A personalidade da loja virtual é um item muito importante no planejamento da identidade do seu negócio. Afinal, são suas características únicas que chamarão a atenção do cliente e o lembrarão da sua marca. Este assunto merece destaque e, como não poderia deixar de ser, elaboramos um texto exclusivamente para isso.

Por que criar uma personalidade da loja virtual?

Sabe aquele desenhista que tem um traço tão marcante que é fácil de reconhecer uma obra sua? Sabe aquela vendedora que tem um jeito de abordar os clientes tão único e encantador que é fácil de saber que é sobre ela que estamos falando? Estes exemplos são de pessoas que têm uma personalidade marcante. Isso as torna únicas e memoráveis.

O mesmo pode e deve acontecer com o seu e-commerce. Desenvolver a personalidade da loja virtual é fundamental para construir uma identidade característica e exclusiva.

6 elementos de destaque para a personalidade da loja virtual

Sabemos que muitas vezes há restrições nas plataformas e sites de lojas virtuais, impossibilitando a alteração de certos elementos para deixá-los com a cara da loja. No entanto, há outros que podem ser facilmente editados e que podem realçar a personalidade do seu negócio. Alguns deles são:

1. Fotografia

A luz, o contraste, as cores, os ângulos e/ou os enquadramentos. A combinação de determinado estilo em cada um destes elementos da fotografia podem definir um estilo para a loja virtual e colaborar para a construção da sua personalidade. Assim, quando o cliente vê uma foto da marca em algum lugar, já faz a conexão com tudo o que a sua empresa representa rapidamente.

2. Tom de voz

É o que acontece conosco: nossa forma de se expressar reflete a nossa personalidade. O tom de voz é a forma como a loja fala com o cliente. Isto impacta diretamente na personalidade da loja. Pode ser mais formal, mais brincalhão ou mais sério.

O tom de voz mais adequado para a loja deverá ser definido por meio de um estudo que leva em consideração os valores da marca, o público que pretende atingir, entre outros elementos. Para saber mais sobre a construção do tom de voz leia o texto Qual é o tom de voz da marca no e-commerce?

3. Conteúdo

O tipo de conteúdo que o e-commerce publica também está diretamente ligado à personalidade da loja virtual. Pode-se investir em histórias, frases inspiradoras, um jeito inusitado de fazer a descrição de um produto e assim por diante.

4. Cores

A escolha de cores que farão parte da identidade visual da marca também colabora para a expressão da sua personalidade. Afinal, cada cor tem um significado. Não é à toa que vemos certas cores serem predominantemente utilizadas em certas indústrias. Por exemplo, o verde para empresas ligadas a atividades com o meio ambiente.

Para saber mais sobre o significado de cada cor, leia o texto Psicologia das cores no e-commerce: saiba como aplicá-la!

5. Valores

Os valores da marca devem ser um elemento não só para expressar como também para guiar a definição da personalidade da loja virtual. Por exemplo, se o empreendimento tem a sustentabilidade como um dos seus principais núcleos de valor, pode inserir isso no seu slogan.

6. Consistência

É fundamental que a personalidade da loja virtual seja respeitada em todos os canais e em todas as ações da marca. Não só as que envolvem a comunicação. Seus produtos, suas embalagens, seu atendimento etc. também devem refleti-la. Por exemplo, sendo uma marca ecológica, a loja pode entregar os produtos com bicicleta, não usar plástico na produção nem na embalagem dos produtos entre outros.

Gostou do texto de hoje? O posicionamento da marca está diretamente ligado à sua personalidade. Leia mais sobre o tema em Posicionamento de marca no e-commerce: o que é e como fazer.

Texto escrito pela equipe da plataforma Loja Integrada.