Se você chegou até aqui e está em busca do que vender no Dia dos Namorados, é porque sabe que essa é uma das datas mais importantes para o comércio nacional, não é mesmo?
De fato, segundo um relatório da All in em parceria com ClearSale e Geotrust, o faturamento do Dia dos Namorados de 2022 ultrapassou R$6,5 bilhões para o varejo (contabilizados do dia 16 de maio a 12 de junho).
Com esses números em mente, a preparação para as vendas se torna essencial. Afinal, como um bom empreendedor, você precisa aproveitar as movimentações do mercado para ampliar a sua receita.
Nesse sentido, as datas especiais do comércio precisam estar em seu calendário de vendas, e o dia 12 de junho não pode ficar de fora.
Isso porque o desejo e a necessidade de compra já existem. Logo, falta apenas convencer o cliente de que o seu produto é o mimo ideal para alegrar seu parceiro ou parceira.
Isto é, é essencial definir seu próprio portfólio para oferecer aos clientes.
E é aí que muitos lojistas se veem perdidos. Mas o que vender no Dia dos Namorados? Corações? Chocolates? Flores?
Esses são itens tradicionais da data e podem estar na lista de produtos que ficarão disponíveis em sua loja, seja online ou física.
Contudo, existem muitas alternativas, por isso, criamos esse guia com dicas do que vender no Dia dos Namorados. Confira!
O que você verá no artigo:
O que vender no Dia dos Namorados?
Na lista de ideias do que vender no Dia dos Namorados, estão:
- Joias, bijuterias e relógios
- Kits de beleza
- Lingeries
- Eletrodomésticos diferentes
- Bebidas especiais
- Itens associados a hobbies
- Vestuário e acessórios
Continue lendo e confira os benefícios de cada opção.
#1 Joias, bijuterias e relógios
Joias, bijuterias e relógios são presentes sempre muito bem-vindos, não é mesmo?
É difícil encontrar quem não goste de receber uma caixinha com um desses itens no interior.
Isso sem falar que eles possuem um ar de romantismo digno dos filmes hollywoodianos.
Para a data, você pode investir em uma linha de anéis de compromisso, alianças e colares.
Considere oferecer uma variedade de estilos e preços para atender a diferentes gostos e orçamentos.
Lembre-se de incluir uma bela embalagem para que a mercadoria tenha um valor agregado ainda maior.
Leia mais: Venda de produtos nos marketplaces: o que e como vender?
#2 Produtos de beleza
Sejam para cabelos ou pele, os produtinhos de beleza são um presente popular para o Dia dos Namorados, sendo os mais buscados:
- sabonetes;
- cremes;
- perfumes;
- maquiagem;
- kits para o cabelo.
Não se engane pensando que esse tipo de presente é apenas para as mulheres, afinal, o setor de beleza masculina está crescendo no mundo todo e especialmente no nosso país.
Segundo a Euromonitor, o Brasil é um dos principais consumidores nesse setor, representando 13% do mercado global de beleza masculina.
Já a consultoria Research & Markets, prevê que o segmento alcançará US$78,6 bilhões em 2023.
Logo, você que trabalha com o setor de beleza pode ampliar o seu público oferecendo opções de presente também para esse nicho.
Você pode incluir em seu estoque opções para cuidados com a barba, perfumes, shampoos e condicionadores.
Lembre-se de disponibilizar os kits. Essa é uma forma inteligente e simples de aumentar o ticket médio da venda e ainda dar uma cara especial ao que você já vende.
#3 Lingeries
As lingeries são ótimas opções para vender no Dia dos Namorados, especialmente porque atendem a dois públicos: quem a compra para usá-la (e deseja fazer sucesso na noite do Dia dos Namorados) e quem quer dar o item de presente.
Lembre-se de escolher os produtos de acordo com o perfil dos clientes que você quer atingir e com o tipo de mercadoria que ele gosta de consumir.
Invista também em acessórios como roupões de seda, camisolas de renda, além dos clássicos conjuntos, meias, cinta-liga e mais.
Quer aumentar o ticket médio? Uma sugestão é criar uma sessão de itens eróticos que apimentam a relação. É possível montar um kit e vender junto com as lingeries.
#4 Eletrodomésticos diferentes
Atenção! Nós não estamos sugerindo que você divulgue liquidificadores ou máquinas de lavar roupas para opções de presente para ninguém! Isso não tem nada de romântico. o/
Mas, que tal uma adega para vinhos? Uma cervejeira? Esses são presentes especiais, que fazem muito sucesso.
Isso significa que, se sua loja atende a pessoas com maior poder aquisitivo ou que possuem um ticket médio mais alto, você pode investir nesse tipo de produto.
Outras opções que seguem essa linha são:
- aparelhos de fondue;
- churrasqueiras elétricas;
- cafeteiras especiais de cápsulas e mais.
#5 Bebidas especiais
Para os amantes de uma boa bebida, esse item é sempre um presente certeiro e uma ótima opção para o Dia dos Namorados.
Além de servirem como presente também são muito procurados para tornar o dia de comemoração ainda mais especial.
Nada como um bom vinho tinto ou um belo espumante para acompanhar a ocasião, não é mesmo?
Aproveite para criar kits, com duas ou mais garrafas de vinho, e inclua acessórios, como:
- taças;
- copos;
- baldes de gelo; e mais.
Na lista de bebidas que fazem sucesso nessa ocasião estão:
- vinhos;
- espumantes;
- whisky;
- gim;
- cervejas especiais e mais.
#6 Itens associados a hobbies e lifestyles
Todo mundo tem algum hobbie e ele pode servir como uma boa fonte de inspiração para presentes.
Na lista do que vender no Dia dos Namorados você pode considerar mercadorias relacionados a:
- esporte;
- música;
- literatura;
- cinema;
- viagens;
- séries e mais.
Por exemplo, um quadro com o mapa mundi é uma ótima opção para quem adora colocar o pé na estrada.
Para quem é torcedor roxo de um time específico, um kit de copos com o escudo da equipe do coração pode ser uma ótima alternativa.
Fãs de cinema vão amar posters e quadros de seus filmes favoritos, e os leitores assíduos vão se encontrar com um box de livros especiais.
Ou seja, se você deseja atender a esse nicho de clientes, você pode investir em mercadorias, como:
- canecas;
- copos;
- itens de decoração;
- livros;
- acessórios esportivos e mais.
#7 Vestuário e acessórios
Roupas e acessórios são sempre boas opções para presentear. Entretanto, mais uma vez a dica é ficar atento ao tipo de público da sua loja e montar um estoque que atenda a esse perfil.
Observe a movimentação do seu estoque atualmente e veja o que sai mais.
Dessa forma, você faz uma escolha mais assertiva e reduz o risco de ficar com um estoque encalhado.
Leia mais em: Gestão de estoque: o que é, importância e 3 dicas essenciais
O que fazer para vender no Dia dos Namorados?
Quer colocar a mão na massa? Então na lista do que fazer para vender no Dia dos Namorados, destacam-se:
- produtos personalizados;
- jantares românticos no restaurante ou delivery;
- cestas especiais;
- kits exclusivos, por exemplo, uma cesta com os ingredientes para que o casal possa preparar um jantar;
- chocolate e mais.
Lembre-se de usar e abusar da temática romântica da data, pensando em detalhes que vão desde a criação de um cardápio especial para os casais até decoração de corações e flores.
Dicas para vender no Dia dos Namorados
Confira algumas dicas para vender no Dia dos Namorados e faturar com a data:
- crie uma campanha especial;
- invista na decoração;
- disponibilize belas embalagens;
- crie anúncios e conteúdo para redes sociais;
- use marketing de influência;
- reative clientes usando o e-mail marketing;
- ofereça bons prazos de entrega;
- crie kits e mais.
Outra dica é incluir a palavra-chave “dia dos namorados” nos títulos e descrições dos produtos para a data.
Por exemplo, em vez de chamar de “kit com caneca personalizada”, que tal chamar de “kit com caneca personalizada para o dia dos namorados”? Essa estratégia é ainda mais efetiva dentro de marketplaces.
Quer mais dicas de como melhorar os resultados da sua venda? Então leia o nosso artigo exclusivo, “Como vender mais no Dia dos Namorados”.
Lembre-se de começar a sua campanha com antecedência, já no meio do mês de maio (logo em seguida ao fim do Dia das Mães), assim você tem tempo para apresentar as opções para os consumidores e estabelecer uma boa relação com eles.
De fato, essa data movimenta muito dinheiro, mas a concorrência também é muito alta.
Por isso, siga as dicas que compartilhamos acima, atraia mais clientes e mostre seu diferencial.
Nesse momento, seu foco deve ser convencer o comprador de que a sua oferta é melhor que a do outro vendedor. Isso não envolve apenas preço, mas também:
- qualidade;
- formas de pagamento especiais;
- bom prazo de entrega (ninguém quer comprar um item que vai chegar depois da data);
- embalagem e mais.
Para que toda a sua estratégia funcione e você possa colher os frutos de uma campanha eficiente, é preciso contar com um sistema de gestão on-line, eficiente e fácil de usar.
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