De acordo com o Sebrae, com dados obtidos entre 2018 e 2021, 76% das empresas que fecharam no período não tinham um planejamento estratégico ou só tinham um plano para 6 meses. Para fugir da estatística, é essencial utilizar ferramentas de gestão que ajudem na definição e no alcance de resultados — e uma delas é a metodologia OKR.

Com esse método, seu negócio tem muito mais clareza sobre o que deseja alcançar e, principalmente, como atingir os resultados. Portanto, vale a pena explorar mais a metodologia para descobrir como colocá-la em prática.

A seguir, veja o que é OKR, confira exemplos para o seu dia a dia e entenda a usar essa ferramenta no seu negócio! 

O que é OKR?

A metodologia OKR é a sigla para “Objective and Key Results” ou “Objetivos e Resultados-chave”, em tradução livre. Essa é uma metodologia de gestão que ajuda empresas e suas equipes a definir metas relevantes e acompanhar seu alcance ao longo do tempo.

Apesar de a criação e popularização da metodologia terem acontecido entre empresas de tecnologia, o método pode ser utilizado em negócios de diversos tipos e portes.

Para que serve essa metodologia?

No dia a dia, o OKR serve para estabelecer com clareza os resultados que a equipe deve atingir. Por focar no que é realmente importante, a metodologia direciona melhor cada time ou profissional a se concentrar no que é necessário.

Para o varejo, por exemplo, essa metodologia ajuda a direcionar as estratégias para aumentar as vendas de modo a causar um impacto efetivo.

Como funciona a metodologia OKR?

O funcionamento do método OKR depende de um ciclo de definição, acompanhamento e revisão de metas. Nesse sentido, há dois elementos principais:

  • Objetivos: representam o que você deseja alcançar. Eles são qualitativos, devem ser claros e têm que motivar o time a atingir um desempenho mais elevado;
  • Resultados-chave: indicam como medir o alcance dos objetivos definidos anteriormente. Eles precisam ser mensuráveis e específicos, já que essas características permitem o acompanhamento. 

Juntos, esses dois componentes formam o sistema que é a base de funcionamento do método OKR. Ao unir os elementos qualitativos (objetivos) e quantitativos (resultados-chave), a gestão tem uma visão completa do progresso.

Exemplos de OKR para empreendedores

Para entender melhor essa metodologia, vale a pena buscar exemplos de OKR que fazem sentido no dia a dia do pequeno e médio empreendedor. Acompanhe a tabela:

Objetivos (O)Resultados-chave (KR)
Aumentar as vendas do mêsAumentar as visitas no site em 15%Elevar a taxa de conversão em vendas em 5%Elevar o faturamento em 20% sobre o mês passado
Elevar o nível de satisfação dos clientesReduzir em 20% o tempo médio de resposta no suporteOferecer um cupom exclusivo para 1000 clientes recorrentesObter uma avaliação de satisfação de, no mínimo, 4 estrelas
Aumentar a margem de lucroReduzir em 10% as perdas de estoque no anoRenegociar pelo menos 3 contratos com fornecedoresRever a precificação dos produtos nos próximos 2 meses

Note que há um conjunto de resultados que direcionam o que fazer para atingir cada objetivo. Se a ideia é fazer a loja virtual vender mais, faz sentido aumentar o número de visitantes, certo? Logo, o KR que estabelece um número para essa elevação ajuda a ter sucesso nessa tarefa.

Qual a diferença entre OKR e KPI?

A principal diferença entre OKR e KPI é a função de cada um: enquanto o OKR serve para estabelecer as metas a serem alcançadas, o KPI serve para avaliar o progresso em direção a esses resultados.

Como KPI é a sigla para Key Performance Indicator ou indicador-chave de performance, ele funciona como uma ferramenta de mensuração que pode ser usada continuamente. Já os OKRs, como você viu, tendem a ser temporais e são mais específicos.

Embora sejam diferentes, esses indicadores são complementares. Enquanto o OKR pode incluir o aumento de vendas no trimestre, o KPI é útil para medir o avanço na taxa de conversão e no ticket médio, por exemplo.

Benefícios de implementar o método OKR na sua empresa

Agora que você já sabe o que é OKR e como a metodologia funciona, é interessante entender o que ela pode oferecer para a sua empresa. Veja quais são algumas vantagens de realizar uma implementação adequada!

Priorização de atividades

Uma das maiores vantagens de adotar a metodologia OKR é o fato de ela ajudar na priorização de atividades. Por definir objetivos claros e resultados que auxiliam a atingir esse resultado, o método orienta o foco da equipe.

Esse é um ponto especialmente importante por permitir que os times e colaboradores foquem os esforços e a energia no que mais importa para atingir metas estratégicas. Na prática, fica mais fácil estabelecer as decisões que têm mais impacto sobre os resultados e as que não são necessárias ou essenciais.

Outro aspecto é que a priorização favorece a organização do trabalho. Então, em vez de seguir com diversas iniciativas simultaneamente, simplifica a priorização de questões mais estratégicas.

Foco em resultados mensuráveis

Outro motivo para adotar essa metodologia é o foco em resultados mensuráveis, que substituem metas vagas ou subjetivas. Como os resultados-chave são objetivos e quantificáveis, fica mais fácil acompanhá-los e entender como tem sido o progresso nesse sentido.

Um dos principais efeitos benéficos dessa característica é o combate à falta de ação. Sabe quando você define um objetivo para sua loja, mas não sabe por onde começar a agir? Com os OKRs, é mais fácil entender quais passos é preciso dar em busca do objetivo principal.

A capacidade de medir numericamente os resultados — como número de vendas, volume de faturamento ou alcance com um OKR de marketing — traz mais previsibilidade. 

Se a ideia for atingir determinado resultado em 6 meses e, no final do trimestre, a meta ainda estiver distante, é possível corrigir a rota para ter sucesso.

Mais transparência e alinhamento

Também vale destacar que a metodologia OKR aumenta a transparência na empresa, já que todos sabem quais são os resultados para alcançar. Com essa definição clara, as metas deixam de estar concentradas apenas nas lideranças e nos gestores, por exemplo.

Ter mais transparência é fundamental para melhorar o alinhamento entre profissionais e mesmo entre equipes. Se o objetivo for elevar as vendas, é importante que o time de marketing e de vendas se comuniquem para gerar esse resultado esperado, certo?

De modo geral, com os OKRs todo o time consegue direcionar os esforços para os mesmos resultados estratégicos. Isso é fundamental para ajudar a empresa a atingir seus objetivos gerais.

Aumento na motivação e no engajamento do time

A adoção correta da metodologia OKR também pode contribuir bastante com os resultados do seu time. Isso acontece, primeiramente, porque cada pessoa se torna mais consciente sobre o impacto das suas ações.

No lugar da sensação que o próprio trabalho não contribui de verdade com os resultados, cada colaborador entende melhor seu papel na empresa. Com esse método, é possível que cada vendedor compreenda por que bater a própria meta faz a diferença, por exemplo.

Também há uma melhoria na comunicação, em especial devido à transparência. Além de evitar mal-entendidos, cria-se um ambiente mais colaborativo e capaz de motivar o time.

Na prática, essa é uma forma de conectar melhor os profissionais com a visão do negócio, já que eles compreendem os objetivos e necessidades. Com mais engajamento e motivação, fica mais fácil reter talentos e aumentar a produtividade dos times.

Como aplicar a metodologia OKR na sua empresa?

Para começar a ver os resultados no seu negócio, é hora de aprender a adotar o método OKR no negócio. Você precisará de uma boa dose de planejamento, mas depois que o sistema estiver construído e em ação, será mais fácil mantê-lo ao longo do tempo.

Confira o passo a passo para adotar!

Revisite o planejamento estratégico do negócio

Como os OKRs precisam estar totalmente alinhados aos objetivos do negócio, é essencial começar pela avaliação do planejamento estratégico. Além de entender o que a empresa espera obter no curto, médio e longo prazo, vale a pena analisar a missão, os valores e a visão.

Se a intenção for tornar o seu negócio o preferido dos clientes, é essencial que os OKRs estejam alinhados com a satisfação do público, por exemplo. Já se o foco estiver na expansão para outros mercados, aumentar as vendas e melhorar as finanças tendem a ser mais importantes.

Ao analisar o planejamento estratégico fica mais fácil entender o que deve ser prioridade, quais são os recursos disponíveis e quais desafios há para superar. Com esse exercício de clareza, é possível traçar metas que reflitam tanto o presente quanto a visão de futuro do negócio.

Estabeleça objetivos claros e relevantes

Após finalizar essa análise do planejamento estratégico, o próximo passo é determinar objetivos que sejam claros e relevantes. Essa é uma das partes mais importantes do sistema dessa metodologia, então os objetivos têm que estar alinhados com as prioridades do negócio.

Como esses objetivos também servem para inspirar e motivar o time, eles devem ser desafiadores — mas, ainda assim, alcançáveis. Esse cuidado é necessário porque um objetivo muito fácil pode gerar desmotivação, assim como uma meta impossível de ser alcançada.

Lembre-se de que uma das missões dos objetivos no método OKR é direcionar as ações e decisões. Por isso, eles não podem ser vagos e nem desconectados das características concretas do negócio.

Defina os resultados-chave

Com os objetivos já definidos, é hora de estabelecer os resultados-chave. Eles respondem como a empresa atingirá as metas e funcionam como uma espécie de passo a passo que deve ser seguido.

Como você viu, os resultados-chave devem ser específicos, objetivos e mensuráveis. Se eles forem numéricos, fica ainda mais fácil acompanhar o progresso da metodologia com a ajuda deles.

Em geral, o indicado é definir entre 2 e 5 resultados-chave para cada objetivo. Eles também devem ser desafiadores e realistas e, de preferência, devem ser conectados com KPIs que ajudem no monitoramento.

Imagine que você tem como objetivo elevar as vendas em 20% no trimestre. Nesse caso, os resultados-chave podem ser “gerar 30% a mais de leads qualificados” e “aumentar a taxa de conversão em 10%”, por exemplo.

Comunique e engaje o time

Como a clareza é um dos principais benefícios da metodologia OKR, é essencial comunicar o time sobre a definição dos objetivos e resultados. Todos os colaboradores têm que compreender quais são os objetivos e como é possível alcançá-los.

Mais que apenas apresentar as metas, vale a pena destacar o que as torna tão importantes. Essa é uma forma de aumentar o engajamento geral do time, além de criar um senso de pertencimento em relação à empresa.

Quando o sistema da metodologia já estiver em prática, é fundamental manter o time engajado de maneira contínua. Por meio de reuniões e avaliações periódicas, por exemplo, é possível compreender o que tem dado certo e o que precisa ser ajustado

Monitore os resultados

Como os resultados-chave são mensuráveis, é indispensável monitorar o desempenho ao longo do tempo. Essa é uma forma de identificar se a empresa está no caminho esperado e se os objetivos têm sido alcançados dentro do previsto.

Especialmente para pequenos negócios, esse monitoramento é essencial para identificar e trocar rapidamente o que não estiver adequado. Com esse acompanhamento, inclusive, é possível fazer correções de rota para direcionar o time novamente para os objetivos.

O monitoramento de resultados também é importante para o time acompanhar o próprio progresso e ver como anda sua evolução.

Analise o sucesso da estratégia e otimize

Depois de coletar os resultados — o que pode incluir os KPIs —, os dados devem se transformar em decisões embasadas. Após um ciclo de OKRs ser completado, portanto, é preciso revisar o que ocorreu e quais são os aprendizados que podem ser obtidos.

É esse o momento de avaliar quais foram as metas atingidas, o que deu certo e o que não saiu como o esperado. A partir disso, é possível realizar um ajuste nas metas futuras e até adaptar ou mudar as estratégias.

Essa etapa é igualmente importante porque garante que todo o aprendizado no ciclo seja consolidado e esteja disponível para uso no futuro. Com otimizações constantes, a metodologia se tornará cada vez mais alinhada com o negócio e suas características.

Como você viu, a metodologia OKR ajuda sua empresa a estabelecer metas e a traçar um plano para alcançá-las. Com mensuração de resultados e decisões embasadas, fica mais fácil alcançar e consolidar o sucesso no mercado.

Para ter acesso às melhores informações, você também precisa das ferramentas certas. Com o Bling, é possível acompanhar dados financeiros, de vendas, do estoque e muito mais.

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