Vender produtos nos marketplaces, seja uma micro ou grande empresa, é uma ótima estratégia para expandir as oportunidades de prospectar clientes e melhorar o alcance da marca sem precisar investir muito. 

Afinal, os marketplaces são uma das alternativas mais vantajosas para vender online, pois, por pequenas taxas de comissão, oferecem suas plataformas que recebem milhares de visitas para que outras empresas anunciem seus produtos. 

Como prova da importância desse segmento, podemos conferir os dados de 2020 em que os marketplaces representaram 78% do faturamento total do mercado de e-commerces no Brasil, segundo dados da Ebit | Nielsen.

Além disso, 73% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras começaram a vender online na pandemia e não pararam mais, segundo pesquisa do Serasa Experian. Fato que aconteceu pelas portas que marketplaces como Magazine Luiza e Americanas S.A. abriram para os empreendedores. Mas, marketplace não é apenas para pequenas empresas, muitas marcas gigantes como Apple, Samsung, Lego e Electrolux possuem lojas oficiais em alguns desses canais.

Que os marketplaces são ótimos pontos de venda, provavelmente você já sabe. Porém, é comum ter dúvidas como: quais produtos vender? Como cadastrá-los? Como enviar o pedido corretamente? Essas e outras perguntas responderemos a seguir.

Quais produtos vender nos marketplaces?

Os marketplaces funcionam como uma loja de departamento que possui a maior diversidade de categorias: mercado, moda, eletrônicos, peças para automóveis, jóias, artigos esportivos, entre muitas outras. 

Portanto, se você já possui uma empresa com produtos à venda, pode comercializar todos os itens nos marketplaces e monitorar o que mais dá resultado. Uma boa opção é utilizar uma estratégia baseada na curva ABC para investir nos produtos que mais vendem ou trabalhar a saída dos itens que ficam parados no estoque. 

Utilizando um Hub de Integração e um ERP, é simples vender todos os produtos da sua marca em vários marketplaces, pois essas plataformas permitem importar, editar e excluir cadastros de produtos em multicanais de maneira massiva, ou seja, sua empresa não precisa ter estrutura e mão de obra para operar em cada canal separadamente, o Integrador de Marketplace permite gerenciar toda a operação em um único sistema, de maneira automatizada e simples. 

Mapeando produtos para vender online

Se você ainda não tem produtos para vender, mas quer aproveitar as oportunidades dos marketplaces para montar a sua loja, pode analisar as categorias de produtos mais vendidos em cada marketplace e identificar em qual delas sua empresa pode oferecer itens mais baratos, melhores ou exclusivos.

As categorias com os itens mais vendidos nos marketplaces são:

  • Smartphones e acessórios para celulares;
  • Roupas e acessórios de moda;
  • Mercado (no Mercado Livre, por exemplo, produtos como leite condensado e cerveja estiveram na lista de itens mais vendidos em 2021);
  • Acessórios para Veículos;
  • Beleza e cuidado pessoal;
  • Casa, Móveis e Decoração.

Quem pode vender produtos nos marketplaces?

Para vender produtos nos marketplaces basta ter CNPJ. Apenas o Mercado Livre e a Shopee permitem vendedores que são Pessoa Física, mas o ideal é trabalhar com um CNPJ em todos os canais. Inclusive, em junho de 2022 a Shopee determinou vantagens financeiras para quem vende com CNPJ em sua plataforma, oferecendo taxas menores para esse público.

Em quais marketplaces vender?

Para essa pergunta não existe uma única resposta certa, pois depende do nicho de cada negócio, do perfil de público-alvo, dos objetivos de cada empresa, entre outras questões. Portanto, temos algumas dicas que podem contribuir para a sua decisão:

  1. Confira se o marketplace permite a venda dos seus produtos;
  2. Pesquisa se o público da sua loja compra no marketplace;
  3. Analise se o marketplace recebe um bom tráfego de acessos e vendas, geralmente essas informações são fornecidas pelos próprios canais em seus sites para vendedores;
  4. Estude como funciona a comissão e os repasses de valores, pois isso influencia a saúde e organização financeira do seu negócio;
  5. Confira se o marketplace faz integração com os principais sistemas de Hub e ERP do mercado;
  6. Pesquise se há marketplaces de nicho para o seu negócio. Por exemplo, existe a Dafiti que é exclusiva para itens de moda e a Netshoes para artigos esportivos.

Crie bons anúncios para ter sucesso

Após decidir vender produtos em marketplaces, escolher os canais mais adequados para a sua marca e ter seu cadastro aprovado nelas, é o momento de importar os produtos e criar anúncios que vendem.

Os anúncios de marketplaces são as páginas dos produtos que você está vendendo. Elas precisam ser informativas, organizadas e persuasivas, pois é onde o consumidor decide comprar ou não o seu produto.

Para ter bons anúncios de produtos nos marketplaces, você deve:

  1. Ter fotos de fundo invisível (fundo branco, sem sombras);
  2. Fotos de alta qualidade e com diferentes ângulos do produto;
  3. Um título simples, fácil de identificar o item e que corresponda a maneira pela qual as pessoas buscam, como “Smartphone Samsung Galaxy A03 – Core 32GB 2GB RAM Câmera 8MP + Selfie 5MP – Vermelho”;
  4. O texto da descrição deve ser organizado, com uma linguagem clara e persuasiva;
  5. Insira todas as informações importantes, as características, benefícios, modo de usar, composição, etc.;
  6. Se o marketplace permitir, utilize imagens promocionais na descrição do anúncio – desde que sejam imagens que ajudem a vender o produto.
  7. Nunca insira informações falsas, isso pode gerar penalidades ou suspensão na sua conta no marketplace, além de prejuízos financeiros por propaganda enganosa;
  8. Evite omitir informações importantes sobre o produto, isso auxilia a reduzir a taxa de devolução e reclamação.

Como enviar produtos nos marketplaces?

Nos marketplaces, a separação e a entrega do produto são de responsabilidade do vendedor, exceto em programas especiais como é o caso do Ful do Mercado Livre. Para vendas online, as formas de entrega mais comuns são via Correios ou transportadora terceirizada.

  • Todos os produtos devem ser muito bem embalados e protegidos em caixas de papelão;
  • Devem conter etiqueta de envio dos Correios ou uma etiqueta padrão da transportadora particular que sua empresa tem como parceira;
  • Precisam incluir nota fiscal ou DANFE.

Alguns marketplaces, como o Magalu, possuem acordos especiais com os Correios, por isso os vendedores conseguem taxas melhores de envio. Além disso, outros canais, como é o caso do Mercado Livre e da Amazon, possuem meios de envio próprio e acordos com transportadoras particulares, pois isso seus vendedores também encontram boas opções de envio ao fazer parte desses canais.

No hub de marketplaces, por exemplo, é possível cadastrar os meios de envio para que toda a operação ocorra no sistema e facilite a rotina de trabalho.
Esperamos que as nossas dicas auxiliem as suas vendas para que você obtenha muito sucesso! Aproveite e confira outros conteúdos do Bling e do Ideris