Os Marketplaces funcionam como lojas de departamento na internet. Conectando consumidores a lojistas, elas trazem muitos benefícios para os empreendedores potencializando as vendas e maior visibilidade em seus produtos. 

Desde o seu surgimento, os marketplaces crescem cada vez mais no setor de comércio eletrônico. Atraindo todos os públicos de consumidores, grandes marcas conseguiram se consolidar com esse modelo de negócio. Hoje, empresas de todos os tamanhos buscam espaço nos principais marketplaces do Brasil, a fim de alavancar suas vendas

O Bling!, ciente disso, separou uma lista para os empreendedores conhecerem e analisarem os principais players deste mercado que se mantém em evidência. 

Por que vender em marketplaces?

Marketplaces são comércios eletrônicos que funcionam como lojas de departamento na internet. Conectando consumidores a lojistas, elas trazem muitos benefícios para os empreendedores.

Afinal, utilizando o espaço oferecido por marcas consolidadas no mercado, lojas menores adquirem maior visibilidade em seus produtos. 

Resumidamente, com milhões de consumidores visitando esses canais todos os dias, micros e pequenos empreendedores, principalmente, atingem um potencial que não conseguiriam sozinhos. 

Além disso, o custo inicial para ingressar nesses sites é baixo, trazendo benefícios inclusive para empresários que não têm orçamento para investir em publicidade. 

Conheça os principais marketplaces

Mercado Livre

O Mercado Livre é uma empresa varejista, completamente digital, que permite que qualquer pessoa anuncie, compre e venda produtos na internet, através do marketplace mais visitado da América Latina.

Com um extenso portfólio de ofertas, seja feito por marcas oficiais ou pessoas físicas, os consumidores esperam uma variedade enorme ao acessar o site. 

São incontáveis categorias, com destaque para os setores de eletrônicos e moda masculina e feminina, para os lojistas parceiros anunciarem seus produtos e até serviços nesse canal. 

O Mercado Livre possui uma página pública e gratuita, na qual apresenta os produtos mais buscados por categoria: o Mercado Livre Tendências. Com essa página é possível acompanhar as tendências de busca dos consumidores, o que pode ajudá-lo na criação do seu portfólio. Separamos os 10 primeiros itens mais buscados, de acordo com a lista disponível:

  1. celular
  2. tenis feminino
  3. moletom feminino
  4. notebook
  5. tenis masculino
  6. botas femininas
  7. conjunto moleton feminino
  8. moletom masculino
  9. guarda roupa
  10. jaqueta masculina

Além disso, o Mercado Livre ainda conta com uma interface intuitiva, para administrar ofertas e vendas, e um dos gateways de pagamento que mais crescem no mercado digital, o Mercado Pago. 

B2W

Desde o seu surgimento, em 2006, a partir da união de Americanas.com, Submarino e Shoptime, o grupo B2W se consolidou como um dos maiores marketplaces do Brasil. Atualmente, são 59 milhões de acessos e 610 milhões de visualizações de páginas por mês para os lojistas parceiros aproveitarem.

Contudo, muito mais importante do que seu tráfego é a credibilidade alcançada, devido às várias premiações recebidas por esse grupo empresarial. Inclusive, em 2019, a B2W foi classificada como o maior e-commerce do Brasil pelo estudo anual da Internet Retailer. 

O comprometimento e a relação com o parceiro são outros pontos que merecem destaque. Afinal, entre recursos gratuitos e pagos, a plataforma oferece serviços exclusivos de anúncios, logística e integração. 

Amazon

A Amazon é uma empresa americana pioneira no mercado de comércio eletrônico e também de marketplaces. Considerada a empresa mais valiosa do mundo em 2019, essa plataforma internacional traz benefícios, como menores taxas aos comerciantes parceiros.

Definitivamente, o e-commerce que começou apenas comercializando livros nos EUA, hoje, atua e traz segurança para consumidores no mundo inteiro. 

O vendedor parceiro da Amazon pode alocar seus produtos em mais de 25 categorias e ainda escolher entre os planos profissional e individual, sendo que, no primeiro, o lojista pode internacionalizar sua marca, customizar frete, embalagens e muito mais. 

Magalu

A marca Magazine Luiza é mais nova do que seus concorrentes, mas vem passando por uma série de episódios de transformação digital que a tornam um dos principais players do mercado de marketplaces. 

Dentre as diversas categorias disponíveis para compra e venda na Magazine Luiza, destacamos algumas mais aceitas na plataforma:

  • Eletrodomésticos
  • Celulares
  • Móveis
  • TV e vídeo
  • Informática
  • Automotivo
  • Bebês
  • Beleza e saúde
  • Cama, mesa e banho
  • Câmeras e filmadoras
  • Casa e jardim
  • Esporte e lazer
  • Games
  • Informática
  • Instrumentos musicais
  • Pet shop
  • Móveis e decoração
  • Relógios
  • Suplementos alimentares

Por fim, o parceiro que anunciar seus produtos na Magalu conta com mais de 35 milhões de acessos mensais, ferramentas de atendimento personalizado, várias categorias para posicionar suas ofertas e a força de uma marca que não para de crescer na internet e fora dela.

Carrefour 

Carrefour é uma marca francesa que está no Brasil desde a década de 70, portanto, já está bem afirmada no coração e na mente do consumidor. Além de suas quase 500 lojas físicas, a empresa também conta com um marketplace que proporciona visibilidade nacional aos parceiros, através da divulgação nos principais canais de marketing.

A marca disponibiliza em sua plataforma diversas categorias para o empresário vender de acordo com o seu negócio, confira as principais:

  • auto e ferramentas;
  • casa e decoração;
  • CDs / DVDs;
  • eletrodomésticos;
  • eletroportáteis;
  • esporte e lazer;
  • estilo e beleza;
  • indústria;
  • infantil;
  • instrumentos musicais;
  • livros;
  • multidepartamentos;
  • papelaria;
  • pet;
  • saúde e bem-estar;
  • serviço;
  • tecnologia.

Nesse sentido, bem como confiar na força de uma empresa com décadas de experiência no cenário local, o varejista que confia nesse canal também conta com vantagens exclusivas. 

Afinal, no Carrefour, o vendedor conta com recebimentos antecipados, venda a prazo, atendimento de ponta a ponta e ainda taxas de comissão extremamente competitivas para o mercado de marketplaces. 

Leroy Merlin

A Leroy Merlin chegou ao Brasil no final da década de 90 e, de lá para cá, se posiciona como um dos principais players no setor de material de construção. 

Uma verdadeira referência para aqueles que estão buscando produtos do segmento, ela também é pioneira no modelo de marketplaces para materiais de construção. São 15 categorias de produtos para aumentar o alcance dos produtos de lojistas desse mercado. 

Definitivamente, a Leroy Merlin traz oportunidades únicas para negócios que atuam nesse mercado tão restrito. Afinal, por meio dessa marca que não para de investir em seu marketplace de nicho, comércios menores aumentam sua visibilidade, seu faturamento e melhoram a experiência dos seus consumidores. 

Ricardo Eletro

A rede de lojas Ricardo Eletro, com um posicionamento de preços baixos, é outro exemplo de varejista que vem ganhando destaque em território nacional. Hoje, inclusive, a empresa já atua em todas as regiões do Brasil e, assim como seus concorrentes, também investe pesado na integração de canais digitais e offline. 

Seu marketplace conta com 20 milhões de acessos mensais, para que lojistas de todos os tamanhos e segmentos se posicionem nele. Sem dúvidas, empresários que querem desenvolver seus negócios não podem deixar de contar com as facilidades e os benefícios deste e-commerce.

Cissa Marketplace

O setor de eletrônicos não para de crescer no mundo todo. Dessa forma, com consumidores cada vez mais antenados e dispostos a atualizar seus aparelhos móveis e desktop, grandes marcas se posicionam, a fim de reter esse público.

A Cissa Marketplace, nesse cenário, é um dos e-commerces mais buscados na internet. Contudo, além de ter uma posição de destaque nesse segmento, o marketplace também contribui para que lojistas parceiros se desenvolvam dentro dele. 

A marca atua fortemente no segmento de eletrônicos, por isso abre espaços para que empresas aproveitem novas oportunidades. O lojista, por sua vez, conta com todo o apoio financeiro e de atendimento para fornecer melhores experiências aos seus clientes.

MadeiraMadeira

MadeiraMadeira é um dos maiores e-commercespara produtos de casa e construção do Brasil. Isso porque esse varejista de nicho, além de aumentar a visibilidade dos seus parceiros, também proporciona uma das experiências mais customizadas entre todos os marketplaces disponíveis

Ao anunciar nele, os lojistas do setor são beneficiados com funcionalidades de atendimento exclusivo, abordagens pós-venda e investimento em marketing para alcançar e reter o público interessado.

Lojas Colombo

A rede Lojas Colombo atua como varejista há mais de 60 anos e, hoje, além de suas 250 lojas físicas, oferece espaço para lojistas anunciarem em seu marketplace. 

O lojista, que anuncia seus produtos, é beneficiado em vários sentidos. Afinal, essa rede que é considerada a maior varejista do Sul do país, contribui para o posicionamento de vendedores de todos os segmentos.

São diversas categorias para encaixar suas ofertas. Informática, móveis e decoração, beleza, automóveis, esportes, games e eletroportáteis, por exemplo, são apenas algumas delas.

Via Varejo

A Via Varejo, composta por alguns dos principais marketplaces do país – CasasBahia.com.br, PontoFrio.com, Extra.com.br e Barateiro.com –, já é um grupo consolidado e conta com cadastros de lojistas de todos os setores. 

Nesta rede, sem dúvidas, o alcance é o benefício mais visado pelos lojistas parceiros. Apesar disso, as vantagens de ofertar produtos nesses e-commerces vão bem além disso. Um dos pontos positivos, por exemplo, é a possibilidade de criar anúncios nativos na própria plataforma. 

Resumidamente, fora a variedade e as funcionalidades esperadas por um e-commerce de primeira linha, a Via Varejo proporciona oportunidades exclusivas dentro do mercado de vendas online. 

Grupo Netshoes

O Grupo Netshoes conta com dois marketplaces importantes para o cenário nacional:

  • Netshoes: Principal varejo marketplace para produtos esportivos.
  • Zattini: Segundo maior canal de moda que oferece mais de cinco milhões de acessos mensais aos lojistas parceiros. 

Na Netshoes, são dezenas de categorias entre equipamentos, suplementos, roupas, calçados, artigos masculinos e femininos. 

Enfim, com propriedade dentro do segmento esportivo, esse marketplace de nicho possibilita que os lojistas parceiros também acompanhem a evolução desse setor. 

A Zattini, por sua vez, segue um posicionamento muito parecido, porém no segmento de moda. O e-commerce, nesse sentido, também aproveita a onda de novas tendências do consumidor brasileiro para oferecer uma variedade de ofertas, através de lojistas parceiros. 

Marketplace GFG

O grupo GFG é composto por três marcas importantes:

  • Dafiti: Moda.
  • Kanui: Esportes e estilo de vida.
  • Tricae.com.br: Produtos para bebês e crianças.

O Grupo GFG, assim como a Netshoes, traz muitas possibilidades, principalmente para varejistas de todos os tamanhos que atuam em moda. Juntas, a Dafiti e a Kanui conseguem englobar todas as categorias e subcategorias que estão em alta no mercado. 

Todos os lojistas, por mais nichados que atuem, provavelmente têm espaço dentro desses marketplaces. 

O Tricae, por outro lado, aborda um segmento mais específico e, portanto, abre espaço para vendedores de produtos de moda infantil. 

Conheça o Bling!, um sistema de gestão integrado aos principais marketplaces

Pequenas e micro empresas são as mais beneficiadas por esse modelo de comércio, via marketplaces. No entanto, para que todas essas vantagens não se tornem problemas no futuro, é preciso fazer uma gestão precisa. Afinal, com mais de um canal para gerir, é preciso tomar cuidado com a logística. 

O Bling! é um ERP para pequenas e micro empresas, capaz de solucionar esses desafios. Com integração com todos os marketplaces, ele permite aos lojistas fazer importação de pedidos, exportação de produtos e sincronização de estoque para os principais marketplaces do mercado.

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