É provável que você como empreendedor busque por lucro. Afinal, fazer uma venda e conseguir lucrar com ela é um dos grandes objetivos de qualquer negócio. Mas, você sabe como tirar lucro de uma venda

A resposta mais comum a essa pergunta é: para lucrar mais é preciso vender mais. 

Contudo, aumentar as vendas não significa, necessariamente, ampliar os lucros. Na prática, mesmo que você esteja vendendo muito, pode estar com a lucratividade reduzida.

Geralmente, isso acontece quando a empresa lida com custos muito altos ou com uma precificação incompleta.

Logo, se você quer aprender como tirar lucro de uma venda é preciso entender o que são e como calcular esses indicadores financeiros.

O que é lucro? 

Lucro é o resultado financeiro obtido após a subtração de custos e despesas. É necessário considerar o valor da receita, ou seja, o montante que entrou no fluxo de caixa a partir das vendas, e os gastos que a organização possui, sejam eles fixos ou variáveis.

Como calcular a porcentagem de lucro de uma venda?

O primeiro passo para aumentar a lucratividade da empresa é aprender a calcular o lucro.

Para isso basta subtrair os custos do valor da receita.

Já o cálculo da margem de lucro bruta é feito a partir da fórmula:

Margem de lucro = (preço de venda – custos / preço de venda) x 100

Essa medição vai indicar qual percentual do faturamento é lucro.

Para que fique mais clara a nossa explicação, vamos a um exemplo. Imagine que você venda fones de ouvido a R$30 o par, tendo adquirido a mercadoria junto ao fornecedor por R$10. Nesse caso, a margem de lucro bruta será:

Margem de lucro = (30 – 10 / 30) x 100

Margem de lucro = 20 / 30 x 100

Margem de lucro = 0,67 x 100

Margem de lucro = 67%

Isso significa que a margem de lucro de cada fone de ouvido é de 67%, ou R$20. 

Contudo, essa fórmula não considera os gastos que você terá com impostos, aluguel e outros custos fixos e variáveis. 

É por isso que além do cálculo da margem bruta, também é fundamental medir o valor líquido do lucro.

Lucro líquido

O lucro líquido é o valor que sobra no caixa depois de descontados os gastos da empresa que vão além do custo do produto.

Entre essas despesas estão impostos, aluguel, salários, contas de internet, entre outros. 

Para encontrar o valor do lucro líquido basta subtrair a receita total pelo custo total do período.

Já a margem de lucro líquido é medida pela fórmula:

Margem líquida = lucro líquido / receita total x 100

Contudo, existe uma maneira mais fácil de ter acesso a esses resultados: usando o Bling! você tem acesso a um sistema de gestão completo, que faz os cálculos automaticamente conforme as vendas e despesas da empresa. A plataforma oferece planos a partir de R$30 por mês. 

Leia também: Qual a melhor forma de calcular o lucro de e-commerce? Confira aqui!

Como tirar lucro de uma venda? Faça a precificação correta!

Agora você já sabe como calcular o lucro da empresa. Ótimo! Mas como aumentar essa margem? 

Você pode investir em estratégias que reduzam os custos e aumentem a receita. 

Mas existe um elemento que não pode ficar de fora: a sua precificação. 

Calcular o preço ideal do produto é parte fundamental de uma estratégia para tirar lucro de uma venda.

Nesse sentido, é fundamental dominar estratégias de precificação, considerando:

  • todas as despesas da empresa;
  • o valor de contribuição de cada item para o pagamento dos custos fixos e variáveis do negócio;
  • a margem de lucro.

Ao incluir esses fatores no cálculo do preço de venda de um produto ou serviço temos a seguinte fórmula:

Preço de venda do produto ou serviço = preço de custo + despesas operacionais + lucro desejado

Entenda cada uma das variantes, a seguir.

  • Preço de custo

O preço de custo de um serviço ou produto está relacionado aos gastos para a sua confecção ou para a compra do item junto a fornecedores. 

Vamos seguir usando o exemplo do fone de ouvido apresentado no início deste artigo, em que o custo da mercadoria é R$10. Guarde esse valor, porque ele será útil ao longo deste artigo.

Despesas operacionais

Para incluir as despesas operacionais no cálculo do preço de um produto é preciso considerar que os custos totais da organização devem ser rateados por todos os itens vendidos. 

Em outras palavras, cada unidade de um produto comercializado deve contribuir para o pagamento do custo total do negócio. 

Para isso, vamos considerar que a sua loja de fones de ouvido tenha as seguintes despesas operacionais: 

  • Aluguel: R$ 500
  • Energia elétrica: R$ 200
  • Água: R$ 103,40
  • Internet: R$ 150
  • Pró-labore: R$ 2.000 (retirada mensal do proprietário)
  • Impostos: R$ 66,60 (valor do MEI)

O total desses custos é R$3.020.

Outro valor importante nesse cálculo, é o da média de faturamento da empresa.

Vamos considerar que a média da receita da sua empresa é de R$6.000 mensais.

Margem mínima 

Com o faturamento médio e o total de despesas em mãos, seguimos para descobrir qual será o valor que deve ser adicionado ao custo de cada mercadoria, para que ela contribua com o pagamento das despesas operacionais.

Para isso, basta dividir o valor dos custos pelo valor da receita e multiplicar por 100.

(Despesas operacionais / faturamento) x 100 =  margem mínima

(R$ 3020 / R$6000) x 100 =  margem mínima

0,50 x 100 = margem mínima

50% = margem mínima

Isso significa que 50% é a margem mínima a ser aplicada sobre o valor de custo do produto para que você possa usar a venda do item para ajudar a pagar as despesas do negócio.

Uma vez que o produto custa R$ 10, o cálculo será:

preço de custo do produto + (preço de custo x margem mínima)

10 x 0,50 = 

= 5 

A margem mínima é o valor mínimo que deve ser acrescido ao custo inicial do produto para que as despesas da organização possam ser pagas.

Em outras palavras, se você vender o fone de ouvido por menos de R$15 (R$10 + R$5), corre o risco de não ter dinheiro para pagar as despesas da organização. 

Isso significa que o valor de venda mínimo da mercadoria deve ser R$15. Abaixo disso, você não estará incluindo todos os custos da venda no cálculo.

Lucro desejado

Agora, resta você definir a margem de lucro desejada. Aqui a sua escolha deve ponderar sobre o valor do produto no mercado e o momento que o setor está. 

Se o comércio está aquecido, é possível ampliar essa margem, caso esteja em retração, talvez seja o momento de reduzir o lucro e ser mais competitivo na atração de clientes. 

Faça uma pesquisa entre seus concorrentes e teste em sua loja, ampliando e retraindo a margem de lucro para ver o que funciona melhor.

A título de exemplo, vamos considerar que a margem de lucro desejada é de 40%.

É preciso encontrar o valor monetário que essa porcentagem representa. 

Para isso, some o valor do produto e o valor das despesas operacionais que ele precisa cobrir (R$10 + R$5). Com esse total em mãos, adicione 40%.

No nosso exemplo, será necessário encontrar quanto é 40% de R$15. Para isso faça o cálculo:

 (15 x (40/100)) =

= 15 x 0,4

= 6

Na teoria, R$6 seria o valor que deveria ser acrescido ao preço de custo do produto para que sua empresa tivesse 40% de lucro. 

Nesse cenário, o preço de venda seria: 

Preço de venda do produto ou serviço = preço de custo + despesas operacionais + lucro desejado

Preço de venda do produto ou serviço = 10 + 5 + 6

Preço de venda do produto ou serviço = R$21

Mas, a verdade é que existe uma pegadinha! Porque se você fizer o cálculo ao contrário, vai descobrir que a margem de lucro de um produto que custa R$15 e é vendido por R$21 é 29%, e não 40%. 

Como calcular corretamente o valor do lucro por produto? 

Observe os cálculos:

margem de lucro = (valor do lucro / valor de venda) x 100

margem de lucro = (6 / 21) x 100 

margem de lucro = 0,29 x 100

margem de lucro = 29%

O que significa que vendendo o produto a R$21 você teria um lucro de apenas 29% e não de 40% como imaginava anteriormente. 

Então como fazer uma precificação em que você conquiste os 40% de lucro?

Para isso, é necessário dividir o preço de custo do item pelo percentual inverso da margem de lucro que você quer conquistar.

No caso do exemplo acima, é preciso dividir o preço de custo por 60% ou 0,6. E porque, nesse caso, 60% é considerado o inverso de 40%? Porque somados eles resultam em 100%. 

Isso significa que se você quiser um lucro de 30%, é necessário usar na fórmula o valor de 70% (ou 0,7). 

Então, aplicando a fórmula para encontrar o valor monetário do lucro desejado, temos:

 (15,1 x (60/100)) =

= 15 x 0,6

= 9

Adaptando a fórmula de precificação, temos: 

Preço do produto: Preço de Custo + Despesas Operacionais + Lucro

Preço do produto: 10 + 5 + 9

Preço do produto: 24

Logo, sua mercadoria precisa custar R$24 e não R$21. 

Quando o assunto são fórmulas tudo pode parecer muito mais complexo do que de fato é, por isso, no vídeo abaixo você encontra uma explicação do que acabamos de apresentar. Ele vai te ajudar a fixar as informações e a solucionar possíveis dúvidas que tenham ficado para trás. Então, aperte o play!

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