Produtos sazonais são mercadorias específicas com mais demanda em certas épocas do ano. Em casos mais extremos, alguns produtos são vendidos apenas durante determinados períodos, como o Natal e a Páscoa (panetone e ovos de Páscoa, por exemplo).
A verdade é que a sazonalidade pode afetar as vendas de sua loja tanto para o bem quanto para o mal, dependendo do setor com o qual trabalha ou o planejamento para lidar com a gestão de estoque.
No Dia das Mães de 2021, por exemplo, o e-commerce brasileiro teve faturamento de R$ 6,4 bilhões entre os dias 26 de abril e 09 de maio de 2021, segundo relatório da Neotrust. Os nichos de Beleza, Saúde e Moda são os campeões em vendas para o público feminino.
Por outro lado, setores que não estão ligados a esta data especial podem ver uma redução nas vendas durante este período caso não estejam preparados. O mesmo pode ocorrer caso existam falhas na gestão de estoque sazonal, como falta ou excesso de produtos.
Quer se preparar melhor para as altas e baixas do mercado? Então continue a leitura para entender em detalhes o que são produtos sazonais, exemplos e como usar a sazonalidade para vender mais em seu e-commerce ou marketplace!
O que você verá no artigo:
O que são produtos sazonais?
Produtos sazonais são os que são mais vendidos em certas temporadas do ano, como no verão ou em datas comemorativas. Quando um produto é considerado sazonal, não significa necessariamente que fique indisponível em outros períodos, mas a quantidade em estoque e os preços podem variar conforme a demanda.
Produtos de Páscoa, por exemplo, incluem desde chocolates a pescados, que podem ser encontrados com facilidade o ano inteiro. No entanto, os ovos de chocolate são mais específicos e raramente estão disponíveis fora da época.
Vale ressaltar que a sazonalidade não depende apenas de datas comemorativas e épocas especiais ao longo do ano. Eventos como a Copa do Mundo, que ocorre apenas a cada quatro anos, são considerados sazonais e oportunidades únicas para aumentar as vendas de seus produtos.
O mercado também segue tendências específicas que podem surgir sem que alguém esteja “esperando”. Por exemplo, embora tenha uma causa infeliz (pandemia), a demanda por computadores e artigos de escritório cresceu ao longo da quarentena e adaptação ao home office.
Aliás, o fato de certos produtos serem sazonais não significa que não possam ser vendidos em outras épocas do ano, contanto que seu e-commerce possua estratégias de vendas e marketing sazonal adequados.
Exemplos de produtos sazonais
Confira alguns exemplos de produtos sazonais para ficar de olho!
Produtos sazonais de verão
- Camisetas e vestidos leves;
- Sungas e biquínis;
- Óculos de sol;
- Sandálias;
- Artigos esportivos;
- Itens de praia e férias;
- Ventiladores;
- Protetores solares e repelentes;
- Sucos, cervejas e bebidas refrescantes
- Sorvetes e sobremesas geladas;
- Frutas da estação.
Produtos sazonais de final de ano
- Itens de decoração para Natal e Ano Novo;
- Comidas típicas para as festas de final de ano, como peru, frango e panetone;
- Bebidas como cervejas, espumantes e vinhos;
- Eletrônicos para presentear a família e amigos (smartphones, relógios, fones de ouvido, etc.);
- Brinquedos para as crianças (bonecos, carrinhos e jogos em geral);
- Roupas e calçados também são excelentes ofertas para o final de ano.
Para o final do ano, é importante lembrar de uma data que ajuda muito no aumento das vendas sazonais de praticamente qualquer setor: a Black Friday.
Produtos para Dia das Mães
- Vestuário feminino;
- Maquiagem e produtos de beleza;
- Perfumes;
- Jóias e acessórios;
- Livros;
- Moda esportiva;
- Eletrodomésticos.
Leia também: o que vender no Dia dos Pais? Dicas de produtos para aumentar as vendas
Produtos sazonais de inverno
- Casacos, blusas e agasalhos;
- Botas, cachecóis, luvas e gorros
- Cobertores e mantas;
- Decoração e alimentos típicos de Festa Junina;
- Antigripais, lenços descartáveis e protetores labiais;
- Presentes para o Dia dos Namorados;
- Chás, cafés e chocolates quentes;
- Queijos, fondues e vinhos;
- Sopas e caldos.
Como vender mais em períodos sazonais?
Planejamento é a palavra-chave para qualquer e-commerce ou marketplace que deseje aumentar as vendas de produtos sazonais. Por isso, separamos algumas dicas para você seguir e se preparar com antecedência!
1. Identifique os períodos e seus produtos sazonais
O primeiro passo é listar todas as épocas relevantes para o seu nicho de mercado, bem como quais produtos devem ganhar destaque em suas ofertas. A partir dessa identificação, procure estudar o mercado e entender o motivo da sazonalidade para que possa basear suas estratégias de vendas e marketing.
Se você vende suplementos alimentares ou esportivos, por exemplo, é provável que haja um aumento das vendas durante o verão. Com a chegada do calor e o ano novo, as pessoas estão mais motivadas a cuidar da saúde e entrar em forma, logo, buscam por hábitos fitness, como entrar na academia e a suplementação alimentar.
Além de se planejar com antecedência, também vale a pena consultar o Google Trends para ver as buscas que estão em alta e quais as tendências dos consumidores. Desta forma, você não fica preso apenas a datas comemorativas fixas e consegue encontrar novas oportunidades, como eventos especiais!
2. Ofereça produtos complementares
O cross selling é uma das melhores estratégias para vender mais em um e-commerce. Trata-se de uma técnica que motiva a aquisição de um produto complementar ao que o cliente decidiu comprar, aumentando, assim, o faturamento da loja.
É fundamental empregar essa estratégia com cautela, já que o produto deve ser relevante e a oferta precisa fazer sentido para o cliente.
Voltando ao exemplo anterior, imagine que um cliente esteja finalizando a compra de um produto para aumentar a massa muscular, como um suplemento proteico. A partir dessa escolha, você pode oferecer um item similar que a pessoa possa se interessar na busca pelo seu objetivo.
3. Utilize outros canais de vendas
Se você vende apenas pelo seu próprio website, uma boa ideia é considerar expandir seu alcance por meio de outras plataformas, como marketplaces prontos para anunciar seus produtos sazonais.
Caso seu nicho seja de vestuários, uma opção seria o marketplace da Shein, que oferece sapatos, roupas, equipamentos esportivos e acessórios.
O mesmo vale para vendas em redes sociais. Incluir seus produtos nos catálogos do Instagram e Facebook podem potencializar as vendas do seu e-commerce, ainda mais levando em consideração que são excelentes canais para interagir com o seu público em datas sazonais.
4. Prepare-se para a baixa temporada
Como vender mais fora de época? Esse é um desafio que muitos e-commerces enfrentam, em especial quando se trata de um nicho muito específico.
Mesmo assim, ainda é possível tomar algumas providências, como:
- criar combos e kits especiais;
- oferecer descontos, frete grátis e vale-presentes;
- aumentar a diversidade de produtos;
- caprichar nas estratégias de marketing.
Uma dica de ouro é segmentar a base de clientes que você já possui para oferecer ofertas especiais durante o ano todo, fidelizando os clientes e aumentando o seu LTV (Lifetime Value).
Para se preparar para a baixa temporada, também é importante cuidar bem das finanças. Analisar o orçamento de forma minuciosa e a situação financeira geral é um princípio básico de qualquer e-commerce de sucesso.
5. Controle de estoque
A gestão de estoque pode ser delicada quando falamos de produtos sazonais, pois tanto a falta quanto o excesso significam prejuízo para a empresa.
Esse controle está diretamente ligado ao seu planejamento financeiro e aos estudos dos períodos de alta e baixa dos seus negócios, portanto, devem ser feitos em conjunto.
Confira algumas práticas essenciais para uma gestão eficiente:
- manter registro de entradas e saídas;
- analisar o giro dos produtos;
- acompanhar custos e receitas;
- realizar inventários;
- obter um sistema de gestão de estoque.
Assista no vídeo abaixo como o Bling pode ajudar você a controlar seu estoque!
6. Invista em um sistema de gestão online
A melhor forma de se organizar para aumentar as vendas de produtos sazonais é apostar em um sistema de gestão para a sua loja virtual. Investir em uma plataforma centralizada facilita o controle de todas as informações, desde o pedido de seus clientes até a entrega.
Com o Bling, você tem total acesso a um sistema ERP para controle de estoque, automação logística e integração de e-commerce. Ou seja, ferramenta ideal para você vender em diversos marketplaces em uma única plataforma.
Agora que você já sabe o que são produtos sazonais, aproveite as integrações que o Bling oferece com os principais marketplaces do mercado, como o Mercado Livre, Amazon, Shopee e Magalu para aumentar suas vendas ao longo do ano e ter controle total de sua operação.
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