Se você quer aprender como montar um pet shop, saiba que este nicho de mercado está aquecido e traz muitas possibilidades para os empreendedores apaixonados por animais domésticos.

O mercado pet brasileiro tem 225 mil negócios ativos, dos quais 126 mil são microempreendedores individuais (MEIs), segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB) para o jornal Folha de São Paulo

Resumindo, os micro e pequenos negócios dominam o setor, oferecendo serviços e produtos para mais de 150 milhões de animais de estimação — desse total, 85 milhões são cães e gatos.

O acesso à internet aproxima o consumidor das grandes marcas, mas os pequenos negócios têm como ponto forte a proximidade e o contato direto com o cliente, sendo um requisito fundamental para criar relacionamentos de confiança.

O Brasil é o terceiro maior mercado pet do mundo em faturamento, atrás apenas de China e Estados Unidos. A projeção de faturamento do IPB para 2023 foi de 67,4 bilhões, e a tendência para 2024 é de crescimento. 

Então, o mercado está favorável para investimento, mas para entrar de forma segura é fundamental se organizar e planejar como será o posicionamento no setor.

Continue a leitura do artigo e saiba o que você precisa para abrir um pet shop, as etapas do processo, custos e quem pode ser dono deste tipo de negócio.

Boa leitura!

O que precisa para abrir um pet shop?

Para abrir um pet shop, você precisa conhecer a fundo o mercado e as tendências da área, o que é essencial para decidir o segmento no qual irá atuar e a experiência técnica necessária. Além disso, é necessário cumprir as exigências legais da área e as orientações fiscais e tributárias.

O estudo de mercado e das tendências é fundamental porque vai ampliar sua visão do segmento, os desafios, os serviços e produtos em alta, bem como as necessidades ainda não atendidas, permitindo diferenciar o seu pet shop dos demais.

Atualmente, os nichos para os quais há mais oportunidades de crescimento, segundo o Boletim de Tendências 2023-2024 do Sebrae, são: 

  • Pet food: alimentos e suplementos para animais;
  • Pet vet: medicamentos veterinários;
  • Pet care: produtos de higiene, beleza, roupas, acessórios, etc.;
  • Pet serv: serviços, como banho e tosa, pet sitter, hotéis e creches para animais.

Após escolher o nicho, a formalização da empresa é uma etapa importante para oficializar a abertura do negócio. O apoio de um contador ajuda bastante a cumprir as exigências, levando os documentos aos órgãos necessários e obtendo os alvarás.

Entre as exigências legais estão: 

  • consulta comercial na prefeitura ou Secretaria de Urbanismo para aprovação do local escolhido como sede;
  • verificação na Junta Comercial ou cartório se já existe uma empresa com mesmo nome;
  • emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • inscrição estadual na Secretaria Estadual de Fazenda para recolher o ICMS;
  • obtenção do Alvará de licença da Vigilância Sanitária;
  • realização de vistoria do Corpo de Bombeiros Militar;
  • registro do responsável técnico (um veterinário) no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

As obrigações fiscais e tributárias, que incluem pagamento e recolhimento de impostos relativos à atividade principal, variam conforme a opção de regime tributário escolhida. 

Para fazer o enquadramento ideal e ficar por dentro de todos os deveres a cumprir, o recomendado é consultar um contador para orientar o processo.

Leia também: Abrir MEI: quanto custa e como fazer? [Guia completo].

Como abrir um pet shop pequeno?

Para abrir um pet shop pequeno, siga o passo a passo abaixo para analisar as oportunidades com clareza e definir o seu perfil do seu negócio. Confira!

1. Defina o tipo de serviço que vai oferecer

O primeiro passo para montar um pet shop é definir o tipo de serviço que você vai oferecer. O negócio pode focar na venda de produtos, com loja física e on-line, ou oferecer produtos e serviços, como banho e tosa. Essa decisão orientará todo planejamento. 

2. Levante qual o capital inicial para investimento

Definido o tipo de serviço, levante o capital inicial para investimento, que inclui aluguel do espaço, compra de produtos para estoque, montagem da infraestrutura de cuidados e prestação de serviços, além dos gastos com documentos para formalização.

3. Monte um plano de negócio

Em seguida, monte um plano de negócio para organizar em um documento todos os detalhes para o funcionamento da empresa. Inclua objetivos, valores, público-alvo, portfólio de produtos e serviços, estrutura da empresa, estratégia de marketing, logística, etc. 

4. Analise o público-alvo e a concorrência

O perfil de cliente que você deseja atender é outra definição essencial para direcionar as estratégias de divulgação para o público desejado. Avaliando a concorrência, é possível refinar ainda mais o perfil, estabelecendo os diferenciais para atrair os clientes.

5. Escolha a localização

A escolha da localização é estratégica na hora de abrir um pet shop. Além de ser fácil para a equipe chegar, o espaço deve ser próximo a áreas de estacionamento e agências dos Correios, caso faça vendas on-line. 

6. Seleção dos canais de venda e comunicação com cliente

A operação de venda de produtos e prestação de serviços em lojas físicas e virtuais é diferente. Então, defina se irá começar com ambos ou apenas um canal de venda para estruturar os processos de comunicação com o cliente, marketing, formas de pagamento, etc.

7. Estruture um planejamento financeiro e de gestão

Por fim, estruture o planejamento financeiro e organize os processos de gestão com o apoio de um software para que o seu pet shop tenha um acompanhamento próximo, especialmente nos primeiros anos de mercado.

Leia também >>> Planejamento financeiro: calcule custos fixos e variáveis.

Quanto custa abrir um pet shop?

O custo estimado para abrir um pet shop pequeno em um espaço de 60 m2, segundo o Sebrae, é de R$ 45 mil. A estimativa é feita considerando um negócio de banho e tosa com serviço de transporte de pets. O valor inclui a compra do veículo e dos equipamentos. 

Para ter uma noção precisa do investimento, faça uma pesquisa aprofundada de fornecedores para cada item necessário da estrutura. Assim, você pode avaliar a melhor forma de levantar o capital para montar seu pet shop.

Quem pode abrir um pet shop? 

Qualquer pessoa pode abrir um pet shop. Lembre-se, no entanto, de que é obrigatório que todo estabelecimento tenha um veterinário como responsável técnico. A presença do profissional garante a segurança dos animais, tranquiliza os tutores e permite oferecer os melhores cuidados, mantendo o padrão de qualidade exigido e a adequação às recomendações de saúde dos pets.

Leia também >>> Da abertura do CNPJ às primeiras vendas on-line: um guia para empreendedores de primeira viagem.

Agora que você sabe o que precisa e como abrir um pet shop, lembre-se de que a gestão do negócio é essencial para garantir o sucesso e a longevidade da sua empresa no mercado.

Com o sistema ERP do Bling, você organiza e integra todos os dados e processos da sua empresa em um único sistema, como emissão de notas fiscais, controle de estoque, link de pagamento, finanças, chatbot de vendas e mais.

Quer conhecer o sistema e testar na prática as funções? Faça o teste gratuito de 30 dias em qualquer plano e conheça os benefícios da plataforma.