Não tem jeito: conhecer e saber como investir em estratégias de marketing digital deve ser prioridade para quem tem um E-commerce. Principalmente porque essas estratégias são essenciais quando o assunto é geração de leads, promoção da visibilidade do negócio, fidelização de clientes e, claro, aumento de vendas

Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa “Estratégias de Marketing Digital para 2021”, feita pela empresa de mídia digital Adaction e a startup especializada em ações com influenciadores digitais Inflr, há uma expectativa de aumento na verba de marketing digital em 76% das empresas em 2021.

Logo, para saber as melhores estratégias de marketing digital e como aplicá-las no seu negócio, continue a leitura do artigo!

O que São Estratégias de Marketing Digital?

As estratégias de marketing digital são ações que, quando colocadas em prática, podem garantir muito sucesso para marcas de todos os tamanhos e segmentos de mercado…

E, para que isso aconteça, primeiro é necessário definir quais canais digitais serão utilizados para desenvolver tais estratégias. Blogs, redes sociais e sites são alguns exemplos.

Em seguida, é preciso saber detalhadamente como as estratégias de marketing digital funcionam. Isto é, no dia a dia dos negócios… 

Por isso, separamos as 6 principais estratégias de marketing digital para o seu E-commerce. Confira: 

6 Melhores Estratégias de Marketing Digital 

1 – Inbound Marketing

Também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing é uma técnica utilizada para atrair clientes por meio da produção de conteúdo relevante. Na prática, busca tornar a comunicação mais direcionada ao consumidor e de forma mais humanizada.

Diante disso, com as técnicas de inbound marketing, construir um relacionamento com o cliente, influenciar sua decisão de compra e fidelizá-lo fica mais fácil… 

Entretanto, para colocar essa estratégia em prática é preciso compreender o perfil e o comportamento do consumidor, e se esforçar para estar sempre próximo do público do negócio…

E, para entender melhor o inbound marketing, faz sentido conhecer o conceito de funil de vendas, que, basicamente, demonstra as etapas na qual todo cliente passa até, de fato, realizar uma compra. São elas: 

Topo do Funil – Descoberta e Aprendizado; 

Meio do Funil – Intenção e Consideração;

Fundo do Funil – Avaliação e Decisão. 

Entendido isto, acredite: vale a pena aprofundar o assunto ainda mais na hora de conhecer e aplicar as melhores estratégias de marketing digital.  

2 – Marketing de Conteúdo

Sem dúvidas, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas do marketing digital e está entre as mais simples para quem está começando… 

Basicamente, o marketing de conteúdo é uma estratégia do inbound marketing e consiste no compartilhamento de conteúdo de qualidade. Ou seja, a missão é produzir conteúdo que desperte interesse dos potenciais clientes. É por meio do conteúdo bem feito que você vai entregar o que o seu cliente almeja: informação

Além disso, essa estratégia não requer alto investimento inicial. Logo, ter constância e dedicação quanto à produção de conteúdo é fator essencial na hora de pensar em quais estratégias de marketing digital seguir no seu negócio online.

3 – SEO (Search Engine Optimization) 

As técnicas de SEO ou Otimização de Mecanismos de Busca possibilitam posicionar o seu negócio na primeira página do Google e gerar mais atenção dos consumidores para sua loja virtual.

Então, se você quer investir em estratégias de marketing digital, ter um bom posicionamento nas páginas do Google é algo que não pode ser ignorado. Principalmente porque é uma porta de entrada para muitos clientes…

Para você ter uma breve ideia, as principais técnicas de SEO hoje são:

  • Inserir links internos e externos;
  • Posicionar bem a palavra-chave;
  • Criar conteúdo de qualidade;
  • Não ignorar a meta-descrição;
  • Usar imagens de maneira correta;
  • Promover o carregamento rápido da página.

Lembrando que os resultados dos trabalhos com foco em SEO não acontecem da noite para o dia. Mas são essenciais para dar credibilidade ao negócio online. 

4 – Redes Sociais 

As redes sociais são os melhores canais de comunicação e venda para quem tem um E-commerce. Logo, não investir nesses canais é um grande erro para as empresas que atuam online…

Isso se justifica porque é por meio das redes sociais que você vai levar conteúdo de valor e promover interação com os consumidores. E mais do que isso: também fazer vendas! 

Assim, atente-se aos principais canais nos quais a sua loja pode estar inserida. Crie páginas para a sua marca nessas redes e mostre aos clientes que você está disponível para atendê-los da melhor maneira possível.

5 – E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ótima estratégia de marketing digital para fortalecer o relacionamento com clientes, gerar mais leads, aumentar vendas e taxas de conversão de um negócio…

Por isso, tenha uma lista de e-mails bem organizada e segmentada para que os clientes da sua marca sejam classificados de acordo com seus interesses e características.

Além disso, saiba que a estratégia de e-mail marketing, alinhada com a de marketing de conteúdo, por exemplo, pode gerar ótimos resultados e oportunidades de venda a um custo baixo.

6 – Marketing de Influência

O marketing de influência é mais uma das estratégias de marketing digital indispensáveis para quem quer crescer em audiência e, consequentemente, em vendas. Aliás, essa técnica está ganhando cada vez mais espaço entre as empresas de E-commerce.

A estratégia consiste em praticar ações com indivíduos que exercem influência sobre públicos engajados…

Na prática, essas figuras são chamados de influenciadores digitais ou digital influencers e estão presentes em plataformas como o Instagram, Youtube, Facebook, Tok Tok, Twitter etc.

Logo, ao fechar uma boa parceria visando ampliar as ações de marketing de influência do seu negócio, é possível aumentar a autenticidade e credibilidade da marca…

Afinal, a autoridade dos influenciadores digitais pode influenciar diretamente na decisão de compra dos consumidores.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Opinion Box afirmou que mais de 50% das pessoas entrevistadas relataram já terem comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital.

Por que Não se Pode Ignorar Estratégias de Marketing Digital ao Vender no E-Commerce?

Diante do crescimento exponencial do E-commerce nos últimos meses, está claro que saber investir em marketing digital da maneira correta é importante para alavancar vendas e ganhar destaque entre a concorrência. 

Com isso, as estratégias de marketing digital são importantes para atrair maior atenção dos consumidores para o seu negócio! 

Afinal, diferente do comércio físico, no E-commerce os clientes não vêm até a porta da loja. Ou seja, é necessário trazê-los para o site por meio do tráfego orgânico ou pago. Logo, isso deve ser feito através das estratégias de marketing digital.

E mais…

As estratégias de marketing digital promovem outras vantagens, como:

  • Bom custo-benefício;
  • Mais tráfego para o site;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Fortalecimento da marca.

Entretanto, tenha algo em mente:

Ao iniciar uma estratégia de marketing digital, é importante conhecer as oportunidades que o investimento oferece, mas sem esquecer que os resultados só aparecem quando as estratégias são executadas com cuidado e constância.

Além disso, vale lembrar que cada uma das estratégias de marketing digital apresentadas neste artigo possuem vantagens e desvantagens…

Logo, não descarte a necessidade de realizar testes até encontrar as que mais se encaixam no seu E-commerce e pesquise o funcionamento de cada estratégia, assim como qual a relevância dela para os objetivos e a realidade do seu negócio.


Autor: Redação Ecommerce de Sucesso