Quem tem mais de 25 ou 30 anos, talvez se lembre de um mundo onde nós precisávamos entrar na internet — e não estávamos conectados nela o tempo todo, com smartphones ou computadores portáteis. Hoje, a maioria das nossas tarefas diárias pode ser simplificada com o auxílio de alguma solução tecnológica, o que nos remete à automação comercial.
De forma bem resumida, automação comercial é o conjunto de ferramentas que permitem transformar um processo que era manual em algo automático.
Isso pode acontecer com diversas tarefas, mas principalmente com aquelas operacionais — que não exigem nosso esforço intelectual, mas que tomam um tempo enorme de trabalho. A partir disso, você já consegue identificar um dos benefícios da automação comercial, certo?
Pois é: de acordo com um estudo global da consultoria Unit4, os trabalhadores gastam 69 dias de trabalho por ano em tarefas administrativas, que poderiam ser automatizadas. Até porque, segundo estudos da McKinsey, 45% dos trabalhos diários de uma empresa podem ser resolvidos facilmente com a ajuda da tecnologia.
Nesse contexto, adotar a automação comercial na sua empresa parece uma escolha lógica, não é mesmo? Mas é compreensível que, para isso, você precise entender melhor do que se trata na prática — e quais são os benefícios desse tipo de solução. É sobre isso que falamos nos próximos parágrafos do artigo.
O que você verá no artigo:
O que é automação comercial e como funciona?
A realidade é que automação comercial é um termo guarda-chuva para as várias soluções que automatizam tarefas dentro de uma empresa, a maioria delas operacionais.
Você pode fazer um paralelo com a automação industrial: em vez de ter pessoas apertando cada parafuso, como numa paródia dos Tempos Modernos de Chaplin, hoje as fábricas têm máquinas para “meter a mão na massa” e construir os produtos. Enquanto isso, os humanos fazem aquilo que realmente demanda nossa inteligência e criatividade.
Trazendo isso para o contexto empresarial, podemos pensar no controle de estoque por um sistema ERP: se você registrou uma venda, qual a necessidade de incluir isso manualmente em outra planilha de controle de estoque? O sistema ERP faz isso de forma automática.
A automação comercial na área de vendas
Continuando no raciocínio anterior, podemos dar vários outros exemplos de como o processo de automação comercial funciona na prática.
Pense no faturamento de um pedido. O processo manual seria retirar o pedido em uma visita ao cliente, voltar para a empresa e enviar tudo para o sistema manualmente — digitando cada produto com suas quantidades. Mas tendo um sistema de pedidos, os representantes podem fazer o faturamento junto do cliente, por meio de um aplicativo de vendas. Isso é automação.
Pense agora em um relatório de gestão. Em vez de coletar os números de vendas de cada um dos representantes e compilar isso em uma planilha, aplicando as fórmulas para então gerar os gráficos, o gestor pode ter um mapa de calor na sua tela. Isso porque analisar os dados e tomar decisões estratégicas é o que realmente importa — e coletar números ou gerar gráficos é uma tarefa relativamente simples. Então, por que não automatizá-la?
Esse é o principal papel da automação comercial: “cortar caminhos” para que os profissionais possam se concentrar nos trabalhos onde seus talentos são realmente indispensáveis.
Quais os benefícios da automação comercial?
Quando você tira o trabalho meramente operacional “da frente” e automatiza processos, você conquista duas vantagens em um primeiro momento:
- Diminui erros operacionais, como enganos na digitação ou esquecimentos — que são comuns, uma vez que humanos não são máquinas e são passíveis de erros.
- Otimiza o trabalho dos humanos — uma vez que investe menos tempo naquilo que a máquina pode fazer, sobrando mais tempo para o que realmente importa.
A partir disso, é possível observar uma série de outros benefícios que acontecem quase como um efeito dominó. A produtividade da equipe aumenta e isso permite atender melhor a todos os clientes, contribuindo para a fidelização. Até porque os processos automatizados também são padronizados e mais simples de serem realizados.
Além disso, os sistemas de automação comercial contribuem com dados de desempenho e indicadores que ajudam a tomar decisões mais assertivas — decisões que, vale salientar, só podem ser tomadas por humanos.
Como implementar a automação comercial na sua empresa?
Em vista dos benefícios descritos anteriormente, você provavelmente se interessou em levar a automação comercial para a sua empresa. Mas que tipo de sistema oferece isso e como é possível contratá-lo?
Pois bem: o primeiro passo é entender as necessidades da sua empresa e avaliar quais são os processos que precisam de automatização. Vendas? Distribuição? Relatórios?
A partir disso, você pode começar a pesquisar fornecedores e analisar as ofertas, de acordo com a sua necessidade. Existem inúmeros sistemas de automação comercial disponíveis no mercado e muitos deles são bons — mas alguns podem ser melhores para sua empresa.
Dito isso, nós recomendamos bastante que você conheça os nossos parceiros da Mercos. O sistema de força de vendas da Mercos automatiza diversos processos comerciais, permitindo que sua empresa experimente todos os benefícios que descrevemos anteriormente — e mais!
Conhecendo o força de vendas Mercos, você vai perceber que a retirada de pedidos, o roteiro de visitas, os relatórios gerenciais, e diversos outros trabalhos do dia a dia no comercial ficam muito mais simples. Até porque o sistema deles é totalmente integrado ao Bling, então você não precisa importar dados manualmente. Por isso, nós convidamos você a acessar o link da parceria e conhecer o sistema Mercos. A automação comercial é mais que uma tendência — é uma realidade! — e sua empresa pode aproveitar os benefícios dessa tecnologia com condições especiais, nessa parceria.
Esse guest post foi escrito por Mercos, plataforma de vendas integrada ao ERP Bling ideal para organizar toda a operação comercial do seu negócio.