A importância das integrações logísticas Bling

A logística é um processo que exige muita organização em sua execução, pois, ainda que indiretamente, envolve todas as áreas da empresa. Desde o setor de compras, marketing e estoque, todos precisam manter-se extremamente alinhados para não prejudicar o resultado final: a satisfação do cliente.

Uma das melhores formas de garantir uma logística eficiente é realizando a integração das atividades administrativas de sua empresa a um sistema ERP. Nós já abordamos em posts anteriores as facilidades que a aquisição dessa ferramenta pode trazer ao seu negócio.

Hoje vamos falar sobre as principais vantagens de contar com um software que unifica e sistematiza inúmeras dessas funções, a fim de garantir a efetividade logística final.    

Tenha como base números sempre atualizados

Como todas as atividades estão interligadas e influenciam diretamente nos resultados estimados, a primeira grande vantagem em aplicar a integração logística empresarial a um ERP é melhorar o desempenho de cada uma delas.

Veja bem: quando todas as áreas mantêm uma sincronia e desenvolvem um fluxo de informações unificado, a credibilidade dos números e resultados torna-se muito mais tangível. Isso porque o sistema é nutrido e “verificado” em tempo real por cada setor — se alguma falha for detectada, sua correção será feita de forma muito mais rápida, evitando quebras futuras.

Os números do estoque aliados aos setores de vendas e compras permitem ao empresário, por exemplo, verificar a disponibilidade do produto que precisa ser encaminhado ao cliente final. Assim, não há divergência nas informações cedidas e também evita que inconvenientes desse tipo aconteçam.

Os principais benefícios da integração logística

No que diz respeito às facilidades da integração logística associada ao ERP, a maioria das transportadoras disponibiliza algumas funções muito importantes e que facilitam parte do processo, bem como economizam tempo de gerenciamento. Confira algumas delas!

Cotações de frete

Boa parte das empresas de transporte e logística fornecem em suas integrações a possibilidade de executar diversas cotações de frete. Isso te dá a liberdade de, ao final, optar pela transportadora que apresentar melhor custo benefício para realização de suas entregas.

Solicitação de coleta

Assim que sua empresa receber um pedido de compra, automaticamente o sistema irá detectar a necessidade de realizar a separação do produto, bem como o recolhimento para que este seja direcionado ao cliente. A automatização da integração logística com o ERP permite que essa tarefa seja executada de maneira instantânea, agilizando – e muito – o pedido de coleta.

Impressão de etiquetas

Outro facilitador ao contar com a integração logística de algumas transportadoras com o ERP é a praticidade na impressão de etiquetas. Nessas constam os dados do destinatário e do remetente, bem como o código de barras, ou GTIN, que permitem a identificação da mercadoria em transporte. Isso facilita e adianta boa parte do processo de despacho e também agiliza diretamente o próximo benefício que iremos mencionar.  

Rastreamento de mercadoria

Após realizar o envio do produto, é possível realizar o rastreamento conforme o número do pedido ou o código de despacho que citamos no tópico acima. Essa ação permite total controle sobre o processo de transporte da mercadoria, o que é muito importante para garantir a entrega e até mesmo evitar o agravamento da situação em casos de extravios e outros imprevistos.

As integrações logísticas estão disponíveis no Bling

O Bling como sistema ERP busca constantemente oferecer o que há de melhor e facilitador para o seu empreendimento. Afinal, sendo um dos softwares de gestão empresarial mais completo do mercado, entendemos a importância de tornar suas rotinas administrativas cada vez mais automatizadas e práticas de realizar.

Com base nisso, você encontra no Bling as principais integrações logísticas, sendo elas:

  • B2W Entregas;
  • Total Express;
  • Frenet;
  • Intelipost;
  • Frete Rápido;
  • Mandâe;
  • Melhor Envio;
  • Correios;
  • Jadlog;
  • Pier 8;
  • SHL;
  • Track Correios;
  • Freterapido;
  • Mercado Envios.

São diversos parceiros que podem auxiliar no processo de distribuição das mercadorias de sua empresa, garantindo a máxima eficiência de acordo com as funções disponíveis dentro de cada uma delas.

Em nossa página de Manuais Bling — Integrações você tem acesso ao passo a passo completo de como configurar o sistema para integrar cada um deles. Em caso de dúvidas, ainda pode acionar nosso suporte e estaremos prontos para atendê-los 🙂