Você já possui um sistema emissor de nota fiscal eletrônica? Não? O Bling traz para você 3 motivos muito pertinentes para contratar esse serviço imediatamente. Confira!

1. A importância (e obrigatoriedade) da emissão de nota fiscal

A nota fiscal serve para comprovar serviços contratados ou prestados por sua empresa. Quando você emite essas notas, fica em dia com a receita federal e os tributos providos de cada serviço realizado.


Portanto, emitir nota fiscal é uma “prestação de contas” obrigatória e que acarreta punições para aqueles que não a cumprem. No mais, as notas fiscais ainda auxiliam no controle de toda a contabilidade da empresa.

2. Agilidade e automatização nos processos

Emitir nota fiscal exige muita atenção quanto ao preenchimento dos dados para não haver divergências nas informações, nem erros que possam prejudicar sua empresa.

Ao contar com um emissor de nota fiscal eletrônica você simplifica a parte burocrática do processo, bem como garante muito mais agilidade para a execução das tarefas. Em um sistema prático e completo como o Bling, as informações de produtos e clientes ficam armazenadas, poupando a repetição de um trabalho que toma muito do seu tempo.

3. Otimização no setor de logística

Uma das grandes vantagens de emitir nota fiscal é o reflexo que isso tem em todo o sistema de logística da empresa. Veja só o porquê!

Quando você tem a NFe em mãos, as informações para checagem são obtidas de forma muito mais rápida e simples. Isso facilita toda a fiscalização dos produtos — tanto para entrada, quanto para a saída de mercadoria.

Dessa forma, você planeja antecipadamente tudo o que vai chegar e consegue organizar tanto o espaço físico quanto a distribuição de tarefas de seus colaboradores.

Saiba como escolher um sistema emissor de nota fiscal

Tão importante quanto optar por aderir ao emissor de nota fiscal para a rotina de sua empresa, escolher um software eficiente é fundamental para que os benefícios realmente sejam usufruídos.

Dentre os principais fatores a serem observados na contratação de um programa para esse fim, destacamos os seguintes:

  1. Integrações: é fundamental que o emissor de nota fiscal eletrônica esteja integrado ao seu meio de pagamento. Dessa forma, você consegue administrar todas as suas notas em um único ambiente. Um sistema ERP completo como o Bling oferece essa facilidade, bem como a emissão de boletos.  
  2. Equipe de suporte especializada: na hora de contratar um serviço para facilitar o desempenho das atividades de sua empresa, é fundamental saber como funciona o suporte prestado. Afinal, você está procurando por uma solução para problemas que surgem praticamente todo o dia. Se não tiver atendimento para sanar dúvidas e auxiliar no processo, nada disso é vantajoso. 
  3. Sistema totalmente automatizado: nós mencionamos todas as vantagens de contar com sistema automatizado e que simplifica a realização das atividades, certo? Mas se o sistema que você utilizar como emissor não fizer isso, de nada adianta, não é mesmo? Por isso, certifique-se de que os processos são todos (ou em grande parte) automatizados.

Mas se existem sistemas gratuitos… Por que devo contratar um?

Existem algumas opções gratuitas para emissão de nota fiscal online, no entanto as desvantagens desses sistemas sobressaem à economia. Dentre as principais, podemos destacar:

  • Segurança da informação: como não há vínculo com o emissor gratuito, as informações obtidas através do software podem ser facilmente expostas. 
  • Menos recursos: ao contrário dos emissores de NF-e pagos, que apresentam inúmeras funções e opções de integração, os sistemas gratuitos são escassos em ferramentas que auxiliam – e muito – no processo de emissão de nota fiscal.
  • Não oferece suporte: os serviços gratuitos de emissão não oferecem suporte para o caso de dúvidas e dificuldades no manuseio do sistema, ao contrário dos serviços pagos.  
  • Limite de emissão: os softwares não pagos oferecem um limite (mensal ou diário) de emissão de notas fiscais. Conforme seu negócio crescer, isso será um empecilho.

Além da emissão de nota fiscal: um ERP completo para te ajudar

Agora você já sabe as vantagens de contratar um sistema emissor de nota fiscal, certo? Saiba também como um ERP completo te ajuda a alavancar suas vendas!

Contar com um sistema de gestão empresarial capaz de auxiliar em todas as outras funções administrativas e internas, além da emissão de nota fiscal, é contar com Bling.

Faça um teste grátis e veja como o melhor sistema ERP para micro e pequenos negócios pode te ajudar!