Otimizar processos em busca de maior resultado é o objetivo da logística 4.0, pensada para se adequar às novas tecnologias e também ao novo consumidor, que busca agilidade e comprometimento. Semelhante ao conceito de Indústria 4.0, a ideia é automatizar para conseguir ter processos mais eficientes.

Não é nenhuma novidade que a logística tem se tornado um dos principais desafios para as empresas brasileiras. Tanto para os negócios físicos quanto virtuais, os altos custos de transporte acarretam dificuldades em tornar a logística mais rápida, mais barata e mais eficiente. Por isso, o planejamento de uma empresa é em grande parte pensado na parte estrutural da logística, desde o armazenamento, separação de mercadorias e entrega em si. Além disso, um sistema de gestão como o Bling facilita a organização dos processos, desde catalogação de produtos, controle de estoque, até a logística de entrega. Faça um teste grátis por três meses.

Facilitando o processo

Outras dicas indispensáveis na hora de organizar a logística são equipamentos que auxiliam nos processos, como por exemplo, um coletor de dados dos produtos aliado ao sistema da empresa, uma impressora para facilitar o processo de notas fiscais, roteiros de transporte, etiquetas e entre outras necessidades. Outro aparelho que muitas vezes não é avaliado é o leitor de código de barras, para identificar e rastrear as mercadorias. Nesta modalidade, aparecem versões como os fixos ou com suporte, com leitor QR Code, entre outros. Além disso, um computador só para controlar o sistema de gestão na parte logística, controlando o estoque, os pedidos e os envios.

Uma das grandes tendências para facilitar ainda mais o processo logístico é o Fulfillment, que engloba um planejamento estratégico da operação, levando em conta tecnologia, atendimento e marketing. É uma logística a parte da empresa, que se preocupa com toda a parte de recepção de pedidos, controle e distribuição. O Bling dispõe de integração com Fulfillment da Amazon, B2W e Mercado Livre.

A hora da tecnologia é agora

Big Data, Internet das Coisas, drones. Tudo isso já é realidade no processo de consumo e entrega. Algumas empresas já contam com tecnologia através de robôs, como as gigantes Amazon e Alibabá que já implementam também a entrega de produtos usando drones. Utilizar de tecnologias como essas otimizam tempo e recursos. É claro que as pequenas empresas não irão investir em tecnologias como essas, mas um estudo da Associação Brasileira de Automação mostra que 90% das empresas deseja investir em novas tecnologias ou melhorias nesse cenário, e a parte da logística com rastreabilidade dos produtos é um dos principais propósitos. “O presente e o futuro estão cada vez mais ligados com integrações e conexões tecnológicas. Penso que a logística 4.0 será uma questão de sobrevivência para a empresa”, acredita Sidney Zynger, diretor de marketing do Bling.

A construção de futuras vendas é também a reputação da entrega

A demora no atendimento e entrega são os fatores que mais fazem o cliente abandonar a compra. Segundo uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, realizada em grandes países como Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Rússia, mais de 50% dos consumidores procuram o fornecedor concorrente quando se frustram na experiência da compra e não voltam mais na loja para pesquisar, enquanto que quase 40% destes vão às mídias sociais compartilhar sua experiência negativa. Ou seja, lá se vai a reputação do negócio. No Brasil, ainda enfrentamos dificuldades em distribuição de mercadorias, já que 90% das entregas ainda são feitas por meio rodoviário. Portanto, o sistema de gestão é fundamental já que a distância entre quem produz e quem consome está cada vez menor, mas a entrega do produto físico não pode colocar tudo a perder. Quanto menor o tempo de entrega, melhores são as vendas. Para facilitar a gestão da logística de envios dos produtos vendidos, o Bling é integrado com diversos sistemas e soluções logísticas como o SigepWeb dos Correios, Intelipost, SHL, Pier8, Total Express, JadLog, entre outros. Além disso, é o ERP pioneiro em realizar integração com o sistema e-Fulfillment dos Correios.

A interferência da logística no e-commerce

O consumidor 4.0 quer inovação e agilidade. E as empresas querem, cada vez mais, produtividade e aumento de tempo para os colaboradores desenvolverem papéis menos mecânicos. O e-commerce movimenta cada vez mais a cada ano devido a junção do perfil do novo consumidor e do empenho das empresas em expandir cada vez mais seus negócios e automatizar os processos.

Porém, como o transporte das mercadorias corresponde a mais da metade dos gastos, seguido da armazenagem e do manuseio (que também são processos de logística), logo se percebe que essa parte interfere muito nos negócios, além de ter baixa qualidade. E a parte menos interessante de tudo isso é que quando as empresas tentam ingressar em um cenário de logística 4.0, levam ainda mais tempo para entregar os seus produtos.

Rumo ao futuro

Um negócio sempre depende de diversos fatores para acontecer de fato e gerar no seu público boas experiências. Esse continua sendo o grande desafio. Olhar para as novas tecnologias com a visão de um futuro que está prestes a acontecer. Para os brasileiros, desafios são enormes, mas a cada ano, os empresários buscam novos recursos para deixar o processo mais leve e mostrando que “Preço, Prazo e Frete” nunca estiveram tão em alta, e ainda são os grandes pilares para um bom negócio.