
- nome;
- raça;
- quadro de vacinas;
- alergias;
- características;
- fotos;
- dados do microchip (se houver).
A função da certidão é facilitar a identificação em caso de furto. Porém, é útil para comprovar qual tutor de um casal tem a guarda do pet em caso de separação.
5. Crematório pet
A despedida de um animal de estimação é um momento difícil. Por isso, serviços, como o crematório pet, são uma tendência.
Os trabalhos oferecidos são: preparação, cremação em forno adequado, pulverização das cinzas e entrega ao dono na urna escolhida.
Além da cremação, o local pode oferecer serviços extras, como cerimônias de despedidas para que os tutores tenham um tratamento digno e respeitoso para si e para o pet que se foi.
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Oportunidades do mercado pet no Brasil
Para aproveitar as oportunidades do mercado pet no Brasil, explore as categorias a seguir:
- E-commerce: as vendas on-line estão em alta no mercado de pet desde a pandemia. Em 2023, o faturamento foi de R$ 4,6 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). A comodidade de comprar sem sair de casa é valorizada pelos tutores. Por isso, sites com processo de compra simples e ágil tem chances de se destacar no mercado.
- Saúde e bem-estar: a área traz boas oportunidades de negócio, como marmitas de ração natural e personalizada, serviços que já existem e possuem demanda no mercado.
- Serviços itinerantes: levar o serviço até o cliente é outra oportunidade de negócio. Os pet trucks de banho e tosa, alimentos, produtos de higiene e segurança e atendimento veterinário, são formas de ampliar a área de atendimento e ter uma cartela de clientes maior.
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Invista em um ERP para seu negócio pet
Agora que você está por dentro das tendências e oportunidades do mercado pet no Brasil, pode planejar a abertura da sua empresa no nicho certo e favorável para as vendas.
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