Todo empreendedor é também um consumidor, então, provavelmente, você já procurou um produto no Google e, ao entrar na loja virtual, deu de cara com a palavra ‘Esgotado’. Essa situação exemplifica a ruptura de estoque.
Em algumas plataformas de e-commerce, quando o estoque de um produto acaba, o sistema gera automaticamente um erro 404. Isso confunde o consumidor que não entende o motivo de não poder visualizar o produto.
A frustração com esse tipo de situação é imediata e, dificilmente, o consumidor voltará a procurar o produto novamente na sua loja virtual. Na verdade, ele irá em busca de um site concorrente que tenha o item disponível.
O comportamento é natural e resultado da própria dinâmica do mercado digital. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL), o SPC Brasil e o Sebrae, em 2021, destacou que 44% das compras feitas pela internet são realizadas por impulso.
A impulsividade está ligada a fatores comportamentais e emocionais, mas também pode ser resultado de uma decisão racional após passar dias pesquisando o melhor preço.
Por isso, quem vende on-line precisa evitar a todo custo a ruptura de estoque, estabelecendo métodos de controle e reposição efetivos.
Quer entender melhor o problema? Continue a leitura do artigo e entenda o que é, causas da ruptura, como calcular o indicador, consequências para o negócio e dicas para evitar a falta de produtos.
O que você verá no artigo:
O que é ruptura de estoque?
A ruptura de estoque é uma situação que acontece quando um negócio não tem mais produtos disponíveis para atender a demanda dos clientes. Esse incidente pode ocorrer tanto no varejo físico quanto nos e-commerces e causa a insatisfação do cliente, frustrando seu desejo de compra.
O problema ainda pode ocorrer nas etapas anteriores do ciclo do produto, quando o fabricante (ou distribuidor) fica sem estoque para atender os pedidos dos varejistas, responsáveis por abastecer o consumidor final.
Se você é empreendedor, talvez já tenha passado por essa experiência. Por isso, é fundamental criar uma rede de fornecedores acionáveis e nunca depender apenas de um parceiro.
Entretanto, a ruptura ainda pode acontecer devido à falta de um controle interno eficiente. Sem o monitoramento da variação dos níveis de estoque conforme os produtos são vendidos, dificilmente você mantém a disponibilidade completa do catálogo de produtos.
Leia também >>> O que é controle de estoque: 8 passos para MEI, ME e EPP.
Quais fatores causam a ruptura de estoque?
A ruptura de estoque pode ser gerada por um ou vários fatores em conjunto. Por isso, é fundamental ter atenção aos processos de gerenciamento e controle que você utiliza no seu e-commerce. Confira os principais fatores que causam o problema:
Planejamento de demanda mal-executado
O planejamento de demanda é essencial no controle de estoque porque ajuda na previsão de vendas e na frequência dos pedidos de reposição.
Nesse processo, você deve considerar variáveis, como a sazonalidade de vendas para evitar erros no plano de demanda. Dados imprecisos aumentam o risco de uma ruptura de estoque acontecer.
Leia mais >>> Produtos sazonais: o que são, exemplos e como vender mais.
Falha na previsão de estoque
A previsão de estoque é um método utilizado para fazer a previsão dos níveis de mercadoria para atender um determinado período.
Quando há um erro nessa projeção, a ruptura de estoque pode acontecer. Por isso, na hora de montar a previsão, verifique as ações promocionais e datas especiais do calendário comercial que vão acontecer no período para fazer uma previsão confiável.
Atrasos de fornecedores
Outro fator que causa a ruptura de estoque é quando o fornecedor não atende o pedido da empresa. O problema pode ser um atraso na entrega ou uma falha na logística do fabricante.
Esses eventos provocam um efeito cascata: a indústria não entende o distribuidor que, por sua vez, não abastece o comércio, que não atende a demanda do consumidor final. Por isso, é fundamental ter um plano B na cadeia de suprimentos com outros fornecedores disponíveis.
Falta de organização interna
A falta de organização interna pode levar à ruptura de estoque porque dificulta a verificação do volume disponível dos produtos do catálogo.
O problema acontece tanto em lojas virtuais pequenas quanto nas grandes. Por isso, defina desde o início um método de armazenamento para conferir a saída de itens e, assim, visualizar mais facilmente aqueles que precisam de reposição.
Ausência de processos de compra
Muitos empreendedores que vendem on-line são marinheiros de primeira viagem. Ou seja, não aplicam os métodos de controle necessários para o negócio funcionar bem.
Os processos de compra, por exemplo, são essenciais para evitar a ruptura de estoque. Sem eles, é impossível seguir o planejamento de demanda e saber quando é necessário repor os produtos.
Investir em capacitação é uma forma de evitar esse e outros problemas de administrar um negócio.
Como calcular a ruptura de estoque?
O índice de ruptura de estoque é um indicador estratégico que auxilia no controle da disponibilidade dos produtos. O cálculo pode ser realizado manualmente, mas o ideal é usar um sistema de gestão para evitar erros.
A fórmula mais comuns do índice de ruptura é a seguinte:
- Índice de ruptura de estoque = (nº de produtos sem estoque ÷ nº total de itens da loja) x 100
Observação: o resultado é multiplicado por 100 para converter o valor para percentual e facilitar a análise.
Confira um exemplo: o dono de uma loja virtual de produtos eletrônicos tem um catálogo com 20 produtos. Desse total, 9 produtos estão indisponíveis. Então, o índice de ruptura de estoque é:
IR = (9 ÷ 20) x 100
IR = 0,45 x 100
Índice de ruptura de estoque = 45%.
Nesse caso, a loja tem um índice de ruptura alto e, portanto, precisa de medidas corretivas imediatas para melhorar o controle de estoque e repor os itens faltantes.
O ideal é que o indicador seja o mais baixo possível. Como medida preventiva, você pode definir um limite para o índice com uma meta para reduzir o valor, caso o resultado esteja em níveis críticos.
Leia também >>> Tipos de estoque: modelos + vantagens de um ERP para a gestão.
Quais as consequências da ruptura de estoque?
A ruptura de estoque traz consequências significativas para o crescimento do negócio, como perda de vendas, dificuldade de fidelizar clientes, má reputação no mercado, aumento da insatisfação dos consumidores, perda de clientes antigos e aumento nos custos gerais da loja.
A insatisfação é uma das consequências graves porque afeta a confiança do cliente.
Para os negócios que estão começando, essa percepção é negativa e pode prejudicar o resultado das campanhas de marketing. Imagine anunciar ou fazer uma promoção com um item sem estoque. Essa prática, inclusive, é considerada crime.
Outro fator afetado pela ruptura de estoque é a perda de competitividade no mercado. Quando uma pessoa não encontra o que procura em uma loja, ela procurará em outra. Se comprar, a concorrência ganha a venda!
A internet facilita a busca, indicando inúmeras opções para os consumidores checarem e compararem preços.
Por isso, quem empreende no mercado digital precisa dominar não só as técnicas de venda, para promover sua loja virtual, mas também os mecanismos de controle que garantem o atendimento das expectativas dos clientes.
Por fim, gerenciar um negócio que passa por rupturas de estoque frequentemente é mais caro. Primeiro, porque a urgência de obter os produtos impede fazer a cotação dos pedidos com mais de um fornecedor para fechar com o mais vantajoso.
Além disso, os custos de envio costumam ser mais caros quando há necessidade de receber os produtos mais rápido.
Como evitar a ruptura de estoque?
A ruptura de estoque é um evento totalmente evitável se você controlar bem a disponibilidade de produtos no seu e-commerce. Para ajudar nesse objetivo, listamos dicas para passar longe do problema. Confira!
1. Acompanhe de perto as vendas
A primeira dica para evitar a ruptura de estoque é acompanhar de perto as vendas da sua loja. O objetivo é monitorar as variações no volume de mercadorias e identificar, com antecedência, a necessidade de reposição.
Dessa forma, você acompanha o sucesso das vendas e o faturamento, além de manter uma gestão de estoque mais organizada.
2. Saiba quais são os produtos mais vendidos
Outra dica para prevenir a ruptura é saber quais são os produtos mais vendidos do seu e-commerce, ou seja, aquelas com alto giro de estoque.
Os itens dessa categoria recebem naturalmente mais atenção, pois saem do estoque rápido. Para manter a frequência de reposição, verifique em quantos dias o estoque de cada produto diminui para determinar a frequência dos pedidos de compra.
Assim, você negocia com antecedência a reposição com os fornecedores e garante a disponibilidade e a qualidade dos produtos.
3. Estabeleça um estoque de segurança
Essa dica complementa a anterior. O estoque de segurança é o limite de volume mínimo ao qual um produto pode chegar para ser possível repor, sem zerar o estoque.
Cada item do catálogo tem um número ideal, afinal, o ritmo de venda é diferente. Os “mais vendidos” têm mais relevância, pois geram um volume de venda maior, e a falta deles impacta diretamente o faturamento.
Leia mais >>> Estoque de segurança: o que é e como calcular?
4. Invista no relacionamento com os fornecedores
A qualidade é um atributo importante de um produto. Por isso, ter um bom relacionamento com os fornecedores de cada item é fundamental para manter o índice de venda em crescimento.
Para fechar relações comerciais vantajosas, faça pesquisas detalhadas sobre os parceiros e cheque se são empresas confiáveis, registradas no CNPJ e com processos organizados.
Outra dica, é respeitar os prazos e formas de pagamento negociadas para que o fornecedor confie no seu negócio e atenda os pedidos no prazo.
Veja abaixo mais algumas dicas de gestão de fornecedores:
5. Planeje as ações promocionais
O planejamento de ações promocionais evita a ruptura de estoque, auxiliando na preparação das mercadorias para atender a demanda projetada pela companha.
Caso utilize um software de gestão, analise os números das vendas e o giro de estoque dos produtos para definir a quantidade dos pedidos. Esse cuidado garante que a loja atenda a demanda que chegar com a ação, além de evitar o estoque em excesso.
6. Conheça as datas sazonais
As datas sazonais são períodos em que o volume de vendas aumenta. Esses pontos do calendário comercial, geralmente, estão associados a datas comemorativas, como Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados, entre outros.
Então, liste as datas mais relevantes para o seu nicho e planeje as compras de mercadoria, considerando esses períodos de alta nas vendas.
Além de evitar a ruptura de estoque, o planejamento garante a disponibilidade dos produtos para atender a demanda gerada pelo momento.
Leia também >>> Como fazer a gestão do estoque sazonal de forma efetiva na sua empresa.
7. Implemente um software de gestão
Independentemente de ainda ter um e-commerce pequeno, ou já possuir uma operação de maior, invista em um software de gestão para melhorar o gerenciamento do seu negócio.
Com o apoio de um software, você faz um controle de estoque mais eficiente e profissional. Algumas funcionalidades que esses sistemas oferecem são:
- gestão de catálogo de produtos, peças e insumos;
- sincronização do estoque de múltiplos canais de vendas;
- emissão de notas fiscais;
- controle da entrada e saída de produtos;
- envio de ordens de compra para fornecedores, entre outros.
Os softwares de gestão ainda cobrem outras áreas do negócio, como financeiro, logística, frente de caixa, integração e mais.
Melhore o controle de estoque com o Bling
Agora que você sabe as causas, as consequência e como evitar a ruptura de estoque, pode analisar com precisão se os seus processos de gerenciamento são efetivos ou não para o sucesso do seu negócio.
O sistema de gestão Bling ajuda a transformar o controle de estoque do seu e-commerce, facilitando a organização das informações, desde o cadastro de produtos, passando pelo controle de venda, gestão de fornecedores até a emissão de notas fiscais e logística.
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